Disprasio Escreveu:se ela recusou, não se pode dar logo no dia seguinte, que só vai stressar mais a bixa, deixa passar uns 2 dias
Guilherme não obrigatoriamente... aliás, depende não só da razão da recusa do alimento como também da forma como este processo é realizado.
Se a recusa da cobra se ficar a dever a factores relacionados ou causadores de stress se calhar até seria boa idea tentar afastar/eliminar esses factores antes de tentar alimenta-la de novo, mas na verdade muitas das recusas não se prendem com factores dessa ordem, ou pelo menos directamente. Pode simplesmente não estar interessada, não estar com fome naquele momento, estar numa fase relevante da sua termoregulação, etc...
Deixo como exemplo o caso da minha holbrooki ontem aquando da sua alimentação. Quando tinha o pp preparado para lhe dar e ela estava já bem activa, abri a tampa do faunário e reparei que ela focou logo a sua atenção não só na presa como no facto de uma porta se ter aberto (vou colocar um post sobre a alteração de comportamento dela, e das cobras em geral). Decidiu investigar o rato, mas reparei que na verdade ela estava muito mais interessada na possibilidade de sair do que no alimento, até porque tenho passado mais tempo a manipula-la e tira-la do faunário. Resultado, não pegou no rato...
Chegado a este ponto tinha 3 hipoteses. Saltava esta refeição e dava-lha um outro rato para a semana, dava-lhe o rato no dia seguinte ou esperava um pouco e tentava-lhe dar algum tempo depois.
A miha decisão foi a terceira e com bastante sucesso. Depois de mais uns 30m a "aquecer" junto de uma das lâmpadas de cerâmica, tentei dar de novo o pp. Como a holbrooki estava a explorar a parte superior do faunário coloquei o pp bem junto ao seu focinho, ainda da parte exterior para lhe aguçar o interesse. Quando abri a porta do faunário de novo e introduzi o rato só vos digo que fiquei com a ponta do "desgraçado" na mão... o resto tinha sido arrancado e prontamente alvo de uma forte constrição.
A meu ver o essencial é conhecer o animal em causa. Com meu Blue Beauty o comportamente é necessáriamente diferente já que ele é bem mais reservado no que toca à alimentação, pelo que optaria em deixar o(s) mus adultos ou nos troncos por cima da sua toca, ou mesmo numa das entradas da toca.
O que não se deve é forçar a nossa presença e a do alimento à cobra (salvo quando isso é uma opção viável tendo em conta o exemplar em causa), já que isso sim pode provocar stress e levar a que a recusa de se alimentar seja reforçada...