Bibocas Escreveu:
... É que, noto uma certa arrogância ao mesmo tempo uma falta de experiência por parte dela no assunto. ...
Ora foi esta dúvida que eu coloquei logo no início. E coloquei-a porque a FORMA como o tópico foi apresentado pode induzir uma interpretação errada.
Se é arrogância acho que não há nada a fazer. Se é falta de experiência, a senhora terá oportunidade de aprender com o erro.
De qualquer modo, estou com o Gary (e não só), não se deve colocar um filtro muito apertado, com muitas questões e muitas "cerimónias" porque isso pode espantar o potencial interessado nos cães.
Mas há uma dúvida que tenho em relação à doação feita assim sem mais ou menos, que tem a ver com as inúmeras causas de roubo de cães, apresentadas aqui no fórum há algum tempo.
Vou transcrever:
Os motivos mais comuns são os seguintes:
Para venda se o cão pertencer a uma raça com alguma cotação no mercado (a).
Para reprodução, se o cão for de uma raça “conceituada” (b).
Para treino de cães de luta (c).
Para experiências laboratoriais (d).
Para alimentação de humanos (e).
Para alimentação de animais exóticos (f).
Para utilização da sua pele em vestuário (g).
Para cultos satânicos (h).
Para se obter uma gratificação (i)
(a) Esta é a situação eventualmente menos grave e mais rara, se o cão se destinar a companhia ou a guarda.
(b) Normalmente são vendidos às “fábricas de animais” onde se fazem produções intensivas e em condições a todos os títulos reprováveis.
(c) Os cães roubados são de os de grande porte e usados como isco. São presos e mordidos pelos cães usados nas lutas, cujos donos os incitam como forma de treino para os tornar mais agressivos.
(d) Nestas situações não há distinção de raça ou do porte do animal. O cão doméstico é preferido por ser mais dócil e por isso mais fácil de “manusear” ou de dissecar.
(e) Nestas situações não se distinguem raças nem o porte do animal. Tudo serve.
(f) Nestas situações não se distinguem raças nem o porte do animal. Tudo serve.
(g) É a nova moda.
(h) Cultos primitivos praticados por gente primitiva, atrasada mental e sem escrúpulos.
(i) Simulação de que o cão foi encontrado perdido para receber a respectiva gratificação.
Se de facto estas são razões verdadeiras e não apenas teóricas, existe um bom punhado delas que se aplica aos cães para adopção.
Isto é, a pessoa interessada num cão com objectivos obscuros nem precisa de o roubar. Vai adoptar um.
Estarei a pensar bem? Ou estou a delirar?