Iguana não come fruta.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
SOFIAV
Membro
Registado: quinta nov 27, 2008 2:13 pm

sexta mar 27, 2009 3:38 pm

Olá!Resolvi pôr este post porque já vi muitas pessoas dar fruta ás suas iguanas.Embora,já me tenham avisado aqui k não posso dar muita(por causa do açucar).O facto é k o meu rapaz não come nenhuma :o
Já dei(maçã,manga,uvas,pêras e bananas)e ele come nenhuma,só come verduras e ração.
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

sexta mar 27, 2009 4:00 pm

nao tenhas problema, porque a maioria das iguanas nao come muita fruta, alias nem gostam dela. O meu por exemplo so gosta de morangos,e nao é sempre. de resto outra fruta nem lhe toca.

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Melchizdeck
Membro
Registado: segunda mar 09, 2009 1:58 pm

sexta mar 27, 2009 7:21 pm

As iguanas são primariamente herbívoras. Enquanto pequenas podem comer pequenos insectos, mas este hábito diminui com a idade. Ao contrário de outros répteis, a Iguana não necessita de alimento vivo para ser criada. Uma dieta rica em verduras é o mais indicado para o animal. Existem rações para répteis à venda no mercado, mas é sempre preferivel e mais saudável, uma equilibrada e variada salada de legumes e folhas verdes.
As verduras devem ser a categoria de alimentos mais presente na dieta destes animais - cerca de metade. Couve de bruxelas, nabo, nabiças, dentes-de-leão, trevos, armole e ervas silvestres são boas opções.
Outra parte substancial da alimentação das iguanas são outros vegetais, tais como, feijão verde, espargos, alfalfa, cebola, cogumelos, batata doce, cenouras, entre outros.
A fruta também tem um papel importante no equilíbrio da dieta. Figos, amoras, morangos, manga, meloa, papaia, maçã, banana (que deve ser dada em pouca quantidade), entre outros, fornecem grande parte das vitaminas necessárias à espécie.
Há alimentos que não devem ser dados a uma iguana, pois podem inclusivamente provocar a morte destes répteis. Sendo um herbívoro, a iguana é um animal que se alimenta exclusivamente de produtos vegetais. Não se deve dar nenhum tipo de alimento de origem animal, ou seja carnes, ou qualquer outro tipo de alimentos que contenham açúcares (tirando a fruta).

Tudo de bom para o teu rapaz

:D
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

sexta mar 27, 2009 7:38 pm

Se o que disseste foi retirado de um site é boa ideia referir de qual foi :wink:
Melchizdeck
Membro

sexta mar 27, 2009 7:46 pm

limao Escreveu:Se o que disseste foi retirado de um site é boa ideia referir de qual foi :wink:
e se não foi? posso-te dizer para pedires desculpa?
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta mar 27, 2009 8:22 pm

Melchizdeck Escreveu:(...). Couve de bruxelas, nabo, nabiças, dentes-de-leão, trevos, armole e ervas silvestres são boas opções.
Outra parte substancial da alimentação das iguanas são outros vegetais, tais como, feijão verde, espargos, alfalfa, cebola, cogumelos, batata doce, cenouras, entre outros.
A fruta também tem um papel importante no equilíbrio da dieta. Figos, amoras, morangos, manga, meloa, papaia, maçã, banana (que deve ser dada em pouca quantidade), entre outros, fornecem grande parte das vitaminas necessárias à espécie.
(...)Tudo de bom para o teu rapaz

tem atenção que grande parte dos alimentos que aconselhaste, só devem ser dados ocasionalmente, e não fazer parte da salada diaria
http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm

Brussels Sprouts(couve de bruxelas)
High in goitrogens and should only be fed on occasion.
Should be finely chopped or shredded.
Ca:P 0.6:1 , Pro: 3.3%, Fat: 0.3%, Water: 86%, Fiber: 3.8%
OCCASIONAL
(...)
Rutabaga(nabo)
Should be peeled and finely chopped or shredded.
Ca:P 0.8:1 , Pro: 1.2%, Fat: 0.2%, Water: 90%, Fiber: 2.5%
OCCASIONAL
Green beans(feijão verde
Also known as snap beans. Good choice for staple vegetable. Should be finely chopped or shredded.
Ca:P 1:1 , Pro: 1.8%, Fat: 0.1%, Water: 90%, Fiber: 3.4%
STAPLE VEGGIE
(...)
Turnip greens(nabiça) Decent choice for greens. Very high in calcium, although somewhat high in goitrogens.
Best when cut into larger pieces or strips. Finely chop, shred, or discard stems. Store cut, dried pieces in plastic storage bag with other greens wrapped in paper towels. Squeeze air out of bag.
Ca:P 4.5:1, Pro: 1.5%, Fat: 0.3%, Water: 91%, Fiber: 3.2%
STAPLE GREEN (WHEN MIXED WITH OTHER GREENS)
(...)
Asparagus(Espargos) Very good source of protein.
Ca:P 0.38:1 , Pro: 2.3%, Fat: 0.2%, Water: 92%, Fiber: 2.1%
OCCASIONAL
(...)
Alfalfa
STAPLE
(...)
Mushrooms(cogumelos)
Very high in phosphorus and should only be fed on occasion. Should be finely chopped.
Ca:P 0.05:1 , Pro: 2.9%, Fat: 0.3%, Water: 92%, Fiber: 1.2%
OCCASIONAL
(...)
Sweet potato(batata doce)
Should be peeled and very finely shredded. Fairly high in phosphorus, so best used as a substitute for other orange veggies occasionally.
Ca:P 0.8:1, Pro: 1.7%, Fat: 0.3%, Water: 73%, Fiber: 3%
OCCASIONAL
(...)
Carrots(cenora)
Should be peeled and finely shredded. (Carrot tops can be high in oxalates and should only be fed on occasion.)Ca:P 0.6:1, Pro: 1%, Fat: 0.2%, Water: 88%, Fiber: 3%
OCCASIONAL
(...)
Blackberries(amoras)
Great for treats and regular part of fruit content.
Ca:P 1.5:1, Pro: 0.7%, Fat: 0.4%, Water: 86%, Fiber: 5.3%
OCCASIONAL
(...)
Strawberries(morangos)
High in oxalates and goitrogens. Remove stems and caps and finely chop.
Ca:P 0.7:1, Pro: 0.6%, Fat: 0.4%, Water: 92%, Fiber: 2.3%
OCCASIONAL AND/OR TREAT
(...)
Mango
Should be peeled, pitted, and finely chopped or crushed.
Ca:P 0.9:1, Pro: 0.5%, Fat: 0.3%, Water: 82%, Fiber: 1.8%
STAPLE FRUIT
(...)
Honeydew melon(meloa)
Should be cored, rinds discarded and finely chopped.
Ca:P 0.6:1 , Pro: 0.5%, Fat: 0.1%, Water: 90%, Fiber: 0.6%
OCCASIONAL
(...)
Papaya
Good source of fiber. Should be peeled, seeds removed and finely chopped or shredded.
Ca:P 4.8:1, Pro: 0.6%, Fat: 0.1%, Water: 89%, Fiber: 1.8%
STAPLE FRUIT
(...)
Apples(maçã)
Should be peeled, cored and finely chopped or shredded.
Ca:P 0.6:1 , Pro: 0.15%, Fat: 0.3%, Water: 84.5%, Fiber: 1.9%
OCCASIONAL
(...)
Bananas
Only on occasion. Peels may also be fed, but only if they were organically grown.
Ca:P 0.3:1 , Pro: 1%, Fat: 0.5%, Water: 75%, Fiber: 2.4%
OCCASIONAL
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

sexta mar 27, 2009 8:32 pm

Melchizdeck Escreveu:
limao Escreveu:Se o que disseste foi retirado de um site é boa ideia referir de qual foi :wink:
Podes, mas concerteza que não te vou pedir, se reparares eu não disse que tiraste de um site mas como me pareceu que sim apenas aconselhei e não foi de qualquer forma um ataque mas sim um conselho.
Melchizdeck
Membro

sexta mar 27, 2009 9:16 pm

limao Escreveu:
Melchizdeck Escreveu:
Podes, mas concerteza que não te vou pedir, se reparares eu não disse que tiraste de um site mas como me pareceu que sim apenas aconselhei e não foi de qualquer forma um ataque mas sim um conselho.
É na boa mas hoje apanhaste-me num mau dia já fui atacado aki forte e feio!!! Eu é k peço desculpa 8)
Melchizdeck
Membro

sexta mar 27, 2009 9:18 pm

Native Escreveu:
Melchizdeck Escreveu:(...). Couve de bruxelas, nabo, nabiças, dentes-de-leão, trevos, armole e ervas silvestres são boas opções.
(...)Tudo de bom para o teu rapaz

tem atenção que grande parte dos alimentos que aconselhaste, só devem ser dados ocasionalmente, e não fazer parte da salada diaria
http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm

Brussels Sprouts(couve de bruxelas)
High in goitrogens and should only be fed on occasion.
Ca:P 0.6:1 , Pro: 3.3%, Fat: 0.3%, Water: 86%, Fiber: 3.8%
OCCASIONAL
(...)
Rutabaga(nabo)
Should be peeled and finely chopped or shredded.
Ca:P 0.8:1 , Pro: 1.2%, Fat: 0.2%, Water: 90%, Fiber: 2.5%
OCCASIONAL
Green beans(feijão verde
Also known as snap beans. Good choice for staple vegetable. Should be finely chopped or shredded.
Ca:P 1:1 , Pro: 1.8%, Fat: 0.1%, Water: 90%, Fiber: 3.4%
STAPLE VEGGIE
(...)
Turnip greens(nabiça) Decent choice for greens. Very high in calcium, although somewhat high in goitrogens.
Best when cut into larger pieces or strips. Finely chop, shred, or discard stems. Store cut, dried pieces in plastic storage bag with other greens wrapped in paper towels. Squeeze air out of bag.
Ca:P 4.5:1, Pro: 1.5%, Fat: 0.3%, Water: 91%, Fiber: 3.2%
STAPLE GREEN (WHEN MIXED WITH OTHER GREENS)
(...)
Asparagus(Espargos) Very good source of protein.
Ca:P 0.38:1 , Pro: 2.3%, Fat: 0.2%, Water: 92%, Fiber: 2.1%
OCCASIONAL
(...)
Alfalfa
STAPLE
(...)
Mushrooms(cogumelos)
Very high in phosphorus and should only be fed on occasion. Should be finely chopped.
Ca:P 0.05:1 , Pro: 2.9%, Fat: 0.3%, Water: 92%, Fiber: 1.2%
OCCASIONAL
(...)
Sweet potato(batata doce)
Should be peeled and very finely shredded. Fairly high in phosphorus, so best used as a substitute for other orange veggies occasionally.
Ca:P 0.8:1, Pro: 1.7%, Fat: 0.3%, Water: 73%, Fiber: 3%
OCCASIONAL
(...)
Carrots(cenora)
Should be peeled and finely shredded. (Carrot tops can be high in oxalates and should only be fed on occasion.)Ca:P 0.6:1, Pro: 1%, Fat: 0.2%, Water: 88%, Fiber: 3%
OCCASIONAL
(...)
Blackberries(amoras)
Great for treats and regular part of fruit content.
Ca:P 1.5:1, Pro: 0.7%, Fat: 0.4%, Water: 86%, Fiber: 5.3%
OCCASIONAL
(...)
Strawberries(morangos)
High in oxalates and goitrogens. Remove stems and caps and finely chop.
Ca:P 0.7:1, Pro: 0.6%, Fat: 0.4%, Water: 92%, Fiber: 2.3%
OCCASIONAL AND/OR TREAT
(...)
Mango
Should be peeled, pitted, and finely chopped or crushed.
Ca:P 0.9:1, Pro: 0.5%, Fat: 0.3%, Water: 82%, Fiber: 1.8%
STAPLE FRUIT
(...)
Honeydew melon(meloa)
Should be cored, rinds discarded and finely chopped.
Ca:P 0.6:1 , Pro: 0.5%, Fat: 0.1%, Water: 90%, Fiber: 0.6%
OCCASIONAL
(...)
Papaya
Good source of fiber. Should be peeled, seeds removed and finely chopped or shredded.
Ca:P 4.8:1, Pro: 0.6%, Fat: 0.1%, Water: 89%, Fiber: 1.8%
STAPLE FRUIT
(...)
Apples(maçã)
Should be peeled, cored and finely chopped or shredded.
Ca:P 0.6:1 , Pro: 0.15%, Fat: 0.3%, Water: 84.5%, Fiber: 1.9%
OCCASIONAL
(...)
Bananas
Only on occasion. Peels may also be fed, but only if they were organically grown.
Ca:P 0.3:1 , Pro: 1%, Fat: 0.5%, Water: 75%, Fiber: 2.4%
OCCASIONAL

VALEU NATIVE MUITO BOM
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sexta mar 27, 2009 10:13 pm

Melchizdeck Escreveu:

Desculpem lá o offtopic, mas se é coisa que não tolero, é Plágio e a seguir a desonestidade em negá-lo. Se transcrever frases para aqui não é grande crime, estar a dizer que foi da nossa autoria depois de outros users perguntarem, aí eu já o poderei acusar de qualquer coisa.

Acontece, para seu azar, que fiz há relativamente pouco tempo um estudo sobre a iguana verde, e na parte da alimentação, usei, entre outras fontes, a fonte que o Melchizdeck transcreveu/citou (e olhe que não me parece que seja você o autor). Existe até uma frase que eu próprio citei (devidamente contextualizada), que é ipsis verbis igual à sua.

Não nego que incluiu informação na fonte, pois eu só usei aquilo que precisava, mas alguma coisa usou. O meu trabalho e a fonte que mobilizei confirmam-no. Portanto, ou eu prevejo o futuro, ou o Melchizdeck acabou de fazer plágio.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
rebelX
Membro
Registado: sábado jan 19, 2008 12:23 am

sábado mar 28, 2009 12:48 am

SOFIAV Escreveu:Olá!Resolvi pôr este post porque já vi muitas pessoas dar fruta ás suas iguanas.Embora,já me tenham avisado aqui k não posso dar muita(por causa do açucar).O facto é k o meu rapaz não come nenhuma :o
Já dei(maçã,manga,uvas,pêras e bananas)e ele come nenhuma,só come verduras e ração.
olha fruta só dou como guloseima,porque o que ele gosta é mesmo de legumes frescos e alguns cozidos (agua s|sal) ele adora,a fruta que ele gosta é outra eh eh eh
<p><strong>&acute;Enriquece-te de bondade e oferece-a a quem n&atilde;o sabe dar.&acute;</strong> Ghandi</p>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sábado mar 28, 2009 1:20 am

a minha fruta tb muito pouco, gosta bastante de maçã e morangos la petisca. de resto é só saladinhas frescas e ração de vez em quando.
Disprasio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

sábado mar 28, 2009 11:20 am

de vez enquando manga madura, mas so muito raramente
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
SOFIAV
Membro
Registado: quinta nov 27, 2008 2:13 pm

sábado mar 28, 2009 12:08 pm

E eu a pensar k o meu Bublles(iguana)é k era esquezito e só comia o k lhe interessava! 8)
Native obrigado pela dica,tá mto boa :)
OBRIGADO,a todas as opiniões.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”