Tartaruga Leopardo(Pardalis)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Enxuto
Membro Júnior
Registado: quarta mar 25, 2009 11:19 pm

sábado mar 28, 2009 10:56 pm

Boas, sou novo por aqui, e tenho algumas questoes importantes que gostava que alguem entendido me pudesse ajudar
adquiri a pouco mais de 1 mês 1 Pardalis construi 1 terrario todo em madeira e agora durante este tempo usei como substrato 5kg de terra desparasitada para metade do terrario e mais 5kg de areia amarela de deserto que comprei para a outra metade, isto é muito despendioso e como o terrario é bem grande gostava da ajuda de alguem para saber se ha algum substrato mais indicado
Entretanto comprei corncobs e estou a pensar comprar casca de pinheiro daquela de jardim isto se algum de vós me recomendar e me garantir que não ha perigo de parasitas ou algo do genero.

Q.como consigo saber a idade da minha pardalis??? ela já é bem grandinha tem cerca de 20cm de comprimento de carapaça.

Q. qual é de facto a alimentação ideal para ela??? ja li tanta coisa diferente sobre a alimentação que continuo com a duvida, ela adora folhas de couve e feijao verde, ja lhe dei abobora, nabo, cenoura e tentei apanhar algumas ervas no mato mas ela nao ligou lá muito, couve e feijao verde é que come que nem uma perdida

Espero que alguem me possa ajudar, muito obrigado e boa sorte a todos com os vossos animais
Disprasio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

sábado mar 28, 2009 11:09 pm

muitos dentes de leao, muito calorzinho e cuidado com correntes de ar e desidrataçao, acerca dos substratos nao falo porque so uso papel,

http://www.infotortuga.com/stigmochelys_pardalis.htm
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
Enxuto
Membro Júnior

sábado mar 28, 2009 11:31 pm

tenho uma lampada uvb "repti-glo 10.0" que ligo quando n tenho oportunidade da pequena apanhar sol, tenho 1 pequeno tapete de calor onde a pequena dorme e tenho 1 lampada ceramica que n tenho ligado pois acho que as temperaturas até tem estado boas para ela e quando precisa ela vai para o tapete

quanto ao substrato o facto de usares papel é bom?? li em alguns sitios que elas por andarem em locais como azulejos tacos de madeira e afins deformam as patas logo se meter só papel fica a andar praticamente em cima da madeira na mesma
Disprasio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

sábado mar 28, 2009 11:38 pm

liga a lampada de aquecimento e a de uv´s, a de aquecimento tem de estar sempre ligada onde ela esta atinge os 30 e tal graus?
a de uv´s tem de estar ligada entre 12 a 14 horas por dia
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

sábado mar 28, 2009 11:44 pm

O papel é indicado para animais bébés/jovens. Para uma pardalis com 20cm eu utilizaria areia misturada com coconut.

Na alimentação eu daria dente de leão, serralha, hibiscus (folha e flor), folha de videira, aloe vera, agrião e ia misturando as saladas que se vendem em hipermercados (que não tenham muita alface) já que não é fácil andar sempre à cata de ervas silvestres. Também tentaria começar a inserir feno. Atenção... esta é uma espécie cuja dieta deveria ser à base de ervas... abóbora, nabo e cenoura não me parecem adequados.

Convém observar as fezes para ajustar a alimentação... se forem verdes escuras e bem formadas acho que estará bem. Se estiver de diarreia, dê menos salada de hipermercado e mais dente de leão, hibiscus, etc...
<p></p>
Enxuto
Membro Júnior

sábado mar 28, 2009 11:50 pm

è um dos pontos onde provavelmente ando a falhar, ainda n fiz a instalação de temperaturas pelo terrario, o terrario é norme e aberto por cima logo provavelmente vai ser dificil manter essa temperatura por todo o terrario, qualquer das formas a minha casa é quente e vou então manter a lampada de aquecimento ligada, quanto a de uvs ela apanha sol durante quase todo o dia é nessessario ter na mesma ligado? porque ela prefere is fugindo para onde esta a bater o sol e ignora a lampada de uvs

outra coisa e desculpa a minha ignorançia, dente de leao sei que é 1 erva podes-me dizer como é e onde normalmente se encontra sff
Enxuto
Membro Júnior

sábado mar 28, 2009 11:57 pm

Hakuma Escreveu:O papel é indicado para animais bébés/jovens. Para uma pardalis com 20cm eu utilizaria areia misturada com coconut.

Na alimentação eu daria dente de leão, serralha, hibiscus (folha e flor), folha de videira, aloe vera, agrião e ia misturando as saladas que se vendem em hipermercados (que não tenham muita alface) já que não é fácil andar sempre à cata de ervas silvestres. Também tentaria começar a inserir feno. Atenção... esta é uma espécie cuja dieta deveria ser à base de ervas... abóbora, nabo e cenoura não me parecem adequados.
Que tipo de areia sugere?

serralha e hibiscus?? infelizmente n sei o que são nem destingui-las aloe vera?? poderia informar-me onde é mais façil arranjar??
o agriao ja li que n era indicado, é mesmo bom ou terá sido um lapso seu??

Obrigado
Hakuma
Membro Veterano

domingo mar 29, 2009 12:09 am

Areia livre de salinidades e de raizes.

Hibiscus:

Imagem

Serralha

Imagem

O agrião é tão bom quanto os outros vegetais de hipermercado... mas não tão bom quanto as ervas silvestres.
Onde viu que era prejudicial para tartarugas terrestres?
<p></p>
Enxuto
Membro Júnior

domingo mar 29, 2009 12:23 am

sei que li a cerca do agriao numa das pesquisas que efectuei na web mas lá esta as pessoas as vezes inventam tanto, mas salvo erro falavam em agriao e nunca espinafre

quanto a idade aproximada poderia dar-me alguma ajuda

Obrigado
Hakuma
Membro Veterano

domingo mar 29, 2009 12:35 am

Enxuto Escreveu:sei que li a cerca do agriao numa das pesquisas que efectuei na web mas lá esta as pessoas as vezes inventam tanto, mas salvo erro falavam em agriao e nunca espinafre

quanto a idade aproximada poderia dar-me alguma ajuda

Obrigado
Se procurar também encontrará o agrião em várias dietas de tartarugas por essa WWW fora.

Idade aproximada é quase impossível dizer. Depende do tratamento que teve até aqui, da alimentação, do indivíduo, etc. Na minha opinião estes animais deveriam ser sempre vendidos com registo de nascimento e de criador, mas isso é outra conversa.
<p></p>
Enxuto
Membro Júnior

domingo mar 29, 2009 12:40 am

Pois!!!
Muito obrigado por toda a sua ajuda.

só uma ultima coisa, com que frequencia elas defecam?? é muito raro a minha defecar, urina com frequencia mas defecar nem tanto.
Hakuma
Membro Veterano

domingo mar 29, 2009 12:43 am

Enxuto Escreveu:Pois!!!
Muito obrigado por toda a sua ajuda.

só uma ultima coisa, com que frequencia elas defecam?? é muito raro a minha defecar, urina com frequencia mas defecar nem tanto.
Depende do que comem. :lol:
Já agora, a urina convém ser líquida e não "gelatinosa"... se o for algo vai mal.
<p></p>
Enxuto
Membro Júnior

domingo mar 29, 2009 12:48 am

Sim, é bem liquida tal como a agua.

nesta altura do ano as temperaturas de 1 casa por exemplo são aceitaveis durante o dia certo?
tenho apenas ligado o tapete durante todo o dia e ela só se preocupa em procurar o calor dele para dormir, haverá problema por isso ou tenho que ligar a lampada ceramica?
ela ate anda sempre bem expevitada, se n gostasse da tempeatura provavelmente recolheria-se certo?
Hakuma
Membro Veterano

domingo mar 29, 2009 12:56 am

Eu não faço ideia a que temperatura anda a sua casa, mas convém ter um spot com temperatura à volta de 32º disponível. E não convém que a área restante baixe dos 18-20º.

Também disse atrás que ela apanha sol durante o dia e por isso não precisa ligar os UVB's... mas se está dentro de casa apanha o sol como? Através de uma janela? Sabe que o vidro filtra os raios UV, não sabe?
<p></p>
Enxuto
Membro Júnior

domingo mar 29, 2009 1:01 am

sim ,mas fiz a minha turtletable com umas rodinhas e puxo-a para a varanda quando o sol esta agradavel e n ha vento, quando n tenho oportunidade ligo entao a lampada, quanto a temperatura penso que esta o ideal então, mas vou meter uns termometros espalhados pela table para poder ter isso mais em atenção.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”