cao que come fezes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anapipasima
Membro Júnior
Registado: terça mar 31, 2009 8:59 am

terça mar 31, 2009 9:03 am

por favor ajudem-me o meu cao de 4 meses anda a comer as fezes depois de as fazer,não sei o que hei-de fazer para controlar a situação! alguem sabe como hei-de lidar com a situação ou se é grave, alguma falha???
agradeço a atenção.
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

terça mar 31, 2009 9:15 am

Olá. O que o seu cão faz chama se coprofagia, e há muitos tópicos aqui na arca sobre isso. Apesar de ser normal nalguns casos pode ser algum desvio no comportamento, a ração não ser boa ; o melhor é falar com o vet do cão , pois pode ser um problema de comportamento ou de saúde.

Eu não tenho experiência com este tipo de situação , pois os meus cães nunca fizeram isso, mas haverá pessoas com experiência neste assunto que certamente a irá aconselhar melhor que eu.
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

terça mar 31, 2009 9:25 am

Olá, li algo sobre esse tipo de comportamento, embora não lidei com isso.

1º - exame parasitológico para descartar infestação por vermes;

2º - pode ser deficiência nutricional, ração de baixa qualidade ou falta de suplementação vitamino-mineral; (ambos o veterinário saberá o que fazer e te aconselhará)

3º - evitar recolher as fezes na frente do cão, ele pensa que se você pode mexer ele também poderá.... :?

4º - ao vê-lo fazer isso, não repreenda-o, ignore e recolha o que sobrou sem ele perceber; ele poderá comer para terminar tudo antes que você recolha... :?

5º - poderá ser ansiedade, depressão ou falta de atividades, você talvez saberá em se tratando de um desses casos;

6º - existe produtos próprios e até ração formulada especialmente para dar um cheiro desagradável nas fezes;

7º - me lembrei, já passei por isso sim com uma cadela PA que tive há muitos anos;

Existem mais "possíveis" causas, pesquise melhor, me lembro dessas que são básicas. Fale disso com o veterinário, coprofagia é muito comum, se possuir mais de um cão, pode ser por competição que o cão faz isso também, não sei se é o seu caso.

Boa sorte!
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

terça mar 31, 2009 9:26 am

É uma situação bastante comum, principalmente em cachorros.

Se pesquisar aqui no forum por "coprofagia" encontra muita informação.
Deixo-lhe também este link:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
anapipasima
Membro Júnior

terça mar 31, 2009 9:31 am

obrigada

ração de má qualidade não deve ser pq ele come royal canin... falta de actividade tb nao estou a ver, pq nos damos lhe imensa atenção e brincamos muito com ele... :(

vou pesquisar melhor, obrigada.
tlopes

terça mar 31, 2009 9:39 am

Encontra também mais informações sobre o tema neste artigo:

Coprofagia: Evitar que o cão coma fezes - http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=422

Melhores cumprimentos,
anapipasima
Membro Júnior

terça mar 31, 2009 10:11 am

obrigada
dike
Membro
Registado: quarta out 24, 2007 7:51 pm

quarta abr 01, 2009 12:48 pm

boa tarde o meu cão também fazia isso,mas eu disse várias vezes que não,cada vez que ele ia comer as fezes ele tinha 4 meses numa semana deixou de comer. quando ele se preparar para comer as fezes diga não em foz alta,repita sempre quando ele fizer vai ver que ele deixa de fazer.com o meu deu resultado. va dando noticias
Responder

Voltar para “Cães”