COmplexo de rato Mickey versão 2.0

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado jul 19, 2003 9:37 pm

Uma das maiores razões dos problemas de comportamento dos cães é exactamente o complexo de rato mickey, ou seja, dar qualidades humanas aos cães.

Neste fórum já tenho lido histórias e descrições que são tipicas disto, dando aos cães um personalidade demasiado humana e que podem a longo prazo ter influência no comportamento do cão.

Nunca se deram conta disto ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sábado jul 19, 2003 10:59 pm

Não é complexo, é sindroma ;)

Cumprimentos

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

sábado jul 19, 2003 11:03 pm

;) Essa história não me é nada estranha, chegam a dizer mesmo " vem cá á mamã" , "levas um tau tau" , geralmente são esses os cães mais mal educados, tal como outro membro deste fórum cita, ficam sem saber qual o seu lugar na matilha, e depois ficam espantados qd os cães se viram contra eles! Não entendem que tal como as crianças têm de ser educados, com a diferença de que são irracionais, e não entendem as coisas como nós humanos.
Amá los sim, mas a diferença está em gostar deles e tratar deles, só os que tratam deles sabem se gostam ou não, os que limpam canis, os que limpam os seus estragos dia após dia, os que tratam qd estam doentes, não os que nunca se sacrificaram, e ao minimo sinal de sacrificio questionam, arranjam logo uma desculpa para se verem livres deles...isso não é gostar. É simpatizar!
Poucas são as pessoas dog person, sim a grande maioria são ratos mickey.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo jul 20, 2003 12:06 am

Poucas são as pessoas dog person, sim a grande maioria são ratos mickey.
ops outros são o pato donald :p :p :p
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jul 20, 2003 9:45 am

FAbarm Escreveu: Não é complexo, é sindroma ;)

Cumprimentos

Tiago
Ops, sorry :D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Arsssr
Membro
Registado: terça mai 13, 2003 6:12 pm

segunda jul 21, 2003 7:34 am

Bom dia

Quanto ao seu comentário sobre a educação dos cães acho completamente a despropósito.
O facto de tratarmos os nossos cães com expressões carinhosas e de nos intitularmos "mães" ou "pais" deles não será motivo para eles serem mal educados. Eles reagem ao som das nossas palavras e não sabem se os estamos a tratar como crianças senão aí é que lhes estamos a atribuir um nível de compreensão que eles não têm. Se nós damos uma entoação carinhosa eles percebem da mesma maneira que quando damos uma repreensão num tom mais duro.
Quando devemos usar cada um dos tons ou até ignora-lo isso sim faz parte da educação mas se lhe chamamos bebé ou não isso já é com cada um.
Para a próxima vez pense antes de "gozar" com as outras pessoas num assunto que me parece não ter nada haver com o que está a ser discutido....
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda jul 21, 2003 8:13 am

Olá

Eu creio que existe aqui uma certa confusão.
Nem sempre o tratar o cão por bébé, vem cá meu filho, anda à mamã é sinal obrigatoriamente de "humanização" do cão. Até poderei admitir que as pessoas que usam este tipo de tratamento normalmente são as que não tratam os cães como cães mas como pessoas, mas esta ilacção é perfeitamente especulativa.
Por outro lado, muitas pessoas não tratam os cães através dessas expressões carinhosas mais próprias das pessoas e, no entanto, usam de uma enorme permissividade em relação ao comportamento do cão, agindo como se ele fosse uma pessoa.
Eu julgo que é necessário bom senso e acima de tudo ter um profundo respeito pelo cão, como animal que é e que não quer ser outra coisa.
Se perguntarem ao cão se ele gosta da nossa comida, se gosta que o tratem como bébé ou se gosta de subir para cima da cama, claro que, se ele soubesse responder, diria que sim, DESDE QUE o tratem como cão.

Eu julgo que é aqui que está a confusão. Quando o Vasco coloca o tópico está a considerar a "humanização" em termos latos (corrige-me se estiver errado). E se o cão é tratado por tu ou por você, por bébé ou por quidinho, isso é perfeitamente indiferente desde que seja colocado no seu lugar na hierarquia familiar.
Última edição por nel em segunda jul 21, 2003 8:34 am, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Arsssr
Membro
Registado: terça mai 13, 2003 6:12 pm

segunda jul 21, 2003 8:23 am

Bom dia Nel

Concordo perfeitamente com o que acabou de escrever!!!!!!
A minha resposta não era para o Casa de Anaval (que levantou um tópico muito válido), mas sim para a D. Isabel Nobre que fez uma intervenção no mínimo infeliz e a despropósito do que se estava a falar.

Obrigada pela mensagem em linguagem mais "técnica" porque como fiquei um pouco "ofendida" respondi mais ao "correr da pena" (que é normalmente como eu escrevo, para mais formalidades já me basta no trabalho) .
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda jul 21, 2003 8:33 am

Olá Arsssr

Eu não devia responder pela IsabelNobre, que certamente não precisa de advogado de defesa.
Estive a reler a mensagem dela e concordei com o que ela disse. Aliás, o que ela disse eu também mencionei na minha mensagem, talvez por outras palavras, que foi o seguinte: "Até poderei admitir que as pessoas que usam este tipo de tratamento normalmente são as que não tratam os cães como cães mas como pessoas, mas esta ilacção é perfeitamente especulativa."

Julgo que, por isso, se trata de mais uma situação de falta de comunicação. Isto é, no fundo estamos todos de acordo.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

segunda jul 21, 2003 9:47 am

ate vi na tv coisas incriveis,do tipo
certos donos ate gastam 600 euros por semana só para o passeio,
levam os cães á loja de toiletagem,
os cães tem tudo lá festas de aniversario,massagens,
salas para brincar,empregados dessa lojas
tambem falam com os cães por tu ...
resumindo só visto pois não consigo descrever o que vi.

abraço
analipa
Membro Veterano
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am

segunda jul 21, 2003 11:00 am

certos donos ate gastam 600 euros por semana só para o passeio,
Se eu me visse impossibiltada, por qualquer razão, de passear o meu cão, também recorreria a serviços de assistência aos animais para que o fizessem por mim, pelo menos no tempo em que eu não pudesse. Não considero nada de extraordinário.
salas para brincar,
E isso é mau?
empregados dessa lojas
tambem falam com os cães por tu ...
E como é que os deveriam tratar? Por V/ Exas?

Penso que realmente há coisas que certos donos proporcionam ao cão que são exagero, mas outras são perfeitamente normais e não percebo a admiração de existirem. Na perspectiva destes donos, o cão deles está mais feliz assim.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda jul 21, 2003 11:04 am

A mim estas pessoas fazem-me mais pena que outra coisa !
O que eu vejo são pessoas que transferem anseios e desejos pessoais para outro elemento de que gostam.

Digo elemento porque isto não se passa apenas com os animais - muitos pais transferem para os filhos as suas esperanças e frustações pessoais e esperam ver realizados nos filhos o que não realizaram eles próprios.
É tudo uma questão de grau.
Num certo grau é desejável.
Se fôr de mais é "castrante".

Pe, é natural - e, até desejável - que os pais ambicionem para os filhos uma vida melhor, mais fácil, mais bem sucedida do que aquela que tiveram.
É indesejável que tracem por inteiro o caminho que o filho deve seguir - que curso deve tirar, com quem deve casar, o que deve pensar, etc).
Há, neste caso, um desprezo pela personalidade independente e autónoma do filho.

O mesmo se passa com os cães.
É natural que se queira fazer feliz o nosso animal.
Não é desejável pensar que a felicidade dele têm os mesmos parâmetros que a nossa....
É desprezar a sua natureza canina.

Provávelmente estamos perante 2 infelizes : o dono e, injustamente, o cão (pobre bicho : ter massagens quando o que ele realmente quer é rebolar-se num monte de bacalhau podre !!!!)

Mas, num grau razoável, todos fazemos isto.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

segunda jul 21, 2003 11:21 am

De acordo com a aisd. Trata-se na maioria das vezes de transferências de desejos e anseios.
Na realidade como diz o Nel o problema tem a ver com bom senso e como diz o velho ditado " no meio é que está a virtude " :)

Mas olhem que não é só o sindroma do rato mickey, também existe o sindroma do tio patinhas, do gastão , do donald e muitos outros :).
Vivemos numa sociedade de sindromas.:)

Saudações
Sweetcookie
Membro
Registado: quarta mai 21, 2003 9:16 pm

segunda jul 21, 2003 12:36 pm

Concordo com algumas coisas que aqui foram ditas, outras nem tanto...

Trato por vezes a minha cadela e gato por bebé, meus kidos... e outros nomes afins... utilizo por vezes expressões ou sentimentos que sei serem tipicamente humanas!!!
Eles não sabem o que quer dizer amor... ou bebé...mas reagem ao tom da minha voz, claro.

No entanto... cão é cão e gato é gato e o meu filho é o meu filho...
Tenho um profundo respeito por todos eles enquanto seres e todos sabem o seu lugar na "matilha".
O meu filho sabe que me pode questionar quando o mando fazer alguma coisa, dou-lhe esse direito porque ele precisa perceber porquê, mas tb sabe que é para obedecer, porque a mãe sabe mais que ele...

Aos meus bichos não lhes dou esse direito, claro uma ordem é uma ordem!!! (com o gato nem tanto... :roll: )

Não comem comigo à mesa, nem dormem na minha cama obviamente mas antes de os ter pensei se teria as condições para isso (a todos os niveis)
Não é por dizer Cookie olha a avó (a minha mãe) que a estou a humanizar! Ela sabe lá o que é uma avó???

Acho que dentro do razoável, estas atitudes são positivas para nós, para eles ... tanto faz... se eu disser vem à dona, ou vem à mãe, ou o que quer que seja ela percebe o vem o resto é conversa nossa.

Fiquem bem que vou levar a minha bebé à rua que ela ainda não aprendeu a utilizar a sanita
:D :D :lol: :D :lol:
Sweetcookie
Membro
Registado: quarta mai 21, 2003 9:16 pm

segunda jul 21, 2003 12:45 pm

Ah esqueci-me de dizer que o meu gato se chama Mickey :lol: :lol: mas não tem nenhuma síndrome ou complexo!!! :o
Responder

Voltar para “Cães”