Um problema de portas...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta jan 30, 2009 10:29 am

Olá, bom dia!!

Comprei uma caixa de areia nova... já andava à algum tempo para comprar uma caixa fechada, mas as boas eram muito caras, as mais baratas eram muito fracas, enfim, fui adiando... quarta-feira andavamos no hipermercado, e lá fui eu para a secção de animais, e vi uma caixa muito boa e bem baratinha, e lá a trouxemos... :D

Cheguei a casa, montei-a e a Luz cheirou, abri a porta e ela entrou, mas depois não saía... quando levantei a porta ela saiu disparada e não voltou a entrar...
Entretanto tirei a porta e comecei a brincar com ela, para ela se habituar a entrar para a caixa...
Depois coloquei a areia usada que estava na caixa antiga e coloquei a caixa nova no sítio do costume, mas apesar dela entrar não fazia lá nada... durante a noite optei por deixar a caixa sem a parte de cima e ela lá fez o que tinha a fazer... No dia seguinte, logo de manhã, limpei a caixa, mudei a areia e coloquei a parte de cima e vi que ela continuava a usar a caixa como casa-de-banho, sem problemas...

Mas quando coloco a porta... :lol:
Quando quer entrar, em vez de empurrar, tenta puxar a porta e como não consegue não entra... e eu não a consigo empurrar através da porta, ela não deixa...
Quando a meto lá dentro e depois fecho a porta ela tenta empurrá-la com as patinhas, não mete a cabeça, e não consegue sair, também tenta puxá-la, mas acaba por trilhar as patas... Eu abro a porta, deixo que ela coloque a cabeça e uma pata cá fora e deixo a porta cair e ela sai muito devagarinho, toda esticada, e depois foge...
Enfim... Ela tenta abrir como se de uma porta "normal" se tratasse, em vez de usar a cabeça, tenta usar as patas...

Há algo que possa fazer para a habituar a usar a porta :?: Ou é melhor deixar estar aquilo assim, sem porta :?:
É que mostrar como se faz é impossível, já que a caixa é muito pequenina para mim :lol:
Falando a sério... Aquilo tem porta, é para ser usada... mas eu não a deixo colocada porque tenho medo que a Luz, ao ver a porta, ande por aí a sofrer até não aguentar mais e que acabe por fazer em locais não próprios...
Ou acham que se deixar a porta ela acaba por arranjar maneira de entrar :?:
Como foi com os vossos :?:

Desde já, obrigada!!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta jan 30, 2009 10:50 am

Há muitos anos que uso WCs fechados e a 1ª coisa que faço é tirar a porta.
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

sexta jan 30, 2009 10:56 am

Bom dia...

Pois é Moreirinha, também comprei uma caixa dessas e desisti da porta... A rita entra e sai... mas não faz nada lá dentro se tiver a porta... :roll:

Já deixei ficar a porta por 24 horas e o que a rita fez foi deixar.me os "presentes" ao lado da caixa... :evil: :wink:

Paciencia, está sem porta...
JuSi
Membro
Registado: sexta set 14, 2007 9:31 am

sexta jan 30, 2009 12:26 pm

A minha Luna sp teve caixa fechada mas como era muito pequenina n inicio tirei-lhe a porta pois nao tinha força para abrir... e entretanto nunca mais coloquei a porta... ainda tentei algumas vezes mas ela nao tem força para abrir a porta e fica do lado de fora a olhar para a caixa! por isso desisti...

mas pode ser que a Luz se habitue... vá tentando!
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sexta jan 30, 2009 12:49 pm

Também já pensei comprar uma caixa dessas mas tenho medo que ela não goste ou não se habitue. Acho que devia tê-la habituado de pequena, mas um dia ainda tento.

Sinceramente acho que deves deixar sem porta se não te fizer diferença. :wink:
Su
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

sexta jan 30, 2009 1:39 pm

Há muitos anos que tenho caixas WC fechadas. Optei por tirar a porta porque como tenho mais do que um gato, uns adaptaram-se bem à porta, outros não.
Algumas caixas têm uma porta mais difícil de retirar, nesses casos viro a porta para dentro e colo com fita adesiva, fica assim a entrada livre.

Não tenho tido nenhuma dificuldade em que os gatos se adaptem ao uso das caixas fechadas. Em bébés faculto-lhe sempre, uma aberta porque acho que são mais baixinhas para eles, mas acabam por ir usar a outra, mesmo antes de eu lhes retirar a deles. Em contrapartida os adultos adoram ir ao caixote dos pequeninos...enfim gatos :P

Moreirinha, deixe ela adaptar-se bem à caixa sem a porta. Quando ela já estiver habituada vá experimentando pôr a porta e mostrar-lhe como funciona. Alguns gatos até gostam e fazem disso brincadeira. O Lourenço é assim até gosta da porta, mas tenho a Diana que já gostou de ter toda a privacidade e agora não acha graça nenhuma porque tem receio do Ulisses.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jan 30, 2009 2:48 pm

Tenho 4 desses de portinhla, todas sem porta porque tenho gatas que entram e gatas que não entram :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sorayacatarina
Membro Veterano
Registado: domingo jan 07, 2007 5:55 pm
Dreik,
Gugui
Vicky

sexta jan 30, 2009 4:11 pm

Uahhhhh :D

O meu Tobias sempre teve tabuleiro... mas ele como não pode comer sabonetes :lol: resolvi abrir os cordões á bolsa... e acabei por comprar uma fechada...

No inicio foi complicado ele cheirou cheirou mas como gato que é... foi logo meter os bigodes lá dentro.. :lol: :lol:

Ficava sentado a brincar com a portinha, tungas tungas com a patinha..

Acabou por fazer algumas vezes fora do peniquito fechado... passei o peniquito do Sr,Doutor para o nosso Wc, e ele pulava dentro da banheira e fazia lá dentro.. :evil: :evil:

Começei a deixar água dentro da banheira, acabou-se a "parvoice" do Sr. Doutor :wink: habituou-se a fazer lá com porta e tudo 8)

Mas se ele reparar que me esqueci de retirar os dois presentes de dentro do peniquito, pimbas vinga-se logo o filho de um gato!!!! :lol: :twisted: :twisted:
mOreirinha01
Membro Veterano

sexta jan 30, 2009 8:56 pm

Afinal... na dúvida, a resposta é não colocar a porta...
Pensei que qualquer gato se adaptasse, mas sendo assim, não vou forçar...

Até porque mim não faz diferença...
O ser fechada já dá um outro ar e já não cai tanta areia para fora... com a porta ficava mais bonitinho, mas se ela não gosta, paciência...

A Luz passou a manhã a dormir, então, quando acordou, com uma vontadinha enorme de ir à casinha, eu fui colocar a porta e ela queria entrar mas não conseguia abrir, então eu empurrei e depois, quando ela estava metade lá dentro, larguei, ela continuou a entrar e a porta apanhou-lhe o rabo (ela tem um rabo bem grande) e depois de estar lá dentro ficou tão aflita que já nem conseguiu fazer nada, só queria sair...
Enfim...

Obrigada :wink:
TSaphira
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 8:33 am

terça mar 31, 2009 12:26 am

Ok acabei de me sentir um bocado menos burra, pois vinha-me perguntando pra que comprei WC's fechados se tenho que lhes tirar as portas!!!!!

É geral!!!! Portas não´são pra eles!!! :roll:
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Cita&ccedil;&atilde;o: "Viver &eacute; a arte de sorrir quando a vida diz que n&atilde;o"</p>
Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

terça mar 31, 2009 8:09 am

Eu tive o mesmo problema com a minha gatinha. Era uma gata de rua, depois foi recolhida por uns senhores mas tinha um tabuleiro aberto.. Comprámos o WC fechado, e foi um castigo de início.

O primeiro cocózito foi em cima do tapete, com direito a diarreia e tudo :lol: Ela percebia que era suposto fazer ali, mas tinha medo da porta! Tirámos a parte de cima, deixando-a pousada ao lado, e ela lá foi sem problemas. Voltámos a tentar pôr a parte de cima, novo cocó no tapete :roll: Durante dois ou três dias tivemos a porta presa com fita-cola (não dava para a tirar), e ela mais a medo, lá acabou por ir lá e habituou-se.

Voltámos a tirar a fita-cola, e passei meia hora com ela a obrigá-la a entrar, e a chamá-la para sair. O problema era que ela não entendia que era preciso empurrar com a cabeça. Ia lá com a patita, a tentar puxar a porta para fora, e claro que ficava com a pata presa. De vez em quando lá conseguia dar balanço à porta e entrar :lol: , mas só fazia se nos ouvisse ali ao lado.

À força de lhe mostrar umas 10 vezes seguidas como se entrava e saía, ela perdeu o medo. Custou-me estar ali a obrigá-la, mas apenas uma semana depois de ter chegado a nossa casa, passou a usar sempre o WC fechado sem problemas, para descanso nosso e privacidade dela! A chave é paciência, e mostrar-lhes como se faz. Quanto mais cedo melhor!
Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

terça mar 31, 2009 8:11 am

TSaphira Escreveu: É geral!!!! Portas não´são pra eles!!! :roll:
Todos os gatos que conheço usam WC com porta. Tive outro gato que era um terrorista, mas também usava :lol: , a minha mãe teve duas gatas que também sempre usaram. Acho que é apenas uma questão de treino e de paciência!
MillaCouto
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 4:31 pm

terça mar 31, 2009 8:32 am

O meu Fredy no inicio também era assim :o A tactica que usei para o ensinar a usar foi chamá-lo a atençao com um fio naqueles buraquinhos que tem no cimo da caixa e abria a porta para ele ver o que se passava la dentro e depois fechava. Com a curiosidade ele acabou por conseguir entrar! Já aprendeu a usar o wc fechado mas mesmo assim, nao morre de amores por ele e volta e meia la fazia fora como forma de contestação. Tirei a parte de cima mas agora voltei a pôr porque agora tenho a ritinha e ela é daquelas que faz as necessidades e nao para de escavar...resultado: a areia vem toda para fora! Agora tenho 2 wc's...o destapado para o Fredy e o coberto para a Ritinha! :)
Bjinhos
Eduarda Couto
mOreirinha01
Membro Veterano

terça mar 31, 2009 1:22 pm

Eu acabei por desistir da porta... a Luz não sabia como entrar ou sair, quando tentava trilhava a pata... e quando eu insistia ela ficava muito stressada... e depois percebi que, quando ela quer fazer cocó, coloca a cabeça de fora, e com a porta ela não o conseguiria fazer...
Só o facto de ser uma caixa fechada já muda bastante... bem sei que o ideal seria ter a porta, mas ela não gosta e eu não lha vou impor!!
Responder

Voltar para “Gatos”