[b]Ossos para limpeza dos dentes[/b], serao prejudiciais p/ os caes????

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Romy
Membro
Registado: quinta out 10, 2002 1:25 pm

segunda jul 21, 2003 11:03 am

Ola a todos

Os meus caes por vezes ficam com os dentes um pouco amarelados e eu costumo dar-lhes daqueles ossos para limpeza dos dentes, com fluor (que compramos no supermercado ou ate nas lojas de animais)... eles gostam imenso e comem os ossos em poucos minutos, no entanto ha pouco tempo surgiu-me a duvida: Sera que nao e prejudicial a saude dos caes? :?
Ja pensei em lavar-lhes os dentes com as pastas e escovas de dentes para caes, mas e complicado... eles nao param quietos :roll:

Alguem me pode informar sobre este assunto????
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda jul 21, 2003 12:17 pm

Para cães com menos de 6 meses são.

Depois também depende do tipo de ossos. Os de pele de vaca ou outro animal, são muito resistentes e eles roem e roem... os da pedigree desfazem em duas trincadas e engolem....
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda jul 21, 2003 12:24 pm

Olá

Eu normalmente dou-lhes ossos naturais, cozidos, uma vez por semana ou de quinze em quinze dias, é conforme calha e me lembro.
Eles adoram, entretêm-se e de facto ajuda-os na limpeza dos dentes.
Mas atenção. Não é conveniente dar ossos longos de aves, porque ao estilhaçarem formam lascas muito aguçadas que podem ferir ou mesmo perfurar o tubo digestivo.

Quando são cachorros, não sei se é o caso, também gostam de roer os ossos artificiais, feitos de pele seca de vaca enrolada. Enquanto cachorros gostam porque tudo lhes serve para roer. Mas em crescidos não lhes pegam. Pelo menos com os meus acontece isso.
Há uns outros, mais carotes, o Denta Rask e semelhantes que às vezes lhes dou como guloseima, mas não sei se realmente tem alguma influência na limpeza dos dentes.

Os meus cães ainda são muito novos, 4 e 2 anos respectivamente. Ainda não se apresentam com os dentes sujos. É provável que a ração que eles comem também contribua para isso. De facto a embalagem tem em letras bem gordas: "Dental Care". Como não ligo à publicidade, nunca me preocupei de investigar isto. É provável que essa "virtude" da ração, a ter alguma influência, seja mais na prevenção da cárie e não tanto no aspecto dos dentes, embora uma coisa esteja relacionada com a outra.
Última edição por nel em segunda jul 21, 2003 12:27 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jul 21, 2003 12:25 pm

Eu costumo dar á Shiva uns de pele de vaca, clarinhos. Não são os que habitualmente se vêm á venda (acastanhados), são muito clarinhos e extremamente resistentes. Assim ela tem o que roer sem perigo para a saude :lol:
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Zita
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jul 21, 2003 1:00 pm

Romy,

A mim parece-me ser tártaro...

Aconselhe-se com o veterinário dos seus cães. So fôr tártaro, há pastas de dentes específicas que ele lhe poderá indicar. Em casos muito avançdos poderá indicar uma destartarização.

Não deixe a situação arrastar-se...
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

segunda jul 21, 2003 1:17 pm

nel Escreveu: Há uns outros, mais carotes, o Denta Rask e semelhantes que às vezes lhes dou como guloseima, mas não sei se realmente tem alguma influência na limpeza dos dentes.
Mas ficam com o hálido mais bem cheiroso ;)
Eu tb costumo dar o Denta Rask ou então um daqueles ossos prensados e ela entreêm-se bastante a roer os mesmos.

Romy
Eu julgo que não serão prejudiciais, mas aconselhe-se com o seu vet.
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

segunda jul 21, 2003 1:40 pm

nel Escreveu: Há uns outros, mais carotes, o Denta Rask .
São estes que dou à Meggy, embora muito raramente porque ela ainda é pequenina...quero dizer novinha (acho que não cresce mesmo!!!). Ela adora e nunca me questionei quanto ao fazer ou não mal! Mas o que lhe dou mais vezes e que foi aconselhado pelo vet é maçã com casca muito bem lavada e cenoura!! Adora estas duas coisas, com a cenoura então fica louquinha!
TomasGil
Membro Veterano
Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am

segunda jul 21, 2003 2:22 pm

Ola a todos!
Ao meu eu costumo dar os pedigree mas nao tenho queixa deles a nao ser que se gastem muito rapido!
A fugir ao topico, não sera tambem uma melhor soluçao a escova de dentes para caes, com a sua devida pasta de dentes?
Romy
Membro
Registado: quinta out 10, 2002 1:25 pm

segunda jul 21, 2003 2:45 pm

Ola a todos

Obrigada pelas v/ respostas, eu costumo dar os ossos da Pedigree ou Denta Rask, tal como alguns de voces tambem dao, mas la esta eles desfazem-se e os caes comem-nos em menos de 15 minutos
Os caes sao novos tem apenas 3 anos o cao e 2 a cadela, nao tem mau halito, por isso julgo que seja apenas sujidade, no entanto nao gosto de ver os dentes assim, quanto a pasta de dentes e escova ja pensei nisso, mas cada vez que tento fazer alguma coisa na boca deles e um castigo, pois eles fogem a 7 pes ou entao nao param quietos com a cabeça... mas se calhar vou insistir...
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

segunda jul 21, 2003 10:22 pm

nel Escreveu: De facto a embalagem tem em letras bem gordas: "Dental Care". Como não ligo à publicidade, nunca me preocupei de investigar isto. É provável que essa "virtude" da ração, a ter alguma influência, seja mais na prevenção da cárie e não tanto no aspecto dos dentes, embora uma coisa esteja relacionada com a outra.

Já agora aproveito para fazer uma pergunta ao Nel!...

Essa ração que falou é da Hills?
Deram-me uma saqueta para experimentar, e o Bono devorou-a num instante; penso que para ele deve ser a melhor por causa do hálito. Como é que os seus canitos se têm dado com a ração?
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda jul 21, 2003 10:51 pm

É a eukanuba.
nel
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 22, 2003 8:55 am

Olá João

O Kroz respondeu por mim.
Eu não gosto muito de divulgar a marca da ração que uso, não por me considerar uma pessoa importante a fazer "caixinha" com isso. Seria presunção da minha parte. Não gosto porque há muitas marcas, muitas qualidades e cada um deve procurar a que melhor entender, de preferência respeitando o conselho do veterinário.
Eu não concordo que os veterinários vendam as rações nos próprios consultórios. No entanto, ou se tem confiança neles ou não. Eu dou o benefício da dúvida ao meu, por isso aceito o seu conselho e ele, de facto sempre me recomendou a Eukanuba, embora tenha lá as outras rações. Outros foristas não terão tanta confiança no técnico como eu. Por isso é que sistematicamente este assunto vem à baila aqui no fórum e os bichos é que sofrem com as constantes mudança de ração.

Há uma expresão "cada cabeça sua sentença" que se aplica aqui. De facto, recentemente, um forista disse aqui que o seu veterinário disse que a Hills é a melhor. Pois, em que ficamos? Eu, sensata e pragmaticamente, prefiro dar 80 ou 90% do benefício da dúvida ao MEU veterinário e deixar os 10 ou 20% para a minha decisão (sempre me dá a sensação de que fui eu que resolvi).

Uma das teclas em que o veterinário sempre bateu é a da saúde que uma ração pode e deve proporcionar ao bicho. Há uma coisa que se chama medicina preventiva, normalmente aplicada aos humanos. Ora este conceito pode aqui ser aplicado. Segundo a sua opinião, com esta ração o cão fica menos vulnerável a contrair doenças. Uma coisa é determinadas qualidades de rações serem estudadas especificamente para combater determinadas doenças que o cão contraiu. Outra completamente distinta é dar uma ração ao cão que diminua a possibilidade de ele contrair essa ou qualquer outra doença.

Sempre que lhe falo de rações, quantas e quantas vezes influenciado pelas conversas aqui do fórum, ele pergunta-me: os seus cães têm tido doenças? Não são perfeitamente saudáveis e com um aspecto excelente? Eu repondo que sim. "Então porque é que quer mudar de ração?" Já me perguntou isto sei lá quantas vezes e eu já me envergonho de lhe falar no mesmo assunto.
O meu médico de família sempre me disse: nós somos aquilo que comemos. Acho que isto se aplica aqui às mil maravilhas.

Não se entenda isto como propaganda à Eukanuba. Dentro desta qualidade há muitas outras marcas. Por isso, não creio que esta minha mensagem vá de qualquer forma influenciar quem quer que seja, até porque a minha opinião é de leigo na matéria.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Moofy
Membro
Registado: quarta fev 05, 2003 3:30 pm

terça jul 22, 2003 10:21 am

Acho que a pergunta do joão Silva foi mal interpretada, pq o que ele queria saber era sobre a ração para os dentes,pq falaste da Dental Care. Na realidade a ração é da Hills e o nome é Oral Care. Aparentemente todos os cães a adoram e pela experiencia de outras pessoas, o resultado é muito satisfatório. Eu estou a dar ao meu cãe e vou-lhe dar durante uns 3 meses seguidos para ver se consigo evitar para já a limpeza aos dentes, mas há uma coisa em que já sinto melhoras, que é a diminuição do mau hálito.
Neste caso é necessário falar em marcas, porque não há mais nenhuma no mercado com as mesmas caracterisiticas desta, ou seja que seja para os problemas dos dentes dos cães.

Moofy
nel
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 22, 2003 11:54 am

Moofy Escreveu: Acho que a pergunta do joão Silva foi mal interpretada, pq o que ele queria saber era sobre a ração para os dentes,pq falaste da Dental Care. Na realidade a ração é da Hills e o nome é Oral Care.
Eu não interpretei mal a pergunta do João. Na embalagem da ração "normal" da Eukanuba vem lá em letras gordas assim: "New - Dental Care".
Ora muito bem, eu normalmente não ligo a estas coisas. Ligo tanto a isto como ao dizer-se que o Omo lava mais branco ou ao dentífrico que remove a cárie e tantos e tantos e outros slogans publicitários.
Essa indicação posta na embalagem até poderá ter alguma coisa de verdade, mas sinceramente eu não acredito. Prefiro acreditar que é uma boa ração e que, assim como contribui para a saúde do cão, também não facilita a produção de tártaro.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

terça jul 22, 2003 12:00 pm

Obrigado pelas respostas e já agora aproveito para pedir desculpas porque me enganei quando fiz a pergunta ao Nel; confundi "Dental Care"
com "Oral Care" e esta última é de facto da Hills.
Obrigado pelo esclarecimento, Moofy.
De facto estou com vontade de arriscar, e experimentar esta ração, mas lá está o tal problema..... Não gosto de andar sempre a trocar de ração porque o Bono está habituado a uma marca desde há muito tempo e sempre se deu bem. Fica sempre a dúvida, mas acho que desta vez vou mesmo arriscar nessa "Oral Care". Ele gostou da amostra que lhe dei, mas vamos lá ver se eu também vou gostar dos resultados...
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Responder

Voltar para “Cães”