Se queres mesmo montar um reef, e só tens o de 60cm, acho que podes perfeitamente arriscar.
Tem noção que um aquário desse tamanho sofre de muitos problemas:
- mudanças de água muito frequentes
- oscilações grandes em termos de temperatura e quimica da água
- pouca escolha em termos de peixes
- depressa o enches com corais e outros invertebrados, ficando lotado num instante
Vantagens:
- mais barato
- apesar de mudares muitas vezes a água, gastas pouca de cada vez
Quanto ás perguntas:
O filtro pode ser interno para um aqua de 60x30x30 ou terá que ser algum diferente?
Esquece todo o tipo de filtragem (mecanica, quimica e biologica).
Precisas de rocha viva, escumador e bombas de circulação (power-heads = cabeças motorizadas).
- O ph tem que estar em que valores? Eu estive a ver em vários sites as espécies e não fala de valores de ph.
O valor exacto situa-se nos 8,2. Pode oscilar desde os 7,9 até a um maximo de 8,4.
Tens de ter em atenção que o valor de kH deve manter.se perto dos 8-10 e os valores de cálcio nos 360-400ppm. gH não se mede...nem o tentes fazer
Nitratos, nitritos e amónia SEMPRE a 0, assim como os valores de fosfatos e silicatos. Nitratos...fosfatos...e silicatos = boom de algas.
- Tenho que utilizar um escumador? e para que serve?
Tens. Sem escumador precisas de mudar a água com muita frequencia (arrisco a dizer diariamente).
Já foste á praia e viste aquela espuma castanha que se forma na zona de rebentação??
O escumador é simplesmente um tubo alto onde a água do aquário circula, misturada com uma grande quantidade de pequeninas bolhas de ar. As bolhas de ar "agarram" as porcarias em suspensão e transportam.nas para o topo do escumador. Na superficie da água, dentro do escumador, forma-se uma espuma resultante do acumular de bolhas com a porcaria...que é recolhida num copo.
É o filtro para aquários de água salgada, com a vantagem de não produzir nitratos (as porcarias são recolhidas no copo e não voltam a ter contacto com o aquário), ao contrário dos filtros convencionais de esponjas ou cerâmicas onde as porcarias são degradadas por bactérias nitrificantes, produzindo nitratos para o aquário.
O objectivo do escumador é recolher todas as porcarias do aquário, antes que estas sejam transformadas pelas bactérias presentes no sistema.
- Tenho que usar bomba de água? Já li qualquer coisa de chaminés... um aquário com estas dimensões só para uns três peixes necessita disso?
Sim, convém.
Como referi acima, em água salgada não se usam filtros convencionais. Em vez disso usam-se escumadores...bombas de circulação...e rocha viva.
- Escumadores -> retiram a porcaria do aquário e ajudam a oxigenar a água
- Power-heads (bombas de água, sem qualquer tipo de filtro) -> aumentam a circulação de água no aquário e ajudam na oxigenação
- rocha viva -
http://saltaquarium.about.com/cs/filter ... 111901.htm
Para simplificar as coisas, sabes que em água doce o filtro do aquário deve fazer 3 a 5 vezes o volume do aquário, por hora (aquário de 100 litros = filtro que faça 500l por hora de circulação).
Em água salgada, as bombas têm de perfazer 15 a 20 vezes a circulação da água, por hora (aquario de 100l = bombas que façam total de 1500 a 2000l por hora de circulação.).
Esquece a "chaminé" e qualquer tipo de filtragem, além do escumador....bombas circulação e rocha viva.
As espécies eu escolhi o zebrasoma flavancens (20cms), o amphiprion ocellaris (8 cms) e um outro que ainda estou a pesquisar melhor, ou o yellow bellied ou o yellow toylead ( 5,6 cms). Mas queria a vossa opinião será que são compativeis? não encontro nada sobre compatibilidades de ph ou entre eles ou temp.... Digam-me o que preciso, neste momento tenho só o aquário.
Temperatura, salinidade (densidade) e valores quimicos da água são sempre iguais, seja qual for o peixe ou animal:
- Temp - 24-25
- Ph - 8,2
- Densidade - 1,020-1,028
Os flavescens ficam do tamanho de um prato, não dão para o teu aquário. Esquece todos os cirurgiões (zebrassoma, paracanthurus, ctenochaetus, acanthurus...), são muito grandes e agressivos.
Para o teu aquário, podes colocar os ocelaris - nemos

ou outra espécie pequenina de palhaços (género Amphiprion) e eventualmente um blénio (Ecsenius, por exemplo) ou um góbio (Gobiodon, por exmplo)...mais nada.
Podes (e deves) colocar uma boa equipa de limpeza (camarões, buzios, ermitas), assim como uma mão cheia de corais.
Para começar:
- Ler muito....muito...muito
- Areão muito fino, pouca quantidade (2 ou 3 quilos chegam)
- Rocha viva (5-10l água = 1kg rocha viva)
- Densimetro (para medir a densidade)
- Escumador adequado ao aquário
- 2 Bombas circulação (total = 20x o volume do aquário, por hora)
- Aquecedor
- Testes -> pH, kH, amónia, nitritos, nitratos, cálcio
Se viveres perto do mar, podes recolher água salgada, senão:
- Sal especifico para água salgada (1kg = 30l de água)
Opcional ( e aconselhado...):
- Aparelho de osmose inversa - para fazer a água salgada = sal + água de osmose. Quando a água evapora do aquário...tens de repôr com água doce = água de osmose.
Opcional (se os trocos não chegarem...)
- Rocha calcárea "morta" - é mais barata que a rocha viva, mas tem sempre de ser comprada acompanhada com esta...senão não faz efeito (1kg rocha viva + 4kg rocha morta). Com o passar do tempo, a rocha morta fica colonizada e transforma-se em rocha viva.
Acho que para começar é suficiente...