gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Sado
Membro Veterano
Registado: sexta abr 03, 2009 11:19 am

segunda abr 13, 2009 9:13 am

:D Bom dia caros amigos, agradeço a todos as opiniões e conselhos que me foram dados em relação a minha pregunta :) . Vejo que há opin~iões bem diferentes sobre o assunto, mas não há necessidade de se arranjar qualquer tipo de conflitos, penso que todos, mesmo tendo opiniões diferentes , só temos um objectivo: cuidar e amar o melhor que sabemos e podemos os nossos queridos animais :P . Bjs
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda abr 13, 2009 9:47 am

Que pergunta?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

segunda abr 13, 2009 9:58 am

dinodane Escreveu:Que pergunta?
Pois... o forista sado cada vez que dá uma resposta abre um tópico! Já alguem lhe explicou isso mas continua igual... :roll:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda abr 13, 2009 9:59 am

Ah

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Sado
Membro Veterano

terça abr 14, 2009 11:03 am

:( Pathelen desculpe se a minha ignorancia de principiante o incomoda.
pathelen
Membro Veterano

terça abr 14, 2009 11:21 am

Sado Escreveu::( Pathelen desculpe se a minha ignorancia de principiante o incomoda.
A mim...?! De maneira menhuma... só esclareci a forista dinodane, porque estava confusa...

Mas alguém já lhe explicou como deve fazer... porque assim é quase impossivel seguir as suas perguntas e acompanhar algum tópico seu... :wink:

Mas faça como quiser...!!
Sado
Membro Veterano

terça abr 14, 2009 3:14 pm

:) ninguem me explicou, mas acho que agora já faço correcto :oops:
pathelen
Membro Veterano

terça abr 14, 2009 3:18 pm

Sado Escreveu::) ninguem me explicou, mas acho que agora já faço correcto :oops:
É... :wink: Faz mesmo... :P
Sado
Membro Veterano

terça abr 14, 2009 3:23 pm

obrigada :D e desculpe se estava a fazer enrrado, já agora pode-me dar uns conselhos? levar um gato com 3 semanas para casa é arriscado? quais os cuidados que devo ter com ele?Sabe é que todos os que eu tive não eram tão bebes. :lol:
pathelen
Membro Veterano

terça abr 14, 2009 3:48 pm

Sado Escreveu:obrigada :D e desculpe se estava a fazer enrrado, já agora pode-me dar uns conselhos? levar um gato com 3 semanas para casa é arriscado? quais os cuidados que devo ter com ele?Sabe é que todos os que eu tive não eram tão bebes. :lol:
Os gatinhos só devem ser afastados das mães por volta das 8 semanas...
Antes disso é arriscado! A não ser que seja algum caso de risco...
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quarta abr 15, 2009 11:49 am

Aproveitando o que a Pathelen disse que os gatinhos só devem ser afastados da mãe às 8 semanas, queria saber se é taxativo que assim seja ou se em determinadas situações, principalmente com gatos recolhidos da rua, não será melhor recolhê-los/apanhá-los o quanto antes…

Vou contar a minha experiência pessoal para perceberem melhor o que quero dizer…

Tenho 4 gatos. Os dois primeiros foram adoptados directamente a pessoas que os tinham recolhido e estavam completamente sociabilizados. Tinham 6 e 8 meses.

Há quase 2 anos nasceram algures na minha zona uma ninhada na rua. Só os consegui ver já tinham entre 2 a 3 meses e foi uma guerra para os conseguir apanhar… Estavam completamente já, digamos…. Anti-sociais! Mas lá consegui apanhar os 2 que “sobraram” (eram cinco, que mesmo antes de conseguir apanhar estes deixei de os ver…).

Estes 2 ficaram também lá em casa. São a Mónica e o Fred. Se o Fred passado algum tempo (2 meses +/-), adoptou um comportamento igual aos dos meus outros dois, já a Mónica, ainda hoje não se deixa quase tocar… Está nos mesmos sítios que nós, dorme em cima da nossa cama, mas se queremos fazer-lhe uma festa… foge quase sempre! Pelo menos já não “sopra”!

No caso específico destes dois fiquei com eles porque eram completamente selvagens e eu sei que tenho paciência para eles, mas não sei se mais alguém teria… Ter em casa 2 gatos que mal se deixavam ver e que “sopravam” por tudo e por nada…

No final do Verão passado, num terreno baldio ao pé de casa nasceram mais dois de uma gata de rua. Estes acompanhei o seu crescimento mais de perto e quando tinham mais coisa menos coisa cerca de 4 semanas, decidi apanhá-los! Apanhei-os com a maior das facilidades… vieram ter comigo… e levei-os para casa.
Obviamente que fui logo com eles ao veterinário, onde recebi toda a informação necessária para poder cuidar deles até fazerem as 8 semanas. Portanto ficaram comigo até às 8 semanas e nessa altura dei-os a 2 pessoas de confiança. Estavam completamente sociabilizados… com pessoas, com outros gatos e ainda com cães (que tenho dois).

Agora pergunto: Nestas situações, de gatos de rua, não se justificará retirá-los antes das 8 semanas para que sejam devidamente sociabilizados com pessoas para facilitar uma futura adopção?

A experiência diz-me que sim… mas todas as informações que tenho recolhido… dizem-me que não!

http://quinta-da-queimada.blogspot.com
pathelen
Membro Veterano

quarta abr 15, 2009 1:12 pm

pathelen Escreveu: Os gatinhos só devem ser afastados das mães por volta das 8 semanas...
Antes disso é arriscado! A não ser que seja algum caso de risco...
Olá Siamesemaria...

Não leu bem o que eu escrevi... :wink: salientei agora a negrito...

Lógicamente que concordo consigo no que comenta. Na minha resposta ao forista apenas falei em "algum caso de risco..." sem adiantar mais nada, porque ele também não dizia em que condições estaria esse gatinho... não quiz adiantar esperanças a quem possivelmente não teria experiência para avançar com a adopção de um animal tão novo, sem que esta fosse necessária... pareceu-me apenas uma questão normal!
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quarta abr 15, 2009 2:03 pm

OK. Obrigado, Pathelen! Compreendi.

Depreendi que animais em risco não seriam estes de que falei...
Mas vendo agora bem a coisa... estes pequenitos que tenho recolhido acabam por ser mesmo animais em risco! Quanto mais não seja porque nasceram na rua...

E ... se não os apanho enquanto ainda são pequenitos... torna-se muito dificil mais tarde conseguir apanhá-los!
mixana
Membro
Registado: segunda out 20, 2008 9:41 am
Localização: Buffy, Kiara, Timon, Simba e os restantes animais dos meus pais e sogros

quarta abr 15, 2009 2:37 pm

Se os gatos não tiverem contacto com os humanos nos primeiros meses de vida, raramente vão ser animais meigos e vão sp fugir de pessoas. A minha gata Pretinha teve uma ninhada no Verão passado, de onde nasceu o Bolinhas e uma irmã que foi adoptada. Ela escondeu os gatos na casa de uma vizinha e estes só tinham a minha visita, até porque ela não deixava mais ninguém aproximar-se do local. Os gatinhos viveram até aos dois meses quase sem ver humanos e kd me viam bufavam e fugiam a sete pés. Actualmente, apesar de o Bolinhas viver connosco, não é meigo e não deixa fazer festas, nem se deixa agarrar.
Pelo contrário, a Kitty teve tbm uma ninhada pela mesma altura, mas escolheu a garagem lá de casa. Os gatinhos (Timon, Simba, Pituxo) foram habituados desde cedo a ver pessoas e deram os primeiros passos na nossa presença, pois a Kitty, ao contrário da Pretinha, insistia em leva-los para a cozinha, deitando-os no sofá. Todos achavam mta graça aos gatinhos kd começaram a andar e a comer e deixavamos que eles ficassem um pouco na nossa companhia.
Actualmente são gatos super meigos, que não tem medo nenhum dos humanos, pelo contrário até consideram que são todos amigos. Kd o Simba vê alguém cá em casa corre para o colo novo...
Sado
Membro Veterano

quinta abr 16, 2009 10:03 am

:D Bom dia a todos, a ninhada que eu falo, nasceu num quintal de uma vizinha que tem todas as condiçoes para eles estarem, a mae é supermeiga com as pessoas e até deixa que se mexa nos filhotes, no passado fim de semana levei um dos filhotes a minha casa para o meu marido ver, e depois fui devolve-lo a mae que o recebeu sem problemas.
Como todos os que vem a este forum, eu amo animais, em casa neste momento só tenho 2 caturras, 2 piriquitos e uma coelha, pois perdi os meus dois gatos a pouco tempo. Desde esse dia que sinto um vazio e um desgosto enorme, sinto muita falta dessa companhia e de troca de carinhos. Onde eu vivo há muitos gatos de rua, que a noite vem ter comigo para comer, fiz questão de os baptizar a todos e o mais giro é que mesmo sendo gatos de rua, sabem os seus nomes e respondem quando eu chamo por eles. Desde que esta ninhada nasceu, eu nao penso noutra coisa a nao ser levar 1 para casa pois não os posso levar a todos, visto que eu tou todo o dia fora de casa, mas a noite e aos fins de semana dou-lhes todo o carinho e atenção que eles necessitam. Em relação ao tempo que eles tem são 3 semanas, e penso que talvez fosse boa altura para o levar para casa, pois seria mais facil educa-lo aos novos hábitos , mas tenho receio que ele sinta falta da mae. Estou muito dividida em relação a isso, não sei se o leve já este fim de semana, se espero até ele ter um mês.
Responder

Voltar para “Gatos”