O. Pigmeu Africano

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
AndreLim
Membro
Mensagens: 98
Registado: sábado jan 10, 2009 1:45 pm

terça abr 07, 2009 6:21 pm

Boas :) pois é...a minha irmã quer um ouriço...eheh
mas quem tem de ter o trabalho da pesquisa sou eu...já sei de algumas coisas que precisa!

-gaiola (+/- 60Cx30/40Lx30A...isto em cm claro :lol: ) acham que as de coelhos (as mais pequenas) dão?

-o fundo deverá ser em aparas de madeira...mas aquilo que é uma espécie de palha...que vem em blocos grandes...também dá?

-comida: insectos, frutas, vegetais, carne cozida (??? foi o que li por aqui...) e comida para gato light

-precisam de comedouro, bebedouro, roda, esconderijo

-aquecimento no Inverno...lâmpada de cerâmica ou tapete?

Não sei se há mais alguma coisa que me tenha esquecido de falar :?

A minha irmã tem 10 anos...mas não se preocupem, ela tem o irmão para a ajudar, e se ela se desleixar eu dou-lhe nas orelhas :) eheh...nem que tenha de ser eu a tratar dele! (nem me importava... :lol: )

Cump :wink:
<p><strong>Aquariofilia RULEZ</strong></p>
<p>prometo que depois meto uma assinatura melhor :P</p>
AndreLim
Membro
Mensagens: 98
Registado: sábado jan 10, 2009 1:45 pm

quinta abr 09, 2009 12:39 pm

Então?...ninguém diz nada acerca disto? :cry: o que acham?

já agora...o ouriço é um animal resistente?...

Cump :wink:
<p><strong>Aquariofilia RULEZ</strong></p>
<p>prometo que depois meto uma assinatura melhor :P</p>
stellar1
Membro Veterano
Mensagens: 393
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm
Localização: 2 cães, 7 porquinhos-da-índia e 2 coelhos

quinta abr 09, 2009 7:55 pm

AndreLim Escreveu: -gaiola (+/- 60Cx30/40Lx30A...isto em cm claro :lol: ) acham que as de coelhos (as mais pequenas) dão?

-o fundo deverá ser em aparas de madeira...mas aquilo que é uma espécie de palha...que vem em blocos grandes...também dá?

-comida: insectos, frutas, vegetais, carne cozida (??? foi o que li por aqui...) e comida para gato light

-precisam de comedouro, bebedouro, roda, esconderijo

-aquecimento no Inverno...lâmpada de cerâmica ou tapete?

Não sei se há mais alguma coisa que me tenha esquecido de falar :?

A minha irmã tem 10 anos...mas não se preocupem, ela tem o irmão para a ajudar, e se ela se desleixar eu dou-lhe nas orelhas :) eheh...nem que tenha de ser eu a tratar dele! (nem me importava... :lol: )

Cump :wink:
Eu infelizmente ainda não tenho o ouriço que quero, mas já tenho feito muita pesquisa sobre estes pequenos. Em relação às instalações, o melhor são mesmo os terrários, por preservarem a temperatura, pois estes pequenos têm que estar a uma temperatura média de 26º C. Pois senão entram em hibernação e com isso, consequente coma...

Alimentação, até aos 6 meses, dás ração de gatinhos e a partir dessa idade, podes dar para gatos sénior, visto não ser tão calórica. Tenho falado com pessoas que têm ou já lidaram com ouriços e o que recomendaram foi mesmo misturar uma ração própria com ouriços com a ração de gato. Os insectos, podes dar esporadicamente. Carne e legumes esporadicamente também. Mas também difere muito de criador para criador, esta informação.

Em relação ao material de fundo, o melhor é uma espécie de bocadinhos de madeira, tipo as aparas, mas mais grossas, que são utilizadas nos terrários, pelo menos é a indicação que vem na embalagem. Mas também só precisas de colocar na zona em que o animal escolher para WC.

Se são resistentes? Pessoalmente não sei, mas tipo o facto de serem sensíveis às alterações de temperatura e serem propensos para a obesidade... Deixa a pensar! São animais engraçados, mas para uma criança de 10 anos cuidar sozinha, não sei... Eu tenho 22 e mesmo assim tenho um ligeiro receio, confesso.

Em relação ao material para o aquecimento, o melhor é mesmo uma manta térmica.

Não sei onde pesquisaste informação, mas encontras muita informação em sites espanhóis. Espero ter ajudado. :wink:
StellaR ;)
AndreLim
Membro
Mensagens: 98
Registado: sábado jan 10, 2009 1:45 pm

quinta abr 09, 2009 8:37 pm

Sim ajudaste :) então visto que são assim tão sensivéis a mudanças de temperatura, é melhor optar por outro animal...ela, disse que também gostava de ter um porquinho-da-ìndia :) também gosto....a minha mãe diz que cheira mal...eheh....vocês criadores de porquinhos...isto é verdade?

Cump :wink:
<p><strong>Aquariofilia RULEZ</strong></p>
<p>prometo que depois meto uma assinatura melhor :P</p>
GSfanatic
Membro Veterano
Mensagens: 1584
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quinta abr 09, 2009 9:01 pm

Se não limparem a gaiola, podes crer que cheira mal. Mas isso não é culpa do animal. :P Limpem a gaiola uma vez por semana e não haverá mau cheiro nenhum. Isto se usarem Cat's Best, que são uns rolos de madeira prensada. Se usarem aparas de madeira, podem ter de limpar a gaiola mais vezes (na minha experiência, pelo menos). Existem também os corn cobs, mas esses eu nunca usei.

Os porquinhos da índia vivem em comunidade e sozinhos ficam infelizes. Terão de comprar 2 porquinhos. Se não quiserem fazer criação, é bom que os porquinhos sejam do mesmo sexo.

Ah, é verdade, para 2 porquinhos é necessária uma gaiola de cerca de 1mx50cm.
AndreLim
Membro
Mensagens: 98
Registado: sábado jan 10, 2009 1:45 pm

quinta abr 09, 2009 9:15 pm

Hummm... :? pois...o espaço é que é problema....não temos uma casa muito grande. Então...ela gostava mesmo de ter um animal...qual aconselham, que seja de fácil manutenção, pequeno, e que não necessite de muito espaço? :roll: e não se preocupem, se ela andar fora da linha, aqui o patrão dá-lhe nas orelhas :lol:

Cump :wink:
<p><strong>Aquariofilia RULEZ</strong></p>
<p>prometo que depois meto uma assinatura melhor :P</p>
GSfanatic
Membro Veterano
Mensagens: 1584
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quinta abr 09, 2009 9:32 pm

Que necessite de pouco espaço... um hamster. Existem várias espécies, mas a melhor para uma rapariga de 10 anos é o sírio. São maiores, por isso são mais fáceis de manusear. A gaiola deve ter cerca de 50cmx30cm, pelo menos (se for maior o hamster não se chateia 8) ). Cuidado com os tubos que algumas gaiolas têm, que em certos casos são demasiado pequnos para os sírios e estes acabam por ficar lá entalados.

Existe aquele senão, que é o facto de que os hamsters dormem durante o dia e são mais activos à noite, mas tendo em conta que a tua irmã deve passar a maior parte do dia na escola, isso não é um grande problema, certo? Os meus até têm tendência para acordar durante o dia, mas por pouco tempo. Se a tua irmã der atenção suficiente ao hamster, ele será capaz de fazer como o meus, que se agarram às suas gaiolas assim que eu chego a casa da faculdade. Adoram andar pelos meus ombros.

Os hamsters sírios são o contrário dos porquinhos da índia. Gostam de estar sozinhos. Dois sírios juntos dá em luta até à morte.

Li que os hamsters do sexo feminino têm um cheiro mais activo do que os machos (devido ao cio, se não me engano). Eu tenho dois machos, por isso não sei se isso é verdade ou não. Preferi não arriscar.

Nos hamsters eu uso aparas para o fundo das gaiolas e só preciso de limpá-las uma vez por semana.

São animais fantásticos, na minha modesta opinião. E se comprarem um hamster a um criador, podes crer que será bem mansinho.
stellar1
Membro Veterano
Mensagens: 393
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm
Localização: 2 cães, 7 porquinhos-da-índia e 2 coelhos

quinta abr 09, 2009 10:17 pm

Em relação aos PDI's, podem cheirar mal, como já foi referido, mas a solução do Cat's Best pode ser dispendiosa se a gaiola for grande... Eu agora tenho as minhas numa gaiola de 70x70 e uso aparas. Limpo-a para aí de 5 em 5 dias e a gaiola está no interior de casa. Podes sempre pôr o par de porquinhos-da-índia numa gaiola com dimensões inferiores àquelas que foram aconselhadas, desde que os deixes soltos uma vez ao dia, pelo menos, para desgastarem as calorias acumuladas. Depois como são animais ligeiramente lentos, são fáceis de apanhar. E com o tempo habituam-se ao dono e a entrar automaticamente na gaiola. Pelo menos, é a experiência que tenho.

Outro animal que podes ter e os mais novos costumam gostar é o coelho. O meu anda solto no meu quarto, apenas tenho o WC, o comedouro, o bebedouro e a manjedoura do feno. Há muitas opções, tens é que ver a que mais convém... :wink:
StellaR ;)
AndreLim
Membro
Mensagens: 98
Registado: sábado jan 10, 2009 1:45 pm

quinta abr 09, 2009 10:30 pm

GSfanatic, nós já tivemos 5 hamsters :) eheh...mas nenhum deles era sírio...eram todos anões. Mas é uma boa hipótese!...50x30 parece-me bem em tamanho...e como já temos um pouco de expriência nestes bichinhos..eheh :D O pior neles são ostumores :cry: infelizmente morreram-me todos assim....2/3 anos depois de os adquirir.

stellar1, tens 4 PDIs numa gaiola (???), de 70x70, é isso?...humm, se eu fosse pelas porpoções...acho que 1 de 50x40 dava para 2 ou não? :) acho-os lindos...na terra da minha avó, há lá uma mulher que cria..mas é para comer :o pois...erghh
mas também é uma hipótese em pôr em causa...o problema é nunca vi essas tiras de madeira :? será que aquelas aparas de madeira (mais parece um tipo de feno ou assim...sei lá :P ) prensadas...que vêm em "tijolos" também servem?

Cump :wink:
<p><strong>Aquariofilia RULEZ</strong></p>
<p>prometo que depois meto uma assinatura melhor :P</p>
stellar1
Membro Veterano
Mensagens: 393
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm
Localização: 2 cães, 7 porquinhos-da-índia e 2 coelhos

quinta abr 09, 2009 10:53 pm

Sim, tenho 4 PDI's nessa gaiola e estão bem felizes. :lol:

As aparas de madeira que falo é o vulgo serrim. Para dois, se calhar o melhor é mesmo uma gaiola de 70x47, mais ou menos. Eu já cheguei a ter duas numa gaiola de 57x30, mas fazia-me imensa impressão, até que comprei uma gaiola de 1,20m, mas essa para limpar dá-me cabo da coluna. :lol: Por isso tenho-as numa gaiola relativamente mais pequena, mas solto-as. Claro que só o faço quando prendo o coelho, pois ele não gosta muito da invasão do espaço dele. É que elas vão a todo o lado e ele fica todo passado quando as encontra no WC dele... É cada tesourinho cá em casa... :lol: :lol:
StellaR ;)
AndreLim
Membro
Mensagens: 98
Registado: sábado jan 10, 2009 1:45 pm

quinta abr 09, 2009 11:03 pm

ahahahahah :lol: lol

70cm já é mais puxado...60x40 penso que seja mesmo o limite... :? achas que dá...se eu fizer 2 andares?...se a gaiola tivesse 30cm de altura poderia fazer um 2º andar a 15cm de altura do chão...talvez de 40/30x40...achas que assim já dava? o melhor é ser em gaiola, ou em aquário (vidro/plástico)? Então e quanto tempo os convem deixar soltos? 30 min.? 1 hora?...eheh

Cump :wink:
<p><strong>Aquariofilia RULEZ</strong></p>
<p>prometo que depois meto uma assinatura melhor :P</p>
stellar1
Membro Veterano
Mensagens: 393
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm
Localização: 2 cães, 7 porquinhos-da-índia e 2 coelhos

quinta abr 09, 2009 11:09 pm

Gaiolas para porquinhos é mesmo "térreas", sem segundos andares, pois não são animais muito hábeis com alturas, podem cair, ter fracturas/lesões (isto foi o que já li algures).

Acredita que a diferença entre 60cm e 70cm nem notas.

As melhores gaiolas são mesmo as de fundo de plástico e grades de metal.
StellaR ;)
AndreLim
Membro
Mensagens: 98
Registado: sábado jan 10, 2009 1:45 pm

quinta abr 09, 2009 11:21 pm

Pois...afinal são só 10cm...mas depois vêsse isso...afinal de contas, ainda não sabemos qual ela há de escolher...mas acho que o coelho tá mesmo fora de questão :( (gosto tanto deles...X3 :lol: )eheh

Cump
<p><strong>Aquariofilia RULEZ</strong></p>
<p>prometo que depois meto uma assinatura melhor :P</p>
stellar1
Membro Veterano
Mensagens: 393
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm
Localização: 2 cães, 7 porquinhos-da-índia e 2 coelhos

quinta abr 09, 2009 11:26 pm

Coelho fora de questão porquê? Por exemplo, o meu coelho é mais pequeno (leve) que as minhas porquinhas mais velhas...
StellaR ;)
AndreLim
Membro
Mensagens: 98
Registado: sábado jan 10, 2009 1:45 pm

quinta abr 09, 2009 11:33 pm

Talvez por ser mais activo, e precisar de mais espaço...e também por ser um pouco maior...mas como disse, isso depois logo se vê :wink: ela agora tá a chonar...e eu também vou... :lol:

Cump :wink:
<p><strong>Aquariofilia RULEZ</strong></p>
<p>prometo que depois meto uma assinatura melhor :P</p>
Responder

Voltar para “Exóticos”