ChloeS Escreveu:
Tanto mostra ignorância quem dá motivos para a criação de um estereótipo como quem o cria e acredita nele...
Obviamente que o TitvsLivivs não vai atrás desses estereótipos, como pessoa inteligente que aqui várias vezes já demonstrou ser, por isso não entendi esse reparo

Aqui está. Eu não formulei juízos sobre estereótipos. Eu disse que os estereótipos existem por algum motivo, nem mais, nem menos.
Os estereótipos são formas das pessoas catalogarem uma colectividade atendendo a atributos que para uma dada amostra dessa colectividade, ou daquilo que as pessoas que julgam pensam ser a colectividade, podem ou não estar certos e são generalizados a todo o universo. As pessoas criam estereótipos porque precisam de tecer juízos sobre tudo e mais alguma coisa, é uma necessidade automática e involuntária, como o respirar e o bater do coração. Separamos assim o Bem do Mal, o trigo do joio, e tudo o resto. E não há forma de escaparmos à formulação de um juízo, há sempre um juízo sobre tudo, mesmo que fosse para julgar algo como não julgável.
O problema, é que, como esse juízo foi formulado por observação de uma amostra, que até pode ser grande e como foi estendido tentacularmente a todo o grupo, é sempre preconceituoso!
É por isso que as pessoas fora deste universo infelizmente fazem automaticamente uma associação entre amigos dos animais e malucos histéricos e ignorantes, porque são esses os pressupostos atributos dos "amigos dos animais" que lhes são apresentados (nos media principalmente) e seguidamente generalizados a todo o universo, seja ele constituindo pelos tais malucos, ou por pessoas saudáveis e realmente "amigas" dos animais.
É muito difícil combater um estereótipo, principalmente se houver seus institucionalizadores, quer voluntária, quer involuntariamente, a pulverizarem os leigos com concepções erradas que maculam a verdadeira essência e seriedade dessa colectividade. E eu já atrás confessei que os malucos da soja, quais conversores empunhando o corpo de Deus Filho para ser engolido pelo torpe increde qual pílula anti-paganismo, têm como único fruto descredibilizar a causa que defendem, portanto, não é de estranhar que se façam certas associações, e foi por isso que eu disse, e nada mais disse "se o estereótipo é esse, é-o por algum motivo" .