Posse responsável.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta abr 01, 2009 12:27 pm

Victor Escreveu:Se você acha... :roll:
Eu não acho nada. Eu fiz uma pergunta... :?
Já agora diga-me lá em que aspectos sou irresponsavel com os meus gatos?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quarta abr 01, 2009 3:05 pm

Victor Escreveu:leonildecarvalho não conheço o caso do Obama (e não o estou conseguindo achar no forum :oops: ) então me desculpe por qualquer incoerênca.

Pelo que lí de seu relato tem vários gatos em casa e resolveu "adotar" um gato de rua.
Realmente um gato a muito habituado a vida inteira a rua tem dificuldade de se acostumar a uma vida caseira (lembremos que os gatos são animais de hábitos).
E não perde esse hábito em dias ou meses.
O tópico em questão é este http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=63277 e que surgiu após uma tentativa falhada de lhe arranjar donos. Simplesmente não resultou tendo eu que o ir buscar no dia seguinte a ter-lhe arranjado uma FATI (família de acolhimento por tempo indeterminado).
Victor Escreveu:

Mas devo confessar que estou mais preocupado com a opinão da leonildecarvalho que sempre foi exemplo de responsabilidade e de maneira alguma quero ver associada a opções irresponsáveis de tratamento aos animais.
Muito obrigada, Victor, pelo crédito... :oops: e sim, eu tento o mais possível que se algum dia um animal MEU tiver que morrer, que não seja de forma a deixar-me remorso, NUNCA! :wink: Aliás, já me morreram alguns ao longo da minha existência mas NUNCA por irresponsabilidade, do que eu possa definir como tal.

Apesar de eu ser "mãe galinha" com tudo o que me "pertença", sejam filhos, marido, animais e até outros pertences, (sou muito possessiva :oops:), há quem consiga ser um pouco mais "despegado" (por vezes tenho pena de eu não o conseguir ser) mas que amam, gostam e zelam pelo que é seu, com o mesmo sentimento que eu e outros iguais, apesar que com o que poderemos definir de: "menor rigor".

Tenho vários exemplos até na família, sendo um deles a minha própria sogra que sempre foi uma devota dos animais e no entanto na ideia dela, os animais eram para estar em casotas ou á solta e nunca em casa porque "casa" era para as pessoas. Digo "era" porque, apesar de ainda viva não lhe é possível ter agora animais por devido há idade já não ser auto-suficiente...! Mas, ainda, de vez em quando, fala nos animais que teve, com um carinho e por vezes até com lágrimas a aflorarem-se aos olhos. Sabendo mesmo que não pode mais ter animais, numa das nossas últimas visitas perguntou se não seria possível ela ter um gatinho? :( :|

Isto para explicar que existem diversas formas de "amar" e "gostar". Todos "amam" e todos "gostam" das formas mais diversificadas mas que nos faz confusão admitir que, para essas pessoas; as que o fazem de forma diferenciada da nossa, é a forma "correcta" que encontraram para tratar do que "amam" e "gostam" :wink:

Já agora, como vai a gatinha? Isso sim é o mais importante neste momento.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
carol26
Membro
Mensagens: 128
Registado: terça mar 10, 2009 5:09 pm

quarta abr 01, 2009 3:31 pm

leonildecarvalho Escreveu: Mas, ainda, de vez em quando, fala nos animais que teve, com um carinho e por vezes até com lágrimas a aflorarem-se aos olhos. Sabendo mesmo que não pode mais ter animais, numa das nossas últimas visitas perguntou se não seria possível ela ter um gatinho? :( :|

Peguei lágrima caindo no rosto.
Me fez recordar minha mãe. Não gosto de falar de mim, mas você me fez recordar minha mãe. Estava ela pra morrer e me recomenda cuidados para seu 3 gatinhos, eu fiquei com eles, eram gatinhos que viviam no jardim da sua casa... e tinha lá um de 7 anos o Leopoldo. Na ultima visita que fiz a ela, ela me pediu: "Querida, você me traz o Leopoldo... quero dar um beijo nele porque ele deve estar sentindo minha falta..."

Eram gatinhos tratados com amor e carinho e que viviam lá fora. Não se deram bem em minha casa fechados e eu tive que devolver eles ao seu lar onde ficou morando minha irma.
Me desulpem o mau portugues eu estou cuidando de aprender e me esforço bastante. mas dá para entender, verdade?
Victor
Membro Veterano
Mensagens: 221
Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm
Localização: Gata, peixes e cadela.

quarta abr 01, 2009 4:39 pm

Oi Leo, a gatinha vai bem.
Desde ontem não tenho notícias, mas acho que vai tudo bem.

Menina, nem me referia a gostar ou amar, mas a posse responsável mesmo (afinal amor egoista e doentio é o que não falta no mundo).

Como me referi a gata da vizinha vive atacando a vida silvestre (e pássaros ameaçados).
Tem noite que eu (e a vizinhança) nem dormimos de tanto barulho (dos gatos e dos cães latindo para eles).
Já é a terceira gata envenada de minha cunhada, acho que a quinto da meu vizinho (fora os dos demais).
As gatas de minha cunhada vinham várias vezes com "talhos" na garganta, costas, flancos, etc.
Meu outro vizinho cria pássaros (direito dele) e as vezes um deles "sofre um acidente" (na juventude até desistí de ter pássaros... canários, mandarins,etc... por isso).
Fora o risco dessas gatas pegarem alguma doença ou até mesmo passarem para outros.

Agora vem gente falando que isso É o jeito correto de criar?
Que vem em um post de posse responsável fazer ironia e criticar?
Isso quando não quer se usar de exemplo...faz favor, né? :roll:
Isso porque nem tem conteúdo para debater.

Como falei, você (e muitos outros) se preocupa, o Obama sai, mas você faz o que pode, o que é muito diferente das pessoas que NÃO QUEREM ter responsabilidade e inventam desculpas para justificar.
Não pensam nos vizinhos, nos animais predados, nas doenças que esses animais podem passar/pegar (sim os gatos podem passar doenças para os outros animais, e temos responsabilidade com eles também), nos estragos, nos perigos, em NADA além do próprio interesse.

Sinto, mas isso não dá para "respeitar" como se fosse uma simples "opção" (ainda mais em um post de posse responsável). :roll:
pendragon
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
Localização: luana, o monstro das bolachas
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

quarta abr 01, 2009 5:05 pm

bom, pelo o que eu entendi, para si, "posse responsavel" é só para aquelas pessoas que têm os gatos "trancafiados" em casa...

eu dou uma liberdade parcial as minhas gatas: vedei as varandas com uma rede para que elas possam apanhar sol e mudar de ares e, quando vou para uma casa no campo, deixo-as sair para passear no jardim e subir as arvores. não as solto no meu quintal por que não é "à prova de gatos" e a rua é muito movimentada!

se isso faz de mim uma dona irresponsavel, paciencia, mas elas gostam e, na realidade, isso é que é importante!

mas e que dizer das pessoas que têm colonias de gatos, que se preocupam em esterilizar os mesmos, alimentam-nos, tratam deles, mas... não os têm em casa?
é que estes gatos são da responsabilidade de alguem, e também podem apanhar/passar doenças (sim, por muito bem tratados que sejam, também as apanham), matar passaros alheios, etc e tal...
estas pessoas também são irresponsaveis?????
Última edição por pendragon em quarta abr 01, 2009 5:29 pm, editado 1 vez no total.
Filipa Costa
pathelen
Membro Veterano
Mensagens: 2546
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta abr 01, 2009 5:25 pm

... Bem.. eu na verdade, ainda não percebi bem onde se quer chegar... :o !!

Acho que sou bué loira... 8)
... e me desculpem as loiras... :wink:
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta abr 01, 2009 6:03 pm

pathelen Escreveu:... Bem.. eu na verdade, ainda não percebi bem onde se quer chegar... :o !!

Acho que sou bué loira... 8)
... e me desculpem as loiras... :wink:
:lol: LOL!!!!! Ainda o missário vai a meio! Posse responsável e tal e coisa mas... até se abrem excepções.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quarta abr 01, 2009 7:35 pm

Victor Escreveu:Oi Leo, a gatinha vai bem.
Desde ontem não tenho notícias, mas acho que vai tudo bem.

Menina, nem me referia a gostar ou amar, mas a posse responsável mesmo (afinal amor egoista e doentio é o que não falta no mundo).
Para mim, uma coisa está associada á outra porque por gostar tanto dos meus animais, obrigo-me a protegê-los o mais possível :wink: e a responsabilidade passa, também, por isso mesmo :wink: Mas, percebi o seu conceito na separação das coisas...! :wink:

É um facto que, infelizmente, muitos Proprietários de animais não assumem as suas responsabilidades...! Tanto no que respeita o trato ao animal que não é mais nem menos que uma obrigação moral, como também na responsabilidade do que os seus animais possam causar de danos aos outros :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Miboki
Membro Veterano
Mensagens: 867
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm
Localização: Gatos; cães e caturras

quarta abr 01, 2009 7:36 pm

Não percebi muito bem o último comentário do Victor, nem o que ele entende por posse responsável!!

Sobre o facto de os gatos atacarem pássaros, na verdade isso faz parte do instinto do gato e da sua natureza. Mesmo os gatos estando dentro de casa pode atacar os pássaros que existem em casa, por exemplo os meus por vezes vão ao sótão pois os pássaros entram por baixo das telhas e ficam a piar; e também dentro de casa pode atacar a "vida silvestre" as famosas plantas!!

Eu considero irresponsáveis os "donos" que não se preocupam minimamente com o animal em termos de alimentação, saúde, brincar com o animal, dar mimos, segurança e que nem sequer gostam dele, só o tem por ter.
Agora dar liberdade condicionada aos gatos concordo, os meus gatos costumam estar no quintal a dormir, a brincar e até vão para ao pé dos cães ; e felizmente têm medo de ir para a estrada e tem medo de estranhos, o que eu acho óptimo eles terem presente estes perigos; dos carros e das pessoas que não conhecem que podem fazer lhes mal!
Se eles estivessem sempre dentro de casa, podiam sair pela porta quando ninguém notasse, e como são curiosos podiam ir para a estrada sem medo pois não saberiam o perigo que é!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quarta abr 01, 2009 8:38 pm

Debato-me constantemente com o problema da caça aos pássaros... :roll: Ainda hoje o meu marido chamou-me para ir ver ao jardim as 5 gatas e o cão, todos em círculo a olharem para um pardal morto (claro que foi morto por um deles, mas qual?)

Mesmo os gatos de rua atacam pássaros para se alimentarem e sobreviverem :wink:

Havia uma árvore (mais tipo arbusto) num terreno próximo de mim em que todos os Anos haviam ninhos de melros. Deixaram de nidificar lá porque os gatos atacavam os ninhos :|

Também, no meu pinheiro da Austrália, haviam ninhos de rolas e houveram durante 3 Anos até que as rolas se aperceberam da vez em que a minha gata tigrada tentou chegar ao cume da árvore :|
Obviamente que estas situações são impossíveis de controlar em animais que têm acesso ao exterior. Sejam gatos de pessoas com quintais protegidos a eventuais fugas ou a gatos de rua.


Acho que o Victor não se quer referir a este tipo de caçada mas sim a caçadas a aves de alguém que não tem que levar com elas, porque simplesmente não tem gatos e nem tem que acartar com o desgosto de ficar sem as aves porque alguém não tem a noção de onde começa a sua liberdade e onde termina.

Infelizmente até com proprietários de canídeos se nota muita irresponsabilidade. Basta ler alguns tópicos em foruns de animais e até mesmo neste, ao lado; o dos cães, para se perceber do que falo...

Leo
Última edição por leonildecarvalho em sexta abr 03, 2009 8:44 am, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quarta abr 01, 2009 8:49 pm

carol26 Escreveu: Peguei lágrima caindo no rosto.
Me fez recordar minha mãe. Não gosto de falar de mim, mas você me fez recordar minha mãe. Estava ela pra morrer e me recomenda cuidados para seu 3 gatinhos, eu fiquei com eles, eram gatinhos que viviam no jardim da sua casa... e tinha lá um de 7 anos o Leopoldo. Na ultima visita que fiz a ela, ela me pediu: "Querida, você me traz o Leopoldo... quero dar um beijo nele porque ele deve estar sentindo minha falta..."

Eram gatinhos tratados com amor e carinho e que viviam lá fora. Não se deram bem em minha casa fechados e eu tive que devolver eles ao seu lar onde ficou morando minha irma.
Me desulpem o mau portugues eu estou cuidando de aprender e me esforço bastante. mas dá para entender, verdade?
Claro que deu para entender :wink:

Repare que a minha sogra nunca foi pessoa de ter gatos. Sempre teve cães e muitos até. Mas com a idade, apercebeu-se que cães já não lhe seria possível. Então deu-lhe para começar a pedir um gatinho :wink:

Eu, antes dela chegar a esta fase pior, ainda tentei convencer o filho (meu marido) a dar-lhe um gatinho mas ele fez-me ver o quão iria ser aflitivo para o animal quando ela fosse para o hospital; que já foi imensas vezes, e ou quando um dia chegue o hora de partir... :|

A maior felicidade dela, foi quando lá esteve uma cadelinha a tratar-se da sarna até ser adoptada :wink: , isto há mais ou menos há uns 3 Anos. O pior veio na altura da cadelita ir para os novos donos. Chorou que nem uma criança :( Depois falava na falta de ter animais...! Mas lá se foi aguentando e agora é que não dá mesmo, infelizmente. :|

Victor, desculpe o uso do seu tópico para explicar... mas não podia deixar de responder á carol26.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Miboki
Membro Veterano
Mensagens: 867
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm
Localização: Gatos; cães e caturras

quarta abr 01, 2009 10:41 pm

Eu percebi Leonilde que os ataques aos pássaros que o victor falou, eram ataques aos pássaros dos vizinhos, o que eu quis transmitir é que os gatos também fazem isso na própria casa, que caçam passaros e ratos e que também destroem plantas!!
Concordo com o Victor que há donos irresponsáveis que tem os animais por ter e que não se preocupam minimamente, no meu último comentário foi ao encontro das criticas que o Victor tece sobre os donos de gatos que os deixam em liberdade, e como eu disse se for condicionada acho bem!!
O último comentário dele não o percebi muito bem só isso!!
Ou seja ele condena a liberdade dos gatos e os donos que os deixam no exterior de casa, mas na verdade há quem deixa os gatos irem á rua mas que são bons donos!!

Agora quanto aos gatos que vão a casa dos vizinhos, a primeira coisa a fazer é avisar os donos do animal o que aconteceu. Se da conversa com os donos do animal não surtirem o efeito desejado é tentar encontrar outras soluções sem prejudicar o animal que não tem culpa dos donos que lhe calhou!!

Quanto á gata espero que fique bem. E se a gata é da sua cunhada fale com ela para que tal situação não se repita, com diz se é a terceira gata a ser envenenada, há que tomar medidas para não acontecer mais.
Victor
Membro Veterano
Mensagens: 221
Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm
Localização: Gata, peixes e cadela.

quinta abr 02, 2009 11:38 am

Pendragon, aconselho que leia o tópico para que justamente veja que nunca disse que deve-se trancafiar os gatos em casa (embora tenha dito que um gato pode ser alegre, ativo e saudável em um apartamento desde que tenha um dono e não uma pessoa que quer ter um gato por perto).
Justamente disse que se quer ter um gato (com a posse responsável) deve-se prover um espaço (seja parte do quintal, seja o quintal inteiro seja o corredor do prédio, etc) onde ele possa ficar em segurança.

Quanto a sua pergunta, esterilizar (pelo menos isso :roll: :roll: ), jogar um pouco de comida e levar ao veterinário para dar pontos ou tratar das doenças adquiridas seria posse responsável?
Quem sabe até o supremo esforço de ter uma caixa de areia?

Miboki, na boa, mas como biólogo acho que faz parte sim da responsabilidade do dono evitar que seu animal (seja cão, gato, pássaro ou peixe) provoque danos aos animais não só domésticos, mas principalmente silvestres.
Os domésticos têm pelo menos um dono (por pior que seja) que o tratará de um ferimento ou doença ou cuidará de sua ninhada.

Veja o caso que relatei de pássaros raros (inclusive acho que os sabiás laranjeira eram um casal) atacados e mortos.
Será ético de nossa parte permitir que animais que estão sumindo na natureza sejam “cardápio de luxo” para nossos animais?
Será ético (ou posse responsável) que permitíssemos que um animal silvestre (como o gato marcajá ou o gato palheiro em vias de extinção) tenham contato (seja direto ou indireto) com algum gato com alguma doença?

Agora vai me desculpar se vou ofender alguém, mas se eu vejo que meu gato fica caçando pássaros (pode ser até pardais) no quintal e não faço nada... não estarei sendo meio.. sádico (para não dizer FD.. :evil: ).
Para que serve o guizo (está longe de ser o ideal, mas....).
Se a pessoa gosta/necessita pelo menos se satisfaça dando pintinhos (pelo menos o risco de doenças é menor).

Leonil, quem disse que esse tópico é meu.
Acho que todos os tópicos são de todos que queiram debater e contribuir.
Fique a vontade.
pendragon
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
Localização: luana, o monstro das bolachas
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

quinta abr 02, 2009 12:03 pm

bom, sendo assim já concordo consigo na liberdade condicionada a dar ao gato... confesso que não li a liberdade condicionada que dá ao seu gato!

quanto às pessoas que têm aves (com todo o direito, e eu sou uma delas), são elas e não os outros, que devem prover a integridade fisica dos animais... eu tinha os meus agapornis em casa até que uma das gatas resolveu deitar a gaiola ao chão, resultado, comprei uma gaiola de pé (bem maior) e coloquei-os na garagem onde podem apanhar sol durante todo o dia e interagir com os outros passaros, sem risco de serem assediados pelos gatos (alheios ou não).

é que não são só os gatos dos vizinhos que andam a correr de telhado em telhado, existem gatos vadios que também o fazem e aí vai culpar quem? Deus, por ter criado os gatos? :roll:

sim, acho que cuidar de colonias de gatos é um acto de responsabilidade, irresponsavel era ficar indiferente, ou na sua opinião (que é o que se depreende) gato vadio não tem direito a ser tratado, alimentado, etc e tal?
Filipa Costa
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quinta abr 02, 2009 2:14 pm

Victor Escreveu: (...)Agora vai me desculpar se vou ofender alguém, mas se eu vejo que meu gato fica caçando pássaros (pode ser até pardais) no quintal e não faço nada... não estarei sendo meio.. sádico (para não dizer FD.. :evil: ).


Leonil, quem disse que esse tópico é meu.
Acho que todos os tópicos são de todos que queiram debater e contribuir.
Fique a vontade.
Boa tarde.

Obrigada pela compreensão...

Já agora, como penso que não conhece inloco a realidade sobre a população EXAGERADA de pardais que proliferam esta área, ao ponto de já não bastarem árvores para nidificar como já o fazem em bordos/beirados dos telhados, sotãos, etc... Esta população exagerada, não fosse controlada de forma Natural e ecológica através dos predadores Naturais, neste caso os gatos, acredite que morreriam de fome e ou doenças. (acho que já tinham virado carnívoros :twisted: ).
Contudo, SEMPRE que me apercebo dos barulhos, por parte dos meus animais, que implicam a partida para uma caçada, vou sempre ao exterior controlar a situação e na maioria das vezes sou bem sucedida acabando por salvar a ave, atempadamente. Outras vezes a tentativa de ajuda para salvar a ave, foi em vão...mas, pelo menos, tentei :wink:

Nos meus gatos, há Anos atrás, tentei coleiras nas 2 primeiras gatas que tive e não resultou porque simplesmente não alinharam :roll: . Depois, como verifiquei que havia outra por experimentar, tentei nessa e o resultado foi o mesmo. Aliás, esta deixou que a coleira ficasse mas, entrou em depressão. retirei-a imediatamente assim que me apercebi o que se estava a passar que chegou ao ponto de deixar de comer.

Não vou, de forma alguma, colocar guizos pois se nem simples coleiras elas toleram, muito menos os guisos e, convenha-se que 5 animais dentro de casa, cada um com um guiso, mais dia, menos dia, tinha que registar a minha casa como casa de espectáculos e começar a cobrar bilhetes para um novo tipo de sinfonia... :twisted: :P :lol: Acho que dava mesmo em doida!!! Entre o papagaio que não se cala por um segundo, o cão a ladrar quando entende que pode, as gatas, cada uma com guizos a telintarem... beeeeeeeeeeeeeem, por certo que já estava no "Hotel da Ave. do Brasil" :twisted:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”