Já em tempos coloquei aqui o resumo do artigo, em 11p, em .pdf. Tenho em .doc a quem interessarlilin Escreveu: Ja agora Cindel, pode facultar alguma fonte para eu poder desbravar o assunto?
Autora principal é Laura Sanborn (DVM, MS), 2007. Assim que encontrar a fonte completa, coloco aqui.
Outro artigo, que suporta estes mesmos dados é Early Spay Neuter in Canines, por Chris Zink DVM, PhD, DACVP
Grande parte dos artigos que tenho lido tambem seguem essa filosofia. Inclusive, este em particular afirma que:lilin Escreveu:Resumindo, uma das causas que os vets tanto apregoam, que e a diminuicao do risco dos tumores mamarios so se verifica se a esterilizacao for efectuada antes do 2 cio, se a esterilizacao for feita depois disso o risco mantem-se, certo?
Esterelizadas (probalidade de desenvolverem tumores mamarios, em comparação com femeas inteiras):
sem cio: 0.005
com 1 cio: 0.08
2 cios: 0.26
inteiras : 1
E aqui atenção que tumores mamarios são muito complicados e a esterelização diminui e muito (quanto mais cedo melhor) as probalidades.
Existe um artigo na IVIS mt engraçado sobre isto, mas não o consigo encontrar - atenção é que nele as probalidades são por racio e não em % como já vi escrito ...