Ainda dizem que cão não é luxo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda jul 21, 2003 9:36 am

Olá Isabel

Eu também não tenho os meus cães registados, mas devia. E não tenho por preguiça e comodismo, é uma vergonha :oops:, eu que até gosto de cumprir o que está legislado.
Pois, o registo é obrigatório por lei e um dos motivos por que não os tenho registados deve-se ao facto de os agentes da autoridade não ligarem a isso. Vou andando assim.
Aqui há tempos eu estava para sair com os meus e um agente da PSP dirigiu-se a mim (eu ainda estava no interior). Bateu no vidro e, de repente pensei: olha, vai-me pedir os documentos! Mas não, ele queria ver os cães mais de perto, que gostava muito deles e onde se arranjavam, etc.

Independentemente de a autoridade ligar ou não, é conveniente registá-los, quanto mais não seja para salvaguardar certas situações.

Agora vamos ver o teu caso. Cuidado que se trata de uma cadela de grande porte e perigosa. Se fosse a ti registava-a, fazia um seguro contra todos os riscos, metia-lhe um açaimo e, mesmo assim...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

segunda jul 21, 2003 9:48 am

nel Escreveu:
Independentemente de a autoridade ligar ou não, é conveniente registá-los, quanto mais não seja para salvaguardar certas situações.
Já agora nel, que situações? É só para o caso de sermos abordados pela polícia na rua ou há outras?
nel Escreveu:

Agora vamos ver o teu caso. Cuidado que se trata de uma cadela de grande porte e perigosa. Se fosse a ti registava-a, fazia um seguro contra todos os riscos, metia-lhe um açaimo e, mesmo assim...
Estou a pensar e se calhar nem me arrisco!!! Não volto a sair à rua com a Meggy e ponto final!!! É que quase não a consigo segurar!!! :roll:
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda jul 21, 2003 4:15 pm

isabelpo Escreveu: Já agora nel, que situações? É só para o caso de sermos abordados pela polícia na rua ou há outras?
Pondo de lado a ironia, no teu caso particular, dado o porte da cadelinha, não é suposto que ela venha a causar danos físicos seja a quem for. Mas no meu caso, principalmente tratando-se de três cães, embora ultimamente os leve à rua de forma muito mais controlada do que antes, ninguém me garante que por qualquer motivo, mesmo imprevisto e inimaginável, eles não venham a causar qualquer problema.

Nestas coisas eu dou sempre prioridades. Primeiro, ter cautela para eles não causarem problemas. Segundo, se apesar dessas cautelas há qualquer problema, então melhor será que eles estejam registados, embora este último aspecto me preocupe menos pelos motivos que já apresentei antes. O registo claro que não resolve o acidente, mas em última análise não agrava tanto a situação.
Isto é o mesmo que uma pessoa atropelar alguém e dizer: não faz mal, eu tenho seguro contra todos os riscos...
Portanto, estou a ver aqui o registo mais como uma salvaguarda de carácter burocrático.

Mas, já agora, acho que devia haver, no mínimo, alguma fiscalização. Que eu saiba, ela é inexistente. Pelo menos aqui na zona onde moro.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Romy
Membro
Registado: quinta out 10, 2002 1:25 pm

segunda jul 21, 2003 4:54 pm

sea Escreveu:os cães só se registam uma vez, a licença é que tem de ser actualizada anualmente. As duas coisas juntas, para a minha Golden foi 11 €, baratito? E por ano vou ter de pagar cerca de 5 €.
Ola a todos

Eu pensei que a taxa fosse igual para todo o pais, comigo passa-se o mesmo paguei os registos + licença de guarda no 1º ano e agora so pago a renovaçao da licença que sao os tais 5 € mais ou menos...

KROZ, ja agora o que e que eles querem dizer com um "cao para fins economicos", em que categoria fica o teu cao... so conheço 3 categorias a de luxo, a de caça e a de guarda? :roll:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda jul 21, 2003 5:10 pm

Eu acho que o principal problema (pelo menos por aqui) é que se caçam o cão na rua vai para o canil.
E o dono para o tirar de lá têm de pagar o registo, a licença e uma multa.É o que me dizem.Até dizem que a carrinha procura mais cães com dono do que vadios, para poderem sacar as multas !
É o que dizem...

Sei que uma conhecida se bateu valentemente para que as cadelas pagassem o mesmo que os cães e conseguiu (na junta, parece-me).
Aparentemente a ideia era que havendo menos cadelas, haveria menos vadios...

Também aqui, os cães de companhia (por exclusão de partes, cães de luxo) pagam mais que os de caça ou de guarda.

Acho este conceito retrógado e até ofensivo.
Retrógrado porque estamos já numa sociedade maioritáriamente urbana, onde a caça (a existir) será cada vez mais uma actividade marginal e, essa sim , de luxo, por oposição à sociedade rural onde era um complemento natural da vida agrícola.

Ofensiva porque a ideia de que um cão que não é de caça ou de guarda é um luxo está ultrpassada na vida urbana.

Na verdade os animais de estimação na sociedade urbana executam talvez a função mais importante : a de manterem a sanidade mental dos milhares de solitários e carentes afectivos que povoam as nossas cidades.

O cão de guarda mantêm, a meu ver, o seu valor - só que já não guarda rebanhos - guarda a família, a propriedade e integridade física do seu dono.
São mais de defesa pessoal do que própriamente de guarda.
E cada vez mais necessários.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

segunda jul 21, 2003 6:04 pm

O registo dos cães é obrigatório conforme determina a portaria 1427/2001.Não se trata apenas dos que circulam na rua mas de todos como se depreende do artº 5 º : "1 - O registo é obrigatório para todos os caninos com 6 ou mais meses de idade e deve ser feito na junta de freguesia da área de residência do dono ou detentor do animal .............."
"2 - A mera detenção, posse ou circulação de caninos com 6 ou mais meses de idade carece de licença , sujeita a renovações anuais, que têm que ser solicitadas nas juntas de freguesia em Junho e Julho de cada ano "

Quanto ás diferentes taxas que alguns de nós temos pago isso deriva do disposto no Artº 9º " As taxas devidas pelo registo e licenciamento dos animais de espécie canina , aprovadas pela Assembleia de Freguesia e cobradas pelas juntas de freguesia , têm por referência o valor da taxa profilaxia médica para esse ano....................."

Significa que cada assembleia de freguesia poderá fixar a sua taxa dado que apenas tomará por referência ( e não diz que tem que ser igual ) a taxa de profilaxia médica.
O não registo implica em contra ordenação e o registo fora de prazo em mais 30%.
Há ,de acordo ,com a legislação três categorias de registo : cães de caça , guarda e companhia e as taxas variam de categoria para categoria.No caso de caça tem que se apresentar a carta de caçador. No caso de guarda uma declaração do dono sobre quais os bens a guardar.De companhia todos os outros que não cabem naquelas duas.

Vá minhas meninas e meninos vamos a registar os canídeos que as pobres das Juntas de Freguesia precisam de dinheiro :).

Saudações
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

segunda jul 21, 2003 7:18 pm

Aisd tem razão,
O boato que se ouve é que no final deste verão a polícia também nos pode abordar na rua para pedir o registo e licença.
Não temos, obrigatoriamente, que olhar para este facto como uma caça à multa, podemos olhar como um preventivo para evitar abandonar os animais... mais uma tentativa das freguesias e câmaras. Não é assim tão caro, podemos todos aderir. Quando registamos o cão damos o número do chip ou a tatuagem, é sempre bom, mais uma segurança.
Em relação a algo que foi dito anteriormente, é preciso não confundir este registo com o do CPC, esse nem todos os cães o podem fazer, só os com L.O.P., ou os de raças portuguesas que peçam um registo inicial.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda jul 21, 2003 7:27 pm

Romy, cão para fins económicos é o cão de guarda.

Mas eu não entreguei nenhuma declaração do que o cão ia guardar... nem pediram.
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

segunda jul 21, 2003 7:49 pm

Pois.... a mim aconteceu o mesmo.

Fui registar os três (1 menino e 2 meninas), como cão de guarda que sai mais barato, e qual não é o meu espanto: não precisei de assinar nenhuma declaração, aparece como animal de companhia, que segundo a minina já não existe a categoria de cão de guarda, apenas de companhia, e paguei por cada 4.50€, sendo o registo e a licença.

Melhor para mim: antes em Benfica pagava acho que 2 contos da licença de um.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

segunda jul 21, 2003 7:57 pm

Não te admires Kroz que não tenham pedido qualquer declaração , apesar de estar na legislação.Já me aconteceu ligar para uma junta e nem sabiam que os cães devem obrigatóriamente ser registados nem o que era necessário para o efeito.

Saudações
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda jul 21, 2003 7:59 pm

eu estou farta de insistir para ter a licença do max. já para o registo foi um inferno. da última vez até me disseram- ah, tem chip, não há problemas :o :o antes, assim. para a carlota, em lx, tratei tudo facilmente. já nem sei quanto paguei. mas havia diferenças de acordo com a função do cão.
Responder

Voltar para “Cães”