Adoção de cães - Interrogatório!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta jul 16, 2003 5:30 pm

Olá MaryLuna

Com esse esclarecimento já fiquei muito mais elucidado. E descansado.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

quarta jul 16, 2003 6:13 pm

Zita

A acção inicial passa-se no "país as maravilhas", ou no "outro lado do espelho"?

Eu passo a explicar a minha dúvida:

- a Senhora coloca anúncios e tem tantas respostas que pode correr com alguns pretendentes à chapada?

Bem , em Fevereiro recolhi um cão atropelado e abandonado, um óptimo animal, extremamante meigo e educado, coloquei anúncios, chateei meio mundo, usei os amigos que tinha e que não tinha e tive tantas respostas que tive de ficar com ele...

Só consegui mesmo um interessado no Porto, mas nessa altura já o animal fazia parte da família, apesar de todas as dificuldades inerentes. E esse interessado foi encontrado à custa de um grande empenho de um membro do forum, que tudo fez para resolver o problema. Anúncios? Heh!

Digamos que estou de acordo com a Will, temos de confiar e acreditar que os possíveis donos serão bons donos, e citando a Florinda numa resposta è pergunta de como se sabe que um dono vai ser um bom dono: "não se sabe, confia-se".

Sem querer ser cínico, hoje em dia quem recolhe temporariamente um animal habilita-se a ficar com ele, dá-lo a alguém é uma treta por falta de interessados...

Pelos vistos no país das maravilhas não é assim, ainda bem

Cumprimentos

JoseLuis
nel
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 16, 2003 7:24 pm

repetida
Última edição por nel em quarta jul 16, 2003 7:26 pm, editado 1 vez no total.
nel
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 16, 2003 7:25 pm

MaryLuna Escreveu: ... roubam precisamente porque não podem adoptar!! Para isso basta um pequeno papel que usamos e faz toda a diferença, onde consta a assinatura do novo dono, fotocopia de B.I. e o reconhecimento do mesmo que irá receber visitas da Associação.

Eu não acho que isto dificulte quer quer q seja na adopção de um animal, se as intenções forem boas, tudo bem assina e leva o cão, se não forem as melhores n vai assinar e terá que procurar noutro lado, porque não sei qual a sua opinião e de outros acerca do assunto, mas na ACAB um dos lemas é que um cão quando sai da associação é para ficar melhor do que está, ou seja bem tratado e alimentado, ou não vale a pena sair fica onde está, afinal são cães abandonados sim senhor mas merecem tudo de bom.
Na minha última mensagem onde disse que tinha ficado esclarecido em relação à intervenção da MaryLuna, fui demasiado "telegráfico" e gostaria de concretizar melhor, citando o que me parece essencial dessa mensagem.
De facto, ao apontar os casos de roubos de cães, não estava a considerar aqueles cuidados mínimos e perfeitamente razoáveis como seja a apresentação do B.I. De facto isto faz a diferença e acautela situações duvidosas.
O que me pareceu tanbém interessante na mensagem foi o referir o lema: "um cão quando sai da associação é para ficar melhor do que está".

Também gostei da intervenção do dicas, muito ao seu estilo.
E desta parte da Florinda: ..."numa resposta à pergunta de como se sabe que um dono vai ser um bom dono: "não se sabe, confia-se".

Há tópicos que dão para o torto. Lá calha... este quase que ia por esse caminho. Mas, se formos selectivos na leitura, encontramos conceitos muito interessantes.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jul 16, 2003 7:55 pm

Pois eu não acho que os cães nas associações estejam maltratados.
Ou não teria a Lolita em S.Pedro de Sintra à espera de ser adoptada...

Não têm as condições ideiais mas têm outros cães, pessoas que se interessam por eles, cuidados veternários e VIDA.
E uma hipótese de voltarem a ter dono e serem felizes.
Na verdade, vou lá mais ou menos 1 vez por semana e não me parecem infelizes...

As associações batem-se com o grande problema da escassez de fundos e falta de voluntários mas, na minha opinião, um cão é mais feliz ali do que fechado numa varanda ou no fundo do quintal preso com 1/2 metro de corrente como se conhecem tantos casos...

Quando li este tópico pela 1ª vez nem respondi !
Como alguém disse achei que só podiam estar a gozar !
Fazer interrogatórios acintosos a um possível adoptante ?
Devem estar a brincar !

Pode calcular o estilo de pessoa que procura o cão pela simples observação e pela conversa AMENA !
O único caso que conheço de muitas reticências em relação a donos foi os dos caniches que ajudei a dar e foi porque eram de raça e cachorros e houve dezenas de proponentes apenas para 3 cães !
E, mesmo assim, tanto a dona como eu, ficámos varadas !
Não esperávamos semelhante procura...

Então sim, houve exigências - proximidade para a doadora os poder ver, nada de criancinhas muito novas (podiam fazer mal aos canitos), preferiu-se quem já tinha tido caniches antes, etc, etc. - condições que a senhora quis pôr !

Mas os coitados dos SRD, dos adultos, das cadelas, dos grandes, dos feios, ninguém os quer...
Ainda se ia chatear o potencial dono ?

Só podem estar a brincar !
Zita
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta jul 16, 2003 8:14 pm

PauloC Escreveu: Acho que isto está um pouco para o exagerado! Agora é dificil esquecer a mensagem original!
Acho muito bem que essa senhora tenha cuidado a entregar os cachorros, mas ela que não se esqueça que há milhares deles para adoptar! Por isso, a não ser que esteja disposta a ficar com eles todos, é melhor que se modere um pouco e se limite ao essencial sem grandes 'invenções'. Se algumas pessoas desistirem por favor mande-as ver o site da UZ...há lá muitos cachorros á espera de donos. Não se pede mais do que gostem de cães e estejam dispostos a dar-lhe carinho. Não necessitam de passar numa prova de admissão à faculdade!

REQUISITOS PARA A ADOPÇÃO DE UM CÃO

1- Ter plena consciência de que quer ter um cão;

2 - Saber que raça de cão se adequa a si;

3 - Ter condições físicas para cuidar dele;

4 - Ter condições morais para ser responsável pelo novo companheiro;

5 - Estar disposto a compreender e aceitar que o cão também tem personalidade e feitio próprios e que poderá ensinar-lhe muitas coisas;

6 - Ter consciência de que há que cuidar de todas as suas necessidades de higiene e saúde;

7 - Saber que o animal nunca o abandonará e provavelmente vai viver muitos anos;

8 - Vai ter de dedicar algum tempo à educação e sociabilização do cão;

9 - Perceber que o cão é o espelho do dono;

10 - Perceber e cumprir as nove regras anteriores e.... NÂO O ABANDONAR NUNCA!

Abraços
Paulo C.
Paulo C,

compreendo perfeitamente a sua abordagem da situação.

Mas o Paulo por acaso sabe quantos noivos/noivas vão á preparação para o matrimónio, respondem a tudo que sim com um ar angélico, ao padre que lhes sorri benevolente, e depois vêm cá para fora dizer que tiveram que mentir ao 'chato' do padre que ainda lhes cobrou uns tantos € e que á primeira chatice se separam?
Isto para a noiva poder ir de vestido comprido e branco, o altar coberto de flores, ou seja tranformarem um sacramento numa epalhaçada - ou como os americas dizem: o show off?
Isto porque o simples registo no cartório não se reveste do mesmo impacto na sociedade?

Ponha os futuros donos no papel destes noivos...

Quanto á UZ, mais tarde gostaria de partilhar convosco algumas coisas muito importantes...mas por agora é cedo! :|
Zita
Membro Veterano

quarta jul 16, 2003 8:27 pm

nel Escreveu:
Bibocas Escreveu: Mas há uma dúvida que tenho em relação à doação feita assim sem mais ou menos, que tem a ver com as inúmeras causas de roubo de cães, apresentadas aqui no fórum há algum tempo.

Vou transcrever:

Os motivos mais comuns são os seguintes:

Para venda se o cão pertencer a uma raça com alguma cotação no mercado (a).
Para reprodução, se o cão for de uma raça “conceituada” (b).
Para treino de cães de luta (c).
Para experiências laboratoriais (d).
Para alimentação de humanos (e).
Para alimentação de animais exóticos (f).
Para utilização da sua pele em vestuário (g).
Para cultos satânicos (h).
Para se obter uma gratificação (i)

(a) Esta é a situação eventualmente menos grave e mais rara, se o cão se destinar a companhia ou a guarda.
(b) Normalmente são vendidos às “fábricas de animais” onde se fazem produções intensivas e em condições a todos os títulos reprováveis.
(c) Os cães roubados são de os de grande porte e usados como isco. São presos e mordidos pelos cães usados nas lutas, cujos donos os incitam como forma de treino para os tornar mais agressivos.
(d) Nestas situações não há distinção de raça ou do porte do animal. O cão doméstico é preferido por ser mais dócil e por isso mais fácil de “manusear” ou de dissecar.
(e) Nestas situações não se distinguem raças nem o porte do animal. Tudo serve.
(f) Nestas situações não se distinguem raças nem o porte do animal. Tudo serve.
(g) É a nova moda.
(h) Cultos primitivos praticados por gente primitiva, atrasada mental e sem escrúpulos.
(i) Simulação de que o cão foi encontrado perdido para receber a respectiva gratificação.

Se de facto estas são razões verdadeiras e não apenas teóricas, existe um bom punhado delas que se aplica aos cães para adopção.
Isto é, a pessoa interessada num cão com objectivos obscuros nem precisa de o roubar. Vai adoptar um.

Estarei a pensar bem? Ou estou a delirar?
Nel,

acho que citou acima várias razões para que os cães não sejam dados
sem mais nem menos!

eu até aqui evitei citar que os cães (pelo menos a mãe é uma boxer, . O pai não sabemos quem é, mas como os cachorros
têm traços muitos caracteristicos da raça, facilmente alguém lhes arranja um registo ficticio, e os põe o resto da vida a reproduzir num canil de beira de estrada.

:roll:
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta jul 16, 2003 9:29 pm

aconselho a estas pessoas a ver algumas associações com os seus próprios olhos, pois é verdade que como dependemos de sócios e donativos às vezes pode faltar alguma coisa, mas os cães não estão mal tratados de todo!!!!
eu diria mais - tomara muitos com dono serem tão estimados. ou "gostados".
Praias
Membro
Registado: terça fev 11, 2003 2:02 am
Localização: Jolly, Cookie, Kocka, Rusca, Mama, Prei, Pimenta, Paprika, Baco, Oddie e Isca

quarta jul 16, 2003 9:53 pm

Zita Escreveu:
Paulo C,

compreendo perfeitamente a sua abordagem da situação.

Mas o Paulo por acaso sabe quantos noivos/noivas vão á preparação para o matrimónio, respondem a tudo que sim com um ar angélico, ao padre que lhes sorri benevolente, e depois vêm cá para fora dizer que tiveram que mentir ao 'chato' do padre que ainda lhes cobrou uns tantos € e que á primeira chatice se separam?
Isto para a noiva poder ir de vestido comprido e branco, o altar coberto de flores, ou seja tranformarem um sacramento numa epalhaçada - ou como os americas dizem: o show off?
Isto porque o simples registo no cartório não se reveste do mesmo impacto na sociedade?

Ponha os futuros donos no papel destes noivos...

Quanto á UZ, mais tarde gostaria de partilhar convosco algumas coisas muito importantes...mas por agora é cedo! :|
Pois, mas nao e por isso que os padres andam a chapada aos casais que la aparecem!
E a ser agressiva pensa que vai fazer o que?
Evitar esse genero de mentiras??? NAo acha que se as pessoas fosse qual fosse a razao, se estivessem mesmo mal intencionadas nao mentiam na mesma para ficar com os caes?!?
Deixe que lhe diga, que se alguem, com tantos caes para dar, aceita ser enxovalhado para ficar com um desses, a mim faria-me certamente pensar porque e que o queria!!!
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

quarta jul 16, 2003 9:57 pm

Ela não quer apenas encontrar um lar para os animais? Se ela aje assim vai ela ficar com todos...
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta jul 16, 2003 10:11 pm

Estive para não entrar no tópico, não fosse estragá-lo, mas em minha opinião a Zita arranjou este tópico para dar baile a certos senhores (não digo quais). E o certo é que o tem conseguido!!! Posso estar enganado, mas creio que é o que está a acontecer...

Tenho-me rido um bocado a ver o gozo que os sarcásticos oficiais estão a levar e só tenho pena que outros que estão aqui para ajudar estejam a levar por tabela.

Não precisam de me responder - PRIMEIRA E ULTIMA MENSAGEM NESTE TÓPICO.

Um abraço

José Carlos
Zita
Membro Veterano

quarta jul 16, 2003 10:59 pm

Caros senhores,

este chão deu felizmente algumas uvas.

alguns de vós em privado deram tabém o seu contributo.

juntamente com a informação já recolhida e mais uma sessão de brainstorming com a sehora, o assunto fica no final da semana
já posso partir para outra.

Dado que não necessito de mais contributos, volto a agradecer e
fecho o tópico uma vez que fui eu que o abri.
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

quinta jul 17, 2003 3:04 am

A parte das perguntas foi bastante útil. Também andava a pensar nisto pq tenho um gatinho para dar e quero ter a certeza de que ficará em boas mãos.

Obrigada

Maria
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quinta jul 17, 2003 4:13 am

mmcoelho Escreveu: A parte das perguntas foi bastante útil. Também andava a pensar nisto pq tenho um gatinho para dar e quero ter a certeza de que ficará em boas mãos.

Obrigada

Maria
É importante termos um esquema (nem que seja mental) do que vamos perguntar... Neste caso houve importantes contribuições, sim!

Mas nunca podemos ter a certeza absoluta, mas acreditamos que com sorte, bom senso e um instinto apurado, os animais para doação tenham uma boa vida nas mãos dos novos donos!

Mas é importante, e para mim, nem concebo que se passasse de outra forma, que as perguntas, e todo o processo de adopção seja feito de forma educada e controlada! Aliás, nunca pensei que aguém, para testar as capacidades dos futuros donos, pensasse se quer em fazer "joguinhos", utilizando uma linguagem menos própria!!! :o :o :o

mmcoelho: Boa sorte para a adopção do gatinho! ;)
teresarodrigues
Membro Júnior
Registado: quinta jul 17, 2003 1:33 am

segunda ago 04, 2003 10:17 pm

Zita,
Apesar de ter dado como encerrado este tema, gostaria de contribuir com a minha opinião que, aliás, corresponde aos procedimentos de adopção de cães que utilizamos na ASPA (Associação Scalabitana de Protecção aos Animais). Tentamos sempre encontrar "bons donos" para os cães, mas nunca há certezas como é óbvio. Por isso, sempre que há uma adopção, a pessoa em causa sabe que pode "devolver" o cão em qualquer momento caso se arrependa e sem ter de dar qualquer tipo de explicação. Claro que isto não responde à questão inicial e também não nos dá garantias, mas é qualquer coisa...
Espero ter sido útil. Jocas,
teresarodrigues :)
Responder

Voltar para “Cães”