Li com interesse o tópico e continua a espantar-me o romantismo que a profissão de veterinário ainda tem associado.
E como a premissa "gosto de animais, choro por eles" resulta num "quero ser veterinário", apesar de não haver correlação alguma entre estas duas frases.
Ou, perdoem-me a franqueza, como é possível sequer alguém que não consegue terminar matemática no 12º ano, continue a acalentar a esperança de tirar um curso exigente como é o de Medicina Veterinária.
Vamos deixar de viver no 'Reino Mágico do Pequeno Pónei'?
Então, para quem considera a hipótese de ser veterinário, atente bem:
1. Tem pais ricos?
Infelizmente, viver da veterinária em Portugal não está bom para ninguém. Se os donos das clínicas andam aí no desespero, imaginem quem trabalha para eles. O ordenado médio dum vet em Portugal ronda os 800€, sem contrato e a recibo verde. Logo, se quiser ter comida na mesa, terá de investir num espaço próprio. Ora, considerando que em Portugal já existem cerca de 800 clínicas, lugar para abrir qualquer coisa, só nas Berlengas e tratar das gaivotas. Portanto, é bom que os pais ajudem, pelo menos nos primeiros 1000 anos de trabalho.
2. Tem fraque?
Pois, isto pode parecer estranho, mas é bom que também tenha uma cartola, para se poder armar em cobrador e tentar que lhe paguem pelo trabalho. Desconfie acima de tudo dos 'amiguinhos' dos animais. Estão sempre preparados para dar o golpe, usando da mais pura chantagem emocional, esquecendo-se que os vets também têm família para alimentar.
3. Tem paciência?
O que une vets e pediatras? O secreto desejo que donos e pais não acompanhem os seus animais (ou filhos) na consulta.
4. Tem vida social?
Então esqueça. Em vet há hora de entrada, apenas e só.
5. Procura reconhecimento?
Ahahahahahahahahahahahahahahahah!!!!!

E podia continuar por muitas coisas, mas já me deprimi o suficiente...
E ir para África?
Mas porquê?
Agora, esta parte é (mais) séria: existem em Portugal 5000 veterinários. Não é, de todo, uma área de trabalho em que a procura se mantenha alta. Se tem outras opções, considere-as verdadeiramente. Amor e uma cabana nunca foi um bom modo de vida.