A Lira já foi esterilizada

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

terça mar 17, 2009 11:07 am

Bom dia a todos,

Eu e o meu marido adoptámos uma gatinha há uma semana e picos. Era uma gata abandonada, que foi recolhida por um casal. Esteve lá durante cerca de 2 meses em semi-liberdade. Foi-me dito que ela teria entre 5 e 6 meses.

Já a desparasitámos, e neste sábado levei-a ao veterinário para dar as vacinas e ver se estava tudo OK com ela. A veterinária achou que ela já deveria ter 7 meses, e como tal era provável que já tivesse tido o primeiro cio. Uma vez que estava em semi-liberdade, aconselhou-me a não vacinar ainda, e a voltar lá dentro de duas semanas para fazer uma eco, só para descartar a possibilidade de gravidez.

O meu marido acha que ela alargou muito de abdomen desde que está connosco, e a veterinária achou que tinha uma hiperplasia mamária, mas que poderia ter sido do cio.

Entretanto a gata começou com o cio, ou pelo menos assim nos parece: alguns miados mais frequentes e intensos que o habitual, e o levantar do rabinho característico quando lhe fazemos férias, apesar de me parecerem sinais muito leves quando comparo com outras gatas que tive em miúda.

Porém, começo a notá-la com o abdomen mais inchado e descaído, e realmente tem os mamilos mais inchados e proeminentes.

Será possível estar prenha e ter sintomas de cio? E se estiver prenha, não seria preferível levá-la já ao vet, para fazer a eco? Ou será realmente demasiado cedo para se ver?

Estou cheia de dúvidas, tanto mais que a nossa ideia era esterilizá-la de imediato. Não sei se terei coragem para um aborto, nem sei sequer se isso se faz. Mas tenho consciência de que é uma estupidez deixá-la ter gatinhos, sem saber se lhes arranjo casa e sem termos condições para os termos a todos!

Alguém que possa ajudar e tirar-me estas dúvidas?
Última edição por Lira93 em segunda abr 06, 2009 8:23 am, editado 1 vez no total.
carol26
Membro
Registado: terça mar 10, 2009 5:09 pm

terça mar 17, 2009 12:00 pm

Olha, a minha opinião é de essa gatinha pode estar grávida... e se você não deseja esses gatinhos, deve levar o mais breve possivel ao veterinário, para esterelizar...
Não tenha problemas de consciência... esses você poderia ter, se ajudasse a pôr no mundo mais uns quantos gatinhos para abandono... então vai... se decide rápido a esterilizar a menina! Se sua vat lhe diz para ligar em 2 semanas... liga para ela antes e fala nos sintomas que você está notando na gatinha... quanto mais rápido operar melhor, até porque deve operar na mesma mesmo que não esteja prenhe...

Desejo que tudo corra bem e lhe felicito por ter adoptado um gatinho de rua..
Lira93
Membro Veterano

terça mar 17, 2009 12:13 pm

carol26 Escreveu:Olha, a minha opinião é de essa gatinha pode estar grávida... e se você não deseja esses gatinhos, deve levar o mais breve possivel ao veterinário, para esterelizar...
Não tenha problemas de consciência... esses você poderia ter, se ajudasse a pôr no mundo mais uns quantos gatinhos para abandono... então vai... se decide rápido a esterilizar a menina! Se sua vat lhe diz para ligar em 2 semanas... liga para ela antes e fala nos sintomas que você está notando na gatinha... quanto mais rápido operar melhor, até porque deve operar na mesma mesmo que não esteja prenhe...

Desejo que tudo corra bem e lhe felicito por ter adoptado um gatinho de rua..
Obrigada pela resposta pronta! Eu já tinha ligado para o Vet esta manhã, mas lá nunca passam as chamadas aos veterinários, e o senhor que atende o telefone não pesca nada daquilo.. :( Fiquei na mesma.

Vou levá-la novamente lá este sábado. Apesar de me partir o coração, tenho noção de que seria mais cruel deixá-los nascer, com tanto animal abandonado. Ainda para mais sem ter garantia de lhes arranjar casa, e sem ter condições para os ter.

Para mim estaria fora de questão arranjar um gato que não fosse abandonado. Acho que as pessoas deviam ser consciencializadas de que é imperativo esterilizar os animais! Apesar de a minha gata estar num apartamento e não sair de casa, é um sofrimento desnecessário passar por cios consecutivos. Só o facto de reduzir o risco de tumores mamários e de eliminar o risco de problemas de útero e ovários já compensa largamente a despesa.
Lira93
Membro Veterano

terça mar 17, 2009 12:16 pm

Queria acrescentar uma coisa: só descobri que era praticado o aborto nestes casos, através deste forum. Não pensei que os veterinários fizessem isso, aliás a Vet da Lira (minha gatinha) nem sequer me falou nessa possibilidade. Deu-me a entender que se ela estivesse prenha, teríamos de esperar que os gatinhos nascessem para a esterilizar. Daí que seja importante divulgar.. Pois é possível que muitos outros vets andem a dizer aos donos dos gatos que não é possível fazer nada!

Atenção, não o faria de ânimo leve. Custa-me tomar essa decisão, mas acho que é o mais acertado.
carol26
Membro

terça mar 17, 2009 12:19 pm

Isso... vai lá!

Felicitações para si e para a gatinha...
carol26
Membro

terça mar 17, 2009 12:22 pm

Lira93 Escreveu:Queria acrescentar uma coisa: só descobri que era praticado o aborto nestes casos, através deste forum. Não pensei que os veterinários fizessem isso, aliás a Vet da Lira (minha gatinha) nem sequer me falou nessa possibilidade. Deu-me a entender que se ela estivesse prenha, teríamos de esperar que os gatinhos nascessem para a esterilizar. Daí que seja importante divulgar.. Pois é possível que muitos outros vets andem a dizer aos donos dos gatos que não é possível fazer nada!

Atenção, não o faria de ânimo leve. Custa-me tomar essa decisão, mas acho que é o mais acertado.
Olha, se sua vet tiver esse tipo de problema, então lhe aconselho a procurar outro... até porque é muito importante que um vet, tenha disponibilidade para uma chamada por telefone... em caso de urgência! O que me parece que esse não tem...

E sim.. é o mais acertado! :wink:
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

terça mar 17, 2009 1:15 pm

Se a sua vet disse que desconfiava de hiperplasia mamária e decidiu apenas esperar para saber se a gatinha está grávida ou não, aconselhava a mudar de vet pois essa vet não me parece á vontade para lidar com situações deste tipo. Primeiro porque independentemente de estar grávida ou não, deveria ser esterilizada por ter hiperplasia mamária que já é um problema se não for tratado a tempo. E não ver isso apenas como consequência de cio. Eu levei duas gatas de rua para esterilizar ambas grávidas e com hiperplasia mamária. Podiam ter morrido devido ao estado doente em que se encontravam e esteriliza-las foi dar-lhes vida de novo.
Quanto ás ninhadas, aviso já que este ano as ninhadas são enormes. Esta semana foram 3 gatas de rua a esterilizar, 2 tinham 6 gatos e a última não sei mas estava a dias de ter a ninhada. É pena ter de esterilizar assim mas temos de pensar que é o melhor que fazemos. Ainda há muita gente a deixar gatas de casa engravidarem na ilusão de arranjarem bons donos para todos mas depois além de ser dificil arranjar bons donos porque pessoas interessadas até há mas muitas para maus tratos, muitas vezes as pessoas esquecem-se que eles crescem que começam a marcar território ou a miar de noite com o cio e como não querem gastar dinheiro esterilizando, acabamos por ver esses animais na rua.
Não precisam nascer mais, já basta os inumeros gatinhos bebés e adultos que andam atrás das pessoas na rua esperando que alguém lhes dê um lar.
Mais nascimentos e em casa é tirar várias casas aos gatinhos de rua e é isso que temos de pensar. Ajudar os que precisam travando os nascimentos. Há sempre bebés a nascerem nas ruas por isso quem quiser adoptar há sempre gatos por aí. Eu posso dormir descansada, ao menos sei que esta semana, pelo menos 18 gatos não precisaram de vir ao mundo sofrer. Eram 18 que possivelmente ainda teria muitos deles comigo no ano que vem e vinham ocupar o lugar que outros precisam para ser tratados e sairem de onde estão.
Pense só que é o melhor que vai fazer evitando problemas á sua gata e curando-a do que já tem se se confirmar o que a vet disse e ao menos não contribui de forma negativa para os animais abandonados.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

quarta mar 18, 2009 9:20 am

Finalmente um tópico com pés e cabeça! Ufa! É dificil tomar uma decisão dessas, mas é também a maior prova de sensibilidade e amor que pode dar à sua gata e ao resto da população felina!

Parabéns acima de tudo por ter dado um lar a uma gatinha de rua :wink:

Ah! E troque de Vet, porque parece-me que essa de proficional não tem nada :wink:
Su
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta mar 18, 2009 10:20 am

Bom dia...

Tudo o que havia para dizer, já foi dito... :wink:

Apenas também quero realçar a importância que tem, termos um vet que esteja disponivel para uma pergunta ou informação urgente por telefone... parece que esse não está nem tem ninguem à altura a atender, para o fazer...

Dê noticias... :wink:
Lira93
Membro Veterano

quarta mar 18, 2009 4:45 pm

Olá!

Obrigada pelas vossas respostas. De facto, o veterinário tem esse problema do atendimento telefónico. Não sei se depois com a continuidade haverá mais facilidade em falar directamente com os veterinários, mas uma vez que só tenho disponibilidade para lá ir aos sábados, complica bastante porque nunca é o mesmo vet a fazer os sábados..

Eu escolhi aquela clínica, que está longe de ser a mais próxima de mim, por dois motivos: primeiro, disseram-me muito bem dela, e segundo, têm atendimento ao sábado todo o dia, e urgências ao domingo.

Eu gostei bastante da vet que nos atendeu. Viu a Lira com todo o cuidado, tirou todo o tempo para nos explicar tudo e para nos aconselhar em relação a tudo (alimentação, cuidados de saúde, hábitos etc). O único problema ali, pelo que me disseram, é que apesar de serem a favor da esterilização sistemática, são contra o aborto. Mas também já me disseram que se eu o pedir, eles fazem.

De qualquer forma, este sábado vou lá. Tenho estado atenta ao estado da Lira, mas ela continua activa e brincalhona, come bem, urina e defeca normalmente, por isso penso que não haja nenhum motivo para lá ir mais cedo. Vou insistir para lhe fazerem a esterilização o mais depressa possível, e queria também vaciná-la, mas não sei se isso implica esperar mais algum tempo para a esterilizar.. Alguém me sabe responder?
Lira93
Membro Veterano

quarta mar 18, 2009 4:48 pm

Já agora, aproveito para pôr outra questão. Alguém me pode aconselhar um bom veterinário na zona do Montijo? A clínica onde vou fica no Barreiro, e no caso de alguma emergência (espero que nunca seja preciso, mas nunca se sabe), gostava de saber de algum sítio mais perto onde a possa levar. De preferência algum sítio que possa atender aos f-d-s/noite..
Lira93
Membro Veterano

sexta mar 20, 2009 11:17 am

Bom dia. Tinha planeado ir com a Lira ao Vet já este sábado, não fosse confirmar-se a gravidez, mas acabei por ter de ir ontem à noite. Quando chegámos a casa, estava um cheiro horrível por toda a casa. Fui logo ver o wc dela, e as fezes estavam bem mais moles e malcheirosas que o habitual. Pareceu-me ver sangue, por isso agarrei nela e fui de imediato ao veterinário. Estupidez minha, não me ocorreu levar uma amostra das fezes para análise..

Foi vista pela Vet (desta vez era outra), que a achou bem de saúde. Ela continua activa, come bem, por isso apenas me receitou Ultralevur para lhe dar de 12 em 12h durante 4 dias, e que ficasse atenta às fezes, e para a levar lá com uma amostra das mesmas se se voltasse a repetir.

Aproveitei para marcar a esterilização para o dia 4 de Abril, assim como a análise FIV e FELV, e as vacinas só serão dadas depois.

Gostei uma vez mais do atendimento, e sobretudo do facto de a Vet, apesar de nunca ter visto a minha gata, ter reconhecido logo o historial clínico às minhas primeiras palavras sobre a ida dela lá no Sábado passado. Pediu-me inclusive para ligar para lá Sábado a dar notícias da Lira. Disse que as orelhas e os olhos já estavam OK, mas para fazer o tratamento até ao fim. Também verificámos que ela engordou 150g desde sábado lol, temos que reduzir um pouco a ração. E não me cobrou a consulta..

Agora vou ficar ainda mais atenta ao estado dela. Não faço ideia do que poderá ter sido..
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sexta mar 20, 2009 2:38 pm

Então mas ela passou-lhe o medicamento porquê se a gata está bem de saude? Ela não disse qual a causa da diarreia?
Su
starfish
Membro
Registado: quarta jul 24, 2002 4:57 pm

sexta mar 20, 2009 5:09 pm

Lira93 Escreveu:Atenção, não o faria de ânimo leve. Custa-me tomar essa decisão, mas acho que é o mais acertado.
Eu acho que decidiu pelo mais acertado: esterilizar a sua gatinha o mais cedo possível. Uma barriga grande pode não ser necessariamente uma gravidez, poderá também ser uma piómetra (infecção uterina) o que é igualmente preocupante.
Lira93
Membro Veterano

sábado mar 21, 2009 6:38 pm

Suzana1 Escreveu:Então mas ela passou-lhe o medicamento porquê se a gata está bem de saude? Ela não disse qual a causa da diarreia?
Ela disse-nos para continuarmos atentos ao estado geral dela e às fezes, e para a levarmos lá se se repetisse. Disse-me que provavelmente se teria devido ao facto de termos deixado alimento de lata de um dia para o outro. Não sabíamos que não o podíamos deixar assim, erro nosso.. Disse-nos que se estraga muito rapidamente, sobretudo com o calor que esteve estes dias. Durante algum tempo, nada de comida húmida para a Lira.
Responder

Voltar para “Gatos”