Contudo queria antes de mais saber se sao animais bastante doceis e se andam no ombro sem fugir e sem nada.
Ha alguma ave que fique mais mansa que esta?
Ja agora, para terminar, gostava de saber de vendedores destas aves

Obrigado
Joaoejoca Escreveu:Bem, essa é uma questão que não se pode colocar a meu ver. Já criei pelo menos uns 15 agapornis e uns 3 periquitos à mão, entre outros psitacideos e não é uma questão de espécie, é mesmo uma questão de ave para ave e do tratamento que tem na casa do novo dono, assim como a idade com que conhece o dono definitivo. Já criei periquitos que me adoravam e duas semanas depois de irem para casa dos novos donos, estes comentaram comigo que era um bocadinho agressivo e que não queria deixar-se apanhar quando o soltavam, e eu perguntei, onde o tens, quantas vezes anda solto por dia? Resposta: "está na gaiola na varanda e só o soltamos ao fim de semana, o resto da semana está lá na varanda, tenho um comedouro que dura a semana toda, nem preciso de lá ir a não ser para trocar a àgua"..... Claro que este periquito nunca pode ser feliz, muito menos meigo com quem o desprezava....´Criei um agapornis que ficou com a minha avó e que a adora assim como com ao meu avô, e mais tarde criei-lhes outro que gosta imenso deles mas não gosta de carinho, interage, anda solto pela casa, pousa-lhes em cima mas não quer contacto com as mãos....
A "melhor" ave que tive até hoje foi uma aratinga sol que criei numa altura em que tinha uma disponibilidade quase absoluta e que andava sempre comigo desde que saiu da incubadora, que foi logo que cresceram as penas pois estava calor nessa época, foi numa altura em que mudei de casa e fez a mudança toda ao meu ombro, fosse a carregar moveis, montá-los ou mesmo fazer furos de berbequim no tecto para pendurar candeeiros, estava sempre imensa gente em minha casa e quando não estava ao meu colo, estava ao colo de alguem, dava-se bem com toda a gente e era doida por mim, assim que a chamava arrancava fosse de onde fosse para vir ter comigo.
Como tal, acho que se o que quer é uma ave meiga, deve escolher a espécie que deseja, comprar a comer 3 vezes por dia e acabar de cria-la pois a alimentação pela seringa é a melhor fase para criar laços. Escolha uma altura em que possa ter muita disponibilidade para a ave e assim garantidamente terá uma ave muito meiga, seja agapornis ou arara.
Boa sorte
Concordo com tudo isso mas, as características da espécie têm tudo a ver. Pode-se criar uma aratinga ou um conure exactamente da mesma forma que um qualquer psittacula (Grande Alexandre, Ring Neck, Cabeça de Ameixa, etc) e obter-se-à duas aves completamente diferentes, não só porque cada indivíduo é um indivíduo mas porque as características das espécies em causa têm muito a ver com o resultado final. Um psittacula exige muito mais atenção diária e persistência do dono para que se mantenha mansa e, mesmo assim, nunca será como uma aratinga ou um conure, sejam eles de que sub-espécie forem..
Opinião de quem também já criou aves de diversas espécies à mão? Escolha uma caturra, são muito mais afectuosas que um agapornis ou um periquito. Interagem mais com o dono ou não fossem parentes afastadas das catatuas, as aves de bico curvo mais afectuosas que existem. Boa sorte!
_____________________________________________________________