Gatinho não come sozinho

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
salp
Membro Júnior
Registado: segunda abr 20, 2009 6:14 pm

segunda abr 20, 2009 9:06 pm

Olá a todos e todas,
Encontrei um gatinho com menos de 10 dias. Já está desparazitado e vaou ao vet todas as semanas com ele. Neste momento já fez 4 semanas e ainda lhe dou biberon. A vet já me disse para eu tentar lhe dar leite numa tacinha, mas não há maneira de ele sequer lember o leitinho nao quer. A vet tambem me deu comida para ele mas isso ele tb não come :S só mesmo o biberon. Alguem tem alguma ideia para eu tentar???
Obrigada e beijos
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda abr 20, 2009 9:44 pm

Para o acostumar a comer, tem que primeiro dar-lhe a identificar o paladar da ração :wink: .
Comece por fazer uma papinha com a ração seca e leite de substituição. OU então até mesmo com água.
Desfaça a ração seca na picadora até a reduzir a pó. Depois misture, pouco a pouco e mexendo sempre, o pó com o leite até ficar uma papa não muito sólida nem muito líquida. Comece por com o seu dedo indicativo molhá-lo na papa e meter-lhe na boca. Claro que ele vai achar estranho o paladar mas não desista. Até mesmo com uma colher das de bebé; são umas com revestimento próprio para não ferir a boca dos bebés, pode meter-lhe a papa na boca, aos poucos e poucos.
Se ele não comer a forçar, então deixe a papa numa tacinha (não muito funda) ou então num pires e não lhe d~e o biberão! Deixe que ele sinta fome e vá comer a papa.
Contudo, lado a lado com essa taça da papa, tenha outra com o granulado(ração seca) inteiro para que ele experimente por ele a comê-la. Ambas as taças devem sempre estar presentes e, não esquecer uma tacinha com água fresca.

Repare que tem mesmo que lhe dar "fome" de biberão!!! Não tenha pena que ele não vai aguentar muito tempo sem comer a papa que lhe deixar :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
salp
Membro Júnior

terça abr 21, 2009 9:58 am

leonildecarvalho Escreveu:Para o acostumar a comer, tem que primeiro dar-lhe a identificar o paladar da ração :wink: .
Comece por fazer uma papinha com a ração seca e leite de substituição. OU então até mesmo com água.
Desfaça a ração seca na picadora até a reduzir a pó. Depois misture, pouco a pouco e mexendo sempre, o pó com o leite até ficar uma papa não muito sólida nem muito líquida. Comece por com o seu dedo indicativo molhá-lo na papa e meter-lhe na boca. Claro que ele vai achar estranho o paladar mas não desista. Até mesmo com uma colher das de bebé; são umas com revestimento próprio para não ferir a boca dos bebés, pode meter-lhe a papa na boca, aos poucos e poucos.
Se ele não comer a forçar, então deixe a papa numa tacinha (não muito funda) ou então num pires e não lhe d~e o biberão! Deixe que ele sinta fome e vá comer a papa.
Contudo, lado a lado com essa taça da papa, tenha outra com o granulado(ração seca) inteiro para que ele experimente por ele a comê-la. Ambas as taças devem sempre estar presentes e, não esquecer uma tacinha com água fresca.

Repare que tem mesmo que lhe dar "fome" de biberão!!! Não tenha pena que ele não vai aguentar muito tempo sem comer a papa que lhe deixar :wink:

Leo
Pois, já tinha pensado nisso :) ontem bem tentei mas não aguentei ele fartava-se de miar a minha volta e dei-lhe o biberon. Hoje, já vai ter que passar uma fomezita para ver se vai a tigela. Eu deixei-lhe leitinho numa tigela e paté da vet ... também vou-lhe buscar a Vet ração para ver se ele começa a provar :)
Obrigada por tudo
salp
Membro Júnior

quarta abr 22, 2009 1:31 pm

Ontem, tentei efectuar a tal fome do biberon ... e não resultou em nada hoje estou novamente a tentar vamos la ver :S
Ele esteve desde as 9h00 da manha até as 19h00 sem comer e não tocou nem no leite nem na papa.
Gatinho teimoso este!!!!
Sado
Membro Veterano
Registado: sexta abr 03, 2009 11:19 am

quarta abr 22, 2009 1:55 pm

:D experimente por a papa na palma da sua mão e dei-lhe a cheirar.
Assim ele vai conhecendo o cheiro da papa e acaba por ir come-la.
Sado
Membro Veterano
Registado: sexta abr 03, 2009 11:19 am

quarta abr 22, 2009 1:56 pm

:D experimente por a papa na palma da sua mão e dei-lhe a cheirar.
Assim ele vai conhecendo o cheiro da papa e acaba por ir come-la.
carol26
Membro
Registado: terça mar 10, 2009 5:09 pm

quarta abr 22, 2009 1:59 pm

salp Escreveu:Olá a todos e todas,
Encontrei um gatinho com menos de 10 dias. Já está desparazitado e vaou ao vet todas as semanas com ele. Neste momento já fez 4 semanas e ainda lhe dou biberon. A vet já me disse para eu tentar lhe dar leite numa tacinha, mas não há maneira de ele sequer lember o leitinho nao quer. A vet tambem me deu comida para ele mas isso ele tb não come :S só mesmo o biberon. Alguem tem alguma ideia para eu tentar???
Obrigada e beijos
Oi...
Vou dar uma dica pra você...!
Pensa como se você fosse gatinho, ou mamãe desse gatinho :wink:
Que você faria? Ensinava ele a comer, verdade?
Esse gatinho que foi criado por você pode não saber que fazer com uma taça de comida, então pra ajudar ele, você coloca a taça com a comida (papa) e com ajuda de seu dedo você simula que está lambendo essa comida... pega ele para perto pra que ele veja seu movimento! Faz isso toda vez que tenha disponibilidade e você vai ver ele curioso e a tentar comer... então mima ele e ele vai perceber que é por aí!

Depois você me diz como saíu... :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta abr 22, 2009 3:19 pm

:lol: :lol: :lol: Estou a ver-me, tipo filme, a "ter" que estar da gatas de cada vez que tive ou tenha cá penduritas... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

carol26:
Desculpe de ter-me feito rir... mas não resisti...

Acredite que me fez um enorme bem esta sua saída... :D Já não me ria assim faz bastante tempo. Já sorri anteriormente e já me ri mas como desta vez, nunca até agora, de pelo menos nestas últimas 4 semanas :D

Obrigada,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta abr 22, 2009 3:59 pm

leonildecarvalho Escreveu::lol: :lol: :lol: Estou a ver-me, tipo filme, a "ter" que estar da gatas de cada vez que tive ou tenha cá penduritas... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

carol26:
Desculpe de ter-me feito rir... mas não resisti...

Acredite que me fez um enorme bem esta sua saída... :D Já não me ria assim faz bastante tempo. Já sorri anteriormente e já me ri mas como desta vez, nunca até agora, de pelo menos nestas últimas 4 semanas :D

Obrigada,

Leo
Pois... eu também já dei umas boas gargalhadas... :lol: :lol: :lol:

Mas não quiz dizer nada, porque a Carol ficou toda "corada" por termos rido daquela do Gervásio... :| espero que não leve a mal, mas se imaginar a cena acho que vai dar também uma risada... ou não... :?

Mas se calhar até resulta :wink: há que tentar... mas não é preciso por de "gatas" :wink:
salp
Membro Júnior

quarta abr 22, 2009 4:04 pm

Pois também eu já me ri bastante a imaginar-me de gatas tipo "mama" peto do gatinho reguila...o meu problema é que ele fica tipo doido de cada vez que sente o meu cheiro das mãos, deve ter sido por eu o ter alimentado sempre. É que de cada vez que o agarro ele apanha-me a mão ferozmente e morde-me e agarra com as unhas com toda a força :S é que se puser comida na mão ele passa-se e vai me ferrar outra vez :S ando mesmo toda arranhada :s
Vou ver logo a noite, e tentar qualquer uma das dicas ... vou dando notícias e obrigada a todas :)
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quarta abr 22, 2009 4:17 pm

Acho que está na altura de o começar a ensinar para não a morder e arranhar.

Como foi separado da mãe/irmãos muito cedo não está a ser ensinado por eles a não magoar.

Estou certa não estou Leonilde? Penso que será a pessoa indicada para dar uns conselhos à forista :wink:
salp
Membro Júnior

quarta abr 22, 2009 4:28 pm

Nisso também já li algumas coisas... no que li dizia que a mae dava-lhe "patadas" quando ele aleijava, então o que faço é isso dou-lhe uma palmada nas patas ou empurro-o para ver se ele para mas ate agora não surtiu nenhum efeito :S .. apesar de já estar mais calmo ... mas quando ele esta com fome é terrivel, não o consigo ter ao colo, já com o meu marido, só lembe a mão dele e não lhe faz nada :S As vezes ate fico triste por nao o conseguir ter ao colo e fazer-lhe miminhos :S ... espero que passe, mas as sugestões são bem vindas ... a voz da experiência é sempre a melhor.
Beijos
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta abr 22, 2009 6:57 pm

Está correctíssima, Seal :wink:

As crias retiradas antes do ensinamento pela progenitora, têm que ser "dobradas" por nós :wink: e reparem que a educação a dar não é muito diferente da que os humanos dão aos filhos.
Se um humano não deixa que uma criança seja abusiva, obviamente que o mesmo se aplica aos animais :wink:

Portanto, uns "nãos" na altura certa e com voz altiva, mais "uns" virar de costas (ignorar) o animal quando faz asneira, é o ideal!
Se ele arranhar, é normal que o faça porque é o que fazem com a mãe e irmãos da ninhada para praticarem o acto de "luta". Mas, para que a cria perceba que não o pode fazer com quem o trata (dona/o) nada como lhe dar um boneco de peluche, grandinho, e agarrando-o com a sua mão incentive-o a "lutar/brincar" com ele e nunca com a sua mão!
Se ele quando estiver a brincar com o boneco que está na sua mão, preferir largá-lo para arranhar o dono/a, pare logo de brincar com ele, dê-lhe um não forte e vire-lhe as costas. Não lhe preste atenção por algum tempo é terá que fazer este "ritual" tantas vezes quantas forem necessárias até que ele interiorize e perceba o que é que quer dele :wink: ou o que é que ele está a fazer de errado?! :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quinta abr 23, 2009 9:02 am

É que enquanto é pequeno até tem graça e vai-se suportando, mas quando crescer já não tem tanta graça e magoa a sério.
KittyBlack
Registado: quinta set 11, 2008 8:54 am

quinta abr 23, 2009 9:39 am

Olá!
Eu tive uma experiencia do genero em setembro do ano passado, também recolhi uma gatinha de rua que tinha sido rejeitada pela mãe e estava presa num buraco. tinha cerca de 3 semanas.
Também lhe dava o leite de substituição pelo biberon e demorou tempo a ela aprender a beber da tacinha, porque respirava o leite e ficava aflita, mas nunca desisti e um dia encontrei-a a lamber o leite e a beber tudo, pois aos poucos dava menos leite no biberon e ela procurava outras coisas para comer.
A ração ela também demorou a gostar, fazia a papa de ração moida com o leite e ela nos primeiros dias não achou muita piada, comi so um bocadinho, mas depois foi crescendo as brincadeiras eram muitas e ficava com fome e começou a comer mais. depois tive de mudar de ração porque a do vet ela enjoou. E esta nova ela adora.
Inicialmente para ela começar a comer mais dava-lhe um bocadinho de peixe cozido (sem sal nem nada!!!), para ela ficar atraida pelo cheiro e ir praticando a comer comida solida. E comigo resultou.
Não tenho muita experiência com gatos, por isso este é só a minha experiência recente.

Dê muito miminhos e tranquilidade, pois foram tirados da mae cedo e dos irmãos, precisam de maior atenção.

Boa sorte.
Responder

Voltar para “Gatos”