Turfa Esterelizada como substracto de terrário de Iguana

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Turfa com substracto para Iguana Verde

Votação encerrada em sábado mai 16, 2009 7:32 pm

Sim
1
7%
Não
8
57%
Depende
5
36%

Total de votos: 14
Melchizdeck
Membro
Registado: segunda mar 09, 2009 1:58 pm

quinta abr 16, 2009 7:32 pm

Aconselham o uso de turfa esterilizada para o substracto pa o terrário de uma Iguana Verde?
Disprasio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

quinta abr 16, 2009 7:39 pm

eu não
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quinta abr 16, 2009 7:47 pm

Depende de muitos factores na minha opinião.

Factor iguana - saúde, idade, hábitos
Factor turfa - esterilizada é sem fertilizante? Com?
Factor terrário - é alto o suficiente? Tem troncos largos e numerosos?
Factor fauna e flora na turfa - minhocas? milipedes? plantas naturais?
Factor dono- Limpa as fezes? Não limpa? Experiente? Não?

e por fim, qual o objectivo. Criar um ecossistema? Só ter turfa?
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Disprasio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

quinta abr 16, 2009 7:49 pm

eu quando disse nao, pensei apenas no factor de alimentaçao, elas lambem tudo, e basta ter um bocado de salada que vem logo turfa agarrada
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
Melchizdeck
Membro

quinta abr 16, 2009 7:54 pm

Psynapse Escreveu:Depende de muitos factores na minha opinião.

Factor iguana - saúde, idade, hábitos
Factor turfa - esterilizada é sem fertilizante? Com?
Factor terrário - é alto o suficiente? Tem troncos largos e numerosos?
Factor fauna e flora na turfa - minhocas? milipedes? plantas naturais?
Factor dono- Limpa as fezes? Não limpa? Experiente? Não?

e por fim, qual o objectivo. Criar um ecossistema? Só ter turfa?
Factor Iguana - Boa de saude, menos de 1 ano
'' Turfa - Sem Fertelizante
'' terrário - Vou muda-lo brevemente para um com 2 metros de altura, será composto por dois grandes troncos e outros pequenitos se os conseguir fixar, senão mais vale menos do que ter algum acidente.
'' fauna e flora na turfa - penso nao ter nada nem de uns nem de outros pois está esterelizada.
'' Tento limpar tudo o k s apresenta a olho nu.

UM MUITO OBRIGADO PLA ATENÇÃO!!!
Melchizdeck
Membro

quinta abr 16, 2009 7:55 pm

Disprasio Escreveu:eu quando disse nao, pensei apenas no factor de alimentaçao, elas lambem tudo, e basta ter um bocado de salada que vem logo turfa agarrada

Sim compreendi, obrigado pla resposta!!!
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quinta abr 16, 2009 8:00 pm

eu digo NAO, pois pelo menos a minha come tudo e é por essas e por outras que nem uso substracto nenhum.
já usei bark mas ela também o petiscava e turfa acho que ainda seria pior.
Melchizdeck
Membro

quinta abr 16, 2009 8:29 pm

cris17 Escreveu:eu digo NAO, pois pelo menos a minha come tudo e é por essas e por outras que nem uso substracto nenhum.
já usei bark mas ela também o petiscava e turfa acho que ainda seria pior.

Ok Obrigado
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quinta abr 16, 2009 10:09 pm

Eu diria não e neste caso até nem seria pela ingestão..que turfa não é como por exemplo areia...turfa é material organico vegetal, logo acho que mais digerível, mas sabendo que a bela da poia é acompanhada por umas colheradas de muito liquido que seria absorvido pela turfa e depressa com a temperatura do terrario começaria a criar fungos e maus cheiros, para limpar terias de diariamente retirar e deitar fora uma grande quantidade de substrato.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Psynapse
Membro Veterano

quinta abr 16, 2009 10:16 pm

Melchizdeck Escreveu: Factor Iguana - Boa de saude, menos de 1 ano
'' Turfa - Sem Fertelizante
'' terrário - Vou muda-lo brevemente para um com 2 metros de altura, será composto por dois grandes troncos e outros pequenitos se os conseguir fixar, senão mais vale menos do que ter algum acidente.
'' fauna e flora na turfa - penso nao ter nada nem de uns nem de outros pois está esterelizada.
'' Tento limpar tudo o k s apresenta a olho nu.
Em iguanas, eu desaconselhava pelo seu comportamento mais ou menos «curioso» acerca do que comem. Muito menos uma jovem, com um dono inexperiente. A turfa não está «esterilizada» deve estar «desinfectada», pois a partir do momento em que abre o saco e lhe mexe, deixa de estar estéril...para quem pretende criar um ecossistema no substrato (exposto no tópico dos substratos de ofídios pelo Thorgath), podem-se acrescentar depois umas coisas(entenda-se fauna) que minimizam o aparecimento fungos.
Se é um risco acrescido face a outros substratos? É.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

sexta abr 17, 2009 9:05 am

Native Escreveu:Eu diria não e neste caso até nem seria pela ingestão..que turfa não é como por exemplo areia...turfa é material organico vegetal, logo acho que mais digerível, mas sabendo que a bela da poia é acompanhada por umas colheradas de muito liquido que seria absorvido pela turfa e depressa com a temperatura do terrario começaria a criar fungos e maus cheiros, para limpar terias de diariamente retirar e deitar fora uma grande quantidade de substrato.
100% de acordo contigo !!
Terias que tirar todos os dias o substrato, e tb ja para nao falar de ela o poder comer embora como é material organico vegetal, nao é o melhor para ela andar a "petiscar"

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta abr 17, 2009 9:42 am

Sinceramente não vejo qualquer tipo de risco inerente ao uso de turfa numa iguana a não ser que objectiva e deliberadamente ela goste de comer o substrato, o que sinceramente não acredito.

O vantagem da turfa, SEM qualquer tipo de fertilizante (aquela que por exemplo se compra para as plantas carnivoras), é que é um bom substrato para potenciares, com algum segurança, o aparecimento de micro-fauna, nomeadamente da ordem Collembola, que te iria ajudar com qualquer fungo que apareça, se bem que a humidade que terás não é assim tão elevada que isso possa ser um factor de risco. Claro que estamos a falar de uma iguana, e especialmente em adulta a criação de "matéria orgânica" é bastante relevante MAS uma camada generosa de substrato e uma retirada atenta da matéria resolverá qualquer problema.

Sim tem alguns riscos, mas, se após analisado o seu comportamento face ao substrato e este não se mostrar activamente de perigo, sinceramente vejo mais beneficio que aspectos negativos.

O que tenho vindo a constatar, não só pessoalmente mas face à experiência de pessoas mais experientes (MUITO MAIS) do que eu é que terrários mais complexos = comportamentos mais complexos.
Psynapse
Membro Veterano

sexta abr 17, 2009 2:56 pm

Thor, e que comportamentos mais complexos achas que vais observar numa iguana com um substrato de turfa?
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta abr 17, 2009 3:11 pm

Psynapse Escreveu:Thor, e que comportamentos mais complexos achas que vais observar numa iguana com um substrato de turfa?
Muitas vezes somos surpreendidos... assim como existem exemplos de espécies terrestres ou principalmente terrestres que, quando o set up lhes dá essa possibilidade, adoptam hábitos muito interessantes ao nível da utilização de posições elevadas :twisted: , também algumas espécies arboricolas têm também habitos e comportamentos no solo, e em particular envolvendo o substrato.

Não ficaria surpreendido se, permitindo o terrário e havendo uma camada relevante de substrato, a iguana tivesse uma interação maior ao nivel to solo, nomeada adquirindo hábitos de escavação...
Psynapse
Membro Veterano

sexta abr 17, 2009 3:20 pm

Thorgarth Escreveu:
Não ficaria surpreendido se, permitindo o terrário e havendo uma camada relevante de substrato, a iguana tivesse uma interação maior ao nivel to solo, nomeada adquirindo hábitos de escavação...
Também o poderia fazer com bark. E correria bem menos riscos de saúde em termos de contacto. Atenção, com isto não estou a dizer que são flores de estufa e que basta ter turfa e estar em contacto com, para ficar logo doente. No entanto, existe essa possibilidade, maior do que com outro substrato.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”