duvidas sobre alimentação e treino de iguanas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
kakauf
Registado: terça abr 07, 2009 7:17 pm

terça abr 07, 2009 8:09 pm

oi...
eu sempre adorei iguanas, mas só depois de ter uma é k eu m apercebi que tratar d uma iguana n é o mesmo k tratar um pássaro, uma tartaruga ou até mesmo um cão...requer muitos mais cuidados e eu inda tho mts duvidas do que é melhor para que ela se sinta bem.

por exemplo na alimentação, eu costumo dar-lhe legumes frescos que ela come mt bem, mas não costuma comer da comida que se compra...este tipo de alimento n lhe faz falta?

e o treino diário consiste em k? eu costumo pegar-lhe e fazer-lhe festas...mas axo k ela n é mt receptiva a ixo, n sei s é por inda tar estranha, visto k só a tho a 5 dias...

será k alguem m pode dar umas dicas...

bigada :wink:
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

terça abr 07, 2009 8:30 pm

O post provavelmente não o vai ajudar em nada mas... As ''tartaruguinhas'' dessas comuns que se vêm pelas lojas precisam de várias coisas e não saiem tão baratas como a maioria das pessoas pode pensar (não saem baratas se forem bem tratadas claro, porque mal tratadas dentro de uma tartarugueirazinha com palmeira e a comer camarões é baratuxo)
Arrisco mesmo a dizer que para ter uma tartaruga aquática adulta gasta-se mais coisa menos coisa o mesmo que ter uma iguana, coisas como um grande aquário e um filtro decente não são baratas, depois disso temos as lampadas que tanto as iguanas como as tartarugas precisam (até o espectro das uvb é igual :lol: ) e o aquecedor da água.
Isto para mudar a ideia errada que as pessoas têm acerca das tartarugas.

Quanto a alimentação da iguana, a ração não é algo que substituia os vegetais e a iguana não tem de a comer obrigatóriamente, aliás, muitas iguanas não comem ração e são perfeitamente saudaveis, o melhor será sempre as saladas, dá uma olhadela neste link

http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

terça abr 07, 2009 8:35 pm

primeiro acho que devias dar mais tempo á iguana para se habituar á sua nova casa e só depois aí começar com as festas e isso tudo
e a comida delas que é a ração podes sempre moer e por por cima dos legumes
<p><strong></strong></p>
kakauf

terça abr 07, 2009 9:07 pm

n faxia ideia de que as tartarugas precisavam de tantos cuidados, e a maioria das pessoas que conheço tb n faxem ideia...espero k mudar a água várias vezes por semana e a luz directa do sol tenham substituido em parte o que lhes falta...realmente é mta falta d informação, tho k m informar melhor para lhes dar tudo o k precisam...estamos smpre a aprender...

obrigada pelas dicas!
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

terça abr 07, 2009 10:47 pm

kakauf Escreveu:
e o treino diário consiste em k? eu costumo pegar-lhe e fazer-lhe festas...mas axo k ela n é mt receptiva a ixo, n sei s é por inda tar estranha, visto k só a tho a 5 dias...

Treinar uma iguana nao é muito facil, muito menos em 5 dias. Apenas consigo treinar a minha para dar a pata e rebolar 2 vezes e sentar.

quanto à alimentação, não, a iguana nao necessita da ração que se compra. pelo contrário quanto mais saladas lhe deres, melhor para ela. podes esquecer o resto da ração se ela pegar bem na comida verde. couve, agrião, roucula, cenoura, dente de leão etc etc por aí fora.

numa fase inicial não deves manusear a tua iguana. certifica-te que tens as temperaturas correctas e também boa emissão de UVB.

boa sorte
Ricardo Leitão
Calsonic
rebelX
Membro
Registado: sábado jan 19, 2008 12:23 am

quarta abr 08, 2009 12:21 am

kakauf Escreveu:oi...
eu sempre adorei iguanas, mas só depois de ter uma é k eu m apercebi que tratar d uma iguana n é o mesmo k tratar um pássaro, uma tartaruga ou até mesmo um cão...requer muitos mais cuidados e eu inda tho mts duvidas do que é melhor para que ela se sinta bem.

por exemplo na alimentação, eu costumo dar-lhe legumes frescos que ela come mt bem, mas não costuma comer da comida que se compra...este tipo de alimento n lhe faz falta?

bigada :wink:
Mano,tu de certeza não tens noção que dizes :D compraste uma iguana por impulso e só agora aprecebes dos cuidados que ela precisa,mas j´agora o que chamas de legumes frescos,que tipo de legumes dás?
Usas lampada Uvb sabes o que é?ceramica?as iguanas precisam de alguns cuidados e tens de respeitar as suas rotinas e equipamentos se a quiseres com saude 8)
loool mano vais precisar de ler muito e de dinheiro para puderes manter o teu bixo,olha e que história é essa de treino? :D pensas que uma iguana é o que loool gostava de conhecer para dar te uma medalha de bravura se conseguires isso loool
Olha diz como a manténs,medidas do terrario,se apanha sol... e depois as "dicas" que precisas vão surgir
<p><strong>&acute;Enriquece-te de bondade e oferece-a a quem n&atilde;o sabe dar.&acute;</strong> Ghandi</p>
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

quarta abr 08, 2009 2:27 am

O animal é Sempre o mais barato. O dinheiro tens de gastar no resto.

:arrow: Terrário ( bem grande no teu caso)
:arrow: iluminação
:arrow: aquecimento
:arrow: controlo de temperatura
:arrow: alimentação

:arrow: tempo
:arrow: dedicação
:arrow: paciência 8)
Ricardo Leitão
Calsonic
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quarta abr 08, 2009 11:27 am

rebelX Escreveu:
:D pensas que uma iguana é o que loool gostava de conhecer para dar te uma medalha de bravura se conseguires isso loool
É verdade que é difícil, mas não é impossível. Temos casos aqui na arca.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
rebelX
Membro
Registado: sábado jan 19, 2008 12:23 am

quarta abr 08, 2009 12:59 pm

Psynapse Escreveu:
rebelX Escreveu:
:D pensas que uma iguana é o que loool gostava de conhecer para dar te uma medalha de bravura se conseguires isso loool
É verdade que é difícil, mas não é impossível. Temos casos aqui na arca.
Mano,acredito que tenham conseguido criar rotinas e ensinar coisas basicas mas "treinar"fico com as minhas duvidas,mas se alguem tem uma iguana que faz "truques"como um cão,gostava de conhecer,porque por mais que passe tempo com o meu bixo ele continua a fazer o que apetece lhe... loool
<p><strong>&acute;Enriquece-te de bondade e oferece-a a quem n&atilde;o sabe dar.&acute;</strong> Ghandi</p>
kakauf

quarta abr 08, 2009 7:18 pm

em primeiro lugar eu n comprei a iguana...ofereceram-ma...o meu terrario tem as condições de luz, calor e humidade necessarias...so m falta uma lampada de ceramica para por a noite, k deve tar a xegar...por enquanto serve mas tho k arranjar um terrario maior.

quando digo legumes fresco refiro-me a repolho, cenoura, broculos, caldo verde, etc.

e talves m tha expressado mal qdo disse treino diário...n kero propriamente po-la a faxer o pino...tava simplesmente a referirM à interacção, tipo habitua-la a mim
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

quarta abr 08, 2009 7:29 pm

kakauf Escreveu:em primeiro lugar eu n comprei a iguana...ofereceram-ma...o meu terrario tem as condições de luz, calor e humidade necessarias...so m falta uma lampada de ceramica para por a noite, k deve tar a xegar...por enquanto serve mas tho k arranjar um terrario maior.

quando digo legumes fresco refiro-me a repolho, cenoura, broculos, caldo verde, etc.

e talves m tha expressado mal qdo disse treino diário...n kero propriamente po-la a faxer o pino...tava simplesmente a referirM à interacção, tipo habitua-la a mim
Boas, se tiveres vontade, vais certamente conseguir tratar bem do teu bichinho, se os outros conseguem, tu nao és menos.
na primeira semana nao devem tentar interagir com a iguana, deixa-a ambientar-se á nova casa.
agora se poderes expecifica melhor as condiçoes em que a mantens como por exemplo:
Temperaturas, lampadas, dimensoes do terrario, substrato (chao), humidades, etc...
assim é mais facil nós conseguir-mos ajudar,
se pesquisares aqui na arca existe uma caresheet elaborada pelo C3dric onde podes ler alguns pontos importantes á cerca do teu animal.

abraços
Brake
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”