Pdi agressivo?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
ChloeS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 28, 2008 1:08 pm

quinta mar 26, 2009 9:52 pm

Ando um pouco intrigada com o comportamento de um dos meus pdis. Desde muito jovem que ele, ao fim de uns dois minutos ao colo, começa a fazer um som característico com os dentes, como se batesse com os dentes uns nos outros muito rápido. Ora, informei-me acerca disso e descobri que é uma manifestação de agressividade. Então, muito desiludida, lá assumi que se trata de uma forma de dizer que chega de colo e que quer ir para a gaiola.
No entanto, a frequência com que tem esse comportamento foi aumentando e as situações que o provocam foram-se diversificando, de modo que já não sei o que pensar. Agora, muitas vezes quando me aproximo da gaiola, ele sai da casinha e vem todo animado a correr ver se há comida. Espera uns minutos e se não há comida lá vem o tal som (isto sem que eu faça qualquer gesto ou som que o possa assustar, apenas fico junto da gaiola a falar baixinho com os dois). Bom, até aqui ainda compreendo, talvez seja uma forma de mostrar desagrado por não trazer nenhuma guloseima para ele. Se o tiro da gaiola e o ponho na chão para brincarem fica encolhido num canto e ao fim de uns minutos lá começam os dentinhos a funcionar. Mais uma vez, e pela mesma lógica, será uma forma de manifestar desagrado.
Mas hoje fiquei completamente baralhada, porque o ouvi a fazer esse som ao mesmo tempo que fazia um outro - aquele som tão característico dos pdis que faz lembrar uma galinha :P - e que significa, segundo sei, que estão descontraídos. De modo que já me pergunto: será mesmo agressividade? Por vezes ele tem esse comportamento bem perto do outro pdi (embora penso que sempre dirigido às pessoas) e este não reage minimamente. Não seria de esperar alguma reacção, pelo menos para se certificar que a agressividade não é dirigida a ele?
Alguém tem um porquinho com um comportamento parecido? Como o interpretariam no meu lugar? Não quero acreditar que o meu pdi seja assim tão mal disposto, para estar sempre agressivo e incomodado com tudo!! :o Aguardo opiniões
Ly1985
Membro
Registado: sábado out 11, 2008 3:25 pm
Localização: 4 porquinhos da Índia, 2 Esquilos Coreanos, 2 Mandarins, 1 epanhuel, 1 caniche, 1 coelho

sexta mar 27, 2009 9:29 am

É assim não é que eu tenha muita experiência no campo pois só tenho porquinhos da índia a 6 meses, mas já o meu porquinho macho no inicio também fazia esse bater dos dentes ao colo mas com o tempo foi-se acostumando aos mimos. Apesar dele ter fazer isso nunca mordeu a ninguém e com alguma paciência penso que o teu deixará de ter medo. Boa Sorte
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

sexta mar 27, 2009 11:33 am

olá

bem... não me parece que seja caso para te preocupares :D os PDI´s batem os dentes com frequência, não é necessariamente sinal de agressividade. Os meus PDI´s batem os dentes quando estão super relaxados a dormitar ao meu colo e também muitas vezes quando lhes faço festas e eles gostam. Os meus porquinhos também batem os dentes quando estão juntos e no entanto não é sinal de agressividade, parece mais uma conversa :D talvez batam os dentes para os gastarem lol não faço a mínima ideia... mas é comum os roedores fazerem isso

O bater dos dentes quando estão chateados ou agressivos é fácil de distinguir das outras situações simplesmente pela expressão corporal... ficam à defesa ou ao ataque :lol: e quase sempre com o pelo eriçado... aí sim, talvez seja melhor ter cuidado, não vá ele magoar outro porquinho. No entanto, pela experiência que tenho, este comportamento acontece mais em relação a outros PDI´s que propriamente em relação ao dono

espero ter ajudado
ChloeS
Membro Veterano

sexta mar 27, 2009 9:21 pm

Obrigada pelas respostas! Fiquei mais animada :D Talvez esse comportamento tenha outro significado ou então seja de facto uma forma de gastar os dentes. Bem, os meus pdis muitas vezes mastigam em seco :P , tanto um como outro, isso creio que seja para cuidar dos dentes, mas o som a que me refiro é um bater de dentes muito rápido, não tem nada a ver com esse mastigar constante. Mas é possível que tenha a mesma função. De facto, começo a não ver relação entre esse comportamento e agressividade. Nunca notei o pêlo eriçado, mas hei-de reparar melhor.

Embora aguarde mais opiniões acerca da questão que inicialmente coloquei, aproveito para colocar uma outra. Já pude perceber pelo que li aqui no fórum, que alguns donos de pdis optam por lhes retirar tudo o que sirva de esconderijo, com o objectivo de os tornar menos arredios. Os meus são bastante arredios, apesar de pegar neles várias vezes ao dia, muitas vezes dando-lhes algo para comer enquanto estão ao colo, para associarem esses momentos a algo que lhes agrada. Mas não tem funcionado: ficam muito quietinhos a comer, mas quando acabam ou começam a choramingar ou ficam muito irrequietos, a tentar fugir do colo. Então experimentei tirar-lhes a casita que têm na gaiola. Mas ficaram tão desorientados que não tive coragem de os deixar assim "desprotegidos". Não acham que é um bocado cruel deixá-los sem um sítio onde se possam sentir mais seguros? Ou eles habituam-se rápido e sentem-nos relaxados ao fim de pouco tempo? Um deles - o mais tímido - até se põe a tentar escavar uma toca no fundo da gaiola, tal o desespero de se sentir tão exposto!! :lol: Faz-me pena vê-los assim, mas se se habituassem rápido e se tornassem menos nervosos seria óptimo. Como foi a adaptação dos vossos pdis à falta de esconderijo?
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

sábado mar 28, 2009 6:24 am

ChloeS Escreveu:Ando um pouco intrigada com o comportamento de um dos meus pdis. Desde muito jovem que ele, ao fim de uns dois minutos ao colo, começa a fazer um som característico com os dentes, como se batesse com os dentes uns nos outros muito rápido. Ora, informei-me acerca disso e descobri que é uma manifestação de agressividade.

Por vezes ele tem esse comportamento bem perto do outro pdi (embora penso que sempre dirigido às pessoas) e este não reage minimamente.
Esse comportamento é normalmente de agressividade, sim, devido a questões territoriais para com outros MACHOS. Daí ser sempre aconselhável habituar 2 machos cavia a conviverem juntos desde novinhos, para não haver incompatibilidades. Não sei se é o caso, mas sendo já adultos é muito complicado (senão impossível) juntar 2 machos...
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

sábado mar 28, 2009 6:29 am

ChloeS Escreveu:Mas ficaram tão desorientados que não tive coragem de os deixar assim "desprotegidos". Não acham que é um bocado cruel deixá-los sem um sítio onde se possam sentir mais seguros? Ou eles habituam-se rápido e sentem-nos relaxados ao fim de pouco tempo? Um deles - o mais tímido - até se põe a tentar escavar uma toca no fundo da gaiola, tal o desespero de se sentir tão exposto!! :lol: Faz-me pena vê-los assim, mas se se habituassem rápido e se tornassem menos nervosos seria óptimo. Como foi a adaptação dos vossos pdis à falta de esconderijo?
Eu tenho um número considerável de pdi's e acabei por abolir as casotas e esconderijos... Se estiverem num sitio onde se sintam seguros, habituados a ver os donos passar, a serem pegados, etc., tornar-se-ão menos esquivos e esse comportamento de "bichinho do mato" passa. :wink:
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

sábado mar 28, 2009 11:54 pm

Acho que os porquinhos são desconfiados por natureza, mas a rapidez do processo de habituação não depende só dos donos mas da própria personalidade do animal.

Na minha experiência com os meus 2 porquinhos, tinha o Cuí, que era um animal muito curioso. Já o Y-toy é um bicho-do-mato que não se esforça por nada, mesmo que isso implique ficar sem comida :o
Mas o mais curioso é que mesmo sendo "bicho-do-mato", não se assusta com sons ou movimentos bruscos que já lhe são familiares.

Acho que muitas vezes eles resignam-se, apreciam as festas e o colo (a longo prazo acabam por gostar, mesmo que no início não queiram), mas de qualquer forma ficam mais felizes quando voltam para a gaiola, porque esse sim é o seu território e a sua zona de conforto. (como nós quando vamos passear, sabe bem , mas é bom regressar ao conforto do lar).

Mesmo o Cuí que se espreguiçava e esparramava no colo, quando era altura de o voltar a por na gaiola ia todo lançado :P
Então experimentei tirar-lhes a casita que têm na gaiola. Mas ficaram tão desorientados que não tive coragem de os deixar assim "desprotegidos". Não acham que é um bocado cruel deixá-los sem um sítio onde se possam sentir mais seguros? Ou eles habituam-se rápido e sentem-nos relaxados ao fim de pouco tempo? Um deles - o mais tímido - até se põe a tentar escavar uma toca no fundo da gaiola, tal o desespero de se sentir tão exposto!!
Neste caso, se foram habituados a ter casota, acho uma mudança muito radical tirar o esconderijo de repente, e pelos vistos procovou stress ao mais tímido.

Penso que pode substituir a casota por uma coisa mais a descoberto mas mantendo a sensação de refúgio. Eu por exemplo, pendurava uns panos. Eles sentiam-se mais protegidos, mas na verdade.. hehehe

Eu também pensava que devia poupar ao máximo a mudanças bruscas e proteger sempre, mas por vezes um "tratamento de choque" é o melhor remédio. Por exemplo (para que não haja mal entendidos):
No início, pegava no Y-toy e ele ficava muito assustado, não ficava quieto. - Ai coitadinho, mais vale deixá-lo em paz, pensei eu. Mas desde que ficou sozinho passei a pegar nele mesmo contra a sua vontade. Acabou-se o "coitadinho". E agora recebe muito bem as minhas festas, já fecha os olhos, já me presenteou com bocejos, por isso foi obrigado mas rapidamente deixou de ser "tortura" ;)

É ter paciência, muito carinho e mimo e todos se tornam uns "mimados".

[/quote]
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
ChloeS
Membro Veterano

domingo mar 29, 2009 8:50 pm

Obrigada Di1975 e martaldf pelas respostas.

Di1975 Escreveu:Esse comportamento é normalmente de agressividade, sim, devido a questões territoriais para com outros MACHOS. Daí ser sempre aconselhável habituar 2 machos cavia a conviverem juntos desde novinhos, para não haver incompatibilidades. Não sei se é o caso, mas sendo já adultos é muito complicado (senão impossível) juntar 2 machos...
Os meus pdis nunca mostraram hostilidade um para o outro, o máximo que fazem é competir para ver quem espeta o nariz mais no alto :lol: :lol: Nem por comida nem pelo território. O mais tímido é um pdi com o perfil de submisso e se calhar é por isso que não há prolemas, O outro - o que bate os dentes - já é mais dominante e há dias em que não pára de montar o tímido, o que o deixa muito irritado. Mas mesmo assim, nunca houve brigas.
Eu creio que o bater de dentes é mesmo dirigido às pessoas. Só que as circunstâncias em que o faz deixa-me baralhada. É que enquanto bate os dentes faz coisas como estar bem quieto, ou então andar de um lado para o outro na gaiola, aparentemente descontraído, ou, como já aqui disse, fazer outros sons que significam tudo menos agressividade. E só o faz quando há alguem por perto. Há outra situação em que acontece muito e que me esqueci de mencionar: quando pego no outro porquinho e ele fica na gaiola sozinho. Ou seja, dava-me a impressão que não seria uma agressividade no sentido próprio do termo, mas uma manifestação de aborrecimento. Só aquela combinação desse comportamento com sons que parecem significar bem-estar e descontração é que me fez deixar de entender o seu significado.

Vou experimentar colocar uns panos em substituição do esconderijo, é uma boa ideia 8)
ShyFairy
Membro Veterano
Registado: quinta jul 17, 2008 4:09 pm

sábado abr 04, 2009 9:40 am

Olha eu tambem tenho um pdi (muito girooo:D) ele é mesmo muito querido, sempre que lhe vou fazer uma festa espreguiça-se todo e boceja ao mesmo tempo e faz uns sons muito engraçados. Eu pego-lhe muitas vezes, e meto uma mantinha na minha cama e meto-o la comigo enquanto vejo tv ou um filme e ele tambem bate os dentes e as vezes ate range os dentes so que parece contraditorio porque ele muitas vezes faz isso quando está confortavel, deitado na mantinha com as patas de lado, boceja e depois range os dentes. As vezes tambem fico confusa mas o meu bixinho nunca teve sinal de agressividade e portanto penso que o bater dos dentes ou o ranger dos dentes pode nao estar associado na maior parte das vezes a agressividade. Se não, porque razao o meu pdi estava confortavelmente a durmir (ate suspira e tudo) e batia os dentes? eheheh Secalhar eles fazem isso só porque sim! lol ou para se entreterem sei la.
Responder

Voltar para “Exóticos”