gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta abr 16, 2009 10:09 am

mixana Escreveu:Se os gatos não tiverem contacto com os humanos nos primeiros meses de vida, raramente vão ser animais meigos e vão sp fugir de pessoas. A minha gata Pretinha teve uma ninhada no Verão passado, de onde nasceu o Bolinhas e uma irmã que foi adoptada. Ela escondeu os gatos na casa de uma vizinha e estes só tinham a minha visita, até porque ela não deixava mais ninguém aproximar-se do local. Os gatinhos viveram até aos dois meses quase sem ver humanos e kd me viam bufavam e fugiam a sete pés. Actualmente, apesar de o Bolinhas viver connosco, não é meigo e não deixa fazer festas, nem se deixa agarrar.
Pelo contrário, a Kitty teve tbm uma ninhada pela mesma altura, mas escolheu a garagem lá de casa. Os gatinhos (Timon, Simba, Pituxo) foram habituados desde cedo a ver pessoas e deram os primeiros passos na nossa presença, pois a Kitty, ao contrário da Pretinha, insistia em leva-los para a cozinha, deitando-os no sofá. Todos achavam mta graça aos gatinhos kd começaram a andar e a comer e deixavamos que eles ficassem um pouco na nossa companhia.
Actualmente são gatos super meigos, que não tem medo nenhum dos humanos, pelo contrário até consideram que são todos amigos. Kd o Simba vê alguém cá em casa corre para o colo novo...
E que tal esterilizar as gatinhas, hmmm?
Teve facilidade em dar todos os filhotes? Sabe onde estão e se estão bem?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

carol26
Membro
Registado: terça mar 10, 2009 5:09 pm

quinta abr 16, 2009 10:10 am

Essa gatinha está em um quintal e você diz que ela é sociavel... se você quer um gatinho e ele vai ficar sozinho, pega dois... mas se você puder, deixa eles um pouco mais com a mamãe deles. É muito importante!! Se você notar que eles não vão ser carregados deixa ficar um pouco mais...

Sorte para vocês.
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

quinta abr 16, 2009 10:14 am

Olá Sado! Se a mãe dos gatinhos é meiga e não se importa de ter visitas humanas, e que lhe mexam nos gatinhos, aconselho a a só levar o gatinho que quer para casa, com dois meses; mas acho que deveria de vez em quando ir vê los e fazer festinhas para os gatinhos se habituarem ao contacto com pessoas.
Com a minha gata fiz assim; a mãe da minha gata era da minha avó e como eu conheci aquela gata (infelizmente já morreu a mãe da minha gata) desde que ela era bebé, de vez em quando ia lá visita los e trouxe a minha gata um pouco antes de ela ter os dois meses porque a mãe dela andava muita saturada pois era quatro; e não houve problema algum pois ela já consegui comer sozinha! Ah é verdade e de vez em quando tinha a visita da mãe visto que a minha avó é minha vizinha!
Só uma questão, não poderia adoptar dois dessa ninhada? É que assim fariam companhia um ao outro e brincava juntos, é só uma ideia e eu tenho a teoria que um gato é mais feliz se tiver outro gato com companhia, apesar de a minha gata preferir companhia canina e humana a felinos :wink:
Sado
Membro Veterano
Registado: sexta abr 03, 2009 11:19 am

quinta abr 16, 2009 2:34 pm

olá :D carol se eu podesse levava dois para casa, mas não posso. ele nao vai ficar muito tempo sozinho porque apesar de eu tar fora de casa todo o dia, o meu marido tem horarios rotativos e passa mais tempo em casa que eu, mimos e atenção nao vao faltar ao bébé. Eles sentirem se sozinhos é relativo,e digo isto por expriencia propria. Eu adoptei o pimpolho a +- 11 anos e era um bebe feliz e mimado, traquina e brincalhao, até que a 7 anos adoptei o pontinha, o que aconteceu foi que o pimpolho odio, deixou de ir para o meu colo, tornou-se muito mais independente e destante de nós, deixou de brincar e não gostava que o chateassem. Talvez tivesse a reagir desse modo porque durante muito tempo foi " filho único " e todas as atenções centravam-se nele, por isso penso e tenho a certeza que o meu "futuro filhote " não se vai sentir sozinho. Compreendo que devo deixa-lo o mais tempo possivel com a mãe, mas a minha ansiedade e desejo de o ter para mim deixa-me angustiada com a espera. Não quero parecer egoista e má por tira-lo tão cedo da mãe, mas uma coisa eu tenho a certeza: amor, carinho e mimos não lhe vão faltar na minha casa. :? Obrigada a todos por me aconselharem e espero que me compreendam.
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta abr 16, 2009 3:07 pm

Sado Escreveu: Não quero parecer egoista e má por tira-lo tão cedo da mãe, mas uma coisa eu tenho a certeza: amor, carinho e mimos não lhe vão faltar na minha casa. :? Obrigada a todos por me aconselharem e espero que me compreendam.
Mas olhe que não é só de amor, carinho e mimos que vive um gatinho com 1 mês....

Faria melhor em deixá-lo estar mais um tempo com a gatinha, compreendo a sua ansiedade mas se até tem a facilidade de o poder ir ver.. ele só tem a ganhar com isso! A não ser que efectivamente a gata os leve daí...

Boa sorte...
Sado
Membro Veterano

quinta abr 16, 2009 4:36 pm

:( sabe pathelen a minha ansiedade deriva de eu em janeiro ter perdido o meu pontinha ( gato com 6 anos), e ainda hoje choro com saudades dele
tenho necessidade de ter uma cria nova para acabar com este desgosto, é logico que eu nunca vou esquecer o meu bebe, mas com um novo bebe fica so a saudade.
Sado
Membro Veterano

quinta abr 16, 2009 4:46 pm

eu adoro animais já crie na rua desde ninhadas de gatos ate ninhadas de cães, o meu marido diz que eu sou doida por me dedicar tanto aos animais, podem até me chamarem doida, mas a melhor amiga que eu tive até hoje foi uma cadela de rua. Todos os dias vinha da casa dela para o pé da minha casa, acompanhava-me para todo o lado, e no dia em que teve as crias, fez questão de me levar ao esconderijo e mostra-mas, era a unica pessoa que podia mexer nos filhotes. Nessa altura passei por uma face má na vida e a pantufa era a unica que me punha um sorriso nos lábios. Passei horas na rua com ela.Até que a hora dela chegou, esperou por mim, deu-me com muito esforço uma lambidela na cara e morreu nas minhas pernas. Chorei como se tivesse perdido alguem de familia, mas no fundo sim perdi a minha melhor amiga.
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta abr 16, 2009 4:49 pm

Sado Escreveu::( sabe pathelen a minha ansiedade deriva de eu em janeiro ter perdido o meu pontinha ( gato com 6 anos), e ainda hoje choro com saudades dele
tenho necessidade de ter uma cria nova para acabar com este desgosto, é logico que eu nunca vou esquecer o meu bebe, mas com um novo bebe fica so a saudade.
Eu entendo-a perfeitamente... a minha dúvida era em relação à capacidade de criar um gatinho tão bébé... mas se diz que já criou ninhadas de gatinhos e cãezinhos... :wink: mas dê-lhes mais uma semaninha ou isso... :P

Boa sorte... e venha sempre dar as novidades.
Sado
Membro Veterano

quinta abr 16, 2009 5:08 pm

:D obrigada pelos conselhos pathelen. Todos os dias venho o forum e :wink: vou dando novidades
Paty_LP
Membro Veterano
Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

quinta abr 16, 2009 5:17 pm

Atenção que há coisas que não pode substituir, logo em situações em que eles podem ficar junto até aos 2 meses, é sempre preferível que fiquem.
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta abr 16, 2009 5:31 pm

Com um mês de vida o gatito já é perfeitamente adoptável, já come bem sózinho, já se lava e já usa o wc.
No caso de gatos nascidos na rua com pouca interacção com pessoas e outros animais é a altura ideal para os levar porque o período de sociabilização deles não é tão longo como os dos cães, lembrem-se diso, é muito diferente de um gato nascido e criado em casa que desde que nasceu foi manuseado por pessoas...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Paty_LP
Membro Veterano
Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

quinta abr 16, 2009 5:41 pm

Mas pelo que foi descrito desta situação, a gata é meiga, deixa mexer nos bebés na boa e têm tido interacção com humanos.
dinodane Escreveu:Com um mês de vida o gatito já é perfeitamente adoptável, já come bem sózinho, já se lava e já usa o wc.
Sim, mas eu estava mais a referir-me às questões "comportamentais" e de sociabilização.
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
mixana
Membro
Registado: segunda out 20, 2008 9:41 am
Localização: Buffy, Kiara, Timon, Simba e os restantes animais dos meus pais e sogros

sexta abr 17, 2009 2:46 am

Membro dinodane, adorava esterilizar as minhas gatinhas, especialmente a Kitty, mas de momento não tenho condições financeiras para o fazer, pois não tenho emprego.
Os filhotes das referidas ninhadas são os gatos que eu tenho: Timon, simba, bolinhas, kiara, pituxo. Apenas um gato foi adoptado e encontra-se em casa da minha cunhada. Faço o possível nestas condições para que as gatas não engravidem, mas kd tal acontece preocupo-me com os meus "meninos" e só os dou a pessoas conhecidas e visito-os regularmente.

Obrigada pelo seu conselho
isanneco
Membro
Registado: terça dez 23, 2008 1:02 pm

sexta abr 17, 2009 9:02 am

Bom dia! Eu compreendo perfeitamente quando fala na sua vontade de ter um gatinho!
Eu passei pelo mesmo: assim que fui morar para a minha casa uma das primeiras coisas que fiz foi exactamente encontrar um gatinho! :D
Na altura julguei que só podia ter um (por causa da despeza e higiene). O Neco (como pode ver no meu petsite) foi o primeiro a lá chegar! tinha cerca de 4 semanas (pode ver nas fotografias tenho lá uma foto dele assim que veio para mim). a senhora que tinha os gatinhos disse-me que eles já começavam a comer e a dar despesa e que assim tinha que mo dar logo! foi por essa razao que veio para mim tao cedo.
O meu receio era que ele nao soubesse utilizar o wc (são as mamas que os ensinam a usar o wc, e isso só acontece quando eles já conseguem caminhar por si só!). a comida nao era problema, dei-lhe uma ração mesmo propria para bebes e continuava a dar-lhe leitinho (nos supermercados já consegue encontrar leite para gatos, mas se puder ir a um veterinario ainda melhor!). criou-se num instante (hoje está um gato enorme..!! :lol: ). quando o Neco tinha cerca de 5 meses, apareceu uma gatinha selvagem xeia de fome a minha porta (devia de ter uns 2 meses ou 3) que é a Kika (tambem pode ver no petsite), ate parece que os animais "sabem" onde devem de ir pedir ajuda :o ). é obvio que entrou em casa e nao voltou a sair. Nesse momento vi a luz nos olhos do Neco que eu nunca tinha visto: um animal igual a ele para puderem brincar! aquilo foi o paraiso: nao discutiam nem se assustaram um com o outro (no 1º dia ja brincavam). Acabei por perceber que onde come um, pode comer dois! sinceramente a diferença em termos de dinheiro gasto em alimentação não variou muito e a higiene tambem não (se nós cuidarmos da areia deles todos os dias não há problema nenhum!!!
Tive problemas com o meu companheiro (ele gosta de animais, mas é daqueles que só á distancia, torna-se dificil porque eu ADORO animais). não aceitou muito bem mas acabou por se convencer ( :D consegui!). MAis tarde veio o Kiko! Era suposto em ser uma FAT e na semana seguinte eu leva-lo para uma senhora mas nao resisti e fiquei com ele (bem, ai o meu companheiro passou-me mesmo! :( mas fui mais forte e consegui. tres gatos ja dá alguma despesa...
Eu mesmo muito sinceramente acho que devia pegar dois (pra semana, quando tiverem cerca de 4/5 semanas. Convem eles serem JÀ AUTONOMOS, senão vai ser dificil educa-lo (se eles nao tiverem tempo de aprenderem com a mae a ir ao wc torna-se dificil depois aprenderem (é o que a minha experiencia diz mas acredito que não tenha que ser exactamente assim). Irá ver que dois gatinhos vai transformar a sua vida, vai sentir-se feliz de ver duas criancinhas a brincarem e a descubrirem-se mutuamente (como são bebes não se precisa de preocupar com o sexo do bebe,se bem que os machos são mais baratos para castrar). Espero ter ajudado e desejo profundamente que recolha dois deles.....
:D :D :D Felicidades!!!
Sado
Membro Veterano

sexta abr 17, 2009 10:29 am

:D bom dia a todos, eu adoraria levar dois, mas tal como o companheiro da isanneco o meu marido tb gosta de animais, mas não concorda em ter um mini zoo em casa. Quando eu perdi o meu pimpolho e depois o pontinha, o meu marido disse logo que não queria mais animais, pois é muito dificil aguentar quando eles morrem. Agora lá o convenci a ficar com um , mas com dois é dificil, alem disso há outro promenor o meu filho é alergico por exemplo aos cães, e aos gatos é o minimo pois sempre viveu com eles o que lhe deu alguma imunidade, por isso tb era arriscado ter dois.
Responder

Voltar para “Gatos”