casa versus canil

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

terça jul 15, 2003 6:15 pm

jcsousa Escreveu:
Mas se calhar não pus a questão da maneira mais clara. Dizendo de outra maneira - são os cães mais felizes em casa ou em canil?
Na minha opinião, acho que são mais felizes na companhia de quem lhes quer bem.
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça jul 15, 2003 7:23 pm

Eu confesso que não percebi bem a pergunta.
Quando diz canil, refere-se a estarem no quintal, numa casota ou num canil por oposição a estarem em casa com o dono ?

O que diz do meu caso ? a Zorra dorme em casa, têm a porta da cozinha (que dá para o quintal) sempre aberta quando estamos em casa, anda no resto da casa quando os passarinhos estão lá fora e passa o dia (quando não estamos em casa) no jardim.

Já pensei várias vezes em construir um canil para ela (ou pelo menos, pôr-lhe uma casota) mas a verdade é que prefiro tê-la a dormir em casa.
(isto é da paranóia que ma possam roubar e, também, de eu gostar de ir à cozinha e tê-la lá - carências...).

100 % de acordo com o Nel.
O mundo rural é um mundo onde os cães vivem com os homens mas não se igualam.
Toda a gente sabe muito bem que o cão é um parceiro.
Com o seu papel definido na sociedade, com a sua função.
O bom cão é o que guarda e defende a propriedade do dono, o que caça bem, o que cumpre com o seu papel de forma competente.
Não é amado, é estimado !

Não me lembro da minha avó alguma vez ter feito uma festa ao cão.
Era de caça.Mas, quando caçava bem tinha direito a uma refeição melhorada e a mais benevolência (andar pela casa - sem exageros, dormir na pedra da cozinha - mas só até irmos para a cama, etc) e a uma festa do dono (o meu avô).

Também não abundavam festas para nós.
Mas nunca fez parte dos costumes da minha família muitas festas para ninguém.
Eram mais exigências !
Era assim.
Romy
Membro
Registado: quinta out 10, 2002 1:25 pm

quarta jul 16, 2003 8:50 am

são os cães mais felizes em casa ou em canil?
Quanto a mim os caes sao felizes, naquilo em que forem habituados desde cachorros.
Se um cao e habituado num canil, la e feliz... se for habituado em casa, tambem e feliz em casa. Nao sei bem se os caes tem noçao de que estao mal ou poderiam estar melhor, porque se nunca viveram de uma certa forma nunca imaginam como seria... isto partindo de um principio, que em minha opiniao e correcto, de que os caes nao tem um raciocinio, e que nao pensam com logica... eles actuam por instinto.
Agora se um cao e habituado a viver em casa, junto com os donos e de repente o mudam para um canil por determinados motivos (justos ou nao) ai sim julgo que o cao pode-se tornar infeliz, pois ja viveu dois modos de vida diferente...

Uff... que confusao, sera que me fiz entender :? :? :?:
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta jul 16, 2003 9:31 am

Romy Escreveu: Uff... que confusao, sera que me fiz entender :? :? :?:
Não é confusão nenhuma e concordo com o ponto de vista. De facto, nós temos a tendência de pensarmos e sentirmos por eles e esse é o grande problema da "humanização" do cão. Muitas vezes fazemo-lo sem darmos conta disso. É necessário muita atenção.
Ora vamos lá a ver. Qualquer cão, por princípio, não se importa nada de subir para o sofá, para cima da cama e até agradece se o sentarmos à mesa e lhe dermos da nossa comida. E também não se importa que lhe chamemos de nossos filhinhos e de lhe darmos muitos beijinhos. O problema não está aqui. Está muito simplesmente no facto de trocarmos isso por outras acções mais de acordo com a natureza do cão, que muitas vezes lhe são negadas ou impostas.

Isto só aparentemente foge do tema do tópico. Estes assuntos não podem condensar-se e circunscrever-se em quadradinhos. Têm que ser tomados de forma mais abrangente.

Vamos lá então pôr as coisas mais directamente relacionadas com o tema em discussão. O cão não foi criado para se meter dentro de um apartamento. Isto é assim a modos que uma grande máxima, mas certamente que entendem o sentido que lhe quero dar.
Mas terá sido o cão criado para se meter dentro de um canil?
Pois é. Ora vejam lá se conseguem responder. De forma linear eu não consigo dar uma resposta.
Eu acho que ela está dada na intervenção da Romy. Um cão habituado a ficar desde cachorro num apartamento sofrerá uma enorme choque se o encerrarem num canil, mas o inverso, provavelmente, também é verdadeiro. Até poderíamos usar aqui aquela frase feita: "o cão é um animal de hábitos".
De qualquer modo, qualquer uma das soluções não será a mais "natural" para o animal, embora isto de "natural" para o cão tenha muito que se lhe diga também, dada a sua longa, muito longa adaptação à vida humana.

Vou tentar meter-me dentro da cabeça do cão (salvo seja :lol: ) e calcular o que ele preferiria. Isto é, vou tentar adivinhar os seus anseios. Dentro das variadas formas de vida das pessoas que têm cães, mais no que se refere a aspectos de habitação, julgo que a forma mais equilibrada de proporcionar um bem-estar ao cão é nas situações em que a casa dispõe de um jardim ou quintal ou o que lhe queiram chamar, onde o cão pode entrar, sair e "respirar".
Mas atenção, com o dono por perto. Quantos e quantos cães vivem nesta situação e estão realmente abandonados horas e horas a fio no jardim a ladrar desalmadamente.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta jul 16, 2003 10:55 am

Bom dia

Acho que os canis só justificam se forem muitos cães para controlar a alimentação e resguardar as visitas (como no caso da CindelP). No meu caso tenho duas boxers e dois jardins de maneira que as separo na altura da alimentação para poder controlar se está tudo bem, na hora de dormir, há duas casotas, mas elas vão as duas para a mesma :) Quando há visitas, vão as duas para as traseiras para não babarem toda a gente, depois quem quiser vai lá ter com elas para a brincadeira :)
A minha Tia como tem um jardim grande e um serra da estrela e uma rafeira pequena, fecha-os nos canis para a cadela poder comer descansada. A zona onde estão os cães é separada, por isso não há qualquer problema com pessoas a entrar ou sair..
Depende muito das situações, do tipo de cães, do número de cães, da disponibilidade dos donos.. não há um padrão certinho ;)
nicas25
Membro
Registado: sábado fev 22, 2003 7:19 am

quarta jul 16, 2003 12:27 pm

A minha cadela por exemplo gosta de estar connosco dentro de casa, mas chega a uma certa altura que é ela mesmo que pede para ir para a sua casinha, mas se não estivermos em casa e a deixarmos o dia inteiro no canil ela farta-se de uivar e nesse caso ela prefere pernoitar dentro de casa :D
Eu acho que se tudo for com peso e medida eles são felizes. Basta proporcionarmo-lhes qualidade de vida ;). Não concordo é terem os animais em canis dias a fim fechados, sem lhes dar mimos, brincadeiras e exercício físico :cry: aí sim, sou contra :x , é idêntico aos humanos estarem fechados numa cela e ninguém gosta ;) . Dar só de comer e beber a um animal não é tratá-lo bem!!!!!
JAntunes
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

quarta jul 16, 2003 12:57 pm

jcsousa Escreveu: Disse a Ana que o essencial é compreendê-los, e quanto a mim é o essencial - nem Humanizar os cães, nem "tornarmo-nos " um deles. Qualquer das duas posturas é errada, quanto a mim, e está na base de relacionamentos deficientes entre o homem e o cão.
Ora que no meio está a virtude.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta jul 16, 2003 1:04 pm

Excelente contribuição para o tema a feita pelo nosso Antunes. Vê-se que tem ideias claras sobre o assunto e sabe muito disto.

Fale de cães, homem, fale de cães. E não se acanhe de voltar a pôr o tal rodapé...
JAntunes
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

quarta jul 16, 2003 1:06 pm

jcsousa Escreveu: Excelente contribuição para o tema a feita pelo nosso Antunes. Vê-se que tem ideias claras sobre o assunto e sabe muito disto.

Fale de cães, homem, fale de cães. E não se acanhe de voltar a pôr o tal rodapé...
Não sabe escrever sem ser irónico ou mal educado ?
Não se acanhe, chame-me de novo homsexual, chame de sidosos outros membros, de mal educados, força.
webmago
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 4:12 am

quarta jul 16, 2003 1:10 pm

[quote=jcsousa]
Excelente contribuição para o tema a feita pelo nosso Antunes. Vê-se que tem ideias claras sobre o assunto e sabe muito disto.

[/quote]

Olha, deskulpa mas não vi nada de mal no ke disse o jantunes. Isto aki é só para génios?
Romy
Membro
Registado: quinta out 10, 2002 1:25 pm

quarta jul 16, 2003 1:33 pm

webmago Escreveu:Olha, deskulpa mas não vi nada de mal no ke disse o jantunes. Isto aki é só para génios?
Nao te preocupes amigo, este tipo de situaçoes por vezes sao so para desanuviar o ambiente ;) , nada de especial... :D... alivia o stress... :lol:
Responder

Voltar para “Cães”