DB agitado, preciso de ajuda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

rglove
Membro Veterano
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

terça mar 31, 2009 11:38 am

gecofilo Escreveu:
kitten Escreveu:44º mesmo para um animal desértico é um exagero.
Presumo que não conheça Uromastyx... que até quer mais que isso. Essa afirmação é falsa.

Para este também acho que é muito, eu disse qual a temperatura que deve ser, máximo 43ºC quando são pequenos (este tem mais de 7 meses), por isso 37ºC deve ser o ideal. Mas isso não quer dizer que ele esteja assim por isso. Temos que saber mais antes disso. Se tivermos um "hotspot" a dar 44ºC podemos continuar a ter um animal saudável, se essa zona é imediatamente abaixo da lâmpada e se a temperatura onde o animal pode estar for mais baixa. Como não sabemos bem onde essa temperatura foi medida nem como é o terrário acho que é melhor esperar para saber mais antes de dizer claramente qual é a razão.

Acha normal num terrário de 120 cm e um "hotspot" de 44ºC o terrário estar ainda muito quente em todo o lado? Só se estiver mal pensado... e se calhar até está (basta estar demasiado isolado). Mas aí se calhar é melhor esperar para perceber o que mais se poderia fazer pelo animal ao alterar o terrário.
kitten Escreveu: Se o animal tenta fugir de dentro do terrário é porque não tem as condições devidas lá dentro.
sim, concordo.
kitten Escreveu: Os Db's comem tudo quanto mexe (a minha até o que não mexe) logo não deve ter nada a ver com o tipo de alimento.
Então quer dizer que uma alimentação adequada não é importante? O animal não pode estar com stress por outros motivos? Nem sempre o mais óbvio é o que acontece.

Então agora, sempre que um alcoólico tiver um problema de saúde ou um acidente de viação vamos pensar que é do álcool que ingeriu e não vamos fazer mais nada para perceber melhor. Dará bons resultados de certeza, foi só pensar um pouquinho e na maior parte das vezes até resulta!

Editado: Bem, eu não vou entrar em mais argumentações deste tipo, ficarei à espera de mais informações do dono.
Depende, um dia estava no pc e tinha acabado de alimentar a gecka. Estava a olhar para ela, de repente virei a cara, olhei de novo e estava ela a sair do terrario (a porta estava aberta). Deixei-a sair, tive um pouco com ela ca fora e voltei a pola lá dentro. A partir daí sempre que a porta do terrario esta aberta ela tenta sair, neste caso foi diferente, e as condições que ela tem são impecaveis. Às vezes ela também se pendura e raspa com as patas no vidro, mas isto é só quando a porta está aberta.

A minha gecka e um exemplo que tenta sair muitas vezes e no entanto tem as condições todas. Mesmo as vezes com a porta fechada ela mete-se na parte de metal ao lado das portas do terrário.
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça mar 31, 2009 11:55 am

gecofilo Escreveu:
kitten Escreveu:44º mesmo para um animal desértico é um exagero.
Presumo que não conheça Uromastyx... que até quer mais que isso. Essa afirmação é falsa.

Para este também acho que é muito, eu disse qual a temperatura que deve ser, máximo 43ºC quando são pequenos (este tem mais de 7 meses), por isso 37ºC deve ser o ideal. Mas isso não quer dizer que ele esteja assim por isso. Temos que saber mais antes disso. Se tivermos um "hotspot" a dar 44ºC podemos continuar a ter um animal saudável, se essa zona é imediatamente abaixo da lâmpada e se a temperatura onde o animal pode estar for mais baixa. Como não sabemos bem onde essa temperatura foi medida nem como é o terrário acho que é melhor esperar para saber mais antes de dizer claramente qual é a razão.

Acha normal num terrário de 120 cm e um "hotspot" de 44ºC o terrário estar ainda muito quente em todo o lado? Só se estiver mal pensado... e se calhar até está (basta estar demasiado isolado). Mas aí se calhar é melhor esperar para perceber o que mais se poderia fazer pelo animal ao alterar o terrário.
kitten Escreveu: Se o animal tenta fugir de dentro do terrário é porque não tem as condições devidas lá dentro.
sim, concordo.
kitten Escreveu: Os Db's comem tudo quanto mexe (a minha até o que não mexe) logo não deve ter nada a ver com o tipo de alimento.
Então quer dizer que uma alimentação adequada não é importante? O animal não pode estar com stress por outros motivos? Nem sempre o mais óbvio é o que acontece.

Então agora, sempre que um alcoólico tiver um problema de saúde ou um acidente de viação vamos pensar que é do álcool que ingeriu e não vamos fazer mais nada para perceber melhor. Dará bons resultados de certeza, foi só pensar um pouquinho e na maior parte das vezes até resulta!

Editado: Bem, eu não vou entrar em mais argumentações deste tipo, ficarei à espera de mais informações do dono.
Nada como retirar uma frase do contexto para tentar ter razão. Eu escrevi assim:
Vamos ver se nos entendemos de uma vez. 44º mesmo para um animal desértico é um exagero. Até em liberdade qualquer animal de clima desértico à hora de maior calor está escondido, uns em rochas, outros em tocas, o que é um facto é que nenhuma está à esturra do sol.
Aliás a minha resposta foi para o user que colocou a questão, não foi dirigida a si, que tem um especial gosto em desdizer tudo quanto eu digo.
A minha intervenção acabou aqui.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

terça mar 31, 2009 12:01 pm

kitten Escreveu: Aliás a minha resposta foi para o user que colocou a questão, não foi dirigida a si, que tem um especial gosto em desdizer tudo quanto eu digo.
A minha intervenção acabou aqui.
Madalena não vale a pena ir por aí...
blackskull
Membro Júnior
Registado: quinta out 02, 2008 5:49 pm

terça mar 31, 2009 1:05 pm

ora bem,
substrato, uso, tenho um tapete de relva sintectica, tenho o meu DB a 6 meses, e só agora começou a mostras estes sinais, eu modifiquei o terrario a coisa de duas semanas q foi quando o comportamento começou, ja abri uns espaços, ele alem de alimento vivo, come cenoura, broculos, tomate, espinafres e couve, ja meti um recipiente com agua, e dou-lhe banho 1 vez por semana normalmente, ele é bastante agitado mesmo por natureza, tirando nas primeiras semanas q o tive, em q ele nao comia e nao fazia nada, ele ate fora do terrario é mexido, bastante curioso, salta pa todo o lado, anda pela casa inteira se eu o deixar,
as temperaturas sao 40-44º no basking spot, 32-35 no lado frio, tem um grande recipiente no lado frio sempre com agua fresca, e tem sempre comida no terrario, ele so tenta sair do terrario quando me encontro a frente dele, muitas vezes estou no computador (ao lado do terrario) e ele esta sossegado, quando me deito na cama a ver tv ou assim (a frente do terrario) ele tenta sair, e anda numa corrida louca pa sair, pego nele, meto-o ao pé de mim e ele la anda feliz e contente na sua pesquisa pelo meu quarto, por vezes tenho musica um pouco alta sim, confesso, mas nem sempre, nao tenho luzes fortes, absolutamente nenhumas, ate costumo usar a luz to terrario como luz de presença no meu quarto, visto ser grande, e tenho apenas luz solar, mais nada.

de qualquer forma, ja tive a falar com o brake, ele ja me conhece e a ele tbm, foi quem me ajudou com um antigo post q pus, pois ele nao comia absolutamente nada no inicio,quando o comprei.

eu peço ajuda para tratar do problema do meu animal, nao peço q me acusem de ser inexperiente ou algo parecido, problemas e duvidas todos as temos! e é para isso q serve este blog, para conversarmos sobre isso, e pedir conselhos a quem é mais experiente, eu fiz o favor de me informar antes de comprar o meu animal, li montes de postsm pesquisei muitos sites, informei-me com o dono da loja, li livros sobre como os tratar! talvez me tenham escapado coisas como, "ter o terrario demasiado mobilado" ou ter musica alta!, e as temperaturas, eu sei as q nao devo ter, o terrario chegou aos 44º 2 vezes apenas! faço questao de tentar arrefece-lo e ja hoje vou tratar disso! para q nao se repita!

obrigado pela ajuda a todos cumps* ;)
Thorgarth
Membro Veterano

terça mar 31, 2009 1:36 pm

blackskull Escreveu:ora bem,
substrato, uso, tenho um tapete de relva sintectica, tenho o meu DB a 6 meses, e só agora começou a mostras estes sinais, eu modifiquei o terrario a coisa de duas semanas q foi quando o comportamento começou, ja abri uns espaços, ele alem de alimento vivo, come cenoura, broculos, tomate, espinafres e couve, ja meti um recipiente com agua, e dou-lhe banho 1 vez por semana normalmente, ele é bastante agitado mesmo por natureza, tirando nas primeiras semanas q o tive, em q ele nao comia e nao fazia nada, ele ate fora do terrario é mexido, bastante curioso, salta pa todo o lado, anda pela casa inteira se eu o deixar,
as temperaturas sao 40-44º no basking spot, 32-35 no lado frio
, tem um grande recipiente no lado frio sempre com agua fresca, e tem sempre comida no terrario, ele so tenta sair do terrario quando me encontro a frente dele, muitas vezes estou no computador (ao lado do terrario) e ele esta sossegado, quando me deito na cama a ver tv ou assim (a frente do terrario) ele tenta sair, e anda numa corrida louca pa sair, pego nele, meto-o ao pé de mim e ele la anda feliz e contente na sua pesquisa pelo meu quarto, por vezes tenho musica um pouco alta sim, confesso, mas nem sempre, nao tenho luzes fortes, absolutamente nenhumas, ate costumo usar a luz to terrario como luz de presença no meu quarto, visto ser grande, e tenho apenas luz solar, mais nada.

de qualquer forma, ja tive a falar com o brake, ele ja me conhece e a ele tbm, foi quem me ajudou com um antigo post q pus, pois ele nao comia absolutamente nada no inicio,quando o comprei.
Black a resposta a meu ver, ou pelo menos sem sombra de dúvida ums dos factores que está a causar stress, é como tinha dito em cima, a confusão que muitas vezes se faz entre basking spots, hot zones, hot and cold side, etc....

Claramente estás a confundir o basking spot com a necessidade de teres uma zona quente e uma zona fria. O Basking Spot é uma zona específica onde as temperaturas são, neste caso, bem acima da temperaturas máximas que se deve ter no lado quente. O que faz com que as tuas temperaturas no lado frio estejam completamente erradas e MUITO altas.

Para simplificar tens que ter, para uma termoregulação correcta, uma zona quente e uma zona fria, regra geral em cantos opostos, sendo que estas duas realidade vão criar um gradiente térmico entre estes dois pontos. Na zona quente deves ter uma temperatura entre os 30º e os 32º e na zona fria valores na casa dos +-26º/28º. No basking spot, que deverás ter dentro da zona quente, e que é criado com um lâmpada específica ( tipo tight beam), as temperaturas deverão rondar os +37º (até um limite máximo de 43º para exemplares com a idade do teu). Mas essas temperaturas só se devem fazer sentir no basking spot e não em toda a zona quente.

Como disseste que agora tinhas colocado um recipiente com água, aconselho-te vivamente a aumentares a frequência com que lhe dás banho, e permitir que ele se hidrate. de 3 em 3 dias ou de 2 em 2 dias por agora seria bom, para evitar complicações.

Em relação à alimentação tenta variar um pouco mais nos vegetais, verdes e mesmo fruta, e um conselho te dou, não lhe dês espinafres. Mas melhor ainda faz uma pesquisa e vais ver que vais encontrar explicações para esse facto. [/b]
blackskull
Membro Júnior

terça mar 31, 2009 1:51 pm

eu n confunfi as duas, atençao! eu tenho o basking spot e referi a sua temperatura, e respondendo a tao proclamada questao da temperatuda do lado frio, respondi tbm!

mas eu confeço q tenho talvez agido mal, pois tenho uma lampada de ceramica como basking lamp, ele ate agora tem vivido muito bem assim, mas como as temperaturas estao a aumentar vou tratar de arranajar algo mais fraco, e q tbm faça o seu trabalho, vou comprar ainda hoje, um lampada propria p+ara basking spot

eu nao pus o recipiente SÓ AGORA, sempre o tive!! aogra troquei por um maior, talvez nao me tenha feito entender bem, sempre tive o seu "coisito" com agua fresca (nao q ele beba muita agua, gosta mais de defecar la dentro) mas agora pus um MAIOR do q o q ANTERIORMENTE tinha
blackskull
Membro Júnior

terça mar 31, 2009 1:52 pm

eu tenho reparado q ele anda bastante curioso, mesmo fora do terrario, tenta ir a todo o lado! salta de todo o lado, tenta tretpar cortinados, mete-se debaixo de moveis (e sai de la em seguida) anda por todo o lado...
Thorgarth
Membro Veterano

terça mar 31, 2009 4:09 pm

blackskull Escreveu:eu n confunfi as duas, atençao! eu tenho o basking spot e referi a sua temperatura, e respondendo a tao proclamada questao da temperatuda do lado frio, respondi tbm!

mas eu confeço q tenho talvez agido mal, pois tenho uma lampada de ceramica como basking lamp, ele ate agora tem vivido muito bem assim, mas como as temperaturas estao a aumentar vou tratar de arranajar algo mais fraco, e q tbm faça o seu trabalho, vou comprar ainda hoje, um lampada propria p+ara basking spot
Pois Black é por isso que não se deve utilizar, na esmagadora maioria dos casos, uma lâmpada de cerâmica para simular o basking spot E obter uma temperatura adequada no lado quente, simplesmente porque ao tentares obter a temperatura do Basking spot com a lâmpada, que não é direcionada, acabas por ter temperaturas em toda a zona quente, e consequentemente na zona fria, acima do desejável, neste caso MUITO acima do do desejável.

A lâmpada de cerâmica deve ser utilizada como fonte principal de calor, para manter uma temperatura adequada na zona quente, neste caso até aos 31º, implementada de forma a garantir que no lado oposto a zona fria está dentro dos seus parâmetros. O basking spot deve ser obito com uma lâmpada que permite focar o calor numa pequena área. Podes usar várias lâmpadas mas para o caso pessoalmente considero as tight beam (75w deve também no teu caso ser o mais adequado) como as da exo a melhor opção.

Tens mesmo que mudar o set up de forma a permitir que na zona quente e fria as temperaturas não ultrapassem os parâmetros adequados.
gecofilo
Membro Veterano
Registado: quarta ago 13, 2008 5:49 pm

terça mar 31, 2009 8:48 pm

blackskull, há muitas pessoas que usam uma montagem como a tua com bons resultados. O imperativo é baixares a temperatura do lado frio. Cerca de 30ºC dá perfeitamente, tenta não passar disso (mas podes usar mais baixo). O resto acerca da zona quente e do ponto quente (se me percebes) não é estritamente necessário, mas faz como quiseres.

Ao contrário do que disseram aqui, os dragões barbudos são animais bastante activos de dia, mas eles gostam de manter a sua temperatura corporal à volta de 33ºC. Logo, é imperativo que a zona mais fria seja abaixo disso e que haja um ponto quente acima disso. O que interessa para percebermos como escolhemos a temperatura para os nossos animais é saber a temperatura corporal desejada por eles (33ºC neste caso) e subir uns 3-4 (ou até mais se forem novos, mas não muito mais se já não o são) e baixar uns 3-4 para a zona fria. Não adianta descer muito porque não há vantagem em o animal arrefecer muito rápido. Já aquecer mais rápido é vantajoso porque ajuda a manter o sistema imunitário a funcionar bem e a fazer bem a digestão.

Fiquei é com a ideia de que não tens um termóstato, isso é que era bom teres para controlares as temperaturas. E se comprasses daqueles que dá para controlar a temperatura de noite, que neste caso pode baixar bastante (para cerca de 20ºC) ainda era melhor.

Editado: mudei-> para cerca de 20ºC e não cerca de 20ºC
Última edição por gecofilo em terça mar 31, 2009 9:14 pm, editado 1 vez no total.
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

terça mar 31, 2009 9:08 pm

gecofilo Escreveu:Psynapse, como podes dizer claramente ser da temperatura elevada se não há dados para tirar conclusões. Ele diz que é no "hotspot", não leste?
É por saber que existe muita confusão com hotspots e basking spots como o Thor disse e por já ter observado muitos (alguns) repteis em stress, exactamente com esses sinais, que disse que a mim, claramente, me parecia ser um factor térmico. Pelos vistos tinha razão. No entanto, quem sou eu para fazer diagnósticos sem saber as outras condicionantes (a ver que também fiz outras questões para fazer um despiste). A maior parte das vezes, chega-se a um resultado por exclusão de partes, no entanto, por experiências repetidas, acabamos por pensar primeiro em algumas coisas e depois noutras.

E o que é «claro» para mim, pode não ser para as outras pessoas, e ainda bem que assim o é. E mesmo que não tivesse lido por distracção, não percebo o drama. Não percebo é esta agressividade toda, até parece que está a tomar tudo muito pessoal, quando as nossas participações têm uma finalidade bem distante.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
gecofilo
Membro Veterano

terça mar 31, 2009 9:30 pm

Psynapse, não fui agressivo contigo. Nem fiz nenhum drama contigo. Se calhar pareceu, sem a minha intenção, peço-te desculpa se o achaste, mas não fui.

Mas admito que depois de ler uma certa pessoa que parece que tem uma predisposição para atirar bocas, especialmente a adolecentes, sem ajudar em nada uma pessoa que já está preocupada com o seu animal, fico com uma agressividade basal mais elevada. Não suporto pessoas que gozam com os outros. E depois oiço pessoas, ao vivo, a dizerem-me que tiveram problemas mas nem vêm aqui por causas dessas bocas e isso acho que é uma "tristeza" que todos nós devíamos combater.

Não sei se foi mesmo disso, porque ele disse que mundou o terrário recentemente. Mas também acho que, especialmente o lado frio, está muito alto. Se for só disso melhor ainda que se soluciona bem.

Se pesquisares bem sobre este animal podes ver que não é preciso ter uma zona fria, outra quente e um ponto quente, como foi referido. Mas isso são pormenores...

Também, se o membro tivesse dito que ele andava muito activo fora do terrário as conclusões iniciais tinham sido outra. Por isso eu disse para esperar por mais informação.

Afinal aquela boca por o membro ter 44ºC (foi só por 2 vezes) foi totalmente despropositada e totalmente injusta. Eu acho-a mesmo mal educada. Nem me parece que a pessoa se vá retratar, como devia (espero estar enganado). Acho piada que a isso ninguém se refere... talvez porque não calhou a vocês.
Thorgarth
Membro Veterano

terça mar 31, 2009 10:23 pm

Bem Black não querendo contribuir para os sound bytes e para potenciar este tipo de manifestações, já te dei a minha opinião, mas acima de tudo o que deves fazer é procurar outras opiniões, fazer o contraditório e tirares as tuas conclusões.

As temperaturas no lado frio que irás encontrar pela maioria das care sheets andam entre os 26º (.44444) e os 29ºº (.44444), e as temperaturas no lado quente até valores na casa dos 32º. Não é que não consigas equilibrar as temperaturas com o set up que tens, que consegues, "basta" colocar a sonda do termostato na zona quente para uma temperatura até aos 32º diurnos, e colocars um Baskin Spot elevado que permita ao DB estar mais próximo da fonte de calor (medes a temperatura até encontrares uma distância adequada), MAS com isso estás apenas a complicar e a tornar o set up menos equilibrado e dificil de gerir, enquanto que se tiveres uma lâmpada específica para criares o basking spot podes, através de um timer, fixar periodos independentes ou periodos de repouso e durante a noite, com o foco desligado, retiras o basking spot.

Pessoalmente acho este set up mais correcto, mas o mais importante, como acima te disse, é garantires não só uma área fria e uma área quente sem obrigares o animal a estar sempre em extremos de temperatura.

Eu por exemplo em vez de uma lâmpada de cerâmica utilizo um tapete térmico, que mantenho a uma temperatura diurna entre os 30º e os 32º (gosto de variar diáriamente) e uma tight beam de 75w, num dos cantos, sobre um tronco baixo, onde ele se pode colocar para se "banhar" numa temperatura que chega aos 40º. Apartir das 20h00 a tight beam apaga-se, ficando ligado apenas o tapete que passa para uma temperatura nocturna de 26º no lado quente.

Em relação ao periodo de actividade de um DB só mesmo quem nunca teve um é que poria em causa o caracter diurno do animal.... O meu está ferrado no sono em cima de um tronco e branco como a cal hehehe.
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

terça mar 31, 2009 11:40 pm

gecofilo Escreveu:Mas admito que depois de ler uma certa pessoa que parece que tem uma predisposição para atirar bocas, especialmente a adolecentes, sem ajudar em nada uma pessoa que já está preocupada com o seu animal, fico com uma agressividade basal mais elevada. Não suporto pessoas que gozam com os outros. E depois oiço pessoas, ao vivo, a dizerem-me que tiveram problemas mas nem vêm aqui por causas dessas bocas e isso acho que é uma "tristeza" que todos nós devíamos combater.
Subscrevo inteiramente. Se não têm mais nada para dizer senão mandar bocas, ironias e piadinhas então não digam nada.

Quanto ao tópico, tb me parece que uma descida da temperatura na zona fria ajudaria a resolver o problema. Quanto á confusão entre hotspot/baskingspot, queria pedir desculpa pq no primeiro post que fiz troquei hotspot por baskingspot, o que criou logo mal entendidos.
Última edição por JaimeSousa em terça mar 31, 2009 11:47 pm, editado 1 vez no total.
gecofilo
Membro Veterano

terça mar 31, 2009 11:47 pm

Lembrei-me agora de uma coisa que nunca vi ao vivo mas que li num livro sobre dragões barbudos. Talvez alguém se lembre da palavra técnica em português....

Quando eles estão muito quentes e não conseguem arrefecer, eles fazem um arfar parecido com os cães. Por isso se os virem a fazer isso é porque precisam mesmo de arrefecer. Isto num animal saudável, claro.
gecofilo
Membro Veterano

terça mar 31, 2009 11:59 pm

rglove Escreveu: A minha gecka e um exemplo que tenta sair muitas vezes e no entanto tem as condições todas. Mesmo as vezes com a porta fechada ela mete-se na parte de metal ao lado das portas do terrário.
Sem dúvida eles são animais de hábitos e associam as coisas muito depressa. Os que costumo levar a passear (os meus favoritos) cada vez que me vêem lá se metem a tentar sair. Depois de eu lhes fazer a vontade e andarem a explorarem (normalmente em cima de mim) lá os ponho de volta. Nesse momento vão para dentro e já não querem "saber de mim"... muitas vezes depois de algum tempo já querem sair de novo.

Os que não costumam sair não fazem isso e eu não dou comida à mão ou com pinças, etc..., ou seja, eles não me associam à comida.

A diferença é que quando algum está stressado "foge" e tenta subir o lado oposto (quando não se esconde) ao que eu estou...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”