melro caido do ninho
-
- Registado: segunda set 24, 2007 8:32 am
O meu cão no passeio de ontem ao final da tarde encontrou um melro caido do ninho, o meu filho trouxe-o para casa (no parque onde estava se lá ficasse os gatos que por ali habitam apanhá-lo-iam) para cuidarmos dele até poder ser libertado.
Tenho dúvidas quanto ao melhor modo de o tratar: alimentá-lo, mantê-lo quente e confortável.
Trouxe-o para o trabalho e tenho-o numa caixa de papelão, (forrada a papel higiénico e algodão), coberta por uma rede (das sacas das batatas) para poder ver a luz do dia, perto de uma lampada acesa (para se manter quente). Dei-lhe comida, própria para melros misturada com água (uma papa) de 2h/2h.
Se puderem ajudar, agradeço.
Tenho dúvidas quanto ao melhor modo de o tratar: alimentá-lo, mantê-lo quente e confortável.
Trouxe-o para o trabalho e tenho-o numa caixa de papelão, (forrada a papel higiénico e algodão), coberta por uma rede (das sacas das batatas) para poder ver a luz do dia, perto de uma lampada acesa (para se manter quente). Dei-lhe comida, própria para melros misturada com água (uma papa) de 2h/2h.
Se puderem ajudar, agradeço.
Pelos vistos já está a fazer tudo de forma correcta, papa feita com granulado e agua de 2 em 2 horas, caixa de cartão que mantem o calor, lâmpada para aquecer, o que pode acrescentar caso tenha, serão uns tenébrios, estes deve matá-los antes de os dar, corte ao meio e dê é o melhor, depois irão ser-lhe bem uteis no desmame, e são uma excelente fonte de proteina. Atenção, ele voa bastante antes de saber comer sozinho, deve ter cuidado para que não lhe fuja antes de saber comer sozinho e na hora de soltar deve dar-lhe bastante comida antes de o soltar para que tenha reservas até aprender com os outros na rua.
-
- Registado: segunda set 24, 2007 8:32 am
Agradecida pela informação.
Tenho mais algumas dúvidas.
A primeira prende-se com qual será a melhor forma de introduzir a papa no bico do melro, por vezes ele abre-o, mas é tão rápido que nem sempre se chega a tempo com a comida, mas a maior parte das vezes ele não abre o bico por si só. É correcto sermos nós a abri-lo?
Tenho utilizado apenas a ponta dos dedos para colocar a comida, mas não é muito funcional, há outro método mais eficaz?
E como é que se sabe que se deu a comida suficiente?
Obrigada pela ajuda.
Tenho mais algumas dúvidas.
A primeira prende-se com qual será a melhor forma de introduzir a papa no bico do melro, por vezes ele abre-o, mas é tão rápido que nem sempre se chega a tempo com a comida, mas a maior parte das vezes ele não abre o bico por si só. É correcto sermos nós a abri-lo?
Tenho utilizado apenas a ponta dos dedos para colocar a comida, mas não é muito funcional, há outro método mais eficaz?
E como é que se sabe que se deu a comida suficiente?
Obrigada pela ajuda.
Bem, a forma mais facil é utilizando uma seringa, se pedir na farmacia uma seringa de 2,5ml é a ideal.
Quanto a abrir o bico dele, se não o abre terá de o abrir, mas ao fim de 3 ou 4 dias ja percebe que o deve abrir pois vem de lá comidinha. Sei que não é muito limpo, mas uns carácois sem casca também lhes agradam muito. Esses assim como os tenébrios,tem de ser dados palo bico mesmo com os dedos, mas a papa o mais facil é mesmo uma seringa.
Quando começar a abrir o bico tem de ter atenção para não deixar a seringa tocar lá dentro para nao magoar a ave, deve colocar os dedos em volta do bico de forma que a seringa não entre nem falhe o alvo. Pode juntar um pouco de papa para aves insectivoras na papa, sempre tem mais alimento que o granulado, apesar de o granulado ser melhor para fazer papa.
Quanto a abrir o bico dele, se não o abre terá de o abrir, mas ao fim de 3 ou 4 dias ja percebe que o deve abrir pois vem de lá comidinha. Sei que não é muito limpo, mas uns carácois sem casca também lhes agradam muito. Esses assim como os tenébrios,tem de ser dados palo bico mesmo com os dedos, mas a papa o mais facil é mesmo uma seringa.
Quando começar a abrir o bico tem de ter atenção para não deixar a seringa tocar lá dentro para nao magoar a ave, deve colocar os dedos em volta do bico de forma que a seringa não entre nem falhe o alvo. Pode juntar um pouco de papa para aves insectivoras na papa, sempre tem mais alimento que o granulado, apesar de o granulado ser melhor para fazer papa.
-
- Membro
- Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm
O melro tem os olhos abertos? Tem penas?
Se assim fôr, não devias ter trazido para casa, deveria estar a aprender a voar e, para além de proibido mante-lo em cativeiro, os pais estarão concerteza preocupados a procura-lo...
Creio que nunca é demais lembrar isto!!
Quanto á alimentação, utiliza granulado para melros (de boa qualidade, preferencialmente) triturado e misturado com água de modo a fazer uma papa homogenea. Podes adicionar caracois esmagados e limpos de casca ou minhocas bem lavadas e trituradas.
Também podes e deves usar papas para aves insectivoras, misturadas com água.
Se utilizares água suficiente, não precisas de dar água aparte....mas mal não faz.
São pássaros insectivoros e embora também comam algumas sementes, preferem insectos e moluscos terrestres, assim como fruta - evita papas para pássaros que comam apenas sementes.
Se assim fôr, não devias ter trazido para casa, deveria estar a aprender a voar e, para além de proibido mante-lo em cativeiro, os pais estarão concerteza preocupados a procura-lo...
Quanto á alimentação, utiliza granulado para melros (de boa qualidade, preferencialmente) triturado e misturado com água de modo a fazer uma papa homogenea. Podes adicionar caracois esmagados e limpos de casca ou minhocas bem lavadas e trituradas.
Também podes e deves usar papas para aves insectivoras, misturadas com água.
Se utilizares água suficiente, não precisas de dar água aparte....mas mal não faz.
São pássaros insectivoros e embora também comam algumas sementes, preferem insectos e moluscos terrestres, assim como fruta - evita papas para pássaros que comam apenas sementes.
Se o apanhou, se voava seria pouco e por esta altura com ou sem pais estaria certamente morto.Diesel_Car Escreveu: Se assim fôr, não devias ter trazido para casa, deveria estar a aprender a voar e, para além de proibido mante-lo em cativeiro, os pais estarão concerteza preocupados a procura-lo...
Percebo a sua preocupação e a chamada de atenção, mas parece-me obvio que se a ave em causa voasse bem, não teria sido apanhada pela forista. Estivesse ou não a aprender a voar, se foi apanhada por um humano, mais facilmente seria apanhada por um cão ou um gato e estaria neste momento a encher as estatísticas da 'normal' mortalidade destas aves na natureza durante a fase de aprendizagem em voo. Se me pedirem a opinião, e independentemente da legislação, entre deixar a natureza seguir a sua 'normalidade' e a ave ser predada 'naturalmente', preferia também praticar o 'crime' de a trazer para casa e tentar salvar para posterior libertação na natureza. Olha...prendam-me!O melro tem os olhos abertos? Tem penas?
-
- Membro
- Registado: domingo mai 18, 2008 2:45 am
apoio o pauloc1..
eu ainda a uma semana ou duas tambem encontrei um melro bebe em plena rua e trouxe-o para casa e tratei dele,neste momento ja come sozinho, so lhe falta estar mais crescidinho e passara a ter vida propria, passado uns dias de o ter apanhado vi outra cria perto do local onde apanhei o outro,mas numa arvore e sem os progenitores perto,nao o apanhei por estar numa arvore, passado uns dias encontrei a cria morta num canto,pela minha logica a cria que apanhei e a que estava solta eram da mesma ninhada e tinham sido abandonadas pelos progenitores...
agora digam-me, e melhor ajudar a natureza ou deixar seguir o rumo dela? no meu caso foi melhor ajudar a natureza, se nao tivesse apanhado aquela cria ela teria o mesmo destino do que a outra, temos razao em ajudar ou nao?
agora tambem me vao prender por ter uma ave em cativeiro que no final de contas esta apenas em cativeiro pela bondade do ser humano em lhe querer salvar a vida, e nao por achar bonito ter uma ave presa so porque as vemos livres todos os dias e tambem as queremos ter!!!!
por favor, tenham piedade!!!!
eu ainda a uma semana ou duas tambem encontrei um melro bebe em plena rua e trouxe-o para casa e tratei dele,neste momento ja come sozinho, so lhe falta estar mais crescidinho e passara a ter vida propria, passado uns dias de o ter apanhado vi outra cria perto do local onde apanhei o outro,mas numa arvore e sem os progenitores perto,nao o apanhei por estar numa arvore, passado uns dias encontrei a cria morta num canto,pela minha logica a cria que apanhei e a que estava solta eram da mesma ninhada e tinham sido abandonadas pelos progenitores...
agora digam-me, e melhor ajudar a natureza ou deixar seguir o rumo dela? no meu caso foi melhor ajudar a natureza, se nao tivesse apanhado aquela cria ela teria o mesmo destino do que a outra, temos razao em ajudar ou nao?
agora tambem me vao prender por ter uma ave em cativeiro que no final de contas esta apenas em cativeiro pela bondade do ser humano em lhe querer salvar a vida, e nao por achar bonito ter uma ave presa so porque as vemos livres todos os dias e tambem as queremos ter!!!!
por favor, tenham piedade!!!!
<p>Feliz e aquele que sabe dizer <u>SIM</u> a vida, mesmo quando esta lhe diz <u>NÂO</u>...</p>
<p>A maior felizidade de um animal, e um animal <u>livre</u>...</p>
<p>A maior felizidade de um animal, e um animal <u>livre</u>...</p>
-
- Membro
- Registado: sexta fev 01, 2008 8:58 pm
1 cão
1 gato
tenho um colega de tavira que encontrou 2
um ja morreu o outro que saiba ainda esta vivo ele tem dado papa de canario sera bom???
diz ele que os pais dos melros andam na zona
se o pequeno estiver numa gaiola sera que os pais o conseguem alimentar???
um ja morreu o outro que saiba ainda esta vivo ele tem dado papa de canario sera bom???
so eu sei porque ñ fico em casa
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
- Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados
se andam na zona, entao ele que solte as crias/cria, os melros sao super protectores e quase nunca abandonam os filhos, aqui ate ja vi um casal residente de melrros, a atacarem o meu gato
<p>é tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p> </p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p> </p>
Se os pais andam na zona, sugeria que o seu amigo tentasse soltar as 2 aves para ver se conseguem seguir os pais e assim prosseguirem a sua vida em liberdade. Se não conseguirem seguir os pais, então o seu amigo que continue a alimentá-las, até que já consigam voar e ser independentes para as libertar. Sugiro que se o seu amigo continuar a alimentar o melro, o faça de forma adequada. Os melros não são garnivoros, como os canários, pelo que a papa destes últimos não é a mais adequada para alimentá-los. Use papa para insectivoros e frutivoros ou então a ração esmigalhada e misturada com água, como aqui referiram.zeze970 Escreveu:tenho um colega de tavira que encontrou 2
Não se esqueçam também que têm sempre a possibilidade de contactar o SEPNA ou o ICN para saberem onde entregar as aves para recuperação. Não temos todos a capacidade, a possibilidade ou o interesse de andar a alimentar aves à mão para depois as libertar pelo que para "salvar" uma ave poderá bastar recolhê-la e entregá-la às instituições competentes.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
se ainda nao comem sozinhos nao des nem granulado nem papas insectivoras misturadas com agua..nao me perguntes porquê mas já experimentei e morreram todos.. dalhe babypapex ou probipapex da orniex.
ou mesmo farinha dos pintos empapada em agua
ou mesmo farinha dos pintos empapada em agua
Depende! Se eles já conseguirem seguir os pais, não há mal nenhum! Ou seja, há o mal que existe para todos os melros que estão em liberdade!! Não os vamos 'salvar' todos enfiando-os em gaiolas para os proteger dos gatos, não é?zeze970 Escreveu:soltar ñ me parece o mais correcto visto a zona estar impestada de gatos e ñ me parece que 2 melros tenham poder sobre gatos.