A nossa Kia foi adoptada!
Muito requisitada desde o inicío, dificíl foi triar-lhe o dono certo.
Foi adoptada por uma família que sempre teve cães com personalidades complicadas, que terão certamente mão na Kia, que os brindou com umas ladradelas valentes mal os viu, incomodada por a terem retirado do recreio.
A dona tem disponibilidade para a Kia e mostraram sempre ter competências para lidar como um cão como a Kia, pequenina mas com uma personalidade complicada.
Geralmente, estes cães, apesar de aparentarem um ar muito "fofo" são animais com personalidades complicadas, foram mal educados e querem fazer prevalecer a sua vontade à dentada, compensando a falta de tamanho.
Mas da Kia nos fica mais uma lição.
Em Portugal há centenas e centenas de animais para adopção. Muitos em canil cujo destino sabemos ser o abate. Outros tantos na rua e outros tantos em associações à espera de uma família.
Não há semana que não divulguemos pelos menos um cão novo para adopção. para muitos torna-se complicado arranjar bons donos pela falta de candidatos.
A Kia teve dezenas de candidatos, ao ponto de haver disputa de candidatos, de Norte a Sul do país a Kia foi cobiçada como se não houvesse centenas de animais no país a carecer de donos.
Será que todos os outros não merecem a sua oportunidade? È assim tão dificil dar casa a um cão abandonado????
Temos cães com personalidades espectaculares, facílimos de se integrarem em novas famílias e nada!
Não merecem todos a sua oportunidade?Ou será que só a Kia a merecia ao ponto de só haver olhos para ela???
No mesmo dia que divulguei a Kia, divulguei o Bolinha. o Bolinha que é um cão calmo e adoraria ser filho único, nem foi notado! Será que o Bolinha, cuja vida desconhecemos até ao ponto em que se refugiou numa garagem, ferido, não merece uma oportunidade também???
E o Pimpão? O Guda? A Atena? A Gila? A Clara? etc, etc, etc, ?Não merecem!?
Perdoem o desabafo mas é revoltante para quem trabalha com eles, dá-lhes o melhor, luta por eles, e vê que há cães nos quais ninguém repara! Porquê? São cães com um carácter maravilhoso, cães de família, que se dariam perfeitamente bem e seriam integrados muito rapidamente em ambiente familiar,porque os nossos cães são preparados para isso, mas nunca são notados!
Porque razão??!!
Acho que isto deve servir de reflexão a quem dá animais e também a quem os pensa adoptar!
Um animal não deve ser adoptado apenas pela sua beleza, mas pelo seu carácter!
Para adopção resultar plenamente, a personalidade do cão tem de se adaptar à personalidade e ao modo de vida da família adoptante! Só assim teremos cães felizes e familias felizes com os seus cães!
Não me parece que " ser peludo e fofinho e pequenino " baste para tornar um cão mais merecível de adopção que outro!
Não acho que outros cães nossos, adoráveis, mereçam menos ter a sua oportunidade de adopção que a Kia.
Se todos os que manifestaram interesse na Kia tivessem desejado adoptar outro cãonosso , provavelmente todos os nossos acolhidos teriam encontrado famílias...

Mas não... não encontraram e continuam à espera da sua oportunidade!
Nós dar-lhes-emos o melhor do mundo enquanto estiverem connosco, e quem conhece o nosso trabalho sabe que é verdade, os nossos animais vivem com a máxima dignidade possível!;Mas nada substitui uma família e é esse o nosso objectivo: dar a cada cão o lar que merece!