Desculpe

Não reparei que já tinha mensionado que o gato era castrado.
Os meus gatos estao os dois castrados e comportam-se como irmaos. como não teem necessidade de lutar por gatas nem por comida nem por mimos dao-se superbem! farta-se de brincar! não quer dizer k nao tenham uma discussao ou outra, normalmente isso acontece quando um quer brincar e o outro nao quer. com a minha gata é igual. eles brincam os 3. mas é um pouco diferente: ela é um bocado sensivel e farta-se logo de uma brincadeira e vai logo pro seu cantinho. Visto que o seu actual gato já tem 1 ano (já é considerado adulto) e se nao teve companhia de outros animais até agora, talvez seja melhor uma fémea, pois o cheiro é diferente e será mais facil de se darem bem.
Quanto á estrelização da gatinha, os tumores acontecem quando a gata está sujeita á toma da pilula durante muito tempo. muitas pessoas decidem dar a pilula em vez de castrar, mas é um erro. a castração PREVINE essas doenças e não o contrario.
o k provoca tumores é sim a pilula!
Tal como nas mulheres

, a pilula sao quimicos que evitam uma gravidez agora imagine, as gatinhas mais frágeis a terem k tomar esse medicamento, é obvio k com o tempo o sistema de defesas da gata se vai perdendo e os quimicos vao acabar por provocar os tumores e quistos...
MAs esclareça-se com um veterinário, faça-lhe apenas essa pergunta, penso que não terá que pagar uma consulta so para tirar umas duvidas.
eu tenho 1 gata e 2 gatos e em relação á fémea foi isso que a minha veterinaria me disse.