Ola amigos,
Quando era pequeno o meu pai sempre teve paixes de agua quente, eu ia aprendendo com, hoje tenho o meu aquario, e vou deixarvos a maior informacao possivel, e algumas questoes.
Setup
Aqua - 60 litros
Filtro - Interior, Aquapor AQ300 , 300l/H
Iluminação - Desconhecido
Termostato - Scuba 100watts ( a 25 Cº)
Parametros
Temperatura - 25º
Ph - 7.0
Amónia . Teste por realizar
Nitritos - Teste por realizar
Nitratos - Teste por realizar
4 Plantas Aquaticas, que nao sei o nome.
Peixes:
5 Neons
1 espada Macho
1 Guppy Macho
1 Black Molly Macho
1 Platy Macho
2 Guppy Femeas
2 Platys femeas
1 Black Molly Femea
1 Whyte Molly Femea
2 Espadas Femeas
1 Camarao da Madeira
2 Rãs Aquaticas
1 Caracol aquatico
Tenho um beta macho que estava no aqurio, mas agora tou a tentar a reproducao da especie tendo os mesmos no globo Um beta macho e femea sem oxigenacao, termostrato e filtro.
Perguntas:
Estarao os peixes betas em condicoes adequadas para a reproducao?
Como tenho a certeza que um peixe femea esta no limite da gravidez e proceder a colocaçao de maternidade?
Que cuidados devo ter com os peixinhos bebés?
NOTA* Possuo bomba de oxigenacao.
Obrigado por este fantastico espaco e aguardo as vossas respostas.
Novo Aqua, Avaliacao.
Olá.
Gostaria de ver uma foto do aqua, de qualquer modo vou dizer o seguinte:
- Quanto aos bettas, num globo não estão bem de forma alguma. Podem ir sobrevivendo, como peixes hiper resistentes que são mas condições ideiais para a sua reprodução, nunquinha. E você sabe isto, sem filtro, sem oxigenação, sem termostato... não são condições para manter peixes tropicais como o betta. Ponha mas é uns berlindes ou umas plantas no globo e coloque os peixes ou num outro aqua ou no comunitário.
- No aqua principal parece-me que tem peixes a mais. Tanto guppys como mollys, espadas e platys reproduzem-se muito, em breve terá o dobro da população e 60 litros não é muito, para essa população devia ter o dobro da litragem.
- Eu retirava os néons e mantinhs só os víviparos. Os néons são peixes de biótopo diferente e preferem pH mais baixo. No entanto, vivem bem em comunitário, mas na minha opinião tendo peixes a mais, deveria retirar estes.
- Tem pouca vegetação no aqua. Devia acrescentar tufos de plantas como o feto de java, por exemplo, para que os peixes se pudessem reproduzir livremente e alguns alevins pudessem sobreviver naturalmente. As maternidades stressam muito as fêmeas e os partos correm muito melhor em liberdade. Se só sobreviverem poucos alevins pense que em breve terá mais e assim nunca chega ao ponto de ter sobrepopulação. Não precisa de ter cuidados especiais com os alevins, basta colocar flocos esmigalhados.
- Devia testar a qualidade da água. Como faz a manutenção, com que frequência faz tpa e limpeza de filtros?
Cumprimentos.
Gostaria de ver uma foto do aqua, de qualquer modo vou dizer o seguinte:
- Quanto aos bettas, num globo não estão bem de forma alguma. Podem ir sobrevivendo, como peixes hiper resistentes que são mas condições ideiais para a sua reprodução, nunquinha. E você sabe isto, sem filtro, sem oxigenação, sem termostato... não são condições para manter peixes tropicais como o betta. Ponha mas é uns berlindes ou umas plantas no globo e coloque os peixes ou num outro aqua ou no comunitário.
- No aqua principal parece-me que tem peixes a mais. Tanto guppys como mollys, espadas e platys reproduzem-se muito, em breve terá o dobro da população e 60 litros não é muito, para essa população devia ter o dobro da litragem.
- Eu retirava os néons e mantinhs só os víviparos. Os néons são peixes de biótopo diferente e preferem pH mais baixo. No entanto, vivem bem em comunitário, mas na minha opinião tendo peixes a mais, deveria retirar estes.
- Tem pouca vegetação no aqua. Devia acrescentar tufos de plantas como o feto de java, por exemplo, para que os peixes se pudessem reproduzir livremente e alguns alevins pudessem sobreviver naturalmente. As maternidades stressam muito as fêmeas e os partos correm muito melhor em liberdade. Se só sobreviverem poucos alevins pense que em breve terá mais e assim nunca chega ao ponto de ter sobrepopulação. Não precisa de ter cuidados especiais com os alevins, basta colocar flocos esmigalhados.
- Devia testar a qualidade da água. Como faz a manutenção, com que frequência faz tpa e limpeza de filtros?
Cumprimentos.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Ola,
Obrigado pela opiniao breve.
Aqui esta uma foto, espero que consiga ver tudo o que precisa.

A manutencao e feita todos os meses, retiro 15 a 20 litros e reponho tratada com AquaSafe, e ao mesmo tempo limpo o filtro e se necessario substitu-o.
Amnha assim que possivel irei comprar os testes da agua que me faltam.
O que e um TPA?
E se eu colocar os beta no comunitario havera chances de reproducao, porque segundo um senhor na loja dos animais, o macho solta umas bolhinhas e a femea larga os ovos, de seguida o macho coloca os ovos nas bolhinhas. No comunitario os outros peixes irao comer os ovos?
Feto de java encontro numa loja de animais??
Abracos.
Obrigado pela opiniao breve.
Aqui esta uma foto, espero que consiga ver tudo o que precisa.

A manutencao e feita todos os meses, retiro 15 a 20 litros e reponho tratada com AquaSafe, e ao mesmo tempo limpo o filtro e se necessario substitu-o.
Amnha assim que possivel irei comprar os testes da agua que me faltam.
O que e um TPA?
E se eu colocar os beta no comunitario havera chances de reproducao, porque segundo um senhor na loja dos animais, o macho solta umas bolhinhas e a femea larga os ovos, de seguida o macho coloca os ovos nas bolhinhas. No comunitario os outros peixes irao comer os ovos?
Feto de java encontro numa loja de animais??
Abracos.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Boas
Sem dúvida, tem peixes a mais para esse aquário.
TPA- Troca Parcial de Agua.
Com o excesso de população que tem devia fazer TPAs umas 2 vezes por semana de cerca de 20%.
Atenção ao limpar o filtro, deve limpar as matérias filtrantes com água do aquário e não deve ser demasiado limpo. Não deve substituir por completo todas as matérias filtrantes de uma só vez, pois irá destabilizar o ciclo do azoto.
Sem dúvida, tem peixes a mais para esse aquário.
TPA- Troca Parcial de Agua.
Com o excesso de população que tem devia fazer TPAs umas 2 vezes por semana de cerca de 20%.
Atenção ao limpar o filtro, deve limpar as matérias filtrantes com água do aquário e não deve ser demasiado limpo. Não deve substituir por completo todas as matérias filtrantes de uma só vez, pois irá destabilizar o ciclo do azoto.
Na minha opinião, o aqua está muito despido. Em vez do vaso de barro adicione mais plantas, mais troncos naturais.
No comunitário os bettas terão mais chances de ter comportamento reprodutivo como é óbvio, mas não é fácil. No globo é que isso certamente não acontecerá.
As chances de sobrevivência de quaisquer alevins dependem da quantidade de esconderijos naturais que tiverem, a não ser que os tenha na maternidade.
O feto de java é uma planta muito fácil de arranjar, qualquer loja de aquariofilia tem ou arranja. Pense também em valisnérias para a parte de trás do aquário e anúbias anãs para a frente. Eu mudava o fundo para uma coisa mais neutra, esse distrai muito.
O Element deu dicas importantes como por exemplo como limpar o filtro.
Cumprimentos.
No comunitário os bettas terão mais chances de ter comportamento reprodutivo como é óbvio, mas não é fácil. No globo é que isso certamente não acontecerá.
As chances de sobrevivência de quaisquer alevins dependem da quantidade de esconderijos naturais que tiverem, a não ser que os tenha na maternidade.
O feto de java é uma planta muito fácil de arranjar, qualquer loja de aquariofilia tem ou arranja. Pense também em valisnérias para a parte de trás do aquário e anúbias anãs para a frente. Eu mudava o fundo para uma coisa mais neutra, esse distrai muito.
O Element deu dicas importantes como por exemplo como limpar o filtro.
Cumprimentos.
Fiz alteracoes significativas no aqua, coloquei mais plantas, algumas boas que segundo lojas e proprias para os alevins.
Ainda nao coloquei os peixinhos mas mais uma semana e ja estara pronto para os receber.
a minha ideia agora e manter so gupies e platys como reprodutores, e deixar a natureza seguir o seu rumo, deixarei as rãs aquaticas, o caracol e o camarao.
1 gupie macho
2 gupies femeas
1 platy macho
2 platys femeas
2 rãs aquaticas
1 camarao aquatico
1 caracol.
Ainda nao coloquei os peixinhos mas mais uma semana e ja estara pronto para os receber.
a minha ideia agora e manter so gupies e platys como reprodutores, e deixar a natureza seguir o seu rumo, deixarei as rãs aquaticas, o caracol e o camarao.
1 gupie macho
2 gupies femeas
1 platy macho
2 platys femeas
2 rãs aquaticas
1 camarao aquatico
1 caracol.
Olá
o teu aquáro vai ficar muito giro, aliás já está tirando mesmo o vaso, mas não acho boa ideia peixes e rãs, elas vão comer os peixes( a Natureza vai mesmo seguir o seu rumo). As rãs crescem um bocado. Eu não sei, mas penso que as rãs precisam de uma parte seca embora nas lojas não ponham nenhuma plataforma para elas subirem.
É melhor informares-te sobre isso senão vão morrer

É melhor informares-te sobre isso senão vão morrer

Em relacao, ao comer os peixes, nunca ouvi tal coisa, nem nunca vi tal atentado.
Em relacao ao precisarem de partes secas, se assim fosse a senhora da loja dizia me, porque ja a conheco a muitos e bons anos. E nao teria lojica se assim fosse, nao eram rãs aquáticas seriam rãs normais (SAPOS)
Mas obrigado pela sua opiniao.
Em relacao ao precisarem de partes secas, se assim fosse a senhora da loja dizia me, porque ja a conheco a muitos e bons anos. E nao teria lojica se assim fosse, nao eram rãs aquáticas seriam rãs normais (SAPOS)
Mas obrigado pela sua opiniao.
Olá
Primeiro rãs normais não são sapos
. Rãs são uma coisa e sapos outra. Depois ainda bem que tem confiança na tal senhora da loja. Eu também não sei, estou-lhe a vender o peixe como mo venderam a mim, não precisa de ficar ofendido. haverá aqui pessoas que poderá dizer com grandes certezas se realmente é ou não aconselhavel. se for ainda bem para si e para quem de alguma maneira gosta de tê-los juntos, se não for bem...

não precisa de ficar ofendido. se for ainda bem para si e para quem de alguma maneira gosta de tê-los juntos, se não for bem...[/quote]
Quem gosta das rãs ou de outro tipo de animais n e descutivel, e nao fiquei ofendido, apenas e a sua opiniao e respeito-a tal como voce tem que respeitar a minha.
Edit: Sim as rãs comem peixes mais pequenos do que eles, obrigado pelo que disse, procurei e realmente e verdade.
Vou tentar trocalos na loja tal como troquei os espadas.
Quem gosta das rãs ou de outro tipo de animais n e descutivel, e nao fiquei ofendido, apenas e a sua opiniao e respeito-a tal como voce tem que respeitar a minha.
Edit: Sim as rãs comem peixes mais pequenos do que eles, obrigado pelo que disse, procurei e realmente e verdade.
Vou tentar trocalos na loja tal como troquei os espadas.
Há muita gente bem intencionada nas lojas e não é isso que está em questão, o que se debate é que nem sempre essas pessoas estão 100% informadas sobre as espécies que vendem.
Eu já tive rãs com os peixes e foi uma má experiência. Ambas morreram de causas desconhecidas e os corpos desapareceram porque o aqua tem muitas pedras e troncos. Poluiram a água de tal maneira que sofri perdas nos peixes. Não volto a repetir a experiência, se um dia voltar a ter essas rãs será num aqua terrário só para a espécie.
Cumprimentos.
Eu já tive rãs com os peixes e foi uma má experiência. Ambas morreram de causas desconhecidas e os corpos desapareceram porque o aqua tem muitas pedras e troncos. Poluiram a água de tal maneira que sofri perdas nos peixes. Não volto a repetir a experiência, se um dia voltar a ter essas rãs será num aqua terrário só para a espécie.
Cumprimentos.