Adoção de cães - Interrogatório!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MaryLuna
Membro Veterano
Registado: quinta jun 19, 2003 1:10 pm
Contacto:

terça jul 15, 2003 10:33 pm

Eu não tou a entender nada... desde o momento que abri este tópico... :o

Mas afinal pretende o quê? Se são os termos de responsabilidade que as associações usam posso lhe divulgar um que a associação onde colaboro usa, bem como os critérios de selecção, mas... está a falhar-me algo... que tem isso a ver com questionário de tom agressivo e provocatório :?:
Praias
Membro
Registado: terça fev 11, 2003 2:02 am
Localização: Jolly, Cookie, Kocka, Rusca, Mama, Prei, Pimenta, Paprika, Baco, Oddie e Isca

terça jul 15, 2003 10:37 pm

Bem, sempre insistindo nas boas maneiras ao inves de maneiras rudes, essa senhora podia tambem a quem der os cachorros pedir para manterem um contacto regular.
Se a senhora for simpatica, acredito que as pessoas nao irao dizer que nao a dar-lhe noticias dos cachorros porque ai irao ver que ela se preocupa (e quem nao gosta que gostem dos nossos amores? :) )
E assim, tambem pode ser que os mal intencionados se afastem por nao quererem andar a ser fiscalizados.

Pode tambem pedir para os cachorros serem esterilizados e colocado o chip de identificacao.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jul 15, 2003 11:53 pm

Acho que isto está um pouco para o exagerado! Agora é dificil esquecer a mensagem original!
Acho muito bem que essa senhora tenha cuidado a entregar os cachorros, mas ela que não se esqueça que há milhares deles para adoptar! Por isso, a não ser que esteja disposta a ficar com eles todos, é melhor que se modere um pouco e se limite ao essencial sem grandes 'invenções'. Se algumas pessoas desistirem por favor mande-as ver o site da UZ...há lá muitos cachorros á espera de donos. Não se pede mais do que gostem de cães e estejam dispostos a dar-lhe carinho. Não necessitam de passar numa prova de admissão à faculdade!

REQUISITOS PARA A ADOPÇÃO DE UM CÃO

1- Ter plena consciência de que quer ter um cão;

2 - Saber que raça de cão se adequa a si;

3 - Ter condições físicas para cuidar dele;

4 - Ter condições morais para ser responsável pelo novo companheiro;

5 - Estar disposto a compreender e aceitar que o cão também tem personalidade e feitio próprios e que poderá ensinar-lhe muitas coisas;

6 - Ter consciência de que há que cuidar de todas as suas necessidades de higiene e saúde;

7 - Saber que o animal nunca o abandonará e provavelmente vai viver muitos anos;

8 - Vai ter de dedicar algum tempo à educação e sociabilização do cão;

9 - Perceber que o cão é o espelho do dono;

10 - Perceber e cumprir as nove regras anteriores e.... NÂO O ABANDONAR NUNCA!

Abraços
Paulo C.
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quarta jul 16, 2003 12:21 am

Ora realmente como disse o PauloC, é muito dificil esquecer a mensagem principal, aquela que deu azo a todo esta confusão: Alguém que quer arranjar dono para cachorros (até aqui tudo bem) e que quer certificar-se que vão ser bem tratados (continua tudo normal), mas para isso elabora um questionário e vai utilizar Linguagem provocatória!!! Isto realmente não é normal!!! E a Zita pede para formularmos um questionário desse tipo???????? :o

Eu tive 7 cachorrinhos para dar e acreditem que me custou imenso vê-los partir, apesar de todos os donos me parecerem pessoas correctas... mas sei lá eu se isso é como eu penso??? Que garantias eu tenho??? Fiz o que me competia: tentei arranjar um novo lar para os canitos e interroguei os futiros donos acerca de uma data de itens que achei importantes... mas também sei perfeitamente que se me inflamar no discurso assim sem mais nem menos ou se fôr peovocatória, eles mandam-me dar uma curva!!! E porquê???? Fácil: porque cães para dar, infelizmente, há aos pontapés!!!

Aliás, um senhor que me telefonou mas que não achei por bem entregar-lhe o cachorrinho, foi isso mesmo que respondeu... que se não queria dar, que havia muitos a esperar pela adopção!!!

Não há maneira de se saber com toda a certeza que o canito vai ser bem tratado! Há, sim, a possibilidade de acertarmos com o nosso instinto e fazermos uma escolha acertada... E às vezes ( conheço um caso) uma migo nem é a melhor solução para dar um cachorrinho, quanto mais um estranho... mesmo passando por testes psicológicos!!! :o

Para mim é uma agonia ter nas minhas mãos o destino de um cachorrinho, mas tento manter o contacto com as pessoas a quem os dei... mas não me parece correcto que se elaborem questionários à laia de provocação!!! Imaginem que somos nós que queríamos adoptar um cachorrinho... e tínhamos do outro lado da linha uma pessoa antipática e muito provocadora, com um discurso que não nos agrada em nada!!! O que eu faria (não sei se seria o mesmo que outros fariam) seria dizer "Adeus, passe bem! Não deve estar com muita vontade de dar os cachorrinhos!!!"

Realmente é como o PauloC diz: Há muitos cachorrinhos abandonados que não pedem questionários, nem testes de QI... só carinho e atenção!!!
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quarta jul 16, 2003 9:15 am

Olá

Dve ser só para gozar com a malta!

Mas acho piada, pois o sentido é o mesmo do pessoal das associações que recolhem os bobis , têm os espaços sobrelotados, sem medicamentos e sem (por vezes) o básico que é a paparoca, e só entregam os animais a quem provar...

Dá-me a impressão que bons donos, na óptica desta malta, são só eles mesmo.

Afinal querem ou não despachar os animais.

Interregatórios só teriam sentido de houvessem meia duzia de canitos para um milhão de possiveis donos.

O que deve aconselhar ao dito sr. é quando ele receber um telefonema de alguém a querer um cão é dizer só isto; " SIM, CLARO LEVAMOS A CASA"!!!
Um abraço
JAntunes
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

quarta jul 16, 2003 9:23 am

Isto já começou encalhado.

E dificilmente acaba bem, uma coisa é certa, não vale a pena colocar aqui questionários pois a tal senhora irá de certeza usar termos que afastarão todos.

Cá entre nós isto é um bocadito esquisito, nunca ouvi falar de ninguem que não fosse ruinzinho da tola que andasse com questionários pidescos e chegase a algum lado. Muitas vezes nem a própria pide...

Miau Miau
webmago
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 4:12 am

quarta jul 16, 2003 9:51 am

Comigo foram muito simpaticos. Porke kerem ser antipaticos ? :o :o :o :oops:
kikka
Membro Júnior
Registado: sábado jun 28, 2003 10:56 pm

quarta jul 16, 2003 11:56 am

webmago Escreveu: Comigo foram muito simpaticos. Porke kerem ser antipaticos ? o o o oops
Bom, eu realmente.. o q mais acho estranho aqui ja nem é o disparate da msg inicial... Mas parece q as pessoas tão malukinhas.... não dizem nada com nexo, só incoerencias!!

Oh webmago, leu o topico todo, leu??? Quem quer ser antipatico???.. premeditade e deliberadamente....???

Concordo consigo JAntunes.. como eu tb disse.. SS, PIDE,... com questionario previamnete formulado ou n... irão ser sp SS ou PIDE...

Kika

P.S.) N sei pq, mas tenho a impressão q alguem esta a gozar com a nossa cara, e nós a cair... :oops: :o :oops:
JAntunes
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

quarta jul 16, 2003 12:03 pm

Entra de repende o potencial dono numa sala escura. como mobiliário, uma cadeira e uma lâmpada. As luzes foram apagadas e só se nota as cortinas cerradas.

( Voz amaricada) -Bom dia eu só vinha saber dos cani---

SILÊNCIO SEU ANIMAL. SENTE-SE !!!!
O dito senta-se.

Bem como eu dizia ( voz ainda mais amaricada com um toque de pânico), vinha saber dos canitos que estão a d...

XIU, SEU DESGRAÇADO, pas!! pás!! ( bofetada seca e curta em casa face)

... Estão a gostar ?
MaryLuna
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 16, 2003 12:13 pm

gary Escreveu: Olá

Dve ser só para gozar com a malta!

Mas acho piada, pois o sentido é o mesmo do pessoal das associações que recolhem os bobis , têm os espaços sobrelotados, sem medicamentos e sem (por vezes) o básico que é a paparoca, e só entregam os animais a quem provar...

Dá-me a impressão que bons donos, na óptica desta malta, são só eles mesmo.

Afinal querem ou não despachar os animais.

Interregatórios só teriam sentido de houvessem meia duzia de canitos para um milhão de possiveis donos.

O que deve aconselhar ao dito sr. é quando ele receber um telefonema de alguém a querer um cão é dizer só isto; " SIM, CLARO LEVAMOS A CASA"!!!
Parece que está um pouco por fora do trabalho das Associações, que não têm como objectivo de maneira nenhuma "despachar os cães", para serem maltratados ficam na associação, são abandonados as condições podem ser n as melhores, mas nem por isso têm menos direito que qualquer outro cão a um lar com dignidade!!

E os criterios para entregar um cão não são assim tão complicados a pessoa só tem que gostar do cão, dar-lhe as condições minimas e deixar a Associação visita-lo algumas vezes durante o primeiro ano.

Repare que se o objectivo fosse "despachar" como diz, estavamos sempre iguais, visto que os cães dados possivelmente voltavam à associação pouco tempo depois, o nosso trabalho felizmente é muito mais que isso!!!!
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta jul 16, 2003 1:44 pm

JAntunes Escreveu: Entra de repende o potencial dono numa sala escura. como mobiliário, uma cadeira e uma lâmpada. As luzes foram apagadas e só se nota as cortinas cerradas.

( Voz amaricada) -Bom dia eu só vinha saber dos cani---

SILÊNCIO SEU ANIMAL. SENTE-SE !!!!
O dito senta-se.

Bem como eu dizia ( voz ainda mais amaricada com um toque de pânico), vinha saber dos canitos que estão a d...

XIU, SEU DESGRAÇADO, pas!! pás!! ( bofetada seca e curta em casa face)

... Estão a gostar ?
:lol: :lol:
Não concordo com esta aproximação, mas lá que me deu vontade de rir, deu...imaginar o desgraçado que só queria um canito mto encolhido...
É realmente ridiculo...e este exemplo expõe isso muito bem.
O PauloC deu algumas guias serem seguidas, não há necessidade de ser rude. Se fosse comigo virava costas e ia ver de cão para outro lado.. :roll:
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quarta jul 16, 2003 2:11 pm

Olá

Já estou como o Nel e o Jcachorro, já passei por aqui algumas vezes, estive para escrever e sempre acabei por fechar...

Apesar de tudo que li, umas com alguma graça, outras nem tanto...

Só há uma coisa que eu ainda não entendi: mas a senhora em questão já foi contactada por alguém? É que, noto uma certa arrogância ao mesmo tempo uma falta de experiência por parte dela no assunto.

Conforme alguém referiu, se a procura fosse igual ou menor que a oferta, talvez, mas mesmo assim, há que mostrar subtileza, nunca agressão (verbal) e maus modos para com as pessoas. Assim só servirá para afugentar os possíveis interessados.

Eu, apesar de todos os abandonos existentes, continuo a achar que quem procura um animal, seja ele cão ou gato, sabe (ou devia saber) o que quer. O já "procurar ", é um princípio de interesse pelo animal. As condições, manutenção, vêem por acréscimo. Quem nunca teve animais, dificilmente saberá como é tratar deles, etc, etc. Não deverá ser tido como exclusão, a não experiência no campo.

Existem ainda pessoas que querem bem aos animais e, temos que nos "agarrar" a esta ideia e tentar confiar um pouco nelas.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quarta jul 16, 2003 3:52 pm

MaryLuna Escreveu: E os criterios para entregar um cão não são assim tão complicados a pessoa só tem que gostar do cão, dar-lhe as condições minimas e deixar a Associação visita-lo algumas vezes durante o primeiro ano.
Parece-me óbvio que quem procura um animal numa qualquer associação ou num canil municipal, deve gostar mesmo muito de animais.
E o que são condições minimas para um cão, e na óptica do cão!?
Creio que para o cão basta ter um dono, mesmo que seja um pária, é com ele que vai passar uns belos tempos, em liberdade vagueando por aqui e por ali , partilhando a bucha e principalmente o afecto. Nem que para isso tenha que fazer pela vida "caçando" uns caixotes de lixo .

Repare que se o objectivo fosse "despachar" como diz, estavamos sempre iguais, visto que os cães dados possivelmente voltavam à associação pouco tempo depois, o nosso trabalho felizmente é muito mais que isso!!!!
Mesmo que que isso aconteça com 100% dos animais, o que não deve acontecer, há sempre o sair e o voltar, e no meio disto há o tempo (pouco ou muito) que que passam com outras gentes e outros lugares, se eles falassem ou que é que nos diriam ?.
Veja pelos humanos que estão em cativeiro , sempre ansiosos por uma precária.

Quantos vagabundos têm um canito por companheiro ?
Segundo alguns critérios, estes não têm condições nem para eles ( o que é verdade) quanto mais para serem responsáveis por um cão. E os cães destes são mais infelizes do que qualquer outro ? Do que os meus por exemplo. Não são certamente. Não tenho duvidas que um cão de um vagabundo é tão ou mais "feliz" do que qualquer cão meu. E os meus estão cheios de condições.
Um abraço
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta jul 16, 2003 4:38 pm

Bibocas Escreveu: ... É que, noto uma certa arrogância ao mesmo tempo uma falta de experiência por parte dela no assunto. ...
Ora foi esta dúvida que eu coloquei logo no início. E coloquei-a porque a FORMA como o tópico foi apresentado pode induzir uma interpretação errada.
Se é arrogância acho que não há nada a fazer. Se é falta de experiência, a senhora terá oportunidade de aprender com o erro.

De qualquer modo, estou com o Gary (e não só), não se deve colocar um filtro muito apertado, com muitas questões e muitas "cerimónias" porque isso pode espantar o potencial interessado nos cães.
Mas há uma dúvida que tenho em relação à doação feita assim sem mais ou menos, que tem a ver com as inúmeras causas de roubo de cães, apresentadas aqui no fórum há algum tempo.

Vou transcrever:

Os motivos mais comuns são os seguintes:

Para venda se o cão pertencer a uma raça com alguma cotação no mercado (a).
Para reprodução, se o cão for de uma raça “conceituada” (b).
Para treino de cães de luta (c).
Para experiências laboratoriais (d).
Para alimentação de humanos (e).
Para alimentação de animais exóticos (f).
Para utilização da sua pele em vestuário (g).
Para cultos satânicos (h).
Para se obter uma gratificação (i)

(a) Esta é a situação eventualmente menos grave e mais rara, se o cão se destinar a companhia ou a guarda.
(b) Normalmente são vendidos às “fábricas de animais” onde se fazem produções intensivas e em condições a todos os títulos reprováveis.
(c) Os cães roubados são de os de grande porte e usados como isco. São presos e mordidos pelos cães usados nas lutas, cujos donos os incitam como forma de treino para os tornar mais agressivos.
(d) Nestas situações não há distinção de raça ou do porte do animal. O cão doméstico é preferido por ser mais dócil e por isso mais fácil de “manusear” ou de dissecar.
(e) Nestas situações não se distinguem raças nem o porte do animal. Tudo serve.
(f) Nestas situações não se distinguem raças nem o porte do animal. Tudo serve.
(g) É a nova moda.
(h) Cultos primitivos praticados por gente primitiva, atrasada mental e sem escrúpulos.
(i) Simulação de que o cão foi encontrado perdido para receber a respectiva gratificação.

Se de facto estas são razões verdadeiras e não apenas teóricas, existe um bom punhado delas que se aplica aos cães para adopção.
Isto é, a pessoa interessada num cão com objectivos obscuros nem precisa de o roubar. Vai adoptar um.

Estarei a pensar bem? Ou estou a delirar?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MaryLuna
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 16, 2003 5:11 pm

nel Escreveu:
Se de facto estas são razões verdadeiras e não apenas teóricas, existe um bom punhado delas que se aplica aos cães para adopção.
Isto é, a pessoa interessada num cão com objectivos obscuros nem precisa de o roubar. Vai adoptar um.

Estarei a pensar bem? Ou estou a delirar?
Olá! Em parte tens muita razão, mas aqui é que se nota a falta que os critérios de selecção fazem, ou seja, porque roubam precisamente porque não podem adoptar!! Para isso basta um pequeno papel que usamos e faz toda a diferença, onde consta a assinatura do novo dono, fotocopia de B.I. e o reconhecimento do mesmo que irá receber visitas da Associação.

Eu não acho que isto dificulte quer quer q seja na adopção de um animal, se as intenções forem boas, tudo bem assina e leva o cão, se não forem as melhores n vai assinar e terá que procurar noutro lado, porque não sei qual a sua opinião e de outros acerca do assunto, mas na ACAB um dos lemas é que um cão quando sai da associação é para ficar melhor do que está, ou seja bem tratado e alimentado, ou não vale a pena sair fica onde está, afinal são cães abandonados sim senhor mas merecem tudo de bom.

Outro reparo, não para si nel, mas para todos aqueles que acham que nas associações os cães estão tão mal que mais vale dar todos sem perguntar nada nem interessa para quem vai... aconselho a estas pessoas a ver algumas associações com os seus próprios olhos, pois é verdade que como dependemos de sócios e donativos às vezes pode faltar alguma coisa, mas os cães não estão mal tratados de todo!!!!
Responder

Voltar para “Cães”