Como já disse o Paulo, é muito difícil distinguir macho de fêmea, quando são muito novinhos. Há por aí uns sites que ensinam métodos, mas penso que métodos muito falíveis. Quando deixei um casal criar, à segunda vez já consegui distinguir, talvez sorte lol. Não sei se o método que usei para distinguir se aplica em todos os casos, mas creio que não. No caso dos meus, as fêmeas tinham cera azul clara e os machos a cera de côr violeta (era um azul celeste asas claras, outro verde escuro asas claras, e um malhado dominante azul celeste, penso que são mais as mutações com olhos vermelhos que têm diferenças grandes na côr da cera, mesmo em adultos, mas disto não percebo muito). Mas sublinho, que eu saiba não há métodos infalíveis, se é que se pode dizer que haja métodos lol
Quanto à forma de os ires habituando a ti, o melhor é inicialmente deixá-los habituar-se bem ao novo ambiente e à gaiola nova. Depois aos poucos, podes ir tentando dar-lhes fruta ou algo assim, mas em vez de deixares na gaiola, segura tu (do lado de fora da gaiola) até eles perderem o medo da proximidade da tua mão e virem comer (isso pode demorar, não desistas).
Depois podes ir tentando introduzir a mão na gaiola, só junto à porta (mas ainda dentro dela, os passeios é para mais tarde, na minha opinião). Mais uma vez tens de ser paciente: a mão não deve ir ter com os periquitos, eles é que devem vir ter com a tua mão, que deves tentar que permaneça imóvel. Se fizeres uma tentativa e te cansares de esperar que eles venham ter contigo, desiste, e tenta mais tarde ou no dia seguinte. Não caias na tentação de chegar a mão demasiado aos periquitos. Podes tentar aproximar um pouco, muito devagar, mas mal notes desconforto neles torna a afastá-la, também devagar.
Quando conseguires que venham comer à tua mão, podes então tentar pôr a mão com algo que eles gostem junto da porta, mas do lado de fora, incentivando-os a sair.
As fêmeas são muito curiosas, e é provável que se vestires uma camisola de manga comprida de uma cor que lhes chame a atenção (cada periquita tem o seu gosto, é ir experimentando

), a tua periquita, depois de ter comido o que tens na mão, vá subindo pelo braço, enquanto investiga a roupa com o bico. Pode parecer estranho, mas acho que as minhas camisolas de malha tiveram o seu peso na domesticação dos meus periquitos

No caso dos meus, as fêmeas não resistiram a umas boas camisolas de malha, e nem foram esquisitas quanto à cor
Importante é que durante este processo tenhas o cuidado de evitar qualquer gesto que os assuste, porque um susto pode fazê-los perder a confiança que foste conseguir ganhando. Isto na fase inicial, porque mais tarde não há problema se de vez em quando os assustares sem querer. Afinal, domesticar periquitos não é assim tão difícil.