Iniciante

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Malva
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 9:42 am

sábado mar 28, 2009 3:17 pm

Boas...

Gostava de ter no meu quarto um pequeno aquario, assim tipo 30cm, com algumas especies aquaticas assim daquelas todas engraçadas .)

Eu estive a pensar em caracois, camaroes, ou um cardume de peixes pequeninos.

Gostava de ouvir opiniões, sobre o que ficaria melhor, para depois poder pesquisar.

Cá em casa temos apenas um dauqeles aquarios em forma de bola com dois peixinhos vermelhos e é o meu pai que trata deles. EU agora queria uma coisa para eu tratar.

Obrigado...

Cumps,
http://mundodastartarugas.forumpratodos.com - Forum Tartarugas
<u><strong /></u>
Malva
Membro Veterano

sábado mar 28, 2009 3:31 pm

Tive a ver as especies que tem aqui na arca e gostei destas, pensei principalmente nas que nao crescessem muito

Peixes:

kuhli
barbo tigre
dânio leopardo
dânio zebra
peixe palhaço

Caracois:

ampularia dourada

Camarões:

camarão cereja
camarão fantasma

aguardo as vossas poiniões
<u><strong /></u>
Malva
Membro Veterano

sábado mar 28, 2009 3:43 pm

Comecei agora a ler sobre a manutenção do aqua, ciclos etc... e surigume uma duvida o que são as TPA's??

Desculpem se é uma pergunta estupida com respota obvia .P
<u><strong /></u>
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

sábado mar 28, 2009 11:14 pm

Malva Escreveu:Comecei agora a ler sobre a manutenção do aqua, ciclos etc... e surigume uma duvida o que são as TPA's??

Desculpem se é uma pergunta estupida com respota obvia .P
Troca parcial de água. Lê com atençao o ciclo do azoto, o post que está aqui para principiantes é bastante bom, aconselho que leias.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=60248
Última edição por JaimeSousa em sábado mar 28, 2009 11:27 pm, editado 1 vez no total.
JaimeSousa
Membro Veterano

sábado mar 28, 2009 11:19 pm

Antes de escolher as espécies devias medir os pârametros da água que vais utilizar e depois escolhes as espécies compativeis para esses parametros e entre si. cumps
JaimeSousa
Membro Veterano

sábado mar 28, 2009 11:20 pm

agora é que vi: PEIXE PALHAÇO??? isso é água salgada rapaz!!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mar 29, 2009 12:30 am

Malva,

Em 30 cm... tinha camarões ou duas ampulárias.
Quanto ao globo do teu pai, devias dissuadi-lo de continuar a manter os peixes em tão más condições, quem sabe ele até decide dedicar-se à aquariofilia a sério e até compra um aqua decente para ambos.
Um aqua de 30 cm é muito chato de manter. Em breve vai ficar tudo cheio de algas acastanhadas, tens que ter um bom filtro e fazer mudas de água muito frequentes... Se puderes compra algo maior maior.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Malva
Membro Veterano

domingo mar 29, 2009 9:37 am

O peixe palhaço foi assim de impulso porq depois é que vi... xD

o barbo tambem ja vi que tem que ser num aqua maior

Eu estive a ver e acho que tenho espaço para um de 40cm.

Jaime, então compro daqueles medidores e faço as mediçoes dos parametros da minha agua? Mas isso depois nao dá pra alterar ?
Eu ja tive a ler esse post para principiantes e tirou-me muitas duvidas.

Dinodane, realmente acho que ficava fixe um aqua com umas ampularias e camarões, mas esses não se alimentam dos restos de comida que os peixes nao comem? o.O

Surgiu-me outra duvida:
è necessario haver iluminação no aquario? alguma lampada em especial? Sei que quando se tem nao se pode deixar ligada de noite.

Pode ser que se eu avançar com o meu aquario que o meu tambem comece a gostar deste ramo. Eu ja lhe disse ando a tentar convenvcer pelo menos a comprar um aqua maior, e pelo menos ter um filtro, porq a agua suja-se muito e só temos tempo de limpar no fim de semana.

Isto tudo tem que ir com calma, eu ando-me agora a preparar, mas quero pesquisar muito e saber tudo o que é preciso. provavelmente isto só arrancará daqui a uns meses, pois no inicio do ano, foi pra comprar tudo pras minhas tartarugas, o que nao ficou barato ...
<u><strong /></u>
Paty_LP
Membro Veterano
Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

domingo mar 29, 2009 10:06 am

O maior problema em relação ao globo nem é mesmo o tamanho, mas sim a forma. Tente convencer o seu pai a pelo menos colocá-los ou num rectangular (mesmo que pequeno) ou numa daquelas caixas de plástico que se costumam encontrar em vários lados e são baratas.
Fico muito contente que antes de tomar decisões ande a informar-se, o que depois pode ajudar a situação desses peixes, mas se calhar antes de comprar o que quer que fosse para si, podia "investir" para esses peixes. Podia ser que pelo menos assim o seu pai deixa-se alterar a forma como os mantém, já que não teria que ter "esse trabalho".
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
Malva
Membro Veterano

domingo mar 29, 2009 6:11 pm

Ja estive a ler mais um pouco e já vi que a iluminação é necessaria, principalmente quando se tem planatas naturais, que era o que eu estava na ideia de fazer... Tambem ja estive a ver o equipamento necessario etc...

Estou empolgado com isto, mas não sei não, li em todo lado, e como tambem ja me disseram, que os aqua pequenos sao dificeis de manter, mas nao tenho possibilidades pra mais. Será que vale a pena tentar? Nao queria desistir, agora que me entusiasmei com isto, mas tambem nao quero começar e depois por os animais em más condições.

Eu gostei mesmo da ideia de ter um aqua com caracois e camaroes, mas em termos de organização do aqua acho que ia encher muito o fundo e iria ficar um pouco vazio mais à superficie, mas tambem um aqua pequeno, não deve dar pra por muita coisa.

A compra de um aqua rectangular pro peixinhos vermelhos está pra breve...

Aguardo mais concelhos e opinioes... :wink:
<u><strong /></u>
JaimeSousa
Membro Veterano

domingo mar 29, 2009 6:42 pm

Olá malva, os parametros dão para alterar, mas não é muito aconselhado pq sempre que andares a por agua nova,como o teu aquario vai ser tão pequeno, destabilizas novamente os parametros, o q não é bom para a tua fauna. Realmente essa ideia do aquario so para invertebrados é engraçada e há bastantes espécies que podes arranjar. cumps
Malva
Membro Veterano

domingo mar 29, 2009 6:52 pm

É mais o teste de ph que tenho q fazer não é?

Os da amonia, nitritos e nitratos é quando ja se começa a montar, tem a ver com o ciclo do azoto. ou estou errado?

Outra coisa... Imaginemos que tenho ph 6, apenas posso por animais para exactamente ph6 ou posso por aproximados? Há mais ou menos uma "margem de erro"?

As plantas que colocaria no aqua, tambem tem que ser consoante os parametros da agua, certo?
<u><strong /></u>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mar 29, 2009 8:02 pm

Há uma "margem de erro" sim, muitos peixes adaptam-se a pH entre 6 e 8, por exemplo, a maioria das espécies mais comuns em comunitários adaptam-se a parâmetros diferentes e são de origens diferentes.
As plantas não se separam por exigências de pH e sim por exigências a nível da iluminação e do fornecimento de CO2. Mas existem imensas plantas muito pouco exigentes e fáceis de manter, estamos sempre a falar nelas, feto de java, anúbias, valisnérias, cabomba, elódeas tudo plantas fáceis de arranjar e de manter.
Eu sei que digo sempre a mesma coisa mas acho que realmente o mais importante é o volume de água que se tem, quanto mais pequeno o aquário muito maiores são as limitações. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

domingo mar 29, 2009 9:12 pm

eu tenho no quarto um aqua pequeninino, de 20l, com apenas um casal de bettas e algumas plantas. também quero por uns caracóis ;)
JaimeSousa
Membro Veterano

domingo mar 29, 2009 9:39 pm

Malva Escreveu:É mais o teste de ph que tenho q fazer não é?

Os da amonia, nitritos e nitratos é quando ja se começa a montar, tem a ver com o ciclo do azoto. ou estou errado?

Outra coisa... Imaginemos que tenho ph 6, apenas posso por animais para exactamente ph6 ou posso por aproximados? Há mais ou menos uma "margem de erro"?

As plantas que colocaria no aqua, tambem tem que ser consoante os parametros da agua, certo?
O pH pode variar um pouco, o q não convêm é teres peixes de água ácida em água básica e vice-versa. Por exemplo, de 6,8 para 7,2 já faz alguma diferença, para peixes de água ácida. Mas muitos peixes de aquariofilia têm um grande alcançe de pH e toleram bem pH's acidos e basicos.

Outro dos parâmetros relativamente importante é a dureza da água (gH), há peixes que gostam de águas macias, por exemplo os da américa do sul, e outros que preferem águas duras. Mas isso podes pedir que te meçam numa loja de aquariofilia.

Os da amonia, nitritos e nitratos dizem-te quando o ciclo do azoto terminou e é importante ires medindo, por exemplo quando fazes a manutenção, porque um aqua pequeno é poluido muito mais fácilmente que um grande. Já deves saber que os peixes não toleram amonia e nitritos, nitrátos já podem existir em pequenas concentrações e vão ser um dos principais nutrientes das plantas. Como vês há um equilibrio bilogico muito importante que te compete a ti ajudar a manter.

Como novato tb que sou, só ando nisto há uns 7 meses, encorajo-te a ires em frente pq a aquariofilia é sem dúvida fascinante! cump :wink: s
Responder

Voltar para “Peixes”