Aproveitando o que a Pathelen disse que os gatinhos só devem ser afastados da mãe às 8 semanas, queria saber se é taxativo que assim seja ou se em determinadas situações, principalmente com gatos recolhidos da rua, não será melhor recolhê-los/apanhá-los o quanto antes…
Vou contar a minha experiência pessoal para perceberem melhor o que quero dizer…
Tenho 4 gatos. Os dois primeiros foram adoptados directamente a pessoas que os tinham recolhido e estavam completamente sociabilizados. Tinham 6 e 8 meses.
Há quase 2 anos nasceram algures na minha zona uma ninhada na rua. Só os consegui ver já tinham entre 2 a 3 meses e foi uma guerra para os conseguir apanhar… Estavam completamente já, digamos…. Anti-sociais! Mas lá consegui apanhar os 2 que “sobraram” (eram cinco, que mesmo antes de conseguir apanhar estes deixei de os ver…).
Estes 2 ficaram também lá em casa. São a Mónica e o Fred. Se o Fred passado algum tempo (2 meses +/-), adoptou um comportamento igual aos dos meus outros dois, já a Mónica, ainda hoje não se deixa quase tocar… Está nos mesmos sítios que nós, dorme em cima da nossa cama, mas se queremos fazer-lhe uma festa… foge quase sempre! Pelo menos já não “sopra”!
No caso específico destes dois fiquei com eles porque eram completamente selvagens e eu sei que tenho paciência para eles, mas não sei se mais alguém teria… Ter em casa 2 gatos que mal se deixavam ver e que “sopravam” por tudo e por nada…
No final do Verão passado, num terreno baldio ao pé de casa nasceram mais dois de uma gata de rua. Estes acompanhei o seu crescimento mais de perto e quando tinham mais coisa menos coisa cerca de 4 semanas, decidi apanhá-los! Apanhei-os com a maior das facilidades… vieram ter comigo… e levei-os para casa.
Obviamente que fui logo com eles ao veterinário, onde recebi toda a informação necessária para poder cuidar deles até fazerem as 8 semanas. Portanto ficaram comigo até às 8 semanas e nessa altura dei-os a 2 pessoas de confiança. Estavam completamente sociabilizados… com pessoas, com outros gatos e ainda com cães (que tenho dois).
Agora pergunto: Nestas situações, de gatos de rua, não se justificará retirá-los antes das 8 semanas para que sejam devidamente sociabilizados com pessoas para facilitar uma futura adopção?
A experiência diz-me que sim… mas todas as informações que tenho recolhido… dizem-me que não!
http://quinta-da-queimada.blogspot.com