Minhas gatas não conseguem conviver juntas! Help! S.O.S!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

domingo abr 05, 2009 9:51 pm

leonildecarvalho Escreveu:
shaymimi Escreveu: Pensei em pegar uma gatinha fêmea de 2 meses, agora mesmo, enquanto ainda estamos aqui na residencia atual.

Um outro gato ajudaria?????????????????????
Pode resultar mas também pode ser que não resulte! E depois?
...
NUNCA se deve resolver um problema com algo que possa vir a revelar-se outro problema.

Leo
Concordo plenamente...

Aliás volto a dizer que acho muito estranha a maneira como está a fazer essa apresentação das gatas... Porque é que controla tanto os tempos? as distâncias... os minutos... a hora certa... o lugar certo...

Penso que há muita insegurança da sua parte, já esperou tempo demais para as socializar, vai ainda continuar a apresentar como se elas nunca se tivessem visto.. não percebo!!! Diga lá... não passa uma parte de um dia em casa para poder deixar os animais à solta um bocado?

É que elas vão ter que conviver um dia... e nesse dia vão de certeza haver patadas e você não pode evitar isso!!!

Só deve intervir em caso de zaragata feia... e afinal você nem sabe se isso vai acontecer, porque dá-me ideia que assim que elas assopram você as afasta logo...

Acho que está a fazer tudo de maneira errada... desculpe as palavras, mas é a minha opinião!
shaymimi
Membro Júnior
Registado: sábado mar 28, 2009 2:10 pm
Penélope - Pretinha

segunda abr 06, 2009 6:55 pm

Resolvi deixar as duas se entenderem primeiro.... e Quando agente for para nova residência e elas já estiverem adaptadas, uma com a outra e com o novo lar ... ai pensamos em pegar outro sim... Acho que a Penélope (mais nova) vai ficar muito felizzzzzz.....

Chega ser engraçado as duas juntas... A Shaienne com patadas de raiva para machucar a Penélope.... e a Penélope achando que ela esta brincando e dando patadinhas de brincadeira nela... Que falta morrer de raiva.... Ai meu Deus!!!! Devem ter ficado uns 40 min só nisso!!! rs...
<strong>"M&iacute;rian dos Santos... M&atilde;e de Shaienne e Pen&eacute;lope"</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda abr 06, 2009 9:34 pm

shaymimi Escreveu:Resolvi deixar as duas se entenderem primeiro.... e Quando agente for para nova residência e elas já estiverem adaptadas, uma com a outra e com o novo lar ... ai pensamos em pegar outro sim... Acho que a Penélope (mais nova) vai ficar muito felizzzzzz.....
Tenha a certeza absoluta que estão mesmo BEM adaptadas... porque a chegada dum novo elemento pode alterar tudo...!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pathelen
Membro Veterano

terça abr 07, 2009 1:29 pm

shaymimi Escreveu: Chega ser engraçado as duas juntas... A Shaienne com patadas de raiva para machucar a Penélope.... e a Penélope achando que ela esta brincando e dando patadinhas de brincadeira nela... Que falta morrer de raiva.... Ai meu Deus!!!! Devem ter ficado uns 40 min só nisso!!! rs...
Olá..!

Pelo que entendi... já deixou as gatinhas conviver um pouco mais, verdade?

E pelos vistos não houve zaragata... apenas patadas e pouco mais... :wink:

Ainda bem, assim vai podendo deixar que convivam um pouco mais de tempo todos os dias... evitando só deixar à solta de noite. Isso só deve acontecer quando tiver a certeza que não haverá luta... :P

Boa sorte e vá dando noticias.
mixana
Membro
Registado: segunda out 20, 2008 9:41 am
Localização: Buffy, Kiara, Timon, Simba e os restantes animais dos meus pais e sogros

quinta abr 16, 2009 11:27 am

depois de ler as respostas considero que estão a exagerar um pouco. Já tive vários gatos, alguns bastante territoriais, que apresentei a outros gatos é normal que eles se bufem. É a linguagem deles, bufar e emitir ruídos é uma maneira que eles têm de se defender, mas isso não quer dizer que queiram problemas, pelo contrário. Em convívio constante (dias inteiros) dura aproximadamente uma semana, mas não passa de bufadelas, em sinal de aviso, querendo dizer "não te metas comigo".
A minha gata Buffy tem 8 anos e apresentei-lhe os 3 pequenotes (Kiara, Timon e Simba). Fi-lo num dia que estava em casa, numa divisão fechada e com a minha supervisão. Primeiro vieram as bufadelas e ela não deixava que se aproximassem dela, oferecendo logo uma patada. os garotos aprenderam rapidamente que não se deviam aproximar e deram-lhe espaço.
Os gatos estiveram sempre juntos, excepto à noite, em que a gata da casa continuava a dormir cmg, pois não quis ameaçar o seu espaço com a presença dos novos meninos. Sempre que fazia uma festa aos pequenos, fazia também a ela e demonstrava que gostava de todos. Começou num Domingo e terminou na quarta feira. Agora não vivem uns sem os outros.
A socialização de gatos não pode ser feita de modo tão intermitente.
Boa sorte com as suas meninas e verá que vão ser grandes amigas.
CarolMFlu
Registado: quinta abr 16, 2009 10:09 pm

quinta abr 16, 2009 10:25 pm

Ai, gente

Eu entrei nesse site por estar com um problema desses.

Eu tenho em casa um cachorrinho poodle, de 14 anos e um gato British Shorthair de 6.

Os dois se dao bem... nunca tive problemas com isso.

Mas na última segunda feira, dia 13, eu encontrei um gatinho na rua, pedindo pra ser atropelado. Bem filhotinho, o veterinário disse que deve ter um mês.

Ele ficou os primeiros dias na casa de minha avó e, ontem, quarta-feira, veio pra minha casa.

O cachorrinho não ligou, mas o gato, que costuma ser tão tranquilo, detestou o pequenininho.

Ele bufa toda vez que o vê. O pequenininho se arrepia.

Eu quero muito ficar com ele, mas tenho medo de fazer mal ao meu outro gato.

Ele não tem ronronado, tá meio isolado, não entra no meu quarto, que é onde o bichinho estava ficando.

Hoje, eu deixei o neném andar pela casa, mas o mais velho não saiu do quarto dos meus pais. Só que quando eu o pus na sala e ele viu o neném, novamente aquela reação ruim.

Eu salvei esse neném, quero dar uma boa vida pra ele, mas sem prejudicar o meu outro gato, claro. Tenho pavor de que ele tenha depressão, algo do gênero. E até mesmo que os dois não consigam se entender, briguem, se machuquem.

E o pior é que o mais velho está agressivo até comigo

Eu to super preocupada, não sei o que fazer.. :(
CarolMFlu

sexta abr 17, 2009 12:19 am

É pior do que eu pensava

O Boris, gatinho de 6 anos, sequer está comendo direito

É normal isso, gente?

Eu fui fazer carinho nele e ele bufou pra mim.. e ele que come muito mal comeu de ontem pra hoje...

normalmente encho o prato dele uma vez por dia e, hoje, não comeu. enchemos o prato ontem e hj a essa hora ainda está cheinho

e agora, gente? :(

eu não quero prejudicar nenhum deles!
carol26
Membro
Registado: terça mar 10, 2009 5:09 pm

sexta abr 17, 2009 8:26 am

Bom dia

Fica calma e não desespera não...!
Tudo isso é normal.
Você já juntou eles ou ainda estão separados e apenas se vêm aos poucos?
É normal que o gatinho residente não aceite seu novo companheiro... assim você deverá manter por alguns dias seu novo gatinho afastado em um local sozinho, mas de maneira que o outro sinta o odor de seu novo companheiro... não coloca o gatinho no seu quarto si o anterior dormia lá! Isso irá fazer com que ele sinta ciume...
Aos poucos vai apresentado um para o outro deixando que se comuniquem, é natural que dem patadas e bufadelas... deixa eles... porem se voce nota que pode ter briga feia, então voce interfere...

Todos os dias voce deixa eles um pouco mais... e aí voce vai ver que eles se vão acostumando... seu gato não vai morrer se não comer 1 dia ou 2... quando ele sentir fome ele come.. não se preocupa!

Fica calma e deixa o tempo passar...
CarolMFlu

sexta abr 17, 2009 7:29 pm

Oi,

O Boris, meu gato mais velho, ão tinha lugar certo pra dormir..

ele às vezes fica no meu quarto, às vezes na sala, às vezes no qurto dos meus pais

Eu deixei o novinho num catinho do meu quarto, com uma madeira bloqueando a passagem, no primeiro dia.

Mesmo assim o Boris nao entrou no quarto.

Aí, no segundo dia eu deixei o pequenino andar pela casa, e aí o Boris se isolou no quarto dos meus pais.

Ontem ele já deu umas voltas pela casa, mas toda vez que vê o novinho bufa pra caramba e foge pro quarto dos meus pais. Mas acho que ele já estava estressado além da conta, ontem, porque pus frontline nele e ele odeia esse spray..

Essa noite eu deixei o pequenino solto no meu quarto e dormi com a porta fechada.. fiz mal?

Como eu devo proceder?
shaymimi
Membro Júnior
Penélope - Pretinha

segunda abr 20, 2009 11:33 pm

SÁBADO, DOMINGO E HJ(SEGUNDA)... ENQUANTO ESTIVEMOS EM CASA (BOA PARTE DO TEMPO) ELAS FICARAM SOLTAS O TEMPO TODO...

SEMPRE NA MESMA.... A SHAIENNE TENTANDO SE ENTOCAR E A PENÉLOPE ATRAS DELA... QUANDO A SHAIENNE TENTA SAIR DEVAGAR PARA COMER OU IR AO BANHEIRO A PENÉLOPE SAI CORRENDO ATRAS DELA, AI A SHAIENNE COLOCA ELA PARA CORRER E SEGUNDOS DEPOIS TA A PENÉLOPE LÁ NOVAMENTE... JÁ APANHOU UMAS 5 VEZES E QUASE APANHOU UMA CENTENAS DE VEZES... SHAIENNE CONTINUA NA MESMA (PODE FICAR NA CASA, MAIS NÃO COMIGO!) E PENÉLOPE TB (QUERO BRINCAR COM ELA DE QUALQUER GEITO!) E A PENÉLOPE FICA TENTANDO PEGAR ELA POR TRAS.... DESPREVINIDA! AI A SHAY VÊ... DA UMA PATADA, UMA CORRIDA... A NÉLE SE AFASTA E DEPOIS VAI PARA CIMA NOVAMENTE... ENFIM... CHEGA ESTAR CHATO! RS...

SEI QUE É ASSIM MESMO, E NÃO SEI QUANTO TEMPO ISSO VAI DURAR... ESTA SEMANA MEU MARIDO ESTARA EM CASA E ELAS DEVEM FICAR MAIS TEMPO JUNTAS... JÁ QUE TANTO EU QUANTO ELE FICAMOS MUITO TEMPO FORA DE CASA... E TENHO MEDO DE DEIXA-LAS SOZINHAS E JUNTAS EM CASA SEM NOSSA SUPERVISÃO. NOSSA ÚNICA PREOCUPAÇÃO É QUE A SHAIENNE NÃO ESTA CONSEGUINDO POR CONTA DISTO, IR AO BANHEIRO, NEM COMER, NEM BEBER ÁGUA... É SÓ ELA SE MOVER E A OUTRA CORRE ATRAS DELA... QUANDO PRENDEMOS A PENÉLOPE PARA SAIR OU DORMIR, A PRIMEIRA COISA QUE ELA FAZ É IR COMER, BEBER E IR AO BANHEIRO... CHEGA DAR PENA!!! TEM HORAS QUE É NÍTIDO QUE ELA QUER IR COMER, BEBER E IR AO BANHEIRO... NUM MOMENTO, CHEGOU A TENTAR UMAS 5 VEZES... AI PEGAMOS A PENÉLOPE UM POUCO PARA ELA PODER COMER... NÃO SEI SE FIZEMOS O CERTO, MAS...

O QUE FAZEMOS????? :,(
<strong>"M&iacute;rian dos Santos... M&atilde;e de Shaienne e Pen&eacute;lope"</strong>
pathelen
Membro Veterano

segunda abr 20, 2009 11:51 pm

shaymimi Escreveu:SÁBADO, DOMINGO E HJ(SEGUNDA)... ENQUANTO ESTIVEMOS EM CASA (BOA PARTE DO TEMPO) ELAS FICARAM SOLTAS O TEMPO TODO...

....

O QUE FAZEMOS????? :,(
Bem... essa é na verdade uma situação complicada!

Mas apesar das patadas, não houve briga pois não?

É que se não houve briga... Vai ter que deixar que elas se entendam assim mesmo... vigia e não as deixe sozinhas. Vai ter que prender a Penelope para a outra comer...

Acho que essa aproximação vai levar tempo e vai ter que ter muita paciência...
carol26
Membro
Registado: terça mar 10, 2009 5:09 pm

terça abr 21, 2009 11:23 am

Bom dia

Recebi seu pedido de ajuda... reli seu texto com bastante atenção e tudo que relata me parece normal... é normal essas patadas... elas se entendem assim até se definirem. Si não há briga feia então não liga pra elas... deixa elas si entenderem...

Logo mais se acostumam e será normal... Olha coloca duas taças de comida e de água, em locais diferentes, assim elas vão poder comer. É natural que a mais pequena queira brincar e é natural que a mais velha não aceite ainda essa brincadeira.
O problema, em minha opinião foi que você demorou tempo demais a juntar as duas, então elas estão lidando mal com a situação, mas tudo vai se resolver, você vai ver. Deixa elas conviver independente das patadas... só interfere si houver briga! Estou de acordo com pathelen, isso daí vai levar tempo, mas você tem que ter paciencia... deixa elas soltas sempre que tem pessoal em casa e so prende elas em caso de ficar sozinhas.

Boa sorte e não fica ansiosa.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça abr 21, 2009 6:12 pm

carol26 Escreveu:Bom dia

Recebi seu pedido de ajuda... reli seu texto com bastante atenção e tudo que relata me parece normal... é normal essas patadas... elas se entendem assim até se definirem. Si não há briga feia então não liga pra elas... deixa elas si entenderem...

Logo mais se acostumam e será normal... Olha coloca duas taças de comida e de água, em locais diferentes, assim elas vão poder comer. É natural que a mais pequena queira brincar e é natural que a mais velha não aceite ainda essa brincadeira.
O problema, em minha opinião foi que você demorou tempo demais a juntar as duas, então elas estão lidando mal com a situação, mas tudo vai se resolver, você vai ver. Deixa elas conviver independente das patadas... só interfere si houver briga! Estou de acordo com pathelen, isso daí vai levar tempo, mas você tem que ter paciencia... deixa elas soltas sempre que tem pessoal em casa e so prende elas em caso de ficar sozinhas.

Boa sorte e não fica ansiosa.
Sem tirar nem pôr.

Aliás, só ponho uma coisinha:

A gata mais medrosa, só tem duas opções :arrow: Ou se manifesta como lider à outra e perde o medo ou ficará sempre como submissa à outra e a outra será a lider. Contudo, esta definição hierarquica que têm que definir, é normal e é nessa altura que após se concretizar, passarão a darem-se melhor ou pelo menos a suportarem-se no mesmo espaço!

Denoto muita ansiedade pela sua parte e já afirmei varias vezes que isso não é bom para elas. Deixe que se entendam. Se continuar a proteger uma delas ou ambas, uma da outra, a sociabilização nunca mais se concretiza da forma correcta.

Vou dar-lhe um pequeno exemplo com uma das minhas gatas:

A minha Nanocas, de cada vez que a campainha da porta tocava, a primeira coisa que eu fazia era ir buscar a gata ao jardim para a recolher na cave pois se não o fizesse eu temia que ela saltasse para a rua e se perdesse.

Um dia, já após mandar colocar as vedações no jardim, tocaram á campainha e ela que estava no jardim, como viu que não tinha de como fugir para a rua, fugiu para dentro de casa e gritava num pânico louco mas sempre á minha espera que lhe pegasse e a levasse para a cave (esconderijo anterior...). Como não o fiz, ela foi sozinha. Mas, a partir daí, de tantas vezes que o mesmo sucedia... apercebeu-se que já não me tinha para a proteger, portanto o perigo não deveria ser assim tão grande e passou a tolerar a campainha porque nisto tudo verificou que mesmo que cá venham pessoas que ela não conheça, não é para lhe fazerem mal.

Já começa a ficar aonde estiver, nem que seja na sala, mesmo entrando gente estranha á casa :wink:

Os gatos, muitas vezes, interpretam que a protecção em demasia é um sinal de "PERIGO" que se avizinha :wink:
Se os deixarmos á vontade, eles superam os seus receios... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
shaymimi
Membro Júnior
Penélope - Pretinha

terça abr 21, 2009 8:17 pm

não estou ansiosa.... Só acho que minha gata tem que comer... estou preocupada só... normal!!!!
pathelen
Membro Veterano

terça abr 21, 2009 9:10 pm

shaymimi Escreveu:não estou ansiosa.... Só acho que minha gata tem que comer... estou preocupada só... normal!!!!
Não precisa preocupar-se tanto Shaymimi... elas não vão morrer à fome! Talvez até seja uma forma de se resolverem e tomarem atitudes...
As coisas não são assim tão más...

Abraço.
Responder

Voltar para “Gatos”