__dani__ Escreveu:luisabelha Escreveu:ola isso tal de lop ou pedigree e quando um dos atenpasados do cao entrou num concurso e foi campeao e isso ou algo parecido,ne,pois para mim o que queria saber e se era pastoe alemao pastor alemao pois ja entendi que e diferente ele ser pastor alemao ou raça.raça quer dizer Lop ou Pedigree e isso? pois para vos verrem melhor o que vos falo pedi a minha amiga a foto da irma dela e deixo ca para vc dizerem algo..
Que confusão de ideias!!
O LOP é um comprovativo de que o cão é de determinada raça, não serve apenas para participar em concursos e/ou ser campeão! É um registo no Livro de Origens Portugues onde constam os pais, avós, bisavós, etc do cão. Se não tiver este documento o cão é considerado rafeiro. Ou seja, mesmo que o seu cão seja um PA, não há nada que o comprove!
Existem muitas raças de cães, e o Pastor Alemão é uma delas. Onde está a duvida? Raça é uma coisa. Pastor alemão é outra, tal como cão é outra. Vamos la ver....
Existem muitos cães. Muitos deles são de raça. Algumas raças são Pastores Alemães.
Explicações à parte, o cãozinho é lindo, único, e será um grande amigo! É o mais importante! Deixe lá a raça que ele não é mais feliz por ser de raça ou não.

Ola pessoal,axo que o pessoal esta a falar sem saber,pois eu nao sou ninguem para falar pois tenho cao a pouco e so estou a estudar isto tudo agora,mas quando diz que um cao sem lop nao tem raça esta totalmente errado,ainda para mais dizer que e comsiderado rafeiro,mas pronto deixo este bocado de texto para lerem:
O termo LOP poderá não ser familiar a muitas pessoas, mas quem nunca ouviu falar em "pedigree"? Exacto, o registo no LOP é o equivalente português ao termo pedigree.
O registo no LOP é um documento que certifica que o cão que o detém pertence a uma determinada raça. Nesse documento podemos ver a ascendência do cão até aos seus bisavós, e que todos os cães da sua família são pertencentes a essa raça.
Na impossibilidade de se garantir inequívocamente a raça de um animal somente pela sua aparência e não havendo nenhum tipo de teste ou certificação genética para certificar a pureza de raça de um cão, o registo no LOP é a única forma de provar que o animal é de raça.
Logo e teoricamente, pode dizer-se que um cão sem LOP é de raça indefinida, embora na prática as coisas não sejam tão lineares... Vejamos, um casal de cães com LOP da mesma raça que produzem uma ninhada: os cachorros não foram registados do LOP. São puros? São. Pode provar-se? Não. Isto daria tema para outro tópico, mas reparem que não faz sentido reproduzir cães de raça pura e não registá-los no LOP...
isto quer dizer que podem ser puros so nao se pode provar.