Pedido esclarecimento Ração.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
magicboy
Mensagens: 2
Registado: segunda mai 19, 2003 11:16 pm

sexta mar 27, 2009 8:56 pm

Boa

Tenho uma duvida que gostaria que me ajudassem os mais entenditos.

A Ração de cão se estiverem fechadas nos sacos e nunca terem sido abertas elas podem estragar-se se estiverem muito tempo sem se consumida?

É que encontreo ração da marca Puriona Proplan em promoção no Maxmat.

Aguardo Resposta
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta mar 27, 2009 9:27 pm

magicboy Escreveu:Boa

Tenho uma duvida que gostaria que me ajudassem os mais entenditos.

A Ração de cão se estiverem fechadas nos sacos e nunca terem sido abertas elas podem estragar-se se estiverem muito tempo sem se consumida?

É que encontreo ração da marca Puriona Proplan em promoção no Maxmat.

Aguardo Resposta
Eu não sou entendido, mas posso responder? ;)
As rações, tal como todos os produtos perecíveis embalados, tem indicada uma DATA DE VALIDADE ou 'consumir de preferência antes de'. Por isso o fabricante garante que desde que não violada a embalagem, em principio, dura pelo menos ate ao fim dessa data.
pifo
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm
Localização: Tobias & Gaspar

sexta mar 27, 2009 9:46 pm

Proplan no Maxmat? Essa desconhecia.

Relativamente à questão, é o que o PauloC1 disse.
Cumps ;)
Naturamqr
Membro Veterano
Mensagens: 954
Registado: domingo dez 28, 2008 9:54 pm
Localização: Mugen e Honda

sexta mar 27, 2009 10:32 pm

Pode dizer-me ja agora em que zona do pais é essa maxmat por curiosidade?

Realmente na maxmat é estranho... Mas estragada acho pouco provavel que esteja. No maximo deverá estar quase a terminar o prazo de validae.
<a target="_blank" href="http://vimeo.com/8245735">http://vimeo.com/8245735</a>
<strong>>Chocante mas verdadeiro - Adopte um amigo para toda a vida!

"Os animais dividem connosco o privil&eacute;gio de terem uma alma." (Pit&aacute;goras)

http://trapilhicesdanatura.blogspot.com/ </strong>
Carpeju
Membro Veterano
Mensagens: 655
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm
Localização: Cadela: Kira

sexta mar 27, 2009 10:53 pm

Certo o PauloC1,

Aproveito para questionar sobre a forma de armazenamento, em locais úmidos, por exemplo, ela estraga não?
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
mi_xen
Membro Veterano
Mensagens: 495
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

sexta mar 27, 2009 11:25 pm

Aproveito o topico para colocar uma outra questao. Eu compro um saco de 15kg de Eukanuba por mes (+/-) para o mike. Depois de abrir o saco, a comida nao perde qualidade mesmo estando num local seco e fresco?

Margarida
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

sexta mar 27, 2009 11:30 pm

Carpeju Escreveu:Certo o PauloC1,

Aproveito para questionar sobre a forma de armazenamento, em locais úmidos, por exemplo, ela estraga não?
claro que sim, se a humidade chegar à saca!

uma boa forma de perceber se a ração ainda estará em condições é mesmo pela saca. muitas vezes as sacas estão gordurosas por fora, em principio essa ração já não estará em perfeito estado de consumo...

nas latas e embalagens de comida humida é mais fácil de ver. quando a comida começa a fermentar e a ficar estragada, a embalagem fica abaulada (no caso das latas).
Carpeju
Membro Veterano
Mensagens: 655
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm
Localização: Cadela: Kira

sexta mar 27, 2009 11:39 pm

certo omega2, é porque questiono muito esse mercado de comprar ração on line ou não verificar a forma de armazenamento da mesma.

a ração é boa e tal e o cão vomita, fica apático, daí o dono não sabe por quê? :roll:

devem ser armazenadas como se fossem armazenar o próprio alimento, imagina nós comendo um alimento que fica dentro de um saco, em local impróprio, enfim, minha opinião. 8)
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
magicboy
Mensagens: 2
Registado: segunda mai 19, 2003 11:16 pm

sexta mar 27, 2009 11:58 pm

Pois aqui na zona onde moro estão a vender sakas mas penso que devem estar acabar o prazo. Amanha vou passar lá para ver o prazo de validade.

Só para dizer que a zona onde se encontra a venda vai estar um pouco longe para muitos, porque é na Ilha da Madeira :D :D .
xixaveron
Membro Veterano
Mensagens: 418
Registado: quarta fev 27, 2008 1:36 am

sábado mar 28, 2009 1:43 am

Boas !
Esporadicamente a Pro Plan faz umas promoções , e não é com o fim de validade próxima , eu compro Pro Plan no meu vet. e ainda á 3 semanas comprei em promoção e a validade é 2/2010 , mas eu ao contrário do rapaz mágico moro mesmo no continente (Portimão)
YolaeFifi
Membro Veterano
Mensagens: 2545
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

domingo mar 29, 2009 7:20 pm

em relação às embalagens fechadas:

como já foi dito existe o prazo de validade. nunca poderá estar à venda ração depois desse prazo, pode sim estar em promoção por estar quase a aproximar dessa data.
mesmo com a ração fora do prazo, ainda pode ser consumida.
desde que fechada tem uma margem de segurança de cerca de 6 meses a quase um ano!
já alimentei (e alimento) cães com rações fora de prazo, algumas à mais de um ano! e estavam em bom estado. como é um produto seco demora a deteriorar-se. por isto também quanto maior o nível de humidade da ração, mais depressa se estraga, como é óbvio.
é sempre importante verificar o estado da ração: se não está esverdeada, deteriorada, se tem um cheiro desagradável, se tem alguma camada de fungos, etc.

quanto às embalagens e a humidade:
é claro que a humidade afecta a ração, mesmo fechada. o melhor é guardar a ração num local fresco e seco, sem luz solar directa. por isso existem aquelas latas de oferta para guardar a ração, são óptimas!

devemos também optar por embalagens de qualidade. já repararam que há embalagens em papel, outras em plástico, umas com uma camada, outras com várias.... o melhor é uma embalagem em plástico grosso, impede melhor a 'invasão' da humidade.
uma embalagem bem fechada também é um bom caminho para a preservação da ração. claro que o ideal são embalagens como a hill's que traz um fecho tipo os da roupa, mas nem todos podemos comprar. por isso fechem bem as sacas com uma mola grande (grande mesmo tipo grampo!) compram bem um par no chinês.


no meu caso tenho as rações guardadas no local onde antigamente (antes do gás natural) se guardavam as bilhas do gás na minha casa, por isso é um armário de chão, com a altura do balcão da cozinha, fica sempre fechado, não apanha águas nem fumos. no entanto uma vez estragou-se uma saca devido a ter rebentado um cano (mas não sabíamos) e o chão debaixo da saca tinha água retida mas não se via, só quando saturou e caíu para a cozinha da vizinha de baixo. a embalagem era de papel....
LucNun
Membro Veterano
Mensagens: 1613
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

domingo mar 29, 2009 7:50 pm

Todas as embalagens de papel que já me passaram pelas mãos, tanto de rações baratas como das mais caras, eram (e continuam a ser) formadas por duas camadas de papel com uma de plástico no meio. A camada de papel interior, por seu lado, também é plastificada. Quando em boas condições, estes sacos são estanques e garantem uma boa conservação. Os da Hill's ainda não há muito tempo eram assim.

O problema está em como elas são manuseadas. São frequentemente arrastadas pelo chão, o que pode romper os sacos, além de que os puxões podem rebentar as costuras. Nessas condições, é evidente que tudo lhes pode entrar e estragar o conteúdo.

E também já me aconteceu por um par de vezes abrir um saco em perfeitas condições e absolutamente dentro do prazo, e encontrar a ração cheia de bicho.

As coisas não são assim tão lineares, mas, como é evidente, é essencial que os lugares em que elas se guardem, tanto nos diversos armazéns por onde passam como em nossas casas, sejam limpos e secos. E devem ser guardadas dentro das embalagens de origem; embora bonitos e úteis, os contentores são dispensáveis.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Responder

Voltar para “Cães”