Olá a todos! Venho, por este meio, tentar solucionar o meu problema. Tenho um betta que está muito doente já há algum tempo. Tenho tentado tratar dele e ele tem-se aguentado mas não me parece que vá resistir muito mais tempo, até porque, neste momento, não consigo ter as condições necessárias para transformar o aquário num aquário hospital.
Tenho também mais um betta e 15 guppies que nasceram há um tempito; entretanto fui de férias e, quando voltei, tinha o aquário cheio de guppies bebés que nasceram enquanto estive fora.
O meu betta aguentou-se sem qualquer tratamento especial mas quando voltei tinha um fungo em forma de tufo na zona das guelras e essa zonha toda inchada. Pretendia lavar o aquario, aumentar a temperatura, oxigenar a água,variar a alimentação ( ervilhas, blood warms, etc...), colocar algum medicamento adequado mas, com aqueles peixinhos minúsculos todos, nem sequer posso ligar o filtro porque tenho medo que sejam aspirados! E também não me atrevo a lavar o aquário, porque receio não conseguir vê-los todos e ir algum pelo cano abaixo. Coloquei o betta num frasco com água nova, a boiar no aquário. Não sei o que hei-de fazer para tratar dele com estas limitações...
Por favor, as vossas dicas são preciosas!!!
Aguardo respostas =) Obrigada!
Betta doente!!! Ajuda!
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda fev 05, 2007 9:15 am
Boas,
o problema de teres o filtro desligado, apenas poderá afectar os Guppy, pois o Betta respira da superfície e vive em poças na Natureza. ( por exemplo )
Arranja um filtro de esponja e assim já não suga os alevins dos Guppy.
Faz uma troca de água grande, pode ser que o Betta melhore.
Já agora, a água nova do recipiente do Betta, é da torneira? Convém ser tratada antes.
Até já,
o problema de teres o filtro desligado, apenas poderá afectar os Guppy, pois o Betta respira da superfície e vive em poças na Natureza. ( por exemplo )
Arranja um filtro de esponja e assim já não suga os alevins dos Guppy.
Faz uma troca de água grande, pode ser que o Betta melhore.
Já agora, a água nova do recipiente do Betta, é da torneira? Convém ser tratada antes.
Até já,
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta abr 23, 2008 11:19 am
Olá! Obrigada pela resposta. =)
Sim, a água é da torneira mas é tratada com um produto da tetra. Deixo actuar e arejar durante umas 2 ou 3 horas, depende. Só depois coloco o peixinho. De qualquer forma, como o frasco é pequeno, é-me difícil calcular a percentagem exacta de produto para aquela quantidade de água.
Já agora, a não ser da torneira, que água poderia eu usar mais? Do poço ou rio? Não é um pouco arriscado?
O meu filtro é de esponja mas puxa a água com alguma força e receio que eles sejam sugados pelas ranhuras do aparelho e fiquem lá dentro agarrados à esponja...
Eu utilizo o filtro mais para "aspirar". Para oxigenar a água utilizo a bomba (agora não me lembro do nome...)
Vou fazer essas mudanças parciais da água; parece-me uma boa ideia =)
Obrigada, até breve!
Sim, a água é da torneira mas é tratada com um produto da tetra. Deixo actuar e arejar durante umas 2 ou 3 horas, depende. Só depois coloco o peixinho. De qualquer forma, como o frasco é pequeno, é-me difícil calcular a percentagem exacta de produto para aquela quantidade de água.
Já agora, a não ser da torneira, que água poderia eu usar mais? Do poço ou rio? Não é um pouco arriscado?
O meu filtro é de esponja mas puxa a água com alguma força e receio que eles sejam sugados pelas ranhuras do aparelho e fiquem lá dentro agarrados à esponja...
Eu utilizo o filtro mais para "aspirar". Para oxigenar a água utilizo a bomba (agora não me lembro do nome...)
Vou fazer essas mudanças parciais da água; parece-me uma boa ideia =)
Obrigada, até breve!
-
- Membro Júnior
Ah... não tenho nada para testar isso, nem sei como se faz. Só tenho para o ph. Mas vou investigar sobre isso. Até pode ser uma boa alternativa à água da torneira que vem cheia de tratamentos, cloro e metais pesados. Em tempos cheguei a usar a água do poço, quando ainda não percebia nada de aquariofilia e tinha um aquário que era um frasco grande. Bem, muito má não deve ser porque vivem lá lagostins que alguém lá pôs sem eu saber e viveu lá também uma enguia durante anos... não sei se ainda vive.
Não tenho nenhum rio perto, perguntei por perguntar. Há um riacho mas é poluído...
Não tenho nenhum rio perto, perguntei por perguntar. Há um riacho mas é poluído...
-
- Registado: segunda abr 13, 2009 7:43 pm
Nao ha nenhuma nascente natural perto? Eu sempre usei de uma nascente e nunca tive problemas .
-
- Membro Júnior
O peixinho acabou de morrer... =(
Estive sempre a tentar que melhorasse mas não deu em nada. =(
Obrigada na mesma pela ajuda,
até à próxima! =)
Estive sempre a tentar que melhorasse mas não deu em nada. =(
Obrigada na mesma pela ajuda,
até à próxima! =)
-
- Membro Júnior
A água do poço é de nascente... O problema da água dos poços é que podem haver infiltrações e ficar contaminados com produtos químicos utilizados nas terras(adubo, pesticida, sulfato, etc.) Eu vivo numa quinta e aqui evitamos ao máximo qualquer desses produtos. É provável que a água até esteja em boas condições. A menos que este ano tivessem havido cheias e chuvas torrenciais que arrastassem esses produtos e contaminassem a água do poço.
É uma questão de verificar.
Abraços =)
É uma questão de verificar.
Abraços =)