Precisava de Ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Kiko27
Registado: terça mar 31, 2009 8:17 am

terça mar 31, 2009 10:36 am

Ola, Bom dia,

Precisava da vossa ajuda. Tenho um cachorrinho em casa, e não percebo nada de animais nem nunca tive nenhum. O pequenino é um caniche de 6 semanas.

Infelizmente a mae dele rejeitou-o quando ele nasceu. Alias a mae dele teve 3 caezinhos, e este foi o unico que sobreviveu, pois ela comeu os outros dois.

A minha amiga (dona da mae do cachorro) consgui atraves do veterinário dela arranjar um criador que ficasse com o pequenino para ver se ele sobrevivia e felizmente ele lutou pela vida.
O problema foi que o criador assim que viu que o cao ja comia um pouco de ração quis despacha-lo, pois ele e criador de outra raça e nao lhe dava muito jeito ter aquele. Resultado, no dia 23 ele pediu-nos para ir busca-lo. Era tão pequenino. Só tinha 5 semanas.

Ele neste momento está sozinho o dia quase todo. Saio de manha para trabalhar, vou 20m a casa na hora de almoço para estar com ele, e depois so chego a noite.
Mas sinto que ele tem andado nervoso. Ontem levei ao veterinário porque estava com diarreia. O veterinário disse que de resto estava tudo bem, mas ele anda nervoso, impaciente...
E ando com o coração partido, pois custa-me.. Ele e tao pequenino...
No dia 9 de ABril vou leva-lo para casa dos meus pais no norte do pais. O cachorro e para eles. Sei que la ele vai ficar bem, pois o meu pai e reformado e ele vai ter sempre companhia, mas daqui até lá nao sei o que fazer...

Desculpem o testamento, mas esta situação esta a por-me "doente". :cry: :(
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

terça mar 31, 2009 11:07 am

Ele neste momento está sozinho o dia quase todo. Saio de manha para trabalhar, vou 20m a casa na hora de almoço para estar com ele, e depois so chego a noite.
Mas sinto que ele tem andado nervoso. Ontem levei ao veterinário porque estava com diarreia. O veterinário disse que de resto estava tudo bem, mas ele anda nervoso, impaciente...
E ando com o coração partido, pois custa-me.. Ele e tao pequenino...
No dia 9 de ABril vou leva-lo para casa dos meus pais no norte do pais. O cachorro e para eles. Sei que la ele vai ficar bem, pois o meu pai e reformado e ele vai ter sempre companhia, mas daqui até lá nao sei o que fazer...

Desculpem o testamento, mas esta situação esta a por-me "doente".
Desculpa mas só vou considerar esta parte do tópico porque o resto é mau demais para tecer comentários sem me revoltar.

Quanto ao ficar todo o dia sozinho... Ora bem, o teu caso como deves imaginar não é unico. muito longe disso. Hoje em dia, uma pessoa com uma vida laboral normal irá trabalhar o dia todo, ás vezes nem podendo sequer á hora do almoço ir a casa.

Ao ter um cão em casa nestas condições, teremos que mudar um pouco a nossa rotina e criar algum bem estar ao cachorro para minimizar a solidão.

-De manhã, levantar meia horinha mais cedo parece castigo, mas o seu cachorro ficará muito grato por esse pequeno tempo que lhe irá dispensar. Brinque com ele, de-lhe atenção, mas não o leve á rua pois ainda é muito novo e a vacinação ainda não está completa (vou voltar a este assunto mais abaixo)

- A hora do almoço se lhe é possivel vir esses 20 minutos a casa optimo, pois essa "visita de médico" parecendo que não quebra a rotina (solidão) do cachorro e ficará mais sossegado durante a tarde. Mais uma vez, se nesse pouco tempo que vem a casa poder dar-lhe uma boa dose de atenção..

- Brinquedos. De varios estilos e formas. Com apito e para roer. Enfim, tudo o que lhe der para entreter. Como cachorrinho que ele é, tem dificuldades em sossegar, e vai querer também roer umas coisitas quando os dentes começar a dar cabo do juizo.

-Na "camita" dele, deixar alguma peça de roupa velha sua que usou. O seu odor é detectado pelo seu cachorro e irá eventualmente acalmar pois sente-se mais protegido.

- Criar ambiente. Se deixar um radio ligado, gastará uma quantidade minima de energia e fará companhia ao cachorro.

- Voltando ao ponto do vet, não sei se já o fez mas convém levar ao veterinário para fazer um check-up e iniciar/continuar o plano de vacinações. Ele (o vet) também lhe poderá e deverá dar umas boas dicas.

- Paciencia. Prepare-se para apanhar uns cócós e limpar uns xixis durante uns largos periodos de tempo. Vá ensinando dentro de casa, metendo uns jornais no local onde quer que ele faça. Quando o apanhar a fazer "das suas" em local não próprio diga um valente não e leve-o de imediato ao local certo. Não adianta ralhar com ele passado muito tempo de ele já o ter feito, pois o cachorro já não se lembrará o que fez e só o confundirá mais..

E.. para já é tudo.. Alguma duvida chute. :wink:

Pedro
Kiko27
Registado: terça mar 31, 2009 8:17 am

terça mar 31, 2009 11:34 am

ElMariachi

Algumas das tuas sugestões já estou a fazer, mas existem outras que vou Fazer.

Ja me levanto de manha cerca meia hora antes para poder estar um pouco com ele. :) Não e um sacrificio! So quero muito que ele esteja feliz e tenho feito os possiveis.

Ele felizmente nao chora muito. So chora quando me venho embora e ouve a porta da rua. Acho que ja associou a porta da rua á entrada/saida e então e uma choradeira. :?

Vou experimentar na hora de almoço e deixar-lhe umas meias minhas e um radio ligado. Espero que assim ele nao se sinta tao sozinho.

Em relação aos brinquedos tenho lá uma bola e um boneco com apito. O que aconselhas mais? Pensei em comprar um osso daqueles de roer e que tambem sao para os dentes, mas nao sei se e o indicado. :?

Ontem levei-o ao veterinário. Ainda nao lhe pode dar a vacina porque esta com diarreia. Agora anda a ser tratado, mas o veterinário disse estava tudo bem com ele.

Mais uma vez obrigada.
ElMariachi
Membro Veterano

terça mar 31, 2009 12:53 pm

Kiko27 Escreveu: Ja me levanto de manha cerca meia hora antes para poder estar um pouco com ele. :) Não e um sacrificio! So quero muito que ele esteja feliz e tenho feito os possiveis.
Isso é uma atitude de louvar :wink: O teu companheiro agradece!
Kiko27 Escreveu: Ele felizmente nao chora muito. So chora quando me venho embora e ouve a porta da rua. Acho que ja associou a porta da rua á entrada/saida e então e uma choradeira. :?
O facto de ele choramingar ao saires é normal na idade dele. Ele associa o saires com abandono e obviamente que não gosta. É uma questão de habito até ele perceber que é normal tu saires de casa e que voltas! O que podes fazer é quando tiveres mais tempo, ao fim de semana por exemplo, é saires de casa e entrares em espaços curtos de tempo, tipo meia hora ou uma hora, e voltares. Tanto ao saires como ao regressares não lhe ligues. Sai de casa sem dizeres nada e entra como se nada fosse, fazendo o que tens a fazer. Quando ele se acalmar, aí sim vais á beira dele e podes dar-lhe um mimito :wink: Vai aumentando o tempo de ausencia quando achares que ele já se sente á vontade com o tempo anterior. Quando deres por ela já podes estar uma tarde inteira fora de casa sem que ele chore.
Evidente que isto não quer dizer que deixes de estar com ele. Um cão precisa de companhia e de actividades em conjunto com o seu dono.
Kiko27 Escreveu: Em relação aos brinquedos tenho lá uma bola e um boneco com apito. O que aconselhas mais? Pensei em comprar um osso daqueles de roer e que tambem sao para os dentes, mas nao sei se e o indicado. :?
Sim podes dar uns ossitos próprios para ele roer, pois além de o entreter, trata-lhe dos dentes. Digamos que tem um funcionamento parecido com uma escova de dentes. Podes pedir uma opinião ao vet de um osso indicado para a idade dele.

De resto tens mil e um brinquedos que podes ir brincando. Existe um que podes por umas goluseimas ou ração lá dentro e ele tem que se entreter a tirar de lá. Vai a uma loja de animais que encontras coisas desse genero :wink:
Kiko27 Escreveu: Ontem levei-o ao veterinário. Ainda nao lhe pode dar a vacina porque esta com diarreia. Agora anda a ser tratado, mas o veterinário disse estava tudo bem com ele.

Mais uma vez obrigada.
Sim tens razão, apenas após ter escrito o post é que reparei que já o tinhas levado ao vet. Sendo assim o vet sabe a altura ideal para vacinações e desparatizações.

Boa sorte! :wink:

Pedro
ElMariachi
Membro Veterano

terça mar 31, 2009 12:59 pm

Esqueci-me de mencionar que um cão, principalmente na idade do teu, precisa de uma ração de qualidade para ter um crescimento equilibrado e saudável.

Não sei que ração é que lhe das, mas sem duvido que é um ponto muito importante a ter em conta. :wink:

Eu sei que vais tar pouco tempo com ele e que depois vai para junto dos teus pais, mas os tópicos que lhe dei também são boas dicas para os teus pais :wink:

Pedro
Responder

Voltar para “Cães”