pincher morde todo mundo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

kiocezar
Membro Júnior
Registado: quarta jul 16, 2003 12:21 pm

quarta jul 16, 2003 12:34 pm

:D quero ensinar meu cao a nao morder os outros, ele é um pincher filhote e fica mordendo todo mundo. eu vou passar a mao nele e ele morde é fraco a mordida mas enche o saco.
podem me ajudar?
valeu ;) ;) ;)

[email protected]
MaryLuna
Membro Veterano
Registado: quinta jun 19, 2003 1:10 pm
Contacto:

quarta jul 16, 2003 12:37 pm

Bem o pincher é um cão nervoso por natureza, mas já experimentou dar uma palmadinha ou falar em tão mais agressivo quando ele reage assim?

Agora que é pequeno é que é a altura ideal para o educar nesse sentido ;)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta jul 16, 2003 12:56 pm

Olá

A MaryLuna disse o essencial. Eu só venho concordar.
Mas, já agora, vou dar o meu testemunho.
Tenho três whippets. Todos irmãos. Os dois primeiros são de uma ninhada e o segundo de outra mais recente, mas os pais são comuns.
O whippet é uma raça dócil, pacífica. A título de exemplo, se estiverem a roer um osso, qualquer pessoa pode aproximar-se deles e tirar-lho sem quaisquer problemas. Nem sequer rosnam.

Mas quando veio o Kiko, o mais novo, mostrou-se com um temperamento ligeiramente diferente e uma das manias era o abocanhar tudo e todos nas suas brincadeiras, coisa que os outros nunca fizeram.
A solução foi simples, que consistiu em dar-lhe umas ligeiras palmadas (bofetadas) no focinho. Foi remédio santo.
É curioso que ele, como tem a mania que manda, isto é, tem toda a tendência alfa, de vez em quando lá faz mais uma tentativa, mas agora basta mostrar-lhe a mão e a expressão de desagrado. Aliás, como ele é alfa (notória tendência de dominância que, neste caso em consideração, se revela a morder por tudo e por nada) vai tentando ser o líder dos três, que é muito notório nas brincadeiras entre eles. Mas o Fozzy mete-o nos eixos e lá lhe diz à sua maneira: "porta-te com juizo que quem manda aqui sou eu. A seguir ao nel, claro..." :lol:

O seu cão tem essa tendência de dominância. Entre cães, que se entendam. Mas não deixe que ele mande em si. Enquanto é tempo. Depois, mais tarde, é muito difícil de corrigir.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta jul 16, 2003 1:39 pm

Como você disse, é um cachorro e o morder pode não ser ainda sinónimo de agressividade.

Quando tiver esse comportamento, agarre-lhe pela pele acima do pescoço, abaneo-o como faria a mãe dele, e diga-lhe um "Não" firme e enérgico. Nunca lhe bata. O abanão é um castigo que eles entendem e não tem por que ser violento.

Quando se aproximar e não morder, felicite-o efusivamente. Em pouco tempo ele vai descobrir qual é o comportamento adequado.

Sorte e... paciencia

José Carlos
Mila
Membro
Registado: quinta jan 16, 2003 9:11 pm

quinta jul 17, 2003 11:24 am

Pois é, os Pinchers são cães de um temperamento muito dificil, que ao mesmo tempo conseguem contrariar a fama que têm de ladrar muito e serem maus, com o carinho que dão aos donos.

Na minha modesta opinião, o que deves fazer, é tentar educar o Pincher, da forma como o membro JCSOUSA disse.

Mas o certo, é que tem de ser quando ainda é novinho, porque mais tarde é muito dificil, ou quase impossível.

Tenho dois Pincher, muito carinhosos com os donos, mas são verdadeiros cães de guarda, porque em casa não entra ninguém estranho, e se entrar...lá vai uma mordidela, mas de seguida ficam muito nervosos pois sabem que fizeram mal...

E digo que são verdadeiros cães de guarda, porque já fui assaltada, e com os latidos deles, o delinquente foi apanhado...

Beijinhos

Suzana da Silva

Vilamoura

Algarve
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jul 17, 2003 2:14 pm

Ora viva,
Seja ou não sinónimo de agressividade, o morder todo o mundo é um comportamento que desde logo se deve corrigir. O que agora pode até ser bincadeira, não deve ser de modo algum aceite ou estimulado sob pena de se vir a tornar algo incomodativo ou mesmo perigoso. De facto, embora seja uma pequena mordida as suas consequências podem variar de gravidade consoante a pessoa a quem mordem (pode ser uma criança pequena) e onde mordem ( na cara por exemplo).
Assim, e para corrijir este comportamento há que reprimi-lo. Já aqui foi sugerida uma palmada ou um abanão no cachaço, e ambos os metodos têm a sua própria eficácia. Tudo dependerá da idade do cachorro ou da reacção que este tipo de estimulo lhe provocar. Nomeadamente, o metodo do abanão já não será muito eficaz e poderá até ser contraproducente num cachorro juvenil, mas terás resultado num cachorro bebé. Num cachorro juvenil será mais eficaz a tal palmada.
Saliento também que, como estamos perante uma raça pequena e de constituição frágil há que medir e moderar muito bem a força destes correctivos.

Boa sorte
Paulo C.
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta jul 17, 2003 3:08 pm

Ó Paulo, corrija-me se estiver errada, mas já foi muito discutido o tal "abanão" pegando os cachorros pelo cachaço e a ideia com que fiquei é que nunca se deve fazer. Na altura, acho que foi a sealords que disse que quando eles abanam assim os sapatos que apanham não é para os repreender com certeza!!! Ou seja, esse "abanão" pode trazer consequências muito graves, ainda mais para um cachorro de uma raça pequena, ao princípio acho que são mais "frágeis"!!! Acho que isto está algures no tópico que o nel abriu "batem no cão"!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 17, 2003 4:19 pm

isabelpo Escreveu: Ó Paulo, corrija-me se estiver errada, mas já foi muito discutido o tal "abanão" pegando os cachorros pelo cachaço e a ideia com que fiquei é que nunca se deve fazer. Na altura, acho que foi a sealords que disse que quando eles abanam assim os sapatos que apanham não é para os repreender com certeza!!! Ou seja, esse "abanão" pode trazer consequências muito graves, ainda mais para um cachorro de uma raça pequena, ao princípio acho que são mais "frágeis"!!! Acho que isto está algures no tópico que o nel abriu "batem no cão"!
Não tive oportunidade de ver. Importa-se de me dar mais alguns detalhes?
Só pelo que li aqui, comprarar o abanar do cachaço com o abanar dos sapatos é diferente! Nos sapatos está a "matar-se uma presa", no abanar do cachaço não é essa a intenção. Se estivesse a fazer isso a um coelho e o cachorro a ver é obvio que ele não ia entender isso como uma repreensão ao coelho, mas se lho faço a ele ( e ele tem a noção que eu sou o alfa ou um 'pai' adoptivo) saberá concerteza que é uma repreensão.
Numa idade mai avançadita, o juvenil espigadote ou mesmo com tendências dominadoras isto pode funcionar ou não! É que ele pode não aceitar o correctivo e querer disputar a liderança e reagir (porque o abananço é um acto extremo de dominância)! Por isso aí talvez seja mais válida e segura a palmada firme, muito "humana" e com pouco de linguagem canina!

Abraços
Paulo C.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta jul 17, 2003 4:35 pm

Como fui eu, creio, que falou no tal "abanão" permitam-me expôr a minha interpretação:

Se virem uma manada de lobos ou uma matilha de cães , hão-de reparar que os adultos (sobretudo as mães) quando algum cachorro está a "chatear" é colhido com os dentes por essa zona e abanado enérgicamente como forma de o colocar no lugar devido. Daí que o tal abanão, em minha opinião, seja o correctivo melhor entendível pelos cachorros.

É evidente que todo o castigo deve ser usado com conta, peso e medida, isto é - na medida certa e na hora exacta. A postura corporal e o tom de voz são outras medidas usadas normalmente, de menor intensidade. Creio que pelo que contaram deste cão em particular não serão eficazes.

Discordo do Paulo relativamente à palmada no cachorro, porque acho que é menos entendível pelo bicho e por isso menos eficaz.

Já agora aproveito para pronunciar-me sobre o jacto de água como castigo, que creio que tambem foi focado neste tópico: discordo totalmente. Se o cão gosta de água, não exerce nenhuma pressão sobre ele, pelo contrário; se não gosta, pode provocar-lhe uma fobia, e estariamos a resolver um problema e a meter-nos noutro.

Admito, naturalmente, outros pontos de vista, mas esta é realmente a minha opinião.

Cumprimentos

José Carlos
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta jul 17, 2003 5:10 pm

Encontrei!
Foi nesta conversa que aprendi o que disse na minha observação! Mais uma vez peço que me corrijam se me engano, mas fiquei com a nítida sensação que não se deve repreender assim os cães!
SeaLords Escreveu:
Uma forma de repreender defendida por muita gente consiste em agarrar o cão pelo cachaço e abanar, simulando assim a acção dos progenitores quando castigam os filhotes.
Ó nel, ponha lá mais esta nos mitos. É que as mães não castigam os filhos desta forma (quem descobriu que as mães tratam assim os filhos devia estar a vir duma noite nas docas). É desta forma sim que os cães matam as suas presas. Portanto, quem quiser conservar o seu cachorrito sãzinho da silva é melhor não experimentar a técnica.
nel Escreveu: Obrigado SeaLords, vai já direitinho para a colecção.

Eu sempre desconfiei deste método, mas como tem sido referido por pessoas mais experientes do que eu, nunca o contrariei.

Já agora vou contar um pequeno epesódio que se passou com os meus cães quando ainda eram cachorros. Quando viam um cão, fosse de que raça fosse, corriam para ele para a brincadeira, que era logo entendida como tal e nunca houve qualquer problema.
Um dia o Guga "atirou-se" a um huski, adulto, já conhecido deles e com quem costumavam brincar. Mas este, por ter sido surpreendido ou se ter assustado, reagiu de forma pouco amistosa. Abocanhou-o pelo cachaço e deu-lhe duas sacudidelas. Não lhe causou qualquer mossa e na altura veio-me logo à cabeça o tal conceito: "pois, não o magoou porque só o quis repreender". Mas aquilo intrigou-me e pouco a pouco tenho vindo a convencer-me de outra realidade: "pois, não o matou porque não calhou..."
SeaLords Escreveu:
"pois, não o matou porque não calhou..."
Pois, falta de treino ...

Já agora, nunca viram os vossos cães "matarem" os chinelos ou as bolas? (ou será que estão apenas a repreendê-los, para eles não se mexerem tanto?)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 17, 2003 6:02 pm

quero ensinar meu cao a nao morder os outros, ele é um pincher filhote e fica mordendo todo mundo. eu vou passar a mao nele e ele morde é fraco a mordida mas enche o saco.
Os cachorros, como quase todos os animais são condicionados pelas suas experiencias de vida. Se ao fazerem X acção são castigados, então brevemente deixarão de executar essas mm acção (afinal, ng gosta de ser castigado).

Em vez de filosofias baratas, pq não dar no cão uma chapada seca no focinho sempre que ele faz isso ? (é claro, com sensibilidade)

A nivel de exemplo, ontem veio cá para casa uma cachorra com 3 meses que pulava imenso e mordia-nos. Hoje, após ter sido repreendida umas vezes, já não se atreve a pular nem a morder as mãos.
E garanto, que ela não apanhou trauma nenhum
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jul 17, 2003 6:12 pm

E garanto, que ela não apanhou trauma nenhum
pois...eu é que nunca me hei-de esquecer da dentada no dedinho por ter tentado abanar o max pelo cachaço :oops: :oops:
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 17, 2003 6:19 pm

Discordo do Paulo relativamente à palmada no cachorro, porque acho que é menos entendível pelo bicho e por isso menos eficaz.
Experimente lá dar um abanão mo cachaço de um cachorro Rottweiler de 8 meses, de um S. Bernardo, de um Grand Danois, etc.!!!! Se calhar é melhor afincar-se bem no chão com os dois pés, agarrar no cachaço com as duas mãos e preparar-se para fazer algo semelhante à força de sacudir aquele tapete velho da sala que pesa uns 50 Kilos!!
Vai ver que se safa muito melhor com uma palmada seca no focinho!

Abraços
Paulo C.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jul 17, 2003 6:33 pm

Experimente lá dar um abanão mo cachaço de um cachorro Rottweiler de 8 meses, de um S. Bernardo, de um Grand Danois, etc.!!!! Se calhar é melhor afincar-se bem no chão com os dois pés, agarrar no cachaço com as duas mãos e preparar-se para fazer algo semelhante à força de sacudir aquele tapete velho da sala que pesa uns 50 Kilos!!
nem é preciso tanto. o sr. max tem só uns 35 kilinhos e fez estragos q.b. também quando ele faz alguma, não vejo boa política bater-lhe no focinho. ele detesta. o melhor é que a mão fique o mais longe possível da boca. aliás se lhe der com a mão, ele ainda se ri de mim :roll: :roll: nas grandes patifarias, tenho de utilizar medidas mais drásticas. po-lo de castigo no quintal, dá um resultadão.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta jul 17, 2003 6:58 pm

Isto está giro.
Moral da história, ou resumindo e concluindo.
Eu dei-me bem com a bofetada no focinho (dele, do kiko, claro).:lol:
O termo bofetada é muito forte. Está associado a dor. Neste caso, de certeza absoluta que o kiko não teve qualquer dor, dado a intensidade da pancada. Mas sentiu o gesto, a expressão de desagrado e a atitude. Qualquer bofetada é humilhante para nós gente. Mas julgo que eles a interpretam exactamente da mesma forma. É esta a minha convicção.

E depois até nos pode sair o tiro pela culatra, não é?
anjaazul Escreveu:pois...eu é que nunca me hei-de esquecer da dentada no dedinho por ter tentado abanar o max pelo cachaço
:lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”