carol26 Escreveu:Bom dia
Recebi seu pedido de ajuda... reli seu texto com bastante atenção e tudo que relata me parece normal... é normal essas patadas... elas se entendem assim até se definirem. Si não há briga feia então não liga pra elas... deixa elas si entenderem...
Logo mais se acostumam e será normal... Olha coloca duas taças de comida e de água, em locais diferentes, assim elas vão poder comer. É natural que a mais pequena queira brincar e é natural que a mais velha não aceite ainda essa brincadeira.
O problema, em minha opinião foi que você demorou tempo demais a juntar as duas, então elas estão lidando mal com a situação, mas tudo vai se resolver, você vai ver. Deixa elas conviver independente das patadas... só interfere si houver briga! Estou de acordo com pathelen, isso daí vai levar tempo, mas você tem que ter paciencia... deixa elas soltas sempre que tem pessoal em casa e so prende elas em caso de ficar sozinhas.
Boa sorte e não fica ansiosa.
Sem tirar nem pôr.
Aliás, só ponho uma coisinha:
A gata mais medrosa, só tem duas opções

Ou se manifesta como lider à outra e perde o medo ou ficará sempre como submissa à outra e a outra será a lider. Contudo, esta definição hierarquica que têm que definir, é normal e é nessa altura que após se concretizar, passarão a darem-se melhor ou pelo menos a suportarem-se no mesmo espaço!
Denoto muita ansiedade pela sua parte e já afirmei varias vezes que isso não é bom para elas. Deixe que se entendam. Se continuar a proteger uma delas ou ambas, uma da outra, a sociabilização nunca mais se concretiza da forma correcta.
Vou dar-lhe um pequeno exemplo com uma das minhas gatas:
A minha Nanocas, de cada vez que a campainha da porta tocava, a primeira coisa que eu fazia era ir buscar a gata ao jardim para a recolher na cave pois se não o fizesse eu temia que ela saltasse para a rua e se perdesse.
Um dia, já após mandar colocar as vedações no jardim, tocaram á campainha e ela que estava no jardim, como viu que não tinha de como fugir para a rua, fugiu para dentro de casa e gritava num pânico louco mas sempre á minha espera que lhe pegasse e a levasse para a cave (esconderijo anterior...). Como não o fiz, ela foi sozinha. Mas, a partir daí, de tantas vezes que o mesmo sucedia... apercebeu-se que já não me tinha para a proteger, portanto o perigo não deveria ser assim tão grande e passou a tolerar a campainha porque nisto tudo verificou que mesmo que cá venham pessoas que ela não conheça, não é para lhe fazerem mal.
Já começa a ficar aonde estiver, nem que seja na sala, mesmo entrando gente estranha á casa
Os gatos, muitas vezes, interpretam que a protecção em demasia é um sinal de "PERIGO" que se avizinha
Se os deixarmos á vontade, eles superam os seus receios...
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>