criaçao de canarios...problemas com o ninho

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
cfernandes20
Membro Júnior
Registado: quinta jan 29, 2009 9:58 pm

segunda abr 13, 2009 5:58 pm

O meu casal de canarios está com a 2a ninhada, os filhotes têm cerca de duas semanas ja e esta tudo bem.

A minha preocupaçao é o facto do macho andar a tirar 'cordas' do ninho, e a polas no chao:(

Para avançar para outra postura o que devo fazer? Devo por material para a femea arranjar o ninho ou ela arranja aquele com o material que la possui?

por favor digam me o que pensam...Obrigado
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda abr 13, 2009 6:46 pm

Se os passarinhos já têm as penas a sair dos canudos, pode colocar outro ninho do outro lado da gaiola e algumas palhas para que o macho comece a chamar a femea para o novo ninho. Para isto deve observar as aves durante o maximo de tempo possivel, não pode permitir que a femea construa novo ninho em cima dos filhotes, isso também pode acontecer e depois abafa-os. Pode acontecer a femea querer fazer ninho novamente no mesmo sitio, e isso não pode acontecer, caso ela leve palhas para o ninho onde tem as crias, estas palhas devem ser retiradas e colocadas no novo ninho, por vezes temos de ser mais teimosos que elas. Atenção para que assim que a femea arranque a construção do novo ninho tenha palhas mais que suficientes para o fazer para que não se sinta tentada a arrancar as penas dos passarinhos pequeninos ou a destruir o ninho onde estão os passarinhos. Assim que os passarinhos sairem do ninho, devem ser separados dos pais para que não queiram ir para o novo ninho e não partam os ovos novos, deve separar com uma grade para que os pais possam acabar de os alimentar através da grade mas eles não tenham acesso ao ninho onde estão os ovos, boa sorte

Visitem o blog e comentem
www.avesmimadas.blogspot.com
cfernandes20
Membro Júnior

segunda abr 13, 2009 7:09 pm

obrigado pelo ajuda:)

so uma coisa, nao posso espera que os canaritos abandonem o ninho para depois lhe por as palhas e ela arranjar o mesmo ninho?
posso separa as rias quando elas sairem do ninho, po las noutra gaiola para que a femea ponha outra postura?
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda abr 13, 2009 7:36 pm

cfernandes20 Escreveu:obrigado pelo ajuda:)

so uma coisa, nao posso espera que os canaritos abandonem o ninho para depois lhe por as palhas e ela arranjar o mesmo ninho?
posso separa as rias quando elas sairem do ninho, po las noutra gaiola para que a femea ponha outra postura?
Quando as crias sairem do ninho não é o momento ainda de serem separadas dos pais! Mesmo fora do ninho ainda são alimentadados muito tempo pelos pais (sobretudo o pai) .
cfernandes20
Membro Júnior

segunda abr 13, 2009 7:46 pm

sim sim, eu sei que quando saem do ninho ainda sao alimentados pelos pais.
Eu queria saber era se essa altura seria boa para colocar algumas palhas para a femea 'arranjar' o ninho para passar a outra postura..
Kakatua
Membro Júnior
Registado: quarta mar 04, 2009 12:06 am

segunda abr 13, 2009 7:58 pm

Pessoalmente não aconselho uma 3ª postura! A não ser que os ovos tenham saído goros mas mesmo assim.. ..
PauloC1
Membro Veterano

segunda abr 13, 2009 8:07 pm

Kakatua Escreveu:Pessoalmente não aconselho uma 3ª postura! A não ser que os ovos tenham saído goros mas mesmo assim.. ..
3 posturas, a não ser que as outras duas tenham sido particularmente exigentes para as aves, e estando estas em boas condições de saúde e com uma boa almentação, não são problema. Na minha opinião, claro ;)
PauloC1
Membro Veterano

segunda abr 13, 2009 8:11 pm

cfernandes20 Escreveu:sim sim, eu sei que quando saem do ninho ainda sao alimentados pelos pais.
Eu queria saber era se essa altura seria boa para colocar algumas palhas para a femea 'arranjar' o ninho para passar a outra postura..
Sim, é uma boa altura para isso. Embora os emplastros dos filhotes da postura anterior possam incomodar a mae e mesmo partir os ovos ou conspurcá-los, enquanto ainda estiverem junto a ela. Uma dica, se ela fizer nova postura, aí ao segundo ovo, retire o macho e os filhotes de ao pé da femea e coloque-os noutra gaiola. Quando os filhotes estiverem criados e a comerem bem sozinhos, coloque a macho junto com a femea novamente para ele ajudar na proxima cria.
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

segunda abr 13, 2009 8:27 pm

3 posturas nao ha problema, desde que na altura do repouso se deixe os animais sossegados e se complementem com vitaminas e aminoacidos
cfernandes20
Membro Júnior

segunda abr 13, 2009 8:34 pm

muito obrigado por toda a ajuda prestada.

Assim que estes filhotes começem a sair do ninho eu ponho a disposiçao da canaria um bocadito de palha :)

vou apenas deixa la fazer mais uma postura, pois quatro nao se deve nem pensar em fazer para bem da canaria, nao e?
PauloC1
Membro Veterano

segunda abr 13, 2009 8:40 pm

cfernandes20 Escreveu:muito obrigado por toda a ajuda prestada.

Assim que estes filhotes começem a sair do ninho eu ponho a disposiçao da canaria um bocadito de palha :)

vou apenas deixa la fazer mais uma postura, pois quatro nao se deve nem pensar em fazer para bem da canaria, nao e?
É melhor não.
cfernandes20
Membro Júnior

segunda abr 13, 2009 8:51 pm

ok entao :)

queria so aproveitar para perguntar...eu tenho um casal formado por um casal de mocambique e uma canaria normal, ja fez uma postura e os ovos nem galados estavam, agora na 2a parece me que tambem nao estao.

o que fazer para conseguir criar?
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda abr 13, 2009 9:32 pm

Quanto a estimular o canário de moçambique para criar com a canária normal, o ideal seria separá-los e dar ao canário de moçambique um suplemento de vitamina Ad3E durante uns 15 dias. Depois disso recolocar na gaiola com a fêmea e continuar mais uma semana com o suplemento de Ad3E e só colocar ninho depois disso. Caso os ovos mais uma vez não estiverem galados, tente trocá-los por ovos galados de uma outra canária para que essa não fique desmotivada a pôr. Próximo ano, deve começar o suplemento de Ad3E ao canário de moçambique nais cedo. Serralhas também é um bom alimento para esta época assim como flores de couve, são muito nutritivas.
Responder

Voltar para “Aves”