Réptil- Ajuda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

CHGA
Membro Veterano
Registado: terça abr 07, 2009 9:15 pm

sábado abr 11, 2009 10:19 am

Boas. Vi há muito pouco tempo realizado o objectivo de ter tartarugas. tenho duas e já estou a tratar de lhes proporcionar as melhores condiçoes e de lhes dar tudo o que merecem, e de ter muito bons momentos com elas. :wink:
Mas ando ha dias a vaguear por este forum e tentar adquirir conhecimentos sobre repteis. A oferta e muita...
Na verdade já há uns 4 anos estive para adquirir uma falsa coral, mas nao ter grande possibilidade € na altura, por ser novo, e pelo facto de a minha mae nao ter permitido acabei por não o fazer.
Mas isto parece um bicho que se pega. Entao, sendo assim, e agora que trabalho, que sou eu próprio a financiar a minha bicharada..
Gostava de pedir a opinião a todos os que tem contacto com répteis pois estou a pensar adquirir um. Para ficar no meu quarto, no terrario dele.
O unico problema é... qual?
Estive a ver e a falsa coral com tempo pode ser muito dada ao dono, mas tambem a corn snake. O db tambem e muito chegado aos donos assim como as iguanas. eu nao tenho experiencia com nenhum destes repteis. Claro que ainda estou na fase de incubaçao e iria ter que adquirir todo o conhecimento possivel e mais algum sobre ele, perceber e adquirir todo o material para lhe dar as devidas condiçoes. Mas antes disso convem escolher..
Eu queria para ja um reptil que fosse possivel de conquistar confiança. que fosse exequivel tira-lo do terrario e deixa-lo vaguear para conhecer os cantos ao quarto. que fosse possivel te-lo junto a mim na secretaria. Sei que se calhar me vao dizer que para isto era preferivel um porquinho da india ou um coelho ou algo do genero, mas também sei que é possivel isto acontecer com um reptil. queria o vosso conselho para saber qual adquirir visto ser o meu primeiro contacto com repteis seja qual ele for, tirando as tartas.

Desculpem o testamento :?
Obrigado
Cumps
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

sábado abr 11, 2009 10:37 am

CHGA Escreveu: Eu queria para ja um reptil que fosse possivel de conquistar confiança. que fosse exequivel tira-lo do terrario e deixa-lo vaguear para conhecer os cantos ao quarto. que fosse possivel te-lo junto a mim na secretaria. Sei que se calhar me vao dizer que para isto era preferivel um porquinho da india ou um coelho ou algo do genero, mas também sei que é possivel isto acontecer com um reptil. queria o vosso conselho para saber qual adquirir visto ser o meu primeiro contacto com repteis seja qual ele for, tirando as tartas.
Aqui disses-te tudo, vai ser dificil um réptil fazer isto contigo. Talvez as iguanas ou dragões barbudos, após algum tempo contigo, possam mostrar comportamentos desse género, mas mesmo assim não é garantido. Eu tenho um gecko que mal abro a porta do terrário vem logo subir pela minha mão acima, mas eu mais depressa acredito que é para se ver livre do terrário do que para "brincar" comigo. mas se queres um réptil que possa andar pelo quarto, que interaja contigo, penso qu eo melhor mesmo é uma iguana.. Mas estas em adultas precisam quase de um quarto só para elas XD

Boa sorte..

Ps: Nós é que devemos escolher o réptil que gostamos e adaptamo-nos a ele, não o contrário :)
Disprasio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

sábado abr 11, 2009 10:42 am

CHGA Escreveu:Boas. Vi há muito pouco tempo realizado o objectivo de ter tartarugas. tenho duas e já estou a tratar de lhes proporcionar as melhores condiçoes e de lhes dar tudo o que merecem, e de ter muito bons momentos com elas. :wink:
Mas ando ha dias a vaguear por este forum e tentar adquirir conhecimentos sobre repteis. A oferta e muita...
Na verdade já há uns 4 anos estive para adquirir uma falsa coral, mas nao ter grande possibilidade € na altura, por ser novo, e pelo facto de a minha mae nao ter permitido acabei por não o fazer.
Mas isto parece um bicho que se pega. Entao, sendo assim, e agora que trabalho, que sou eu próprio a financiar a minha bicharada..
Gostava de pedir a opinião a todos os que tem contacto com répteis pois estou a pensar adquirir um. Para ficar no meu quarto, no terrario dele.
O unico problema é... qual?
Estive a ver e a falsa coral com tempo pode ser muito dada ao dono, mas tambem a corn snake. O db tambem e muito chegado aos donos assim como as iguanas. eu nao tenho experiencia com nenhum destes repteis. Claro que ainda estou na fase de incubaçao e iria ter que adquirir todo o conhecimento possivel e mais algum sobre ele, perceber e adquirir todo o material para lhe dar as devidas condiçoes. Mas antes disso convem escolher..
Eu queria para ja um reptil que fosse possivel de conquistar confiança. que fosse exequivel tira-lo do terrario e deixa-lo vaguear para conhecer os cantos ao quarto. que fosse possivel te-lo junto a mim na secretaria. Sei que se calhar me vao dizer que para isto era preferivel um porquinho da india ou um coelho ou algo do genero, mas também sei que é possivel isto acontecer com um reptil. queria o vosso conselho para saber qual adquirir visto ser o meu primeiro contacto com repteis seja qual ele for, tirando as tartas.

Desculpem o testamento :?
Obrigado
Cumps
nisso acertas te, tanto as snakes como alguns lagartoes deixam se ser manuseados, mas conquistar confiança não sei
vai pesquisando as suas cares e depois ves o que queres
uma iguana atinge os 1.80 , come e c*** que se farta;sem falar no monstro que será o terrario
nas snakes, para mim são os animais (dentro dos repteis) mais economicos, so comem 1 vez por semana, sempre se podem manusear de vez enquando, enfim
pesquisa é o que te peço, depois sim, quando ja quiseres mesmo esse animal vens perguntar
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
CHGA
Membro Veterano

sábado abr 11, 2009 12:04 pm

Eu inicialmente pensei na snake, mas nao sei muito da vertente social das mesmas. grande parte do que tenho lido é aqui no forum e nao encontro grande coisa sobre isso. eu para ja o que queria era mesmo a snake, e entao depois um db que tambem os acho altamente. Se alguem me pudesse dar uma orientaçao sobre esta vertente interactiva das cobras, aquilo que para ja tenho que saber. Ja agora, tenho acompanhado um topico sobre substrato e num topico que abri um membro aconselhou-me inicialmente a usar papel de cozinha. colocar papel de cozinha nao permite que ela escave, sendo que pelo que sei algumas espécies tem habito e por isso necessidade de o fazer. Entao, posso mesmo na fase inicial optar pelo papel de cozinha? Já agora, nesse topico tinha tambem que a iluminaçao era a ambiente, mas depois necessito pelo que tive a ler de uma ceramica que emite calor mas nao luz para manter a temperatura durante a noite certo?
Ja agora, qual a diferença entre um faunario e um terrario?:? (se é que ha)

Cumps
Texxuga
Membro
Registado: segunda ago 04, 2008 10:57 am

sábado abr 11, 2009 12:30 pm

As cobras não interagem com os donos, não reconhecem o dono e não se deve deixar andar a passear pelo quarto. É uma péssima escolha se procuras um réptil com estas características.

As cobras não "gostam" de escavar, elas fazem-no para se esconder, e também o fazem com o papel de cozinha, metem-se debaixo do mesmo.

Quanto ao aquecimento, para as cobras só uso tapetes e cabos de aquecimento.

Um faunário é isto:
Imagem

Os terrários por norma são maiores, em madeira ou vidro e não são usados para cobras juvenis pois são grandes demais, ainda que possas construir um terrário do tamanho de um faunário, mas é desperdício de dinheiro. Normalmente os terrários são usados como habitação definitiva para o nosso réptil.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sábado abr 11, 2009 12:37 pm

repteis a interagir...não se pode dizer que hajam...as cobras estão literalmente a cagar-se para ti...mas devem ser manuseadas para o permitirem, a fim de observarmos se as mudas estão bem feitas etc. os lagartos vêm mais para nós mas não nos adoram...também não convém manter estes animais muito tempo fora das temperaturas do terrario, os lagartos podem ser mais dispendiosos a nivel de alimento e mais trabalhosos a nível de higiene as cobras são mais descomplicadas e permitem mais uma ausencia nossa de uns dias de ferias pois nao comem diariamente.
Um faunario é algo equivalente nos humanos a um berço, como são crias sentem-se mais seguras e protegidas num espaço mais pequeno e crescendo sem stress vai fazer com que seja um animal mais calmo e menos agressivo e mais saudável, por isso eu acho que as cobras devem ter a primeira fase da vida tipo primeiro ano num faunario.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
CHGA
Membro Veterano

sábado abr 11, 2009 5:16 pm

PedroC10 Escreveu: Ps: Nós é que devemos escolher o réptil que gostamos e adaptamo-nos a ele, não o contrário :)
Concordo, nos devemos escolher o animal que queremos e adaptarmo-nos as caracteristicas dele, mas acho que o primeiro impacto com um reptil e sempre algo dificil, e um tipo de contacto diferente que com um cao, um gato, ou ate um roedor. Mas eu gostava era de ter dinheiro para transformar o meu quarto num zoo. ter um db, uma iguana, as minhas tartas(que ja tenho), uma cobra.. se bem que me parece que isso se torna complicado. Assim sendo, gostava da experiencia na vida de ter uma cobra, embora tenha consciencia que e um animal muito solitario, que gosta de estar no canto dele, que provavelmente nao iria achar piada a ser tirada do terrario 3/4 vezes por semana. Talvez o db ou a iguana tambem nao o permitam, nao gostem.
Mas parecem-me mais "sociaveis".. Estou sinceramente indeciso. Ate porque gostava de adquirir uma falsa coral, mas li aqui na arca que esta e melhor para quem ja tiver experiencia em repteis. Que a real mexicana e dos mais doceis dentro dos repteis.
Mesmo assim.. Estou indeciso entre o db, a iguana e a snake. Continuo a achar que nao devo procurar qual se adapta melhor a mim, mas gosto dos tres. Acham que todos tem carisma. acho que ia gostar de ter cada um deles por motivos diferentes..
Acho que vou ter que ter em conta um criterio na escolha, que nao me parece poder ser o que gosto mais porque na verdade todos me fascinam e neste fase do campeonato aparentemente por igual.:?

Mais uma vez desculpem o testamento :?
Cumps
tiagosk8
Membro Veterano
Registado: terça fev 17, 2009 4:17 pm

sábado abr 11, 2009 5:48 pm

ja agora eu quero adquirir uma corn snake o faunario e msm necessario ou podemos fazer algo que o possa substituir?
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado abr 11, 2009 5:51 pm

tiagosk8 Escreveu:ja agora eu quero adquirir uma corn snake o faunario e msm necessario ou podemos fazer algo que o possa substituir?
Poder, pode... mas se não tem experiencia, mais vale comprar um igual ao das fotos em cima.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
CHGA
Membro Veterano

sábado abr 11, 2009 6:03 pm

que acham? Ja obtive algumas respostas neste topico que me levaram a uma quase decisao, e agradeço a essas pessoas mas... Continuo ligeiramente indeciso entre a snake(se optar por esta qual me aconselham? ha alguma que para menos experientes sejam mais "facil" de compreender?) o db e iguana.. :?

cumps
Disprasio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

sábado abr 11, 2009 6:31 pm

aqui em cima existe um icone que diz pesquisar, simples, não é?
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
Texxuga
Membro
Registado: segunda ago 04, 2008 10:57 am

sábado abr 11, 2009 6:35 pm

Pela minha ainda pouca experiência com répteis, devo dizer que as Corn são as de mais fácil manutenção. Nunca recusam alimento, são dóceis, não são esquisitas a nível de manutenção, etc. Já as que aqui apelidam de "falsa coral", e tendo em conta que estamos a falar de uma lampropeltis triangulum sinaloae, não sei se aconselharia para um iniciado, pois pode acontecer recusar alimento, com mais frequência que o desejado, e por norma são mais esquivas e/ou agressivas que as corn.

Os faunários são sempre aconselhados para cobras bebés e juvenis, tal como já foi dito, e por várias razões: são baratos, são laváveis, são (quase sempre) anti fugas, desde que não estejam em minha casa :roll: , etc...
CHGA
Membro Veterano

sábado abr 11, 2009 6:57 pm

Tenho um "ligeiro" problema que possivelmente nao me permite ter a corn em casa, mas.. pergunto para saber.
Não é possível, pelo menos até chegar a casa ter janela aberta para ela ter luz. Não há nenhum tipo de radiaçao artificial que substitua em parte este facto pois nao?
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sábado abr 11, 2009 7:13 pm

Não é um tema nada fácil, a meu ver, até porque existe sempre a tendência ou para ser-mos muito dogmáticos, ou para fazer-mos uma interpretação muito humanista dos comportamentos dos animais.

Os répteis de facto interagem conosco, como interagem com outros elementos que estão no seu meio, o que na maioria não fazem é interagir e corresponder às nossas acções e comportamentos como outros animais o fazem. Têm respostas e necessidades também muito mais básicas, e as suas capacidades cognitivas são bem mais limitadas e direccionadas para para as suas necessidades imediatas, sobretudo os ofídios, o que não quer dizer que não existam espécies bem mais inteligentes que outras (embora também aqui esta avaliação é muito subjectiva).

Existem muitas espécies que fácilmente podes manipular sem grandes problemas (isto falando de forma geral já que mesmo nas espécies mais equilibradas e de comportamento "gentil" existem sempre excepções, mas como regra geral não convem MESMO NADA deixa-las andar livremente pelo quarto, especialmente quando pequenas... facilmente se colocam nas posições mais complicadas ou simplesmente desaparecem. Neste aspecto muitos sáurios são bem melhores mas mesmo assim é necessário que conheças o comportamento do exemplar em causa E o quarto não apresente riscos para o animal. Mas, e voltando aos ofidios, não só podes como deves manusea-los várias vezes por semana, embora o devas começar por fazer de forma gradual.

Em qualquer caso deves pensar muito bem se queres optar por uma cobra ou por um lagarto, e depois equaciona as espécies que te chamam mais a atenção. Pesquisa, e se possivel, tenta ver pessoalmente (melhor aínda manusear) exemplares dessas espécies, E garantir que tens a acesso a todos os elementos que esse animal necessita, nomeadamente alimentação.

Em termos de cobras tens várias por onde podes optar. Tens que ter em conta não só as espécies que te chamam a atenção MAS também, e principalmente aqueles que tu achas que tens condições para manter E disfrutar dessa manutenção. Não seria nada positivo tu gostares muito de uma Elaphe Obsoleta Lindheimeri (leucisitca) e depois não conseguires fazer nada dela, e estares sempre com receio de seres agrafado.

Tendo em conta as que mais fácilmente se encontram por cá faz uma pesquisa pelo género das Lampropeltis, especialmente as getula e as triangulum, pelas corn (Pantherophis guttatus), ou se preferires exemplares um pouco maiores pelas Shrencki ou algum Taeiniura (mas estas podem ser um pouco mais complicadas para começar já que podem ser mais nervosas/agressivas, crescem muito rápidamente (o meu blue beauty de +-7 meses já vai com quase 150cm), e são aínad mais rápidas a deslocar-se.
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sábado abr 11, 2009 7:16 pm

CHGA Escreveu:Tenho um "ligeiro" problema que possivelmente nao me permite ter a corn em casa, mas.. pergunto para saber.
Não é possível, pelo menos até chegar a casa ter janela aberta para ela ter luz. Não há nenhum tipo de radiaçao artificial que substitua em parte este facto pois nao?
É mais ou menos consensual que na esmagadora maioria das espécies de ofidios não existe qualquer necessidade de ter acesso a raios UVB, pelo que qualquer fonte de luz para simular o cíclo dia/noite será o suficiente....
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”