Turfa Esterelizada como substracto de terrário de Iguana
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: segunda mar 09, 2009 1:58 pm
Aconselham o uso de turfa esterilizada para o substracto pa o terrário de uma Iguana Verde?
Depende de muitos factores na minha opinião.
Factor iguana - saúde, idade, hábitos
Factor turfa - esterilizada é sem fertilizante? Com?
Factor terrário - é alto o suficiente? Tem troncos largos e numerosos?
Factor fauna e flora na turfa - minhocas? milipedes? plantas naturais?
Factor dono- Limpa as fezes? Não limpa? Experiente? Não?
e por fim, qual o objectivo. Criar um ecossistema? Só ter turfa?
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
- Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados
eu quando disse nao, pensei apenas no factor de alimentaçao, elas lambem tudo, e basta ter um bocado de salada que vem logo turfa agarrada
<p>é tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p> </p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p> </p>
-
- Membro
Factor Iguana - Boa de saude, menos de 1 anoPsynapse Escreveu:Depende de muitos factores na minha opinião.
'' Turfa - Sem Fertelizante
'' terrário - Vou muda-lo brevemente para um com 2 metros de altura, será composto por dois grandes troncos e outros pequenitos se os conseguir fixar, senão mais vale menos do que ter algum acidente.
'' fauna e flora na turfa - penso nao ter nada nem de uns nem de outros pois está esterelizada.
'' Tento limpar tudo o k s apresenta a olho nu.
UM MUITO OBRIGADO PLA ATENÇÃO!!!
-
- Membro
Disprasio Escreveu:eu quando disse nao, pensei apenas no factor de alimentaçao, elas lambem tudo, e basta ter um bocado de salada que vem logo turfa agarrada
Sim compreendi, obrigado pla resposta!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
eu digo NAO, pois pelo menos a minha come tudo e é por essas e por outras que nem uso substracto nenhum.
já usei bark mas ela também o petiscava e turfa acho que ainda seria pior.
-
- Membro
cris17 Escreveu:eu digo NAO, pois pelo menos a minha come tudo e é por essas e por outras que nem uso substracto nenhum.
Ok Obrigado
Eu diria não e neste caso até nem seria pela ingestão..que turfa não é como por exemplo areia...turfa é material organico vegetal, logo acho que mais digerível, mas sabendo que a bela da poia é acompanhada por umas colheradas de muito liquido que seria absorvido pela turfa e depressa com a temperatura do terrario começaria a criar fungos e maus cheiros, para limpar terias de diariamente retirar e deitar fora uma grande quantidade de substrato.
"<strong>Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Em iguanas, eu desaconselhava pelo seu comportamento mais ou menos «curioso» acerca do que comem. Muito menos uma jovem, com um dono inexperiente. A turfa não está «esterilizada» deve estar «desinfectada», pois a partir do momento em que abre o saco e lhe mexe, deixa de estar estéril...para quem pretende criar um ecossistema no substrato (exposto no tópico dos substratos de ofídios pelo Thorgath), podem-se acrescentar depois umas coisas(entenda-se fauna) que minimizam o aparecimento fungos.Melchizdeck Escreveu: Factor Iguana - Boa de saude, menos de 1 ano
'' Turfa - Sem Fertelizante
'' terrário - Vou muda-lo brevemente para um com 2 metros de altura, será composto por dois grandes troncos e outros pequenitos se os conseguir fixar, senão mais vale menos do que ter algum acidente.
'' fauna e flora na turfa - penso nao ter nada nem de uns nem de outros pois está esterelizada.
'' Tento limpar tudo o k s apresenta a olho nu.
Se é um risco acrescido face a outros substratos? É.
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
100% de acordo contigo !!Native Escreveu:Eu diria não e neste caso até nem seria pela ingestão..que turfa não é como por exemplo areia...turfa é material organico vegetal, logo acho que mais digerível, mas sabendo que a bela da poia é acompanhada por umas colheradas de muito liquido que seria absorvido pela turfa e depressa com a temperatura do terrario começaria a criar fungos e maus cheiros, para limpar terias de diariamente retirar e deitar fora uma grande quantidade de substrato.
Terias que tirar todos os dias o substrato, e tb ja para nao falar de ela o poder comer embora como é material organico vegetal, nao é o melhor para ela andar a "petiscar"
cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Sinceramente não vejo qualquer tipo de risco inerente ao uso de turfa numa iguana a não ser que objectiva e deliberadamente ela goste de comer o substrato, o que sinceramente não acredito.
O vantagem da turfa, SEM qualquer tipo de fertilizante (aquela que por exemplo se compra para as plantas carnivoras), é que é um bom substrato para potenciares, com algum segurança, o aparecimento de micro-fauna, nomeadamente da ordem Collembola, que te iria ajudar com qualquer fungo que apareça, se bem que a humidade que terás não é assim tão elevada que isso possa ser um factor de risco. Claro que estamos a falar de uma iguana, e especialmente em adulta a criação de "matéria orgânica" é bastante relevante MAS uma camada generosa de substrato e uma retirada atenta da matéria resolverá qualquer problema.
Sim tem alguns riscos, mas, se após analisado o seu comportamento face ao substrato e este não se mostrar activamente de perigo, sinceramente vejo mais beneficio que aspectos negativos.
O que tenho vindo a constatar, não só pessoalmente mas face à experiência de pessoas mais experientes (MUITO MAIS) do que eu é que terrários mais complexos = comportamentos mais complexos.
O vantagem da turfa, SEM qualquer tipo de fertilizante (aquela que por exemplo se compra para as plantas carnivoras), é que é um bom substrato para potenciares, com algum segurança, o aparecimento de micro-fauna, nomeadamente da ordem Collembola, que te iria ajudar com qualquer fungo que apareça, se bem que a humidade que terás não é assim tão elevada que isso possa ser um factor de risco. Claro que estamos a falar de uma iguana, e especialmente em adulta a criação de "matéria orgânica" é bastante relevante MAS uma camada generosa de substrato e uma retirada atenta da matéria resolverá qualquer problema.
Sim tem alguns riscos, mas, se após analisado o seu comportamento face ao substrato e este não se mostrar activamente de perigo, sinceramente vejo mais beneficio que aspectos negativos.
O que tenho vindo a constatar, não só pessoalmente mas face à experiência de pessoas mais experientes (MUITO MAIS) do que eu é que terrários mais complexos = comportamentos mais complexos.
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Muitas vezes somos surpreendidos... assim como existem exemplos de espécies terrestres ou principalmente terrestres que, quando o set up lhes dá essa possibilidade, adoptam hábitos muito interessantes ao nível da utilização de posições elevadasPsynapse Escreveu:Thor, e que comportamentos mais complexos achas que vais observar numa iguana com um substrato de turfa?

Não ficaria surpreendido se, permitindo o terrário e havendo uma camada relevante de substrato, a iguana tivesse uma interação maior ao nivel to solo, nomeada adquirindo hábitos de escavação...
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
Também o poderia fazer com bark. E correria bem menos riscos de saúde em termos de contacto. Atenção, com isto não estou a dizer que são flores de estufa e que basta ter turfa e estar em contacto com, para ficar logo doente. No entanto, existe essa possibilidade, maior do que com outro substrato.Thorgarth Escreveu:
Não ficaria surpreendido se, permitindo o terrário e havendo uma camada relevante de substrato, a iguana tivesse uma interação maior ao nivel to solo, nomeada adquirindo hábitos de escavação...