Dúvida com anestesia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

quarta abr 08, 2009 11:30 pm

Pois então,

Venho através deste pedir opinião sobre o tipo de anestesia para ser administrada em minha cadela por motivo de castração.

Estava decidido que seria tipo inalatória, conversando com o veterinário sempre que vacinava e em consultas de rotina. A cachorra fez 5 meses dia 7, e daqui há um mês irá ser castrada. Conheci cadelas que foram castradas utilizando anestesia geral tipo convencional. E, particularmente a Bull Terrier do pai de minha esposa, em que tudo ocorreu normal, depois de 10 dias ela retirou o colar e não teve problemas.

Peço a opinião daqueles que passaram pelo procedimento com suas cadelas e daqueles que entendem do assunto. Na prática, há diferença? Na opinião do veterinário a anestesia inalatória é mais segura, mas tenho dúvidas, embora ele me disse que a cirurgia é simples e o custo maior é da anestesia, aqui 300 reais, aproximadamente 100 euros.

Agradeço desde já!
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

segunda abr 13, 2009 1:23 am

A inalatória é mais segura... sem dúvida alguma! :wink:
Texxuga
Membro
Registado: segunda ago 04, 2008 10:57 am

segunda abr 13, 2009 8:22 am

Isto é fantástico... como é que se pode pedir uma opinião sobre um assunto do âmbito exclusivamente veterinário, num fórum da internet, e ainda por cima confiar no que lhe dizem??? :roll:
Se eu fosse o vete esta conversa me chegasse ao nariz, acredite que me recusava a operar a sua cadela... :roll:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda abr 13, 2009 8:28 am

Que exagero Texuga, a Carpeju apenas quer uma opinião de quem saiba sobre o assunto...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

segunda abr 13, 2009 8:59 am

Bem da experiência que tenho nas recuperações das esterilizações das minhas cadelas, sem dúvida que a anestesia gasosas... bem fiquei tão convencida quando experimentei pela primeira vez que decidi nunca mais esterilizar nenhuma cadela ou gata minha com a anestesia intravenosa. No entanto, antes de decidir falei imenso com a vet assistente, e foi ela que me aconselhou este tipo de anestesia. É mais cara, mas para mim vale bem cada cêntimo.
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
Texxuga
Membro

segunda abr 13, 2009 9:04 am

dinodane Escreveu:Que exagero Texuga, a Carpeju apenas quer uma opinião de quem saiba sobre o assunto...

Então e tu achas que quem aqui vem, percebe mais do que o veterinário que a acompanha?????
Tu quando operaste o Ajax, vieste aqui perguntar alguma coisa deste género??? Ou eu quando o Moon foi operado??
Isto só revela a confiança que a pessoa tem no veterinário :roll:

Edit: Até porque sabes tão bem quanto eu que o que resulta num cão, pode perfeitamente não resultar noutro...
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

segunda abr 13, 2009 9:22 am

Bem... neste caso tenho que concordar com a Texxuga...

Não é realmente normal uma pergunta deste teor... uma coisa é a troca de experiências entre casos idênticos outra coisa é pôr em causa uma opção veterinária especificamente médica.
dinodane
Membro Veterano

segunda abr 13, 2009 9:28 am

Não vim perguntar nada porque já conhecia os benefícios anestesia volátil vs convencional e porque o meu vet já não usa a anestesia convencional em procedimento nenhum. Só se pergunta quando há dúvidas e geralmente esse não é o meu caso.

Eu acho que é uma dúvida legítima. Parece-me que a Carpeju está a estranhar a diferença no preço entre uma coisa e outra e ou não foi capaz de perguntar directamente ao vet ou este não foi capaz de explicar de uma forma clara.

De resto a Carpeju está no Brasil e não sei até que ponto é que a anestesia gasosa é lá a norma ou a excepção. Mas parece-me evidente que o que a Carpeju pretende é ficar a entender um pouco mais sobre o assunto, não vejo motivo para se exaltarem tanto por isso.

Texxuga
Membro

segunda abr 13, 2009 10:15 am

Exaltarem???? :lol:
dinodane
Membro Veterano

segunda abr 13, 2009 10:41 am

Quando vejo muitos ????? num post parto do princípio que é da indignação... Whatever.

YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

segunda abr 13, 2009 1:08 pm

anestesia inalatória é a com máscara? pelo menos é essa que eu conheço como inalatória e não é muito usada em Portugal para fazer ovh's... é mais utilizada em animais exóticos.
se for a volátil e que o animal é entubado, é considerada a mais segura e é a mais usada cá, porque se estiver a aprofundar a anestesia depressa se diminui o nível de anestesia e se aumenta o nivel de oxigénio podendo retroceder nas planos anestésicos. na máscara também podemos diminuir a anestesia, mas não ''chega tão depressa''
claro que qualquer destes tipos de anestesia são sempre mais seguros que a fixa, em que a anestesia é injectada na circulação sanguínea, porque aqui não há forma de retroceder a anestesia.
Carpeju
Membro Veterano

segunda abr 13, 2009 9:51 pm

Primeiramente, muito obrigado pelas opiniões, leio-as com muita atenção e respeito todas. Quando postei minha dúvida, esta se tornou pública, e esta foi minha intenção.

Texxuga, concordo plenamente contigo, minhas dúvidas sempre foram levadas ao vet, de fato o único a esclarecê-las e em caso de atuação, o único responsável. Dinodane, meu obrigado, realmente pedi opiniões sobre o fato àqueles que experimentaram tal situação, apesar de falar com o vet, a arca é o único veículo para trocar idéias sobre cães que possuo.

Peço desculpas também pela diferença entre nossos "português" terasofia :? ; optei junto com o vet pela inalatória, desde que adquiri a cadela, há 3 meses. É aquela com máscara sim. Aqui no Brasil não tenho idéia da mais utilizada, creio que em casos como o meu seja a inalatória, mas em casos de canis públicos, a intravenosa deve ser mais usada pelo menor custo.

A questão é isso mesmo, minha dúvida é custo/benefício, e de fato sou inexperiente, também, nesse assunto. É minha primeira cadela, nunca recorri à castração de cadelas antes.

Dia 7 será feita a cirurgia. Por enquanto com anestesia inalatória, quero o melhor assim como vocês para meus cães.

Ps.: dinodane, mudei a ração dela pra proplan, fui convencido por você e o veterinário aprovou, apenas substituí a pedigree mais o vitamino-mineral pela proplan filhotes.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça abr 14, 2009 6:29 pm

Carpeju Escreveu: A questão é isso mesmo, minha dúvida é custo/benefício, e de fato sou inexperiente, também, nesse assunto. É minha primeira cadela, nunca recorri à castração de cadelas antes.

Dia 7 será feita a cirurgia. Por enquanto com anestesia inalatória, quero o melhor assim como vocês para meus cães.
Tudo passa pelo veterinario. Há veterinarios que se sentem mais confortaveis utilizando a fixa, outros sentem-se mais confortaveis com a Inalatoria.
Se confia no seu veterinario, tambem deverá confiar na sua escolha anestesica.
Até, porque confesso, preocuparia-me mais com o farmaco em si, do que com a forma de admins.

Sobre o preço, não sei onde vão buscar a ideia de que a inalatoria é necessariamente mais cara que a fixa ...

A titulo pessoal, digo o que uma vez me disseram: "Inalatoria é usada em geral por quem não sabe o que está a fazer" ;)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Carpeju
Membro Veterano

terça abr 14, 2009 7:15 pm

Tudo passa pelo veterinario. Há veterinarios que se sentem mais confortaveis utilizando a fixa, outros sentem-se mais confortaveis com a Inalatoria.
Se confia no seu veterinario, tambem deverá confiar na sua escolha anestesica.
Até, porque confesso, preocuparia-me mais com o farmaco em si, do que com a forma de admins.

Sobre o preço, não sei onde vão buscar a ideia de que a inalatoria é necessariamente mais cara que a fixa ...

A titulo pessoal, digo o que uma vez me disseram: "Inalatoria é usada em geral por quem não sabe o que está a fazer" ;)[/quote]

Obrigado CindelP,

Confio no meu vet sim, ele trata do Buddy há 8 anos e o cão com 10 anos hoje está ótimo, além de ser o vet de cães de pessoas ligadas a mim, conheço suas experiências e posso afirmar que ele é competente.

Falando de Brasil, a inalatória é mais cara aqui sim, e em média 40% mais cara.

Por isso coloquei minha dúvida neste tópico, por exemplo, CindelP diz a título pessoal que a inalatória é usada por quem digamos, não domina a outra técnica. Eu não sabia disso, acho interessante esta informação, embora pessoal. Se não fosse este tópico provavelmente não pensaria por esta ótica.

Falarei com o vet e pedirei informação sobre o farmaco, e em caso de intravenosa se ele sente-se seguro em administrar. Por enquanto vai de inalatória mesmo. Mas vou esmiuçar melhor este custo/benefício.

Abraços!
Responder

Voltar para “Cães”