coelhinha grávida?!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
sararp
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

domingo jul 20, 2003 2:05 pm

Olá a todos!

No dia 27 de Junho juntei a minha coelha com um macho. Ultimamente ela tem andado super agressiva, resmunga com tudo e todos, ataca tudo o que apareça à frente dela e tira a areia toda da sua "casa de banho"!! Ontem ela passou a noite toda a pegar na palha e a levá-la para dentro de uma casota que ela tem dentro da gaiola. Fez lá um ninho. É possível que ela esteja mesmo cheia, não é?
Gostaria de saber todos os cuidados que devo ter com ela, e com as possíveis crias.
Agradecia muito a vossa ajuda pois andei a pesquisar e não encontro grande informação sobre o tema e tenho medo de estar a fazer alguma coisa mal!

Obrigada! :D
Misswhite
Membro Veterano
Registado: sexta jul 18, 2003 9:15 pm

domingo jul 20, 2003 7:46 pm

Olá Sararp

Não tenho muita experiencia com coelhos, mas aconselho-a a não tocar nas crias nas primeiras semanas, pois apesar da coelha a conhecer, é provavel que as regeite.
misaac
Registado: domingo mar 31, 2002 11:12 pm

domingo jul 20, 2003 8:59 pm

Olá boa noite

A sua coelhinha uma vez que foi coberta no dia 27 deverá parir no dia 28 ou 29.Deve por-lhe para ela fazer o ninho algum feno ou então aparas de madeira comprensada dentro da caixa do ninho 2 ou 3 dias antes da parição. Não tem problemas algum ao fim de um dia ou dois verificar o ninho para ver se há algum morto.Se ela for boa mãe não terá qualquer problema em mexer nas crias, se não for até os poderá abandonar à nascença.
Boa sorte
Misaac
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

domingo jul 20, 2003 9:30 pm

além disso, saberá que está quase a ter as crias quando tiver o ninho todo arranjado com pêlo que arrancam.
sararp
Membro Veterano

segunda jul 21, 2003 1:18 am

Antes de mais, obrigada pelas vossas rapidas respostas!
Fui agora junto da minha coelhinha e, qual não é o meu espanto que reparei que ela está a sangrar.... o que é que se passa? Será que está a abortar? Será que está para ter os coelhinhos? não é muito cedo? é normal? :?: :?:
Estou extremamente preocupada com ela, não sei o que hei-de fazer... e a esta hora também não posso fazer grande coisa...
:cry: :cry: :cry:
Se alguém souber de alguma coisa....
Barbie
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:53 pm
,Luigi;Ramella;Pi,Pedro Lua,Mia,Igor,Ines,
Caldo,Canja,Saruxska,
Andreia

segunda jul 21, 2003 1:44 pm

A tua coelhinha ja tem 24 dias de gestaçao....por isso ja nao ha problema de nascerem ja.Viste se ela arracou pelo?
Cinha
Membro Júnior
Registado: quinta fev 27, 2003 9:20 pm

segunda jul 21, 2003 3:54 pm

Estou em pulgas para saber se os coelhinhos já nasceram...
Diz qq coisa,ok??? :)
Se não nasceram espero que tudo esteja bem com a tua coelhinha... 8)
sararp
Membro Veterano

segunda jul 21, 2003 6:28 pm

Oi!
Ela não arrancou pelo... e os coelhinhos não nasceram!
Mas ela parece estar bem, já está toda limpinha e não voltou a deitar sangue.
Falei com a veterinária, ela disse que ela pode ter abortado, como pode não ter sido nada de especial. Disse para eu não ir lá com ela porque era pior andar com ela de um lado para o outro e que, em principio ela iria ficar bem.
De qualquer forma, obrigada pela preocupação. Se houver coelhinhos eu depois digo alguma coisa mas se calhar já não vai haver coelhinhos :cry: :cry:
Barbie
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:53 pm
,Luigi;Ramella;Pi,Pedro Lua,Mia,Igor,Ines,
Caldo,Canja,Saruxska,
Andreia

terça jul 22, 2003 1:33 pm

Eu não estou a querer "bater no ceguinho" mas agora é tempo de parar e pensar um bocadinho. :|

Uma casa não deve ser feita pelo telhado da mesma maneira que quando decidimos ter um animal devemos primeiros informarmo-nos sobre o mesmo...depois reunir as condições que ele precisa e só depois adquiri-lo.
Isto aplica-se também na altura de tirar criação.
Saber como tudo se ira desenrolar quanto tempo é a gestação...se devemos deixar o macho ou não...o que temos que providenciar ...e depois ficar ,relaxadamente, "curtindo " a gravidez dos nossos bichinhos.;)

Ps-Da proxima vai correr tudo bem melhor vais ver ;)
sararp
Membro Veterano

terça jul 22, 2003 3:01 pm

Não querendo também "bater no ceguinho", concordo exactamente contigo! Por isso, antes de ter qualquer animal me informo sobre ele e mesmo depois de o ter tento continuar a obter informação sobre ele e a dar-lhe as melhores condições possíveis. Por isso, antes de fazer criação tentei informar-me ao máximo e depois de o ter feito tentei continuar a ter o máximo de informação! Sabes, às vezes aprende-se muito mais com outras pessoas que tiveram o mesmo tipo de experiências, com as quais se podem trocar ideias e discutir pontos de vista, do que lendo milhares de livros ou sites. Era essa a finalidade deste tópico. Se por acaso a minha coelha tiver perdido os coelhinhos, não foi por falta de informação minha ou por falta de cuidado.
De qualquer forma ela agora está bem, com ou sem coelhinhos!
cenoura
Membro
Registado: quinta out 31, 2002 12:41 pm

quarta jul 23, 2003 11:33 am

Olá Sarap!
O que aconteceu com a sua coelhinha é muito normal acontecer com a primeira gravidez das coelhas.
Há cerca de ano e meio cruzei a minha coelha porque a veterinária disse que poderia ser benéfico para ela, na prevenção de possíveis tumores no aparelho reprodutor. A ideia de ter filhotes da minha Cenourinha também me agradou ;) e lá a levei a namorar... Tudo estava bem, arrancou pêlo (imenso), fez um ninho enorme e quando todos esperávamos pelos filhotes... abortou. :(
Ela não teve problema nenhum e continua feliz e contente, não a voltei a cruzar porque ela como está sempre solta não gosta de andar de carro, muito menos de estar numa gaiola.

Bjs, Cenoura
sararp
Membro Veterano

quarta jul 23, 2003 7:18 pm

Ola cenoura!
Obrigada pela tua opinião. A veterinária também me disse que é frequente isso acontecer na primeira gravidez. mas também ainda não tenho a certeza de que foi isso realmente que aconteceu. Ela disse que ela podia não ter abortado, disse, até para eu esperar uma semana e tal para ver o que acontece e para ir vigiando se ela come bem ou não. Já agora, o que aconteceu quando a tua coelhinha abortou, ou seja, como soubeste que isso aconteceu?

bjs,
Sara
misaac
Registado: domingo mar 31, 2002 11:12 pm

quarta jul 23, 2003 9:13 pm

Boa noite

Já muito se disse acerca do aborto da coelhinha, mas eu vou dar mais uma opinião que pelos sintomas não vai fugir muito da realidade atendendo à minha grande experiencia com coelhos.
Por norma as coelhas novas não abortam mais, mas sim abandonam mais frequentemente as crias apos o nascimento.
As coelhas quando abortam acabam logo por por fora as crias, quando isso não acontece não ficam normais mas sim adoentadas como não é o caso. É facil verificar se está prenha ou não apalpando a barriga,porque o facto de começar a fazer o ninho pode ser o manifesto de uma falsa prenhês. O ter deitado sangue e ficar bem não passou de uma pequena hemorragia passageira. Não conseguindo confirmar por apalpação não deixe de lhe proporcionar material para o ninho pelo menos dois dias antes da provavel parição.
Se ela está bem qualquer que seja o caso continuará assim.
Boa noite
Missac
sararp
Membro Veterano

quarta jul 23, 2003 10:11 pm

Muito obrigada pela sua resposta!
Como não cheguei a ter a certeza se ela tinha abortado ou não, continuei a proporcionar-lhe o feno, e toda a comida e cuidados que ela está a precisar visto andar a comer muito e super nervosa. Realmente não consigo confirmar se ela está ou não grávida por palpação. Vou esperar para ver o que acontece!
cenoura
Membro
Registado: quinta out 31, 2002 12:41 pm

quinta jul 24, 2003 8:32 am

Olá Sarap!
Eu soube que a minha coelhinha tinha abortado porque para além de ter sangrado, saíram dois ou três “bocados” sólidos, com dois ou três centímetros. A minha mãe disse-me logo que eram os coelhinhos, eu na altura fiquei na expectativa mas eles não nasceram...
Sei que não foi uma falsa gravidez pois durante esse período ela mudou imenso o comportamento e arrancou tanto pêlo que ficou pelada nalguns sítios, coisa que não voltou a fazer.
A sua coelhinha se abortou terá de ter expulso os fetos. Não viu nada? Pode ser de facto só uma perda de sangue. Espero que sim.

Bjs, Cenoura
Responder

Voltar para “Exóticos”