Sugestões

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MaryLuna
Membro Veterano
Registado: quinta jun 19, 2003 1:10 pm
Contacto:

quarta jul 16, 2003 9:47 pm

Pedia a vossa opinião acerca de um assunto:

Eu estava a pensar propôr à direcção da associação uma campanha de verão destinada às crianças que se encontram agora de férias e sem nada para fazer, que consiste no seguinte: como estas não podem ajudar nas limpezas ou nos cuidados dos cães, eu proponha que elas acompanhadas de um voluntário podem-se levar o cão a passear apenas, leva-lo ao jardim, ou seja, deixa-lo explorar um pouco o mundo exterior e conhecer novas pessoas...

Com isto eu pretendia dar um dia diferente a um cão da associação e tb a oportunidade para a criança de ficar a conhecer um pouco a realidade que por muitas vezes n têm noção e claro divertimento.

Mas aí surgiu um duvida :roll: o que me levou a sondar opiniões antes de propor o que quer que seja...

Será que é mesmo bom para o cão? É que quando pensei que ele terá que voltar a ser preso :cry: achei que talvez ele fosse sentir mais do que num dia normal... é que normalmente à vez para n se pegarem soltamos os cães para eles correrem e brincarem, mas sair mesmo do espaço da associação e depois voltar não será prejudicial para eles??
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta jul 16, 2003 10:20 pm

Acho a ideia excelente quer para os cães quer para as crianças. Não sei se isso ainda é possível por estarmos já em período de férias lectivas, mas se me permite dava uma sugestão:

Porque é que há-de ser apenas UM dia diferente. Porque é q não tentam fazer um protocolo oficioso com uma escola próxima, para que integrassem no respectivo projecto educativo , por exemplo uma visita aos bichos 1 ou 2 vezes por semana e respectivo passeio?

Nestes dias em q se enche a boca com palavras caras, penso q para a escola era uma excelente oportunidade de ensinarem CIDADANIA NA PRÁTICA... e os bichitos iam adorar!

Não sei se isto é exequível, mas se o fôr é capaz de ser um exemplo para outras escolas do país. É só falar com os professores certos.

Um abraço

José Carlos
MaryLuna
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 16, 2003 10:27 pm

jcsousa Escreveu: Acho a ideia excelente quer para os cães quer para as crianças. Não sei se isso ainda é possível por estarmos já em período de férias lectivas, mas se me permite dava uma sugestão

Porque é que há-de ser apenas UM dia diferente. Porque é q não tentam fazer um protocolo oficioso com uma escola próxima, para que integrassem no respectivo projecto educativo , por exemplo uma visita aos bichos 1 ou 2 vezes por semana e respectivo passeio?

Nestes dias em q se enche a boca com palavras caras, penso q para a escola era uma excelente oportunidade de ensinarem CIDADANIA NA PRÁTICA... e os bichitos iam adorar!

Não sei se isto é exequível, mas se o fôr é capaz de ser um exemplo para outras escolas do país. É só falar com os professores certos.

Um abraço

José Carlos
Obrigado!

Era isso mesmo que pretendia com este tópico além de apenas uma opinião... ideias!! :D
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jul 16, 2003 11:08 pm

Olá,

Acho a ideia excelente e concordo plenamente com a sugestão de alargar a uma escola ou escolas próximas.
Quanto a ser prejudicial para os cães, penso que não, que até será benéfico, vão sociabilizando e quem sabe alguns não são assim adoptados?
Julgo que na UZ as pessoas se quiserem podem lá ir e levar um cão a passear...

Beijokas
Kathleen
TomasGil
Membro Veterano
Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am

quinta jul 17, 2003 12:55 am

Bem e uma ideia excelente mas e preciso puxar pelas cabeças das crianças pois agora o que vai nas cabeças delas e jogos de computador, desenhos etc... :\
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quinta jul 17, 2003 2:09 am

Olá Maryluna!

Também vejo nessa ideia algo de positivo! Mas também percebo a tua preocupação! :? Mas não será o mesmo quando alguém apadrinha um cão??? Também vai passear com ele, dá-lhe carinho e depois toca a voltar para a box??? Infelizmente há cães que quase se tem a certeza que vão passar o resto da vida presos, sem um dono, mas então o melhor a fazer é tentar minorar esta situação e proporcionar-lhe alguns momentos de felicidade! ;)
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

quinta jul 17, 2003 2:51 am

Boa! Acho que se fosse um só dia tinha mais impacto ;-) just my opinion.

Depois de um dia, quereão mais, espero

Maria
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta jul 17, 2003 6:55 am

mmcoelho Escreveu: Boa! Acho que se fosse um só dia tinha mais impacto ;-) just my opinion.
Depois de um dia, quereão mais, espero
Pois, mas vamos lá a ver o reverso da medalha. Há uma habituação dos cães mas também se podia gerar a mesma habituação nos miúdos. Quem sabe se alguns não convenceriam os pais a ficar com o seu habitual dos passeios? Bom, mas mesmo que não ficassem com nenhum, julgo que essa acção passaria a ser muito mais agradável tanto para o puto como para o cão.

Eu como sou cauteloso em excesso, quando li pela primeira vez li o tópico, pensei logo na segurança. Os cães têm temperamentos diferentes, uns são mais agressivos, outros mais imprevisíveis, enfim, fiquei ligeiramente apreensivo. Mas não liguem. É pessimismo da minha parte.

Em suma, acho a ideia brilhante.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

quinta jul 17, 2003 8:13 am

olá Maryluna :)

Acho uma óptima ideia!
Eu adoptei a minha cadela Gala dessa forma. Fui ao canil de uma associação, queria "apadrinhar" um animal (em casa não me deixavam ter mais animais :( ) e assim foi nos primeiros dias, ia passea-la, etc...depois chegaram as férias, foi comigo de férias, e depois começou a ficar cada vez mais tempo em minha casa, só ia dormir ao canil...até que uma dia decidi que nunca mais me ia separar dela e ficou em casa de vez até hoje. A forma como ela encarou isto tudo acho que foi positiva. Ela ficava meia tristonha quando tinha de voltar ao canil, mas quando me via no dia seguinte ficava doidinha, portanto eu acho que para os cães tambem deve ser positivo, eles aborrecem-se muito no canil, sempre vêem coisas novas e pessoas novas, acho que os ajuda a passar melhor o tempo, na minha opinião. Acho que é melhor esta situação, que talvez até resulte em adopção definitiva :) , do que estarem sempre confinados ao mesmo espaço.

Tudo de bom
Sandra p
MaryLuna
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 17, 2003 8:31 am

nel Escreveu: Eu como sou cauteloso em excesso, quando li pela primeira vez li o tópico, pensei logo na segurança. Os cães têm temperamentos diferentes, uns são mais agressivos, outros mais imprevisíveis, enfim, fiquei ligeiramente apreensivo. Mas não liguem. É pessimismo da minha parte.
Eu também pensei nisso nel, por isso é que não concordo muito com visitas de turmas inteiras ao canil, ou os cães ficam presos e eles olham pelas grades ou soltar todos assim acho muito perigoso, até porque sabemos que muitos miudos são um "pouco estupidos". Por isso neste caso eu pretendia sugerir esses passeios sim, mas cada criança acompanhada de um voluntário sempre, no máximo duas por voluntário, e também claro q podem escolher o cão que querem levar, mas como conhecemos aqueles cães muito bem, a palavra final é nossa ;)
Will Escreveu:
Mas não será o mesmo quando alguém apadrinha um cão??? Também vai passear com ele, dá-lhe carinho e depois toca a voltar para a box???
E é precisamente ao lembrar a agonia do cão quando o padrinho/madrinha o devolve que fico com duvidas...

Em relação aos cães fazerem exercício, bem isso não falta, são soltos todos os dias a manhã inteira e fartam-se de correr, só não podem mais porque o espaço exterior está dividido por causa das brigas... o objectivo era mesmo sociabilizar os cães visto que as visitas ao canil são pouco frequentes e eles estão habituados a ver sempre as mesmas pessoas.

Mas deste tópico estão a surgir novas e boas ideias... continuando assim em vez de um programa de verão acho que vou propôr algo mais abrangente e complexo ;)
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

quinta jul 17, 2003 11:15 am

Oi! Andreia, é uma excelente ideia, que deve ser levada avante, e se precisares da minha ajuda, já sabes! ;) Concordo com a ideia de se abranger mais escolas, pois pode ser uma coisa que se espalhe pelo país. Normalmente uma escola tem mais de um ciclo, logo, pode-se alternar. Uma semana, 2 dias por semana, ia a 1ª e a 2ª classe, semana seguinte, 3ª e 4ª, e assim sucessivamente... mas é como alguém já disse, há que falar com os professores certos. Podes dirigir-te aos professores de ciências e de Estudo do meio, propondo isso como visitas de estudo, aos directores de turma como formação cívica, e por aí em diante. É uma ideia a desenvolver, veremos no que dá...
Fiquem bem
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jul 17, 2003 11:51 am

Acho a ideia excelente, se acauteladas as situações já expostas por outros foristas e que eu não vou repetir :lol:

Outra sugestão...
E porque não alargar esse convivio a pessoas de idade? Pode falar com a Junta de Freguesia ou com as casas de convivio para idosos (centros de dia).
É que há muitas pessoas de idade que podem beneficiar muito do contacto com animais, que gostam deles mas devido á idade e dificuldades não podem ter um em casa...
Seria também uma forma de se sentirem uteis - aspecto muito importante e descurado no que toca á população reformada e idosa neste país.
Inclusivamente, estas pessoas poderiam eventualmente ajudar no tratamento e limpeza e alimentação dos animais, uma vez que não se coloca o problema da menor idade.
Quem sabe alguns não levariam os netos? Por vezes a educação das mentalidades não parte só dos jovens ... os idosos também nos podem surpreender muito pela positiva.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta jul 17, 2003 12:12 pm

Olá

Esta ideia da Nynf também me parece boa.
Claro que seria óptimo que a "moda" pegasse e se estendesse a todo o país. Mas cuidado, não queiramos ter mais olhos do que barriga. Que quero dizer com isto? Quando uma acção é pontual e localizada é mais controlada e, na hipótese de algo correr mal (lá estou eu com o pessimismo) a coisa fica por ali. Se, no entanto, o movimento tiver outra projecção, bastará um pequeno incidente para vir logo a comunicação social e uma cambada de "inteligentes" a condenar a iniciativa.

Considero esta iniciativa, à falta de melhor opinião, um bom começo e que sirva de experiência piloto. Depois é muito provável que ela vá alastrando NATURALMENTE e sirva de exemplo para outras terras.

Na mensagem anterior coloquei uma certa reserva em relação à iniciativa, mas de uma forma de certo modo tímida para não dar a impressão de a estar a contrariar.
Ainda bem que a MaryLuna está atenta a esse aspecto da segurança. E já agora gostava de recordar a excelente iniciativa que o Cláudio Nogueira pôs em prática há tempos quando levou os seus rottweiler's a uma escola? Lembram-se? Ora este aspecto da segurança também foi referido nesse tópico. É sempre um risco. É que estou convencido que nestas coisas um ligeiríssimo acidente é logo ampliado e distorcido e lá vai a iniciativa por água abaixo. Mas bem acautelada esta situação, continuo a achar a ideia excelente.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quinta jul 17, 2003 12:12 pm

MaryLuna, eu achei a ideia excelente. Tanto para os animais como para as crianças, que começaram a perceber que o mundo em que vivem é muito imperfeito e se elas pensarem que existem milhares de animais à espera de um carinho, um dono, irão perceber que é o dever delas protegê-los (é claro que nem todas pensam assim). Eu penso que esta acção tb tornará a criança um pouco mais responsavél e motivada no acompanhamento de um animal que se sente carenciado, e possivelmente no futuro tb será um defensor dos abandonados, era bom é que todas as crianças pensassem desta maneira.
Claro que convém que as crianças sejam vigiadas por um adulto.

Boa sorte para essa iniciativa, e que tudo corra a 1000% ;)
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jul 17, 2003 12:30 pm

nel Escreveu:
(...)
Claro que seria óptimo que a "moda" pegasse e se estendesse a todo o país. Mas cuidado, não queiramos ter mais olhos do que barriga. Que quero dizer com isto? Quando uma acção é pontual e localizada é mais controlada e, na hipótese de algo correr mal (lá estou eu com o pessimismo) a coisa fica por ali. Se, no entanto, o movimento tiver outra projecção, bastará um pequeno incidente para vir logo a comunicação social e uma cambada de "inteligentes" a condenar a iniciativa.
Exactamente Nel, 100% de acordo. Este tipo de iniciativas devem começar sempre por um projecto piloto, muito bem pensado e aplicado a uma comunidade pequena e bem delimitada.
Além de um melhor controlo, é mais fácil dar pelos possiveis erros e corrigi-los, traçando várias hipoteses de soluções e testando-as até se encontrar a mais adequada.
Sem grandes alaridos ou "ruídos"... infelizmente existem muitas pessoas do clube "deita abaixo", que não sabem contribuir com criticas construtivas, apenas se deleitam a destruir o que os outros fazem.
Uma outra sugestão que pode ajudar depois a outros níveis :
esbocem um projecto desta iniciativa num livro branco e conforme se for desenrolando anotem e documentem tudo - estilo relatório.
Além de poderem mais tarde utilizar isso como prova de um trabalho válido bem feito e organizado perante instituições estrangeiras que vos podem ajudar (por exemplo na esterilização de animais); também pode ser muito proveitoso para outras associações que queiram colocar em prática o mesmo projecto noutras zonas de Portugal ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”