Ainda dizem que cão não é luxo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta jul 18, 2003 8:09 pm

Fui ontem registar dois cães... o meu, com 4,5kg e uma pastor alemão de guarda de uma empresa com mais de 40kg.

Quando ia a pagar reparei que o meu pagava 15€ enquanto que a cadela pagava €7,20. Perguntei porque motivo o meu ratito pagava mais e a resposta foi:

- "Com é um cão de luxo paga mais do que um cão para fins económicos".

Como podem constatar, ter cão é mesmo um luxo.
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

sexta jul 18, 2003 8:27 pm

Olá

Por acaso ainda não registei os meus este ano, mas aquilo que me disseram em anos anteriores é que existem taxas para cães de companhia, de caça, guarda. Eu, na altura pelo meu labrador paguei a taxa mais barata, e já não me lembro em que categoria o classificaram (não pela raça). Paguei menos, não sei se foi favor ou não...

Agora por falar nisso, acabam este mês os prazos de registo, não acabam?
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta jul 18, 2003 8:29 pm

Nao acabam, mas para registar sem multa o prazo temina em julho.

Cumprimentos

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta jul 18, 2003 8:33 pm

Olá

Claro que é. Em grande parte das circunstâncias é. Noutras não. O que não é fácil de precisar é a fronteira entre o cão ser uma necessidade, um luxo ou um vício, porque há muitos factores envolvidos.

Vamos por partes. Um cão de trabalho, seja de guarda, de condução de cegos, de detecção de droga, etc. não são um luxo, nem um pouco mais ou menos.
Um cão de companhia a um idoso ou a uma pessoa debilitada em que o cão contribui para o seu bem-estar ou mesmo para a sua saúde, claro que também não é um luxo.
Um cão de companhia a uma pessoa "normal" que não padece de nada a não ser da p** da vida, aí já se poderá considerar um luxo.

Mas isto é muito polémico. Eu lembro-me já há muito tempo lançar um tópico sobre isto (acho que o título era mesmo "ter um cão é um luxo ou uma necessidade?", que trouxe à baila posições distintas e interessantes.

Eu sobre isto mantenho a mesma posição que mantive na altura. Quando temos um cão o afecto e a dependência que se geram são tão fortes que ter o cão se transforma em necessidade. Até se diz: não concebo a minha vida sem o cão. Ter o cão é uma necessidade quase vital. Mas é uma necessidade criada.

É uma necessidade muito semelhante à que se cria doentiamente numa sociedade de consumo em relação aos objectos e às coisas.
Não estou a comparar o cão com um objecto. Estou só a fazer um paralelo.
Ter um cão, em muitos casos, é um luxo. Não me refiro evidentemente ao luxo das tias do outro tópico. O cão é um luxo antes de o termos. Mas a partir do momento em que passamos a conviver com ele, passa a ser uma necessidade. Diria mesmo, uma necessidade vital.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
KROZ
Membro Veterano

sexta jul 18, 2003 8:59 pm

Após o prazo o agravamento é de 30%...

Os valores são mais caros para cães de companhia e mais baratos para cães de guarda. Os cães de caça devem ficar pelo meio.
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

sexta jul 18, 2003 9:54 pm

Pelo que me foi dito na Junta de Freguesia de santo Antóniodos cavaleiros, em Loures,, os cães só se registam uma vez, a licença é que tem de ser actualizada anualmente. As duas coisas juntas, para a minha Golden foi 11 €, baratito? E por ano vou ter de pagar cerca de 5 €. :)
KROZ
Membro Veterano

sábado jul 19, 2003 12:01 am

Mas os preços são por tabela... ou cada junta faz o seu? Eu paguei €15 de licença e imposto de selo. Não pagais mais o registo pois não é a primeira vez. E pago sempre esses €15 não pago menos.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sábado jul 19, 2003 12:36 am

KROZ Escreveu: Mas os preços são por tabela... ou cada junta faz o seu? Eu paguei €15 de licença e imposto de selo. Não pagais mais o registo pois não é a primeira vez. E pago sempre esses €15 não pago menos.
Acho que cada Junta deve ter o seu preço pois cada uma das licenças de cão de guarda, dos meus cães, custou apenas 1,80€.
Última edição por mjoaomarques em sábado jul 19, 2003 7:54 am, editado 1 vez no total.
Maria Jo&atilde;o
Indiia
Membro Veterano
Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm

sábado jul 19, 2003 12:41 am

já que aqui falam de registos, podiam-me dizer de que registos estam a falar e já agora, como registo a minha cadela na junta?
obrigada :D
<p>Dizem-se extintos os génios e esquecidos os geniais. Pois eu acho que génio é qulaquer pessoa que perceba que o genial é estar em comunhão com a natureza que o rodeia e consigo próprio.</p>
KROZ
Membro Veterano

sábado jul 19, 2003 1:08 am

O registo de que falamos é um registo obrigatório que se faz na junta de freguesia. O registo faz-se uma vez e a licença é paga todos os anos nos meses de junho e julho. Fora desses meses paga-se um agravamento.
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

sábado jul 19, 2003 6:48 am

ola bom dia a todos

eu fui pagar a licença de dois dos meus caes e paguei 16 euros pela cadela e 13 euros pelos cão

a cadela paga mais pq não esta esterelizada

isto na junta de freguesia de s.joão de deus

tenho1 amigo que registou 1 casal mas pela 1ªvez e pagou 18 eurospor cada 1
não percebo se depende da das camaras municipais

quem nos poderá
esclarecer?????????????????

mas pago esta quantia todos os anos

bjs a todos
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

sábado jul 19, 2003 6:50 am

esqueci-me de dizer que o meu amigo registou os caes na junta de freguesia de benfica
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

sábado jul 19, 2003 7:07 am

Isto realmente é estranho, mas só pode ser verdade. cada junta faz o seu preço. Se eu paguei 11 € pelo registo e licença, só devo pagar anualmente uns 5€ para actualizar a licença. :?
O unico agravamento que me disseram que poderia haver seria se eu quisesse a cadela para caça. já que o é. Mas de resto não há agravamentos.
Tentem ir aos sites das câmaras e juntas e comparem os preços.
xandinho
Membro
Registado: sexta jan 31, 2003 1:25 pm

segunda jul 21, 2003 9:12 am

Olá a todos,

por falar em registos, alguém me sabe dizer que documentos são precisos para registar os cães? É preciso ser recenseado na junta em questão, ou não? É que eu não sou recenseada na freguesia onde moro, nem me interessa ser! se me pudessem tirar esta dúvida...

Obrigada!
Fiquem bem!
;)
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

segunda jul 21, 2003 9:23 am

Bom dia!
Eu não tenho a minha cadela registada. Alguém me pode informar as vantagens e desvantagens de ter ou não um cão registado? É que desconheço a finalidade desse registo!!

Já agora, a Meggy tem 2,5 Kg, acham que consegue passar por cão de guarda??? :lol: Sempre é mais baratinho!!! ;)
Responder

Voltar para “Cães”