chip e registo
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: terça mar 31, 2009 8:59 am
boa tarde a todos
será que me podem ajudar numa dúvida que tenho. Comprei um cão com L.O.P., mas ainda não tenho o registo comigo, para registar o cão na junta e por o micro chip, preciso ter a documentação completa do cachorro? ou seja, preciso ter o L.O.P. comigo?
será que me podem ajudar numa dúvida que tenho. Comprei um cão com L.O.P., mas ainda não tenho o registo comigo, para registar o cão na junta e por o micro chip, preciso ter a documentação completa do cachorro? ou seja, preciso ter o L.O.P. comigo?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
Não precisa ter o LOP. Se fosse obrigatório apresentar esse documento (LOP), não seria possível registar cães sem raça definida na junta, uma vez que estes não podem tê-lo.
Abraço
Abraço
-
- Membro Júnior
agradeço a resposta, mas a minha questão não é essa... é tendo o cão LOP se este é necessario para fazer o registo.. só no caso do cão ter se é preciso quando se regista... mas pelo que me respondeu não deve ser necessario para registar ...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm
Para registar precisa de vacinas em dia e microchip.anapipasima Escreveu:boa tarde a todos
Para obter a licença, precisa ainda da vacina anti raiva, administrada.
Acabei ontem mesmo de obter a licença do meu, uma vz que tinha ido á Junta de Freguesia, ainda sem a vacina anti rábica, pelo que, na altura só pude registar o cão.
O LOP, nem é preciso para registar na Junta, nem para o Microchip...
Espero ter ajudado.
-
- Membro Júnior
agradeço a todos o esclarecimento.
eu já tinha lido algures que encontram cães perdidos (leia-se abandonados
) com LOP, dai a minha duvida... como sabem que o cão tem LOP se quando este é registado o LOP não é necessário... daí a minha confusão... Pensei que um cão com LOP teria de ser registado com esse documento também...
eu já tinha lido algures que encontram cães perdidos (leia-se abandonados

-
- Membro Veterano
Eu creio que o LOP só será necessário para registar, mas...no Clube Português de Canicultura.anapipasima Escreveu:agradeço a todos o esclarecimento.
eu já tinha lido algures que encontram cães perdidos (leia-se abandonados) com LOP, dai a minha duvida... como sabem que o cão tem LOP se quando este é registado o LOP não é necessário... daí a minha confusão... Pensei que um cão com LOP teria de ser registado com esse documento também...
Na Junta de Freguesia, não é necessário
-
- Membro Júnior
pois, compreendo...
mas se na junta não sabem que o cão tem LOP, quando o cao se perde e se verifica que tem chip, como se sabe se tem LOP ou não... não se sabe certo?.. então como se diz que se encontrou um cão x ou y que tem chip e é de propriedade tal e que tem LOP? como se obtém esta informação?
mas se na junta não sabem que o cão tem LOP, quando o cao se perde e se verifica que tem chip, como se sabe se tem LOP ou não... não se sabe certo?.. então como se diz que se encontrou um cão x ou y que tem chip e é de propriedade tal e que tem LOP? como se obtém esta informação?
se o cão se perder, no chip encontra-se o código que dá acesso aos dados do dono. que diferença faria dizer que o cão tem LOP? interessa é saber quem é o dono.
De qualquer forma, o numero LOP geralmente é escrito no boletim de vacinas (alguns até têm mesmo um local para o escrever)
se vai fazer o registo na junta e dá os dados da folha do chip, eles inserem todos os dados, incluindo o LOP. não é obviamente obrigatório mas faz parte da descrição do cão. se não tiver fica em branco.
mas se tiver a intenção de ir a exposições com ele convém registar em «categoria B - Fins económicos»?
fica aqui a pergunta: quem vai a expos, têm os cães registados nesta categoria? o meu está mas como cão de guarda, logo escrevo uma declaração com os bens a guardar (neste caso a casa) no caso dos cães de expo e criação como fazem? aí já é 'obrigatório' o LOP?
é que na lei apenas diz
«As licenças e as suas renovações anuais só são
emitidas mediante a apresentação dos seguintes documentos:
a) Boletim sanitário de cães e gatos;
b) Prova de identificação electrónica, quando seja
obrigatória, comprovada pela etiqueta com o
número de identificação;
c) Prova da realização dos actos de profilaxia
médica declarados obrigatórios para esse ano,
comprovada pelas respectivas vinhetas oficiais,
ou atestado de isenção dos actos de profilaxia
médica emitido por médico veterinário;
d) Exibição da carta de caçador actualizada, no
caso dos cães de caça;
e) Declaração dos bens a guardar, assinada pelo
detentor ou pelos seus representantes, no caso
dos cães de guarda.»
(...)
«São licenciados como cães de companhia os canídeos
cujos detentores não apresentem carta de caçador
ou declaração de guarda de bens, ou prova de cão-guia.»
(surgiu-me esta dúvida)
De qualquer forma, o numero LOP geralmente é escrito no boletim de vacinas (alguns até têm mesmo um local para o escrever)
se vai fazer o registo na junta e dá os dados da folha do chip, eles inserem todos os dados, incluindo o LOP. não é obviamente obrigatório mas faz parte da descrição do cão. se não tiver fica em branco.
mas se tiver a intenção de ir a exposições com ele convém registar em «categoria B - Fins económicos»?
fica aqui a pergunta: quem vai a expos, têm os cães registados nesta categoria? o meu está mas como cão de guarda, logo escrevo uma declaração com os bens a guardar (neste caso a casa) no caso dos cães de expo e criação como fazem? aí já é 'obrigatório' o LOP?
é que na lei apenas diz
«As licenças e as suas renovações anuais só são
emitidas mediante a apresentação dos seguintes documentos:
a) Boletim sanitário de cães e gatos;
b) Prova de identificação electrónica, quando seja
obrigatória, comprovada pela etiqueta com o
número de identificação;
c) Prova da realização dos actos de profilaxia
médica declarados obrigatórios para esse ano,
comprovada pelas respectivas vinhetas oficiais,
ou atestado de isenção dos actos de profilaxia
médica emitido por médico veterinário;
d) Exibição da carta de caçador actualizada, no
caso dos cães de caça;
e) Declaração dos bens a guardar, assinada pelo
detentor ou pelos seus representantes, no caso
dos cães de guarda.»
(...)
«São licenciados como cães de companhia os canídeos
cujos detentores não apresentem carta de caçador
ou declaração de guarda de bens, ou prova de cão-guia.»
(surgiu-me esta dúvida)
-
- Membro Júnior
realmente não interessa, mas como já li em foruns de adopções dizerem que o cão foi encontrado abandonado e que tem chip e LOP e os donos não querem saber... daí a minha duvida se cães com LOP tinham de ser registados como tal..YolaeFifi Escreveu:se o cão se perder, no chip encontra-se o código que dá acesso aos dados do dono. que diferença faria dizer que o cão tem LOP? interessa é saber quem é o dono.
obrigada pela explicação. já percebi!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Não precisa do LOP para registar na junta, ou para microchipar, mas ateenção que vai precisar do microchip para o LOP. Se o seu cão não está microchipado vai receber um LOP provisório que nas costas tem espaço para o autoclante do miccrochip e para a assinatura do veterinário que o colocou. Só com estes elementos é que poderá passar este LOP para seu nome e a defenitivo.
Quanto á duvida da categoria para exposições, esta simplesmente não existe. Um cão com registo em qualquer categoria pode ir a exposições.
Quanto á duvida da categoria para exposições, esta simplesmente não existe. Um cão com registo em qualquer categoria pode ir a exposições.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
Não tem muito a ver com o tema...ou se calhar tem.casadotrevo Escreveu:Não precisa do LOP para registar na junta, ou para microchipar, mas ateenção que vai precisar do microchip para o LOP. Se o seu cão não está microchipado vai receber um LOP provisório que nas costas tem espaço para o autoclante do miccrochip e para a assinatura do veterinário que o colocou. Só com estes elementos é que poderá passar este LOP para seu nome e a defenitivo.
Pelo menos, serve de alerta.
Três meses após ter comprado o meu cão, recebo em casa um «Registo/Lop» do vendedor acompanhado de um código de barras.
Questionei o sucedido e fui informado que aquele código era o código do microchip do cachorro ( desconhecia que me tinha sido vendido com Microchip). Perguntei onde estava registado....em lado nenhum, foi a resposta !
Isto pode ser assim?
Agora tenho um cachorro com DOIS Microchips...um devidamente registado na base de dados...o outro....bem....vamos tentar agregá-lo ao «verdadeiro» microchip.
Alguém tem conhecimento de histórias semelhantes?...

-
- Membro Veterano
- Contacto:
A base de dados oficial é a do SICAFE, e o registo nesta depende do registo na junta por parte do proprietário. Assim sendo, é normal que o cachorro, até o dono (você) proceder ao registo na junta, não esteja na base de dados.7Sansoni Escreveu:Não tem muito a ver com o tema...ou se calhar tem.casadotrevo Escreveu:Não precisa do LOP para registar na junta, ou para microchipar, mas ateenção que vai precisar do microchip para o LOP. Se o seu cão não está microchipado vai receber um LOP provisório que nas costas tem espaço para o autoclante do miccrochip e para a assinatura do veterinário que o colocou. Só com estes elementos é que poderá passar este LOP para seu nome e a defenitivo.
Três meses após ter comprado o meu cão, recebo em casa um «Registo/Lop» do vendedor acompanhado de um código de barras.
Questionei o sucedido e fui informado que aquele código era o código do microchip do cachorro ( desconhecia que me tinha sido vendido com Microchip). Perguntei onde estava registado....em lado nenhum, foi a resposta !
Isto pode ser assim?
Agora tenho um cachorro com DOIS Microchips...um devidamente registado na base de dados...o outro....bem....vamos tentar agregá-lo ao «verdadeiro» microchip.
Situação idiota, parece-me a do seu veterinário que colocou um segundo microchip no cão. Além de ilógico é potenciador de confusões para o seu lado.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
Vou ver em que base de dados o Veterinário registou o cachorro.casadotrevo Escreveu:A base de dados oficial é a do SICAFE, e o registo nesta depende do registo na junta por parte do proprietário. Assim sendo, é normal que o cachorro, até o dono (você) proceder ao registo na junta, não esteja na base de dados.7Sansoni Escreveu:Não tem muito a ver com o tema...ou se calhar tem.casadotrevo Escreveu:Não precisa do LOP para registar na junta, ou para microchipar, mas ateenção que vai precisar do microchip para o LOP. Se o seu cão não está microchipado vai receber um LOP provisório que nas costas tem espaço para o autoclante do miccrochip e para a assinatura do veterinário que o colocou. Só com estes elementos é que poderá passar este LOP para seu nome e a defenitivo.
Isto pode ser assim?
Situação idiota, parece-me a do seu veterinário que colocou um segundo microchip no cão. Além de ilógico é potenciador de confusões para o seu lado.
Uma vez que o cão já está registado e licenciado na Junta de Freguesia, o registo no Sicafe é automático ( por iniciativa da Junta de Freguesia) ou tenho eu que procedre a esse registo?
Sem querer defender o Veterinário, não me parece normal um Veterinário certificar-se se um cachorro tem Chip quando o seu propriétário lhe diz que Não tem.
É que, ninguém da «empresa» que me vendeu o cachorro me disse que ele estava chipado. Aliás, só depois de muita insistência minha me enviaram um «Lop da Empresa» e 4 códigos de barras do Chip que, segundo me disseram não está registado em lado nenhum.
Se não está registado em lado nenhum, para é que o colocaram no animal?
N atentativa de obviar a eventuais confusões pela presença dos dois Chips é que se vai tentar agregar os dois números num só.....
Já agora, um link útil:
http://www.companhiadosanimais.pt/web3. ... Itemid=281
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Pois a mim parece-me que um veterinário devia-se sempre preocupar em ver se um qualquer cão que lá apareça uma primeira vez está microchipado, quanto mais um que vai para colocar um chip.
Se o cão fosse roubado, o seu vet era cumplice de roubo e tentativa de alteração de dados, ao colocar um segundo chip.
Quanto á empresa que lhe vendeu o cão, cães não se compram a empresas, compram-se a criadores. Mas de qualquer modo no caso do chip, de facto, face á lei, não cabia a eles o registo no Sicafe, mas sim ao dono.
Se declarou o número do chip, quando do registo na Junta, o seu cão deve encontrar-se na base de dados do SICAFE. Pelo menos é essa a obrigação deles.
Agora resta é saber se o seu cão alguma vez perder-se e for encontrado, qual chip vai aparecer no leitor ....... Se aparecer o que não está naa base de dados, pode agradecer ao seu veterinário.
Se o cão fosse roubado, o seu vet era cumplice de roubo e tentativa de alteração de dados, ao colocar um segundo chip.
Quanto á empresa que lhe vendeu o cão, cães não se compram a empresas, compram-se a criadores. Mas de qualquer modo no caso do chip, de facto, face á lei, não cabia a eles o registo no Sicafe, mas sim ao dono.
Se declarou o número do chip, quando do registo na Junta, o seu cão deve encontrar-se na base de dados do SICAFE. Pelo menos é essa a obrigação deles.
Agora resta é saber se o seu cão alguma vez perder-se e for encontrado, qual chip vai aparecer no leitor ....... Se aparecer o que não está naa base de dados, pode agradecer ao seu veterinário.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>