Gostei Helenapathelen Escreveu:Olá..!
Já li e reli este tópico não sei quantas vezes... concordo com algumas coisas, discordo de outras, mas no fundo ainda não cheguei ao fulcro da questão...!
Basicamente, o que eu sei é que animais e humanos sempre viveram em sociedade... cada um com o seu habitat natural, cada um com os seus meios de sobrevivência e relacionamento. Aos gatos, cães, pássaros e toda a fauna calhou o meio natural para se desenvolverem e eles o que fazem: Caçam, reproduzem-se... caçam, alimentam-se... caçam, e subsistem...
Aos humanos tocaria a mesma coisa, mas o que é que nós fizemos: Caçamos, reproduzimo-nos... caçamos, alimentamo-nos... caçamos e mudamos todo o ecosistema à nossa volta...
Passámos da natureza verde... para a floresta de cimento... Nós adaptámo-nos e os animais?! Tentamos a todo custo fazê-los viver a vida que escolhemos para nós próprios!!! Ao caçador felino que o gato é por instinto... tentamos humanizá-lo e em vez de ele caçar... fazemo-lo comer rações industrializadas...
Então chamámo-nos a nós próprios donos... e eles agora são da nossa responsabilidade!
Adopção responsável, diz o amigo Victor... o que é isso?! É variável... digo eu...
Porquê?
Porque cada um tem o conceito que tem... uns acham que ser responsável e o melhor para o seu gato é ficar fechado entre "quatro paredes" e só ver o ar da rua, quando o seu dono bem entender e da maneira que entender... outros acham que responsabilidade inclui dar uma liberdade condicionada aos seu gato (ou que animal seja) e deixà-lo espreitar a rua que também é dele, através de um espacito limitado e que só por isso ele já se deve sentir feliz... outros ainda pensam que ser responsável é deixá-los andar à solta, na natureza, na selva que nós transformámos mas onde eles ainda nascem em liberdade, vivem e aprendem a caçar apesar de todas as alterações que lhes impômos. Afinal eles são uns seres fantásticos porque sem apetrechos especiais, continuam a saber viver com os meios unicos, com que nasceram: patas, garras e dentes... e mesmo que ninguém lhes dê comer... eles conseguem no seu subsconciente rebuscar os ensinamentos infimos com que nasceram...
Podemos sim senhor, proteger os animais que são nossos... proteger e evitar que os nossos causem danos aos protegidos dos vizinhos, mas eu penso que não nos podemos esquecer do instinto natural dos animais, sejam eles quais forem! E por mais que criemos cercas à nossa volta, eles sempre vão arranjar maneira de as ultrapassarem...
Por isso, e porque me incluo algures num destes grupos, penso que ser responsável é saber viver em sociedade, respeitando o outro seja ele humano ou animal, mas sem esquecer que animal, é animal... com os seus instintos básicos e temos que desculpar muita coisa... afinal os racionais somos nós!
Agora perguntam-me: O que é que isto tem a ver com o tópico?
... Não sei..! Mas é o que me vem à ideia depois de ler tanta coisa...!

É difícil as pessoas entenderem que não são donas da razão...e que cada um, tem o direito à sua própria opinião...

Este tópico por muito que tivesse a ser espremido, já não se tirava nada dele