Ajuda na aproximação de gatas!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Mariie
Registado: quarta abr 08, 2009 4:56 pm

quarta abr 08, 2009 5:20 pm

Oi pessoal! Sou meio nova aqui e peço a ajuda de vocês.
Eu tenho uma gata de uns dois anos (não sei ao certo porque foi adotada pequena da rua), e ela sempre viveu sozinha. Moro em apartamento e ela não gosta muito de sair de casa (ja tentei levá-la para passear, mas ela morre de medo e só falta cavar um buraco e se esconder). Ela fica bastante sozinha, e dorme o dia todo.
Preocupada com isso e querendo que ela tivesse uma companhia, adotamos uma outra gatinha, deve ter um pouco mais de um mês.
Quando trouxemos a novata pra casa, primeiro paparicamos a mais velha, fizemos carinho, brincamos, como fazemos sempre. A mais velha sentiu o cheiro da pequena (que estava numa caixa furadinha) e ficou com o pé atras. Quando tiramos a pequena para colocála no quarto, aonde pretendiamos deixa-la até a mais velha se familiarizar com o cheiro e com o miado da outra, a mais velha se arrepiou toda, avançou e só faltou atacar de fato a pequena. Depois disso, correu e se escondeu.
A mais velha sempre se escondeu quando vinha visitas, ela não é muito sociável.

Já faz uns três dias que a pequena chegou. Estamos revisando a estada dela entre o quarto e a varanda, mas sempre fechada, pra que a mais velha se acostume com a pequena (e vice-versa). Mas o grande problema é que a mais velha se escondeu e não sai de lá. Há dias que ela mal sai pra comer, beber água ou usar a areia higiênica. Quando sai, logo percebe o cheiro ou o miado da pequena e se esconde denovo, permanecendo por várias horas (quase o dia todo).
Ao meu ver, parece que ela tem medo da pequena.

Há algo que eu posso fazer pra ajudar essa aproximação? Em alguns tópicos li sobre florais, será que isso ajudaria? Há algum método mais eficiente? Minha preocupação é, depois de muitas tentativas, a grande não se adaptar de jeito nenhum a pequena e nos termos que dar a pequena (que não será mais tão pequena, estará acostumada conosco e com o apartamento). Será pior :(
Quando a grande está escondida, procuro chamar o nome dela como eu faço normalmente, sem atormenta-la muito. Pra ela saber que estamos aqui e lembramos dela.

Não sei como fazer. Estou preocupada com ela escondida o dia todo.
Agradeço desde já :)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta abr 08, 2009 5:38 pm

Há situações muito complicadas...e essa parece-me uma delas porque a sua gata mais velha já era uma gatinha com "traumas" e que ainda não conseguiu libertar-se deles.

Não é muito comum uma depressão quando se arranja outro felino mas, chega a acontecer! E, como menciona que ela continua a esconder-se e quase não come, ponha atenção a isso porque apesar de não ser muito comum, pode mesmo acontecer!

Informe-se com um Vet porque ele pode receitar-lhe algo para acalmar a gatinha ou então informe-se bem sobre os Florais... :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”